Covid-19: 60,4% dos leitos de UTI disponíveis na Bahia estão ocupados

345 dos 571 leitos de UTI para adultos e crianças contaminadas estão ocupados.

Na Bahia, dos 1.427 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 718 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 50%.

No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 571 leitos exclusivos para o coronavírus, 345 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 60,4%.

De acordo com a secretaria estadual de saúde, é preciso ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito, afirma o órgão de sáude. Ainda, novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Exames

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 39.949 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 21 de maio de 2020. Atualmente, 3.888 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *