Alunos de Direito participam de aula sobre Inquérito Policial

Oficina aconteceu no Laboratório de Informática da Faculdade de Ilhéus. Fotos: Ascom.

Acadêmicos do sétimo e do oitavo semestres do curso de Direito participaram de uma oficina sobre o trâmite do inquérito policial, realizada no Laboratório de Informática da Faculdade de Ilhéus. A atividade foi orientada pelas professoras Cinthya Santos e Taiana Levinne Cordeiro, tendo como facilitador o aluno e escrivão da Polícia Federal, Ailton Barboza Freire de Carvalho.

A aula no Laboratório de Informática envolveu os estudantes das disciplinas Processo Penal I e II e Prática Penal. Na oportunidade, o aluno e facilitador Ailton Freire de Carvalho apresentou informações sobre a prisão em flagrante, oitiva dos indiciados, depoimento de testemunhas, recolhimento de digitais etc.

De acordo com informações da coordenadora do curso de Direito, Ana Cristina Adry de Argôllo, a aula acontece como uma das etapas para a realização do júri simulado, que ocorrerá no próximo mês de novembro, no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, localizado no bairro Boa Vista. O Salão do Júri já está disponibilizado pelo magistrado Gustavo Henrique Almeida Lira, entusiasta do projeto por entender que é uma oportunidade para que os estudantes debatam o direito ao vivo em local onde as coisas acontecem.

Para a concretização do Júri, os alunos simulam um processo criminal, desde a fase pré-processual, com a elaboração do inquérito policial, até a conclusão do processo e a prolatação da sentença.  Todas as teses de acusação e defesa são construídas pelos alunos do oitavo semestre, que atuarão no Tribunal do Júri simulando as presenças do Ministério Público, da Defensoria Pública e respectivos assistentes de acusação e defesa.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *