Alunos da UESC participam de competição inovadora em Armação de Búzios

Alunos da UESC inscritos para a competição em Búzios (RJ).

Nesta quarta feira, 27, alunos da Uesc viajaram para atuar como árbitros em uma das modalidades mais desafiadores do mundo, a “Swim Run”, que acontece no dia 30 de março em Armação de Búzios-RJ.

De origem Sueca, a modalidade surgiu há pouco mais de 10 anos, quando um grupo de amigos criou o desafio de explorar um arquipélago nadando e correndo. No Brasil, a competição vai acontecer em 2 distâncias, 10km e 24km, nas categorias Solo ou Duplas.

Na prova em Búzios, os atletas vão percorrer pouco mais de 19 km em trilhas e pedras, alternados por etapas de natação que completam um total de mais ou menos 5 km. É importante citar que a modalidade se caracteriza pelo companheirismo, ou seja, os integrantes das duplas precisam chegar juntos. Além disso, todos os atletas devem competir sempre com os acessórios obrigatórios (bermuda de borracha ou pool buoy ou caneleira flutuadora, tênis, camisa de prova, palmar e touca de natação). Ou seja, os atletas nadam e correm de tênis, touca e etc.

Swim Run estimula o companheirismo.

Por meio de um projeto de extensão coordenado pelos professores Márcia Morel e Alberto Kruschewsky, a Uesc apoia a realização de cursos para organização de modalidades olímpicas. O projeto também apoia o transporte dos alunos certificados nesses cursos em viagens. O organizador do evento em Búzios, Fábio Inskadarian, que foi coordenador de natação na Paraolimpíada do Rio 2016, esteve em Ilhéus em novembro de 2018 para um curso sobre Paratriathlon. Daí surgiu a inclusão dos alunos da UESC no projeto.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *