Bairros adensados. Alto do Basílio tem 43 casos ativos de Covid-19 e o Nelson Costa 24

Nelson Costa. Foto: José Nazal.

O mapa da Covid-19 feito pelo vice-prefeito de Ilhéus, José Nazal, nesta quinta-feira (13), apresenta destacado em vermelho o número de casos ativos por bairro no município.

Chamou a atenção do BG o número de casos ativos no Nelson Costa (24) e no Alto do Basílio (43) , que são bairros muito adensados, ou seja, têm números expressivos de pessoas por hectare.

O Nelson Costa, que segundo José Nazal tem a maior densidade demográfica de Ilhéus, possui 9.564 moradores e 154,1 habitantes por hectare. Já no Alto do Basílio, são 6.753 moradores  e 102,8 HAB/Ha.

Se o isolamento social das pessoas infectadas dessas localidades não ocorrer de maneira adequada e severa, a contaminação tende a aumentar de maneira vertiginosa.

Basílio. Foto: José Nazal.

Na zona urbana de Ilhéus, a Conquista aparece como o bairro com mais casos ativos (81) e o Malhado vem em segundo (73). Em terceiro, aparecem empatados Alto do Basílio e Banco da Vitória (43), seguido por Avenida Esperança (42) e Teotônio Vilela (41).

Já na zona rural, Aritaguá lidera a lista com 13 casos ativos e é seguido por Carobeira e São José (05) e Sambaituba (2).

Mapa: José Nazal.

 

São considerados ativos os casos que permanecem monitorados pela vigilância epidemiológica, com sintomas da Covid-19 e que podem infectar outras pessoas. Esses casos descartam pacientes curados e aqueles que infelizmente faleceram. Formam um indicador importante para saber se a pandemia ganha ou perde força.

Tabela: José Nazal.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *