Curso de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate oferece inovação e novos nichos para desenvolvimento

Faculdade Madre Thaís. Foto: Ascom/FMT.

O curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, oferecido pela Faculdade Madre Thaís, em Ilhéus (BA), é um marco na formação de profissionais por ser o pioneiro no Brasil. De acordo com a coordenadora professora Cilene Nascimento Souza, “o curso está em conformidade com a necessidade contínua para suprir às demandas da cadeia produtiva do cacau”.

Os primeiros profissionais que serão inserido no mercado no próximo ano, estão capacitados para atender as necessidades das indústrias de cacau e chocolate, laboratórios para análise de produtos de cacau e chocolate, empresas e cooperativas de cultivo, armazenamento e distribuição de cacau e seus derivados, empresas de consultoria, elaboração e análise de projetos, instituições de ensino, pesquisa e extensão.

O curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, da FMT-Ilhéus, foi criado com o objetivo de atender o mercado de trabalho existente, mas principalmente, visando novos nichos de desenvolvimento.

Essa é a visão do graduando Gustavo Carvalho Paschoini. Ele é da cidade de Itapeva, sede de um dos campi da Unesp na região de São José do Rio Preto(SP). Filho de tradicional família produtora de café, Gustavo percebeu que a sinergia café-chocolate é muito forte e existe um campo aberto para pesquisa e exploração com a criação de novos produtos. Na opinião do estudante o curso da FMT-Ilhéus está atendendo as suas expectativas.

Quando concluir os três anos de curso com aulas expositivas, práticas, de campo (Fazenda de cacau, Viveiros), visitas técnicas, oficinas tecnológicas, atividades de pesquisa e extensão. Vivência laboratoriais de bromatologia, análise sensorial, microbiologia, planta piloto de fabricação de chocolate e cozinha de gastronomia, o profissional está apto para realizar planejamento, implantação, execução, gerenciamento e avaliação dos processos de produção de cacau e derivados, desde a plantação aos produtos finais.

Consequentemente, preparado para realizar análises microbiológicas, bioquímicas, físico-químicas, microscópicas, sensorial, toxicológicas e ambientais de cacau e derivados assim como supervisionar os processos na área de produção de cacau e chocolate. O curso prepara o profissional para coordenar programas de controle de qualidade no processo de produção, beneficiamento e industrialização do cacau e chocolate, gerenciar a manutenção de equipamentos na indústria, desenvolver, implantar e executar processos de otimização de produtos de cacau e derivados bem como desenvolver novos produtos e realizar pesquisa aplicada na área.

Também, elaborar e executar projetos de viabilidade técnica e econômica, gerenciar equipes técnicas na área. Realizar a adequada disposição dos rejeitos gerados pela produção de cacau e derivados podendo vistoriar, realizar periciar, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação, com ética e responsabilidade socioambiental.

“A Faculdade Madre Thaís é uma das principais instituições privada, de ensino superior no Sul da Bahia. Estruturou curso Superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate de forma que seus alunos, professores e egressos possam se envolver nas propostas e problemas da cadeia produtiva do setor, desenvolvendo soluções alternativas e inovadoras,” concluiu a coordenadora Cilene Souza.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *