Marão faz ôba ôba com aparelho de raio x

Marão faz festa por aparelho de raio x sem prazo de instalação. Imagem extraída de vídeo.

Num vídeo publicado no facebook, no dia 19 de julho, o prefeito Marão faz um grande ôba ôba sobre equipamentos novos enviados pelo governo estadual para postos de saúde de Ilhéus. A SESAB enviou três aparelhos (um de “raio x” e dois de ultrassonografia) para reforçar os atendimentos do SUS.

Fontes da secretaria garantem que desde o início do ano passado, o governo Marão sabia que os equipamentos estavam previstos para chegar. Divergências do secretário estadual, Fábio Vilas-Boas, com a então secretária do município, Elizângela Oliveira, e o período eleitoral atrasaram a remessa.

Apesar do tempo de espera, o governo Marão não se preparou para instalar o aparelho de “raio x”. Esse tipo de equipamento, para funcionar, necessita de uma “sala baritada”, capaz de blindar o ambiente e evitar o vazamento de radiação.

Só agora o prefeito vai iniciar o processo licitatório que deve demorar no mínimo seis meses.

O secretário de saúde de Ilhéus, Geraldo Magela, disse ao BG que o “raio x” foi solicitado em fevereiro deste ano, e que antes da entrega, a sala não poderia ser construída, pois a secretaria não conhecia o modelo do aparelho.

Especialista ouvido pelo BG afirmou que o secretário está errado. O recurso surgiu de emendas parlamentares repassadas ao erário estadual. A SESAB fez a licitação com antecedência e por meio dela era possível saber o modelo do aparelho.

“Na construção de um hospital, por exemplo, a sala baritada vem antes do equipamento. O órgão responsável já sabe o modelo que vai adquirir e constrói o ambiente necessário. Na verdade, o que está faltando na secretaria de saúde de Ilhéus é planejamento mínimo e organização”, ressaltou um especialista que prefere não ser identificado.

Fonte do BG que atua no governo acha difícil o prefeito agilizar esse processo. Donos de clínicas particulares que também são políticos não veem com bons olhos o equipamento. “Vão ganhar menos e Marão não vai ter peito para enfrentá-los. Ele também é desse meio”, lembrou.



One response to “Marão faz ôba ôba com aparelho de raio x

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *