Redes Sociais e Pandemia serão temas da 5ª mesa redonda online do Curso de Comunicação Social da UESC

Como temos nos conectado em tempos de distanciamento social? Qual a importância e o impacto das redes sociais para nossa convivência nesse período de pandemia? Como empresas, instituições, grupos diversos e os sujeitos sociais têm utilizado essas plataformas para divulgação de mensagens, produtos e ideias? Essas e outras questões serão discutidas na 5ª mesa redonda do ciclo de debates “Diálogos em tempos de Pandemia”, promovido pelo Projeto de Extensão Diálogos Avançados em Comunicação, do Curso de Comunicação Social da UESC.

 O evento terá transmissão online no próximo dia 23 de julho, quinta-feira, às 14h e tem como tema “Redes Sociais e Pandemia”. A discussão vai tratar das formas pelas quais plataformas digitais como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, dentre outros, são usadas para fins de entretenimento, econômicos, políticos, identitários, educacionais, etc. Assim como levantar questões sobre suas inovações, contradições e impacto na vida das pessoas atualmente.

 Duas especialistas da área da comunicação foram convidadas para falar sobre a temática. A professora, escritora e pesquisadora Pollyana Ferrari, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-doutora em Comunicação pela Universidade Beira Interior (UBI/Portugal), ela é doutora e mestre em Comunicação Social (USP) e graduada em Jornalismo (PUC-SP). É professora titular do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD/PUC-SP) e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Comunidata. Também é professora dos cursos de graduação em Jornalismo e em Multimeios da PUC de São Paulo. Autora dos livros “Comunicação Digital na era da participação”, “Jornalismo Digital”, “Hipertexto Hipermídia”, “A força da mídia social”, “No tempo das telas”, “Comunicação na era da participação” e “Como sair das bolhas”. Atua como pesquisadora nas áreas do jornalismo de dados, narrativa transmídia, fact-checking e social media.

Mais uma convidada para o debate é a professora Raquel Recuero, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Doutora e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, é graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (RS). É vinculada ao Programa de Pós Graduação em Letras e aos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UCPel. Atualmente é professora e pesquisadora do Centro de Letras e Comunicação da UFPel e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFRGS, além de membro do corpo editorial de diversos periódicos. Tem experiência na área de Comunicação e Linguística Aplicada, com ênfase em redes sociais na Internet, discurso mediado pelo computador e difusão de informações na Internet.

A mesa terá interpretação em libras e será mediada pelas professoras do Curso de Comunicação Social da UESC, Rita Virgínia Argollo e Julianna Torezani.

O ciclo de debates “Diálogos em tempos de pandemia” começou no último mês de maio e trouxe especialistas de diversos campos da comunicação social e áreas afins para debateram sobre diferentes aspectos ligados à pandemia da COVID-19 e seus desdobramentos históricos, políticos, socioeconômicos, tecnológicos, culturais e educacionais causados pela crise atual.

 A iniciativa tem o apoio do Departamento de Letras e Artes (DLA), Projeto de Extensão “Dinamizando o Ensino de Libras”, do curso de Letras, TV UESC e Rádio UESC, é aberto ao público em geral e continua nos próximos meses. Mais informações pelo site uesc.br/eventos/dialogospandemia. Todas as mesas são transmitidas pelo canal do Youtube da TV UESC www.youtube.com/tvuesc.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *