Certidões de nascimento já podem ser obtidas nas maternidades

Pai de criança nascida no dia 02 de janeiro saiu da Maternidade com a certidão de nascimento. Foto: Ascom/SCMI.

As crianças nascidas na Maternidade Santa Helena sairão da unidade com a certidão de nascimento. O serviço já é prestado graças a uma parceria da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus com o Cartório de Registro Civil do 1º Oficio.

No procedimento antigo os pais recebiam da maternidade a Declaração de Nascido Vivo que possibilitava dar entrada no pedido de certidão num posto SAC ou diretamente num cartório.

O procedimento atual na Maternidade Santa Helena é o mesmo, com a diferença de que tudo poderá ser resolvido no momento do nascimento bebê quando uma servidora, cedida pelo cartório, fará no local, o documento entregando-o aos pais, sem custos.

“Aqui o bebê já sai cidadão”, destaca o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus Eusínio Lavigne Gesteira comemorando o investimento que gera segurança e comodidade para as famílias e reduz vários riscos. “Embora a certidão seja gratuita, muitos pais em dificuldades financeiras deixam de solicitá-la, muitas vezes porque até o transporte torna mais caro procurar o serviço. A preocupação da Santa Casa de Ilhéus é beneficiar a população em geral, principalmente as pessoas de baixa renda,” disse o provedor. 

Na Maternidade Santa Helena nascem cerca de 300 crianças por mês, a partir de agora todas deixarão a unidade com a certidão de nascimento, a exemplo de Isadora Farias Matos de Souza, filha de Eric Pereira de Souza e Camila Farias Matos, nascida às 10h15min no dia 02 de janeiro, primeira criança a ser beneficiada pelo serviço.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *