Em Ilhéus, Fórum alerta sobre impacto tecnológico no mundo do trabalho

Sandra Milanesi e Almir Milanesi, diretores da Faculdade de Ilhéus, Profa. Cristiane Nunes, coordenadora do curso de Administração. Foto: Ascom-Faculdade de Ilhéus.

Na abertura do Fórum Empresarial do Sul da Bahia 2019, ocorrida na noite de 12 de setembro, no auditório da Faculdade de Ilhéus, o painel sobre O Futuro do Trabalho e o Impacto nas Atividades e Profissões reuniu os professores Ícaro Duarte (advogado), Ruana Silva (psicóloga) e Elifaz Anunciação (Contabilista e coach) para debaterem o impacto tecnológico e as transformações já observadas no mundo do trabalho.

O Fórum Empresarial do Sul da Bahia é uma promoção dos colegiados dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis da Faculdade de Ilhéus, e este ano foi realizado 12 a 14 de setembro, com tema central “O Futuro do Trabalho, Tendências e Perspectivas”, desenvolvido através de palestras, oficinas, minicursos e rodas de conversa. A solenidade de instalação do evento contou com a participação do diretor-geral da Faculdade, Almir Milanesi, da diretora acadêmica, Sandra Milanesi, e da coordenadora do curso de Administração, Cristiane Nunes

Durante o painel de abertura, o advogado e professor Ícaro Duarte falou sobre a Indústria 4.0 e seus reflexos na legislação trabalhista, e  apontou mudanças já estabelecidas neste cenário, como a flexibilização da jornada (trabalho intermitente), o teletrabalho (home office), a expansão das formas de terceirização da mão de obra, a desoneração da folha de pagamento através dos mecanismos de capacitação profissional e a prevalência da convenção coletiva sobre os ditames da lei.

Para Duarte, “o futuro do trabalho já é o presente”. Ele explicou que vivemos a quarta revolução industrial, que se fundamenta por via de elementos fáticos como a digitalização dos processos industriais, o avanço da robótica e da inteligência artificial, informatização e computação em nuvens, o Big Data e a impressão 3D.  E alerta que muitas profissões podem ser substituídas por computadores, principalmente quando se trata de atividades repetitivas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *