SETUR E CEPLAC FIRMAM PARCEIRA PARA PROMOVER A “TRILHA CIENTÍFICA DO CACAU”

Sede da Ceplac na Rodovia Ilhéus-Itabuna. Foto: Ascom Ceplac.

A Secretaria de Turismo e Esporte de Ilhéus (Setur) em parceria com a Ceplac formataram um novo produto turístico para a região cacaueira.  Trata-se da “Trilha Científica do Cacau”, um roteiro temático que engloba aspectos da cadeia produtiva do cacau, sob uma perspectiva científica.

Encontro realizado na sede da Ceplac, situada no Km 22 da BR 415, nesta semana, deu inicio ao projeto. A Ceplac, que recebe anualmente cerca de dez mil visitantes, por conta da crescente demanda, buscou a parceria da Setur com a finalidade de desenvolver soluções sustentáveis que reinsiram a instituição na diversificação da oferta turística da região. No novo formato, estão previstas a reabertura da hospedaria e restaurantes para turistas e visitantes.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Alcides Krushewsky, a Ceplac já atrai milhares de pessoas, entre turistas, estudantes e profissionais das áreas de ciência e tecnologia, que buscam conhecimento em prol da conservação ambiental, visando ao desenvolvimento da atividade agroeconômica sustentável. “Formatar esse produto traz beneficio para nossa cidade e será mais uma opção de lazer para os turistas que visitarem Ilhéus” enfatiza.

Atualmente, já existe uma visita ao órgão, iniciada com um breve vídeo institucional, que mostra a história da instituição e as atividades desenvolvidas nas áreas de pesquisa biológica, extensão rural, atividade agronômica e educação. Após esse momento, os visitantes passam pelo setor de piscicultura, onde podem apreciar carpas, tilápias e tambaquis. Na roça de cacaueiros, dá para ver os clones resistentes à vassoura-de-bruxa, cuja tecnologia é gerada pela Ceplac.

Outros locais importantes fazem parte do roteiro, como o de beneficiamento, fermentação e secagem do cacau, laboratórios de Biotecnologia, Microbiologia, Fitopatologia Molecular, dentre outros, localizados no Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec).



One response to “SETUR E CEPLAC FIRMAM PARCEIRA PARA PROMOVER A “TRILHA CIENTÍFICA DO CACAU”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *