CIPPA apreende caranguejos vendidos no período da “andada”

Foto: CIPPA.

Na manhã do último domingo, 6, o 2° Pelotão da CIPPA apreendeu 250 caranguejos da espécie Ucides cordatus comercializados irregularmente na Central de Abastecimento do Malhado, Rodovia Ilhéus/Itabuna e Bairro Nelson Costa, em Ilhéus. Conforme a CIPPA, os crustáceos apreendidos foram soltos na foz do Rio Cururupe.

A ação policial atendeu o 3º artigo da instrução normativa dos Ministérios da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA) e do Meio Ambiente (MMA), de nº 6, expedida em 16/01/2017, que proíbe a captura e a comercialização de caranguejos no período do defeso ou “andada”.

Caranguejos foram soltos na foz do Cururupe. Foto: CIPPA.

Entende-se por defeso a época reprodutiva, quando caranguejos machos e fêmeas saem em grande número de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos (ovas). A captura no período de reprodução ameaça bastante a sobrevivência da espécie.

Atenção para as datas da andada em 2019:

1º período – 6 a 11 de janeiro, e 22 a 27 de janeiro;

2º Período de 5 a 10 de fevereiro, e 20 a 25 de fevereiro;

3º Período: 7 a 12 de março, e 21 a 26 de março.

Nesses períodos fica proibida a captura, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização do caranguejo-uçá no Estado da Bahia.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *