Livro de José Dirceu: Frente Popular Povo Sem Medo defende a liberdade de expressão

Nota Pública.

Os partidos políticos, os sindicatos, as associações e demais entidades participantes da Frente Democrática Popular Povo Sem Medo vêm por meio desta nota manifestar o seu repúdio às atitudes reacionárias e de intolerância manifestadas por umas poucas pessoas, historicamente no campo político da direita e que, lamentavelmente, ocasionaram uma posição de recuo da Academia de Letras de Ilhéus, que cancelou o lançamento do livro de memórias do ex-Chefe da Casa Civil e ex-deputado federal do governo Lula, Zé Dirceu.

O lançamento estava agendado para o dia 18 de janeiro e a entidade já tinha recebido o valor do aluguel. A Constituição Federal no Título II- Dos Direitos e Garantias Fundamentais, no seu Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, no Art. 5º, principalmente nos incisos IV e IX, trata da liberdade de expressão; no inciso XV estabelece a liberdade de locomoção de todas as pessoas.

No Título VIII, no Capítulo V, que trata da Comunicação Social, em seu Art. 220 diz: “A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observando o disposto nesta Constituição”.

O Brasil sofre um avanço das forças políticas de direita que querem retirar direitos sociais, trabalhistas e políticos dos trabalhadores; ao passo que pretendem vender e internacionalizar as riquezas nacionais. Somos a maioria em Ilhéus, refletida em quase 61% dos votos no município. E saberemos construir a nossa unidade e manifestar a nossa força social e política. Lamentamos que a casa que deve ter como objetivo a promoção da cultura e o debate de ideias o tenha interditado, sucumbindo às pressões de setores tão obtusos e fascitizantes.

Esperamos que a Academia de Letras de Ilhéus que já teve entre os seus membros, nomes históricos e de grande importância para a sociedade ilheense e brasileira, todos democratas e socialistas, volte aos seus melhores dias. Pela liberdade de expressão! Pelas liberdades democráticas! A luta continua!



4 responses to “Livro de José Dirceu: Frente Popular Povo Sem Medo defende a liberdade de expressão

  1. Muito triste e deprimente o recuo da Acabemia de Letras de Ilhéus, sob a pressão dos “coronéis” do conservadorismo mais atrasado e obscuro. Abaixo o fascismo!

  2. COMPARTILHE E VAMOS PROTEGER O CIDADÃO.
    É PRECISO TER O LAUDO DE CONDIGENCIA DE INCÉNDIO.
    PARA QUE NÃO OCORRA UMA TRAGÉDIA E MORRA MUITA GENTE. O CORPO DE BOMBEIRO TEM QUE FAZER A PARTE DELA, FECHAR O TEATRO, ATÉ QUE ELES CONSIGA O LAUDO.

    Jonga Neto
    24 min
    A TENDA POPULAR DE ILHÉUS, NÃO TEM UM LAUDO DE PLANO DE CONTIGÊNCIA DE INCÊNDIO, RECEBERAM MAIS DE UM ANO NOTIFICAÇÕES E NEM FORAM LÁ, E NADA FOI FEITO.
    E O CORPO DE BOMBEIRO, NÃO FEZ NADA, SIMPLESMENTE PEGOU A NOTIFICAÇÃO E GUARDOU.
    COMO FICA A POPULAÇÃO EM RELAÇÃO A SEGURANÇA, CONTRA O INCÊNDIO OU OUTRA COISA.
    O CORPO DE BOMBEIRO SÓ VAI TOMAR UMA ATITUDE, CASO ACONTEÇA ALGUMA COISA E SE TORNA COMPRICE QUE PODIA TER EVITADO UM PROBLEMA.
    O TELEFONE DO CORPO DE BOMBEIRO- 3639-2638
    O PAPEL DO CORPO DE BOMBEIRO, É PROTEGER O CIDADÃO , NÃO IMPORTA O LOCAL É PARTICULAR OU PERTENCE A PREFEITURA, ELES TEM QUE FAZER E PROTEGER O CIDADÃO .
    PARA AQUELES QUE ACHA QUE PREVENIR É MELHOR QUE ACONTEÇA UMA TRAGÉDIA.
    ” LIGUE AGORA E FAÇA UMA DENÚNCIA, PARA QUE O CORPO DE BOMBEIRO CUMPRA COM O SEU PAPEL, FECHAR O TEATRO POPULAR DE ILHÉUS , EXIGIR O LAUDO E FICAR SEM FUNCIONAR, ATÉ QUANDO ESTIVEREM O LAUDO “

  3. MEMÓRIAS DE JOSÉ DIRCEU!

    Será um momento único o lançamento deste livro!
    Não é de hoje que a região do cacau se pronuncia protegendo questões políticas que diferenciam do poder OCUPANTE!
    O ex ministro Aroldo Lima e outros, foram hospedados nas fazendas na cidade de Buerarema, na época da ditadura militar.
    Aroldo Lima ficou no local conhecido por Sururu, na Fazenda Cajazeira de propriedade da família Falcão, e ainda é.
    Este momento do lançamento de Dirceu representa a contemporaneidade histórica do Brasil, e o nosso povo do cacau está inserido.
    Uma oportunidade brilhante para a academia, e interessados!
    Jorge Amado soube passar nas suas escritas todo esse gás regional, e quem leu Terras do Sem Fim pode perceber a riqueza nos detalhes das cenas escritas.
    Portanto, sugiro à todos que compareçam, e em especial os intelectuais e historiadores, que com certeza um dia no futuro poderão falar sobre este momento ímpar.
    Naturalmente a companheirada petista já é história no Brasil.
    Independente de questões políticas, de ódio ou amor, é fato o PT na história do Brasil e da região da Costa do Cacau.
    Vamos todos dia 18 de Janeiro de 2019 para a TENDA DO TEATRO POPULAR DE ILHÉUS, que fica na Avenida Soares Lopes!

    Zilma Félix
    Itabuna-Ba

  4. Não podemos permitir que esse marginal,esse larápio desse José Dirceu, presidiário, bandido da pior espécie venha a usar um espaço público construído com o dinheiro do povo de Ilhéus para fazer qualquer evento que seja! Lugar de bandido é na cadeia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *