Homens cortam árvores e são levados à delegacia

Foto: CIPPA-PS.

Na última segunda-feira, 8, a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA-PS) flagrou três homens derrubando árvores numa área de preservação permanente (APP). O crime ambiental ocorreu na Ladeira da Baixa Fria, em Ilhéus, nos fundos do Instituto Nossa Senhora da Piedade.

A CIPPA identificou Ednaldo Laranjeira da Silva, Antônio Carlos de Oliveira e Matheus Matos da Silva Laranjeira em pleno corte irregular das árvores. No momento da abordagem, o trio apresentou apenas uma autorização para poda, quando o correto seria uma autorização para supressão de vegetação.

Foto: CIPPA-PS.

Os três foram conduzidos à Delegacia de Proteção Ambiental.

É bom sempre lembrar os benefícios das árvores e das áreas verdes:

Absorvem parte dos raios solares, umidificam o meio ambiente, reduzem os efeitos das ilhas de calor, propiciam conforto térmico e alteração do microclima (sensação de bem-estar promovido pelo sombreamento), diminuem a poluição sonora (funcionam como barreiras que dificultam a propagação dos ruídos), protegem contra poeira e ventos fortes, absorvem parte da poluição atmosférica (diminuindo seus efeitos negativos), reduzem os impactos das chuvas (absorvem a água e evitam o escorrimento superficial, contribuindo para a diminuição de enxurradas e enchentes), aproximam as pessoas da natureza (permitem a contemplação e aplacam a fadiga mental), favorecem o convício social e comunitário, permitem o lazer e a prática de exercícios físicos (caminhadas, corridas e outros, a depender da oferta de equipamentos apropriados), também oferecem vantagem paisagística (embelezam a cidade e contribuem para a diminuição do impacto visual das construções de concreto). Além disso, atraem pássaros, que também contribuem para o bem-estar humano.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *