Nova turma de bacharéis em odontologia graduada na Faculdade de Ilhéus

Novos bacharéis em Odontologia pela Faculdade de Ilhéus. Foto: Ascom/Faculdade de Ilhéus.

O auditório Jorge Amado, do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, ficou literalmente lotado durante a cerimônia de graduação da quinta turma do curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus, realizada quinta-feira, 30 de janeiro. Presidida pelo diretor-geral da instituição, professor Almir Milanesi, a solenidade oficializou a colação de grau de trinta e oito novos cirurgiões-dentistas.

O curso de Odontologia da Faculdade de Ilhéus é pioneiro na região sul e extremo sul da Bahia. A quinta turma de bacharelas e bacharéis foi denominada “Professor Ramon Barreto Mendes” e teve como oradora a formanda Ully Lorrane Carneiro Cordeiro. O requerimento de colação de grau ao presidente da mesa foi feito pela formanda Alice Louise Costa Silva.

O juramento da profissão de Odontologia foi conduzido pela formanda Giulia Ângelo Padovani Brambati, sendo que Alice Louise Costa Silva e Mariana Hamati Gonçalves atuaram como mestres de cerimônias na etapa de chamada para atribuição do grau acadêmico.

A solenidade transcorreu em clima de alegria, com a presença de cerca de 1.500 pessoas, entre amigos e familiares dos formandos. Participaram da mesa oficial, a diretora acadêmica da Faculdade, Sandra Maria Agrizzi Milanesi, o coordenador do curso de Odontologia e patrono da turma, professor Fábio Silveira, o paraninfo, professor Gabriel Guimarães Severo, e o secretário acadêmico Paulo César Castro Xavier. A solenidade foi produzida pela Terceira Via Formaturas e Eventos.

Na oportunidade, o diretor Almir Milanesi destacou o desempenho acadêmico do curso e a ação social realizada pela Clínica-Escola de Odontologia, instalada na sede da Faculdade, que chega a realizar, aproximadamente, 700 atendimentos odontológicos gratuitos, por semana, entre adultos e crianças de Ilhéus e região.

Segundo Milanesi, o trabalho prestado pela Clínica-Escola beneficia a comunidade de Ilhéus e de outras cidades da região, com procedimentos odontológicos em todos os níveis de complexidade, a exemplo de restaurações, tratamentos de canal, extrações, ortodontia, cirurgias, implantes dentários, próteses, tratamentos preventivos e odontopediátricos.

O diretor enfatizou que o curso desenvolve iniciativas inovadoras no campo científico, a exemplo do projeto que promove o atendimento especializado, odontológico e cirúrgico, a adultos e crianças com fissuras labiopalatinas.

“Em agosto do ano passado, um fato trouxe grande satisfação a todos nós, quando foi realizada a primeira cirurgia resultante deste projeto, em atendimento a uma paciente com fissura labial/palatina. É muito expressivo o valor da ação social desse projeto. Por isso, quero parabenizar a todos os professores e alunos que integram o projeto, gerenciado pela Liga Acadêmica de Cirurgia e Traumatologia da Faculdade de Ilhéus”, acrescentou.

Além disso, o curso de Odontologia está inserido em programas de cooperação técnica em unidades de saúde públicas e privadas, hospitais, nas escolas da rede municipal, no abrigo de idosos São Vicente de Paulo de Ilhéus, creches, clubes de serviço, associações de bairros e organizações civis.

Por sua vez, a oradora da turma, Ully Lorrane Carneiro Cordeiro, destacou o excelente nível de aprendizado durante o curso. Ela declarou: “Não tivemos um curso apenas com matérias difíceis. Uma das disciplinas que nos fez abrir os olhos para parte mais importante da profissão foi a Odontologia Hospitalar. Com todo aporte de conhecimento, ele nos mostrou o quanto a empatia e o amor estão mais presentes em nossa futura carreira, pois nos tornamos cada vez mais humanos e sensíveis, cuidadosos, atenciosos e sempre com sede de ajudar o próximo.”.

Disse também o contato com os pacientes nas atividades práticas, “que às vezes se transformava em um abraço sincero ou um toque de segurança, fazia com que nos sentíssemos heróis, a ponto de nos fazer esquecer das dores do dia a dia. Enquanto isso, a gratificação de estar ali, só aumentava”, declarou, emocionada, Ully Lorrane.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *