CONTÁGIO DE CONJUNTIVITE AUMENTA NO VERÃO. SAIBA COMO SE PROTEGER

Imagem: Ascom Cenoe.

Com a chegada da estação mais aguardada do ano, o verão, mais casos de conjuntivite vão acontecer. A conjuntivite é a inflamação, que ocorre na conjuntiva (membrana que envolve o globo ocular e a parte interna das pálpebras). Olhos vermelhos, irritação e ardência são principais sintomas para a doença.

Segundo o médico oftalmologista Antônio Nogueira, diretor CENOE Hospital de Olhos, “com a chegada do verão as pessoas costumam ficar mais tempo ao ar livre, em contato com outras, e mergulhando em praias e piscinas contaminadas, que são formas importantes de transmissão”. O medico ainda ressalta que para ser infectado, é necessário o contato com o vírus, seja pela secreção ou por pertences pessoais de quem já está infectado, tais como óculos, maquiagem e toalhas.

O médico Antônio Nogueira informa que a prevenção deve ser feita com a adoção de higiene simples, como lavar as mãos e evitar coçar os olhos. Nogueira ainda ressalta que devemos evitar compartilhar objetos de uso pessoal como óculos e toalhas.

Segundo o médico, a infecção tem duração de aproximadamente duas semanas e normalmente acomete os dois olhos. Nesse período o médico aconselha sempre trocar roupas de cama e tolhas diariamente.

Vale lembrar que ao sinal dos primeiros sintomas um médico oftalmologista deverá ser consultado para diagnosticar o tipo de conjuntivite e conduzir o paciente ao melhor tratamento.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *