Itabuna: acidentalmente, enfermeiro (a) contaminou quatro membros da própria família

De acordo com a Secretaria de Saúde de Itabuna, os quatro últimos casos de Covid-19 na cidade têm relação com um profissional de enfermagem que foi contaminado no trabalho.

O “herói da saúde” atua nos hospitais Costa do Cacau e Calixto Midlej Filho.

As últimas pessoas com exames confirmados são a sogra, a esposa, o enteado e o filho do profissional.

Todos estão em isolamento domiciliar, segundo a Sesau de Itabuna.

Atualizado às 19h55min.

Algumas pessoas, provavelmente enfermeiros, interpretaram como se fosse uma ironia o uso da expressão “herói da saúde” entre aspas. 

O uso de aspas serve para enfatizar expressões ou para utilizar palavras de outros textos. A Rede Globo de Televisão, por exemplo, tem utilizado bastante a expressão “heróis da saúde”.

No título usamos a palavra acidentalmente, para deixar claro que as contaminações ocorreram de maneira casual.

Jamais seríamos irônicos com um profissional extremamente preocupado e triste no momento.

Repetimos: todo profissional de saúde é sim um “herói”, notadamente aqueles na linha de frente dessa guerra.



10 responses to “Itabuna: acidentalmente, enfermeiro (a) contaminou quatro membros da própria família

  1. Nos últimos dias muito tem se falado sobre o profissional enfermeiro ao qual é peça chave para o enfrentamento da pandemia. Enquanto enfermeiro achei o texto pejorativo, ofensivo e que causa certo constrangimento quanto a exposição e acidez.
    Não está sendo fácil voltar para casa após os plantões, nosso lar é sinônimo de conforto e proteção. Eu enfermeiro, ao fim do dia só quero chegar em casa e descansar, ver minha família e relaxar para descarregar as energias de um dia cansativo. Porém ultimamente meu maior medo é o horário de retornar para meu lar, na incerteza se eu não ofereceria risco a minha família.
    O medo de contaminar as pessoas mais importantes da minha vida, pessoas que se enquadram no grupo de risco.
    Não quero ser chamado de herói, não quero palmas … Eu quero valorização, quero melhores condições de trabalho, quero dignidade na minha profissão e acima de tudo quero garantir segurança da minha família. #RESPEITO

    Editor responde.

    Em nenhum momento o BG foi irônico. O uso de aspas serve para enfatizar expressões ou para utilizar palavras de outros textos. Todo profissional de saúde é sim um “heroi”. O senhor merece palmas e a sociedade mais do que nunca necessita dos seus valiosos serviços.

  2. Não entendi sua frase “herói da saúde”… que atitude vergonhosa desse blogueiro fazer chacotas com um problema tão grave de saúde pública mundial… você achou que o profissional queria transmitir o vírus aos seus entes queridos?? São heróis sim!! Mesmo sem as condições ideais de EPIs essa gente da saúde ao foge ao perigo. Muitos se infectaram e infelizmente muitos se infectarão pois tem sido uma realidade mundial… Fica aqui meu repúdio à sua publicação…Lastimável ler esse tipo de notícia… infelizmente o mundo está cheio também de blogueiros sem noção.

    Editor responde.

    Em nenhum momento o BG foi irônico. O uso de aspas serve para enfatizar expressões ou para utilizar palavras de outros textos. Talvez a senhora esteja com dificuldades para fazer interpretações. Todo profissional de saúde é sim um “heroi”.

  3. Matéria extremamente sensacionalista! Sou profissional na saúde, temos muito medo de prejudicar as pessoas que amamos, o virus não esta na testa de ninguém, escancarado! Por mais que tenhamos todas as precauções, estamos todos expostos!! Quem mais sofre é quem está na linha de frente…somos heróis da saúde sim, estamos fazendo o que muitos não fariam! Abdicamos de estar em ksa, com nossas familias, rotina…enfim! Ninguém tem intenção de prejudicar as pessoas que amam, muitas vezes não temos como afastar os filhos, pai, mãe, por nao ter pra onde encaminha-los, maneira q temos eh ter as medidas de precaução em ksa! Vcs deveriam ter mais cuidado e sensibilidade com o tom das matérias que vcs publicam!

    Editor responde.

    Em nenhum momento o BG foi irônico. O uso de aspas serve para enfatizar expressões ou para utilizar palavras de outros textos. Talvez a senhora esteja com dificuldades para fazer interpretações. Todo profissional de saúde é sim um “heroi”.

  4. Não gostei do comentário “herói”. Senti um pouco de ironia. O profissional enfermeiro não é um herói, ele é um cidadão comum que tem como escolheu a profissão que prima o cuidar. Infelizmente frente as políticas públicas percebe um salário tão baixo que precisa para se manter ter mais de um emprego. Ao invés de ter títulos de herói precisamos de valorizaçao profissional com salários e carga horária de seviço adequado, respeito e apoio da sociedade.

    Editor responde.

    Em nenhum momento o BG foi irônico. O uso de aspas serve para enfatizar expressões ou para utilizar palavras de outros textos. Todo profissional de saúde é sim um “heroi”.

  5. Que matéria triste! Preconceituosa com os profissionais de saúde!!! Parece até que os profissionais andam infectando pessoas de propósito! Que absurdo! Que desserviço esse seu, Sr. Gusmão! Pois, quer dizer, se o senhor ficar doente vai morrer em casa, porque não vai querer ir ao hospital ser infectado por um “herói da saúde”, não é?! Pois ele é Herói sim, com H maiúsculo! Tudo o que o mundo menos precisa neste momento é de gente como você, senhor Gusmão! Não está fácil pra ninguém, você ainda chega pra piorar as coisas! Melhor ficar calado!

    Editor responde.

    Em nenhum momento o BG foi irônico. O uso de aspas serve para enfatizar expressões ou para utilizar palavras de outros textos. Talvez a senhora esteja com dificuldades para fazer interpretações. Todo profissional de saúde é sim um “heroi”.

  6. Ele é sim um HEROI! Pois atua na linha de frente, assim como vários profissionais de saúde! Que Deus em sua infinita bondade, derrame bençãos de saúde sobre essa família e que todos sejam curados!!!

    Editor responde.

    A palavra “heroi” entre aspas serviu para enfatizar a condição de todo profissional de saúde neste momento crítico.

  7. Esses são HEROIS se vc quer destacar ponha com letra maiúscula. As aspas deu uma conotação irônica, fica parecendo pejorativo. Não que vc tenha tido a intenção.

  8. Tenho que concordar em herói da saúde Sim. Em um país onde existe caos o todo lado, esse e outros juntos c médicos são heróis .são humanos.e tem w lutar pelos direitos deles e conseguir melhores condições de trabalho ….

  9. A Enfermagem é parte invisível de uma recuperação,por muitas vezes aguenta desaforo,mas respostas,iguinoracia,arroogancia,falta de respeito,nos somos a parte mas doce após uma cirurgia,várias vezes indiretamente psicólogo,sem nojo,sem impercilio,aquele q ouve,damos sim concelhos,achei e acho lindo os aplausos pois é sim um gesto de reconhecimento,mas,mais que aplausos queremos e merecemos respeito,é a enfermagem q faz gambiarra para da conforto,somos nós que fica triste quando falta insumos básicos,somos nós que colocamos nossa vida em risco para salvar a tua quando falta os EPIs.A Enfermagem é sim Herói sem aspas,a enfermagem não quer sair pra cuidar do teu e contaminar os nossos,a enfermagem quer voltar pra o conforto do seu lar,o seu refúgio,o lugar onde recarregamos as energias perdida em uma exausta parada,que não conseguimos trazer a vida aquele q ali estava,a enfermagem merece respeito,a enfermagem é sim Herói sem axpacas.
    (Um planos de saúde pode ser feito Porq médicos,mas a saúde é feita fundamentalmente de Enfermagem.)
    Emerson Cardoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *