
Dona Domingas faleceu no fim da noite da terça-feira (04), aos 84 anos, no Hospital Espanhol, em Salvador. A informação foi confirmada pelo Cacique Ramon Tupinambá ao site Ilhéus Comércio na manhã desta quarta-feira (05).
Anteriormente o cacique havia informado que Domingas estava internada na capital, pois desenvolveu um quadro grave de Covid-19 e não conseguiu vaga em uma UTI em Ilhéus. A professora Pedrisia, filha de Domingas, afirmou a mesma coisa ao site.
Dona Domingas morava em Sapucaeira, na zona rural de Ilhéus. De acordo com o ex-vice-prefeito José Henrique Abobreira, ela desempenhou papel importante na luta dos tupinambás pelo direito à autodeterminação e pela demarcação do território indígena. Domingas travou essa luta ao lado do marido Pedro Brás, que faleceu há dois anos.
*Com informações do site Ilhéus Comércio.