Madre Thaís mantém projeto de extensão voltado a hansênicos

A Faculdade Madre Thaís (FMT) renovou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus para dar continuidade ao Programa de Orientação e Reabilitação de Incapacidades em Hansênicos (PROREABIH).

O programa já atua há dois anos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde oferecendo atendimentos de fisioterapia aos pacientes diagnosticados com Hanseníase encaminhados pelo CAE III (Centro de Atendimento Especializado), referência em hanseníase no município de Ilhéus.

As oficinas terapêuticas, coordenadas pela professora fisioterapeuta Gracielle Santos, aconteciam no ginásio de Fisioterapia da FMT (na Avenida Itabuna) voltadas para as necessidades específicas, visando prevenir e/ou atenuar incapacidades físicas geradas pela doença, complementando o tratamento medicamentoso oferecido por especialista no CAE III, por meio de Referência e Contra referência.

Com o objetivo de otimizar e expandir o serviço extramuros, o projeto nesse semestre promoverá buscas ativas nas escolas municipais, a partir de testes específicos. Além disso, vai oferecer orientações em saúde e material elucidativo para os alunos, de modo que estes sejam multiplicadores.

Para a coordenadora do curso de Fisioterapia na FMT, Profª Dra. Karla Gresik, o engajamento de forma intersetorial da Seduc (Secretaria de Educação do município) foi de extrema importância, sobretudo na disponibilização dos contatos dos coordenadores das escolas municipais para que as visitas sejam agendadas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *