Estado inicia na segunda-feira testagem do novo coronavírus em escolas estaduais de Itabuna e Ilhéus

Imagem ilustrativa.

A Secretaria da Educação do Estado inicia, a partir de segunda-feira (10), a testagem para o novo coronavírus nas escolas estaduais em Itabuna e Ilhéus. A ação nos dois municípios vai prosseguir até o dia 21 de agosto, com o atendimento das 8h às 17h.

Em Ilhéus, serão testadas 12.327 pessoas, sendo 11.370 estudantes, 661 professores e 296 funcionários de 18 escolas, incluindo quatro unidades indígenas. Já no município de Itabuna, a testagem ocorrerá em 14 unidades escolares, contemplando 12.011 pessoas, sendo 11.224 estudantes, 580 professores e 207 funcionários.

No primeiro dia, apenas os professores e os funcionários serão testados. Já a partir do dia 11 de agosto, serão testados os estudantes por meio de um cronograma organizado em cada escola, com o agrupamento em ordem alfabética, para evitar aglomeração.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ressalta a parceria entre o Estado e os municípios para a execução da ação. “Podemos dizer que esta é uma grande união de força do Governo da Bahia, com o envolvimento dos gestores e funcionários das escolas; dos Núcleos Territoriais de Educação; e da parceria fundamental da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), das prefeituras, através das secretarias municipais de Saúde e da Educação. É mais uma decisão que mostra a preocupação e o zelo com a saúde da comunidade escolar, neste momento de pandemia”.

A diretora do Núcleo Territorial de Itabuna (NTE 05), Leninha Vila Nova, destaca a importância da iniciativa. “Esta ação do Governo do Estado tem uma importância enorme. É uma ação preventiva e de prioridade, pois uma vez testando os estudantes, que são assintomáticos na sua maioria, a gente pode diagnosticar para que tomem todos os cuidados necessários e não contaminem seus familiares”, afirma.

Jequié

A iniciativa, que faz parte do protocolo para a tomada de decisões relacionadas à retomada do ano letivo, já foi realizada em Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca. Atualmente, ocorre no município de Jequié, até o dia 14 de agosto, quando chegará a mais de 10 mil pessoas testadas em toda a ação. Nesta sexta-feira (7), os procedimentos de testagem são feitos de forma rápida, seguindo todos os protocolos sanitários recomendados.

A estudante Michele Eça, 19 anos, residente na zona rural de Jequié e que faz o curso técnico em Informática no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco, diz que ficou satisfeita com o atendimento. “Vim logo cedo fazer a minha testagem, que aconteceu de forma tranquila, com todas as precauções necessárias. Como estudante do Ceep há quatro anos, não esperava menos da equipe gestora que manteve seu alto nível de comprometimento e organização. Indico o teste para todos os estudantes, pois é muito importante”.

Medidas de segurança

Para o atendimento, todas as unidades escolares são preparadas com a higienização do local e disponibilização de álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos, além da exigência do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Os estudantes e demais pessoas a serem testadas deverão utilizar máscaras de proteção para o acesso aos locais de testagem. Ao entrar, eles serão direcionados para que façam a higienização correta das mãos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *