1º episódio da série “Poema da Resistência” teve recital e questões políticas sobre escritores do sul da Bahia

Jorge Amado e Adonias Filho.

Na quinta-feira (23), o Blog do Gusmão exibiu o 1º episódio da série de lives “Poema da resistência”, com a participação do professor de literatura, escritor, jornalista e membro da Academia de Letras de Ilhéus, Ramayana Vargens.

A conversa aconteceu a partir dos temas: Literatura regionalista, Ilhéus e alguns poemas. O editor do BG, Emílio Gusmão, e o professor Ramayana conversaram sobre o mercado literário, adaptações para TV e cinema das obras de autores sul-baianos e alguns aspectos políticos relacionados a Jorge Amado e Adonias Filho, dois grandes escritores da literatura do cacau.

Ao ser questionado sobre o fato de nenhuma obra de Adonias Filho ter sido adaptada para as telas (diferente de Jorge Amado), o professor Ramayana explicou que o número de personagens e as múltiplas histórias dentro de um único livro tornam as narrativas de Jorge Amado mais palatáveis ao telespectador.

Na live, Ramayana e Gusmão recitaram os poemas: Evocação do Recife (Manuel Bandeira); No Quintal de Tia Mercedes (Daniela Galdino); e Meu Caso é Grave, Doutor? (Geraldo Lavigne de Lemos); os dois últimos grandes poetas de Ilhéus.

O 1º episódio está no canal do Youtube do blog, na fanpage do Facebook e aqui mesmo no BG, logo abaixo.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *