Semana de Mobilidade do Sul da Bahia discutirá região metropolitana do sul da Bahia e acessos da nova ponte de Ilhéus

A programação da Semana de Mobilidade do Sul da Bahia, promovida pelo Instituto Nossa Ilhéus, por meio do projeto MobCidades, vai promover debates e mostra de estudos e projetos sobre mobilidade entre os dias 18 e 20 de setembro, sempre às 19h, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (Avenida Soares Lopes).

Na ocasião, especialistas e representantes do poder público falarão sobre região metropolitana sul baiana e questões referentes à nova ponte Ilhéus-Pontal, entre outros assuntos pautados nos trabalhos apresentados pelos pesquisadores. A entrada é gratuita.

Nesta quarta-feira (18), 10 pesquisas científicas e projetos de intervenção sobre acessibilidade e mobilidade urbana serão apresentados na Mostra Cidade e Movimento. Os trabalhos foram escolhidos entre 23 propostas inscritas em um processo seletivo aberto em agosto.

Os trabalhos serão apresentados em formato de banner/pôster e o público do evento elegerá os três melhores. Após a exposição, será realizado um debate com a presença de um representante de cada uma das dez propostas selecionadas.

Já na quinta-feira (19) será realizado o bate-papo “Os desafios da integração regional e os caminhos para a implantação da Região Metropolitana do Sul da Bahia”. O debate terá como foco a análise do processo de desenvolvimento urbano do Sul da Bahia e os seus impactos na mobilidade da população desta região.

Serão discutidos os desafios para a criação e consolidação de instâncias de governança regionais, como a Região Metropolitana do Sul da Bahia, principalmente no que diz respeito ao planejamento e a gestão integrada da mobilidade. Os debatedores serão José Nazal (vice-prefeito de Ilhéus) e Luciano Veiga (Amurc), com mediação da Profª. Maria Cristina Rangel (UESC).

Na sexta-feira (20), o bate-papo “Os lados da ponte: apresentação e análise do projeto da Ponte Ilhéus-Pontal e seus acessos viários”, vai pautar a obra da nova Ponte Ilhéus-Pontal, que tem previsão de inauguração em fevereiro de 2020 e trará um importante impacto na mobilidade de quem mora, visita ou passa por Ilhéus. As mudanças no trânsito da cidade ainda causam dúvidas e geram divergências. Por isso, o engenheiro de trânsito da SUTRAM, George Moreno, e o arquiteto e urbanista do Núcleo de Projetos da SEINTRA, Bruno Sitta, vão apresentar o projeto dos acessos viários da nova ponte ao centro e à zona sul de Ilhéus, e os professores Peolla Paula (UFSB) e Ricardo Becker (FMT/UNIME) vão analisar a proposta com o público do evento.

O evento é resultado da parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB, Associação dos Surdos de Ilhéus – ASI, Rotary Club de Ilhéus e Associação Hernani Sá Criativo. O evento conta ainda com o apoio do Teatro Popular de Ilhéus, Associação dos Moradores do Bairro Hernani Sá, Grupo Andarilhos, CEEP do Chocolate Nelson Schaum, Grupo Franciscano da Melhor Idade, Associação dos Municípios da Região Cacaueira – Amurc, Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade – Sutram e da Indústria do Chocolate da Bahia.

Sobre o MobCidades – Desde 2017, o Instituto Nossa Ilhéus faz parte do projeto MobCidades – Mobilidade, Orçamento e Direito à Cidade”, financiado pela União Europeia e sob coordenação nacional do Instituto Nacional de Estudos Socioeconômicos (INESC). Contempla 10 movimentos da Rede Brasileira de Cidades, sendo o INI o único na Bahia. Cada movimento trabalha com mais quatro co-executores locais, em Ilhéus, são: Associação de Surdos de Ilhéus, UFSB, Rotary Club e Associação de Criativos do Hernani Sá. O objetivo é fortalecer organizações para monitorarem o orçamento público destinado à área de mobilidade urbana, por meio de incidências locais e nacional. Conheça as ações do MobCidades em Ilhéus no link: https://www.nossailheus.org.br/?s=mobcidades.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *