Itabuna já realizou mais de 18 mil testes para a detecção da COVID-19

20 mil testes já foram adquiridos. (Foto: divulgação \ Secom Itabuna).

A Secretaria de Saúde de Itabuna adquiriu cerca de 20 mil testes rápidos e pretende ampliar as ações para detectar a Covid 19 em outras categorias e locais com grande incidência de casos da doença.

De acordo com secretario municipal de saúde, Juvenal Maynart, a identificação de casos positivos assintomáticos ou ainda no estágio inicial permite um maior controle sobre a incidência da doença. “ É nesse momento que se traça um quadro real sobre a pandemia na cidade, com o trabaho de prevenção, e servindo de base para a reabertura da economia da cidade, cujos estudos estão sendo feitos através de uma parceria com Universidade Federal do Sul da Bahia e a Universidade Estadual de Santa Cruz”, disse.

A ampliação do teste rápido para detectar a Covid-19 é uma das principais ações desenvolvidas pela secretaria de saúde de Itabuna no enfrentamento à doença, já que a maioria das pessoas, não apresentam os sintomas da doença.

Mais de 18 mil testes rápidos já foram realizados na cidade. Com isso foi possível identificar, isolar e fazer o acompanhamento dos pacientes positivados, evitando o contágio de outras pessoas. Além da realização de testes em casos suspeitos através de drive thru no estacionamento do Teatro Municipal Candinha Dória e de moradores do bairro de Fátima, local de maior incidência da doença, a Secretaria de Saúde vem efetuando a testagem de categorias profissionais como trabalhadores em supermercados, funcionários dos correios, bancários e servidores públicos municipais.

Os espaços que registram casos positivos são interditados temporariamente e passam por um processo de desinfecção. A Prefeitura também fiscaliza o cumprimento das regras de higienização, distanciamento e uso de máscaras protetoras.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *