Comércios abertos e 100% de ocupação nos leitos de UTI; prefeitos de Ilhéus e Itabuna apertaram a tecla “foda-se”

Pressionados pelos setores produtivos da economia, Marão e Fernando Gomes vão colocar mais vidas humanas sob o risco da morte.

Em menos de 30 dias, as duas cidades podem necessitar de mais 490 leitos de UTI, caso o isolamento social caia para 25% (índice anterior à pandemia).

O Informativo Epidemiológico Microrregião Ilhéus-Itabuna, publicado ontem (quinta-feira, 9) pela Universidade Estadual de Santa Cruz, torna evidente que os prefeitos Mário Alexandre e Fernando Gomes se distanciaram da ciência e da academia ao tomarem decisões erradas sobre o enfrentamento à Covid-19.

As duas cidades mantêm suas áreas comerciais em funcionamento, apesar de haver ocupação total nos leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes em estado grave.

De 02 a 08 de julho, Ilhéus registrou mais 282 casos de Covid-19, com aumento de 20% e estava com 548 casos ativos. A cidade mantém taxa de isolamento social em torno de 40%. Se continuar com esse índice, até o dia 06 de agosto vai necessitar de mais 15 leitos de UTI. Caso o isolamento social caia para 25%, serão necessários mais 100 leitos.

Já Itabuna, na mesma semana, registrou mais 487 casos, com aumento de 18% e estava com 1278 cacos ativos. A cidade mantém taxa de isolamento em torno de 40%. Se continuar com esse índice, até o dia 06 de agosto vai necessitar de mais 130 a 140 leitos de UTI. Caso o isolamento social caia para 25%, segundo a projeção do Informativo da UESC, serão necessários aproximadamente 390 leitos de UTI.

Vale lembrar que as duas cidades não dispõem de recursos para instalar mais leitos de UTI e atender essa demanda. Os sistemas municipais de saúde também não conseguirão mais profissionais especializados para labutar nesse tipo de equipamento hospitalar.

O índice de contaminação (coeficiente de incidência por 100 mil habitantes) de Ilhéus no dia 08 de julho foi de 1.023,86. Em Itabuna foi 50% maior (1.520).

Nos boletins de ontem (quinta-feira, 9), Ilhéus registrou 75 mortos e Itabuna 79.

Veja o Informativo Epidemiológico da UESC.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *