Faculdade cria projeto on-line com prática de exercícios físicos domésticos diários


Ficar em casa não é sinônimo de ficar parado. Manter o equilíbrio da saúde física e mental tem sido um desafio para as pessoas que estão vivendo o distanciamento social, visando evitar a propagação do novo coronavírus. Diante deste desafio o fisioterapeuta Renato Barreto, professor do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT-Ilhéus), criou uma série vídeos diários com orientações e exercícios para serem feitos no conforto de casa, todos os dias.

O projeto de extensão “Movimentar é preciso” surgiu durante a pandemia da COVID-19 com o objetivo de sensibilizar e educar a sociedade sobre a prática de exercícios físicos em domicílio on-line.

Todos os dias, de domingo a domingo, é postado um vídeo, de um minuto, no story do Instagram do projeto (@movimentarepreciso), onde ficam arquivados para quem queira acessar.

Os vídeos trazem temáticas semanais onde são ensinados exercícios compatíveis com o distanciamento social abordando temas como: melhorar a respiração, a circulação, previsão de quedas, equilíbrio relaxamento etc. O projeto surgiu da necessidade de assistir o grupo de risco de idosos. Contudo, foi ampliado para favorecer todas as faixas etárias.

O projeto de extensão é parte da disciplina “Fisioterapia, gerontologia e geriatria”, do 8º semestre noturno do curso de Fisioterapia da FMT. O professor Renato coordena o projeto, que atualmente conta com a adesão de professores de várias disciplinas do curso.

“Cada professor, em sua disciplina, coordena a sua turma para que possamos atender aos diversos públicos e as necessidades da sociedade, tais como: questões cardíacas, respiratórias, ortopédicas saúde da mulher, saúde do homem. Todos os dias é postado um vídeo, por cada participante, em seu story pessoal e no perfil do Projeto, com um exercício possível de ser feito em casa”, conclui o professor Renato Barreto.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *