Como fazer a sua parte para evitar a falta d’água

O mundo todo atravessa uma grave crise hídrica e é cada vez mais iminente o risco de sofrermos com a escassez de água no planeta. Hoje em dia, 30% da população mundial já não tem acesso a uma fonte de água potável, o que compromete a saúde de todo o planeta.

Mesmo que a água ocupe 75% da Terra, apenas 3% deste total é próprio para consumo e higiene e menos de 1% chega efetivamente até a população.

O problema da falta de água é ocasionado por vários motivos, como a poluição que aumenta em grande ritmo, a seca e a má distribuição dos recursos hídricos existentes. A tendência é que a crise aumente, pois quanto mais pessoas no Planeta, mais água será necessário para abastecer a população. A ONU estima que cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender as necessidades básicas.

Em nossa região este panorama não é diferente: Ilhéus tem um grave problema na distribuição hídrica, o que causa um desperdício de 30% de toda a água da cidade, chegando a perder até 57% em alguns bairros, como no Teotônio Vilela. Isso acontece, muitas vezes, por conta de vazamentos e mau uso da água. Veja como fazer a sua parte para ajudar a diminuir este desperdício.

Tome cuidado com pequenos desperdícios no dia-a-dia

É comum que a gente desperdice água sem querer, por causa de pequenos hábitos que criamos em nossas atividades rotineiras. Deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes ou enquanto lava a louça são dois dos exemplos mais comuns. Devemos policiar nossos atos para evitar essas situações.

O tempo do banho também é um grande vilão. Com banhos curtos, além de fazer a sua parte para evitar a falta de água no planeta, você irá economizar um bom dinheiro na conta de energia elétrica.

Evite lavar suas calçadas com mangueiras. O desperdício de água nesses casos é enorme. Caso você tenha esse hábito, acabe com ele imediatamente: passe a usar baldes, vassouras ou até mesmo uma lavadora de alta pressão, que mesmo aparentando o contrário, gasta 80% menos água do que uma mangueira convencional.

Reutilize sua água

Depois de lavar suas roupas na máquina, não jogue a água fora. Utilize a mesma água para mais de uma lavagem – lembre-se de lavar as roupas claras antes para não deixar manchas.

Uma ótima ideia para economizar e para ajudar o planeta é montar um sistema de reaproveitamento da água da chuva. Muitas pessoas fazem isso em suas casas, utilizando esta água para lavar carros, quintais e até mesmo regar as plantas.

Fora do Brasil, o reaproveitamento de água é muito comum. Infelizmente, aqui é um dos poucos lugares do mundo onde as pessoas utilizam água potável para tarefas diversas e que não exigem pureza da água.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *