Ao menos duas praias atingidas por óleo estão impróprias para banho no sul da BA

Ao menos duas praias no sul da Bahia estão impróprias para o banho por causa das manchas de óleo — Foto: Rafaela Ribeiro/G1 BA

Fonte: G1 Bahia

Ao menos duas praias que foram atingidas pelo óleo na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, estão na lista de impróprias para banho, divulgada pela Coordenação de Monitoramento dos Recursos Ambientais e Hídricos (Comon), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

As praias impróprias são Barra de São Miguel e a Praia da Avenida. Em contrapartida, outras três praias que também registraram o aparecimento do óleo estão na lista de praias próprias para banho: Ponta da Tulha, Praia dos Milionários e Cururupe.

A recomendação do Inema é de que os banhistas evitem as áreas afetadas. Caso a população encontre manchas de óleo na praia, a orientação é ligar para o Corpo de Bombeiros ou para a Delegacia da Capitania dos Portos de Ilhéus.

As manchas de óleo chegaram à cidade de Ilhéus na manhã do dia 25 de outubro. No dia 30, uma tartaruga coberta de óleo foi encontrada na Praia da Avenida, também na cidade de Ilhéus.

Atualmente, a Bahia tem 31 cidades atingidas pelo óleo, além do Parque Nacional Marítimo de Abrolhos, que está com visitação suspensa até o 14 de novembro por causa da substância. A última cidade onde as manchas chegaram foi em Mucuri, que é o limite entre a Bahia e o estado do Espírito Santo.

As manchas de óleo começaram a chegar no estado em 3 de outubro, quase um mês após o início do problema no país.

Próprias para banho

Ponta da Tulha;
Praia do Cristo;
Opaba;
Ceplus Montante;
Ceplus Jusante;
Milionários;
Cururupe;
Olivença;

Impróprias para banho

Barra de São Miguel;
Praia do Malhado;
Marciano;
Praia da Avenida Soares Lopes (próximo à lanchonete Subway);
Praia do Sul (acesso KM 0, em direção ao Aeroporto Jorge Amado).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *