Cacique Babau denuncia suposto plano para matar membros de sua família

Cacique Babau. Fotos: Emilio Gusmão.

Reportagem de Rubens Valente na Folha de São Paulo traz denúncia do Cacique Babau, da tribo Tupinambá da Serra do Padeiro, em Buerarema, sobre um suposto plano de fazendeiros da região para assassinar alguns de seus parentes.

Babau pediu proteção para sua família ao Governo da Bahia e ao Ministério Público Federal. A informação sobre o plano lhe foi passada em janeiro passado por uma fonte dos índios. Conforme a versão, fazendeiros, policiais civis e militares discutiram uma forma de montar uma incriminação falsa relacionada ao tráfico de drogas, como também, uma troca de tiros para matar três irmãos do Cacique e duas sobrinhas.

As drogas e as armas seriam plantadas nos carros do indígenas, após uma blitz, para depois serem divulgadas em emissoras de rádio e TV da região.

Babau não quis denunciar as Polícias Civil e Militar, mas sim, alguns infratores que integram as corporações e fazem parte do plano.

A reportagem na íntegra está neste link.

O Blog do Gusmão foi o primeiro veículo de comunicação do sul da Bahia que entrevistou o Cacique Babau. Predomina na maior parte da imprensa regional uma posição política alinhada a alguns grandes fazendeiros, contrária e preconceituosa com o povo Tupinambá. O BG decidiu dar voz à luta dos índios e ouvir também os pequenos agricultores.

Recorde a entrevista gravada em abril de 2013



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *