Pandemia, Internet e Política são os temas da 6ª mesa redonda online do curso de comunicação social da UESC

Acontece na próxima quinta-feira, 6 de agosto, às 14 horas , a 6ª mesa redonda online do ciclo de debates “diálogos em tempos de pandemia”, realizado pelo projeto de extensão “Diálogos avançados em comunicação”, do curso de comunicação social da UESC.  Os debates tiveram inicio em maio, e a cada mesa traz especialistas em diversas áreas com o objetivo de promover discussões acerca dos impactos e desafios socioeconômicos, sanitários,  educacionais, comunicacionais, políticos e outros impostos pela pandemia da Covid-19.

Desta vez, os convidados irão discutir o tema “Pandemia, internet e política” e trarão importantes reflexões referentes ao advento da internet, que na contemporaneidade ocupa um significativo espaço nas relações sociais e nas novas formas de interação e atuação política. Assim, serão apresentados os impactos das novas tecnologias digitais sobre os sistema político, os processos de poder e controle introduzidos pela internet, bem como seu caráter excludente, promovido pelas desigualdades sociais que impedem um acesso democratizado às redes digitais, desigualdades estas mais evidenciadas neste período de pandemia.

Estes e outros assuntos serão debatidos pelos professores Sérgio Amadeu e Claúdio Penteado, ambos da Universidade Federal do ABC (UFABC), localizada em São Paulo. Sérgio Amadeu é graduado em Ciências Sociais, mestre e doutor em Ciência Política (USP), membro do Comitê Científico Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber). Além disso, integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil e presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação; pesquisa temas como implicações tecnopolíticas dos sistemas algoritmos; Inteligência Artificial e ativismo; relações entre comunicação e tecnologia; sociedades de controle e privacidade; e práticas colaborativas na Internet. Autor dos livros: Tudo sobre [email protected]: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais; Exclusão Digital: a miséria na era da informação; Software Livre: a luta pela Liberdade do conhecimento; entre outros.

 O professor Claudio Penteado é graduado em Ciências Sociais (USP), mestre e doutor em Ciências Sociais (PUC-SP), atuante no programa de pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais, e tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Internet e Política atuando principalmente nos seguintes temas: internet, democracia, blogs, políticas públicas, marketing político, ciberativismo e cultura digital. É pesquisador do Núcleo de Estudos Pós graduados em Ciências Sociais da PUCSP (NEAMP) e do Laboratório de Tecnologias Livres da UFABC.

A mesa será mediada pelas professoras do curso de comunicação social da UESC, Julianna Torezani e Rita Virginia Argollo, e terá interpretação em libras. A iniciativa tem o apoio do Departamento de Letras e Artes (DLA), Projeto de Extensão “Dinamizando o Ensino de Libras”, do curso de Letras, TV UESC e Rádio UESC . O evento é aberto ao público em geral e continua nos próximos meses. Todas as mesas são transmitidas pelo canal do Youtube da TV UESC.

Para mais informações, acesse o site do ciclo de debates.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *