Exclusivo. Ilhéus registra 1.996 demissões no 1º semestre de 2020; Itabuna teve 1.784 pessoas desempregadas

Itabuna e Ilhéus.

Na última quinta-feira (06), o economista e professor da UESC, Sérgio Ricardo Ribeiro Lima, concedeu entrevista ao repórter e editor do BG, Emílio Gusmão, durante a live “Poema da resistência”.

O professor apresentou um balanço dos impactos que a pandemia da Covid-19 gerou no mercado de trabalho de Ilhéus e de Itabuna. Sérgio Lima foi taxativo: “empresas estão desempregando para se manter, o que é um resultado perverso da pandemia”.

As maiores cidades da região do cacau sentiram bastante os efeitos da crise econômica. De janeiro a junho deste ano, entre contratações e demissões, Itabuna registrou saldo negativo de 1.784 pessoas desligadas, enquanto no mesmo período de 2019 o saldo negativo foi de cinco demissões. Ilhéus no primeiro semestre de 2020 perdeu 1.996 empregos, enquanto no mesmo período do ano anterior houve saldo positivo de 500 empregos gerados.

Sérgio Ricardo Ribeiro Lima. Foto: arquivo pessoal.

O economista também revelou dados da Região Intermediária Ilhéus-Itabuna que compreende 51 municípios. De janeiro a maio de 2020, este grupo de municípios teve 14.671 empregos perdidos. No mesmo período de 2019, houve um saldo positivo de 4.523 empregos gerados. Todos os dados citados neste texto estarão no Boletim de Conjuntura Econômica e Social, publicação trimestral da UESC, cujo próximo número será publicado em meados deste mês.

A Região Intermediária de Ilhéus e Itabuna é formada pelos seguintes municípios: Almadina, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibicuí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Maraú, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Ubaitaba, Uruçuca, Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas, Vereda, Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Arataca, Camacan, Canavieiras, Jussari,  Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, Una.

Assista a live “Poema da Resistência” com o professor Sérgio Lima.

 

Atualizado às 10h42min de 13 de agosto de 2020.

Correção.

Segundo o professor Sérgio Lima, de janeiro a maio de 2020, a Região Intermediária de Ilhéus e Itabuna teve saldo negativo de 11.381 empregos.

No texto acima, informamos 14.671.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *