Exclusivo. TPI prepara espetáculo inspirado nas trapalhadas do governo Marão

Marão vai inspirar personagem do TPI, assim como Valderico Reis inspirou Teodorico Majestade e Newton Lima gerou Gilton Munheca. Fotos: arquivo do BG.

Depois do inesquecível Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito, e de O Inspetor Geral – sai o prefeito entra o vice, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) prepara um espetáculo com sátiras inspiradas no governo do prefeito Mário Alexandre.

Os dois primeiros, com textos da literatura de cordel, trataram com bom humor as maluquices dos governos Valderico Reis e Newton Lima, respectivamente. Agora chegou a vez de Marão, figura política notadamente caricata, inspirar um personagem do respeitado diretor Romualdo Lisboa.

O BG apurou que o texto não está finalizado. A intenção do grupo é criar uma ficção com o romancista Jorge Amado no papel de narrador da trama.  A expectativa é de que a nova peça fique pronta para estreia em março deste ano.

Teodorico Majestade ajudou a opinião pública de Ilhéus a exigir a cassação de Valderico Reis em 2007. O espetáculo recebeu duas indicações ao Prêmio Brasken de Teatro 2008 (melhor texto – Romualdo Lisboa e melhor ator – Ely Izidro), foi selecionado nos festivais de Curitiba, Recife, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro, e encerrou a Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, em São Paulo.

O Inspetor Geral foi exibido nas principais capitais do país, reinaugurou o Teatro Princesa Isabel (em Copacabana, no Rio de Janeiro), ficou quatro meses em cartaz em São Paulo-SP e foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro em 2012.



One response to “Exclusivo. TPI prepara espetáculo inspirado nas trapalhadas do governo Marão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *