Lives e performances musicais em tempos de pandemia será o tema da 7ª mesa redonda online do curso de comunicação social da UESC


O projeto de extensão “Diálogos avançados em comunicação”, do curso de Comunicação Social da UESC, tem promovido, desde o início de maio, o ciclo de debates “Diálogos em tempos de pandemia”. A iniciativa conta com a participação de especialistas da comunicação e áreas afins, que têm realizado uma série de discussões acerca de diversos aspectos relacionados ao contexto de pandemia que estamos vivenciando.  A próxima mesa redonda online acontece no dia 27 de agosto, às 14 horas, com o tema “Lives e performances musicais em tempos de pandemia”.

O objetivo desta mesa é debater o fenômeno das lives musicais emergido neste período de distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. As lives musicais, além de preencher o isolamento, movimentou o mercado musical e provocou reflexões sobre as eventuais tensões na intersecção entre música e mídia. Nesse momento, observa-se a intensificação da plataformização da música através das redes sociais digitais (YouTube, Instagram e Facebook), fomentando um debate sobre novos meios de monetarização do mercado musical, adequação da estética e performances das lives a partir dos algoritmos das plataformas de conteúdos digitais e a formação de redes sociotécnicas baseadas em nichos musicais.

Os convidados para falar sobre a temática são os professores Jorge Cardoso e Felipe Trotta. Jorge Cardoso Filho é graduado em jornalismo (UFBA),mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas  (UFBA) e doutor em Comunicação (UFMG) . Realizou estágio doutoral (sandwich) sob a supervisão de Martin Seel, na Goethe-Universität Frankfurt am Main (2009). Atualmente é docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, tendo atuado como diretor entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2020. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, UFBA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – PQ nível 2. Jornalista Membro da IASPM – Rama América-Latina e da INTERCOM. Coordena o Grupo de Estudos em Experiência Estética: Comunicação e Artes (GEEECA), cadastrado no CNPq. Autor e organizador de livros, entre os quais se destacam: Práticas de Escuta do Rock (2013), Experiência Estética e Performance (2014) e Comunicação, Estética e Política (2020). Tem experiência na área de Teorias da Comunicação e das Linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: Música, Estética da Comunicação, História dos Meios e Crítica Cultural.

Felipe da Costa Trotta é professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui Bacharelado em Música (Composição), Mestrado em Música e Doutorado em Comunicação e Cultura. Como pesquisador, tem desenvolvido principalmente temas ligados à circulação da música na sociedade, interpretando as relações entre estética e mercado, consumo e experiência cultural, sobretudo nos aspectos relacionados aos embates e conflitos ligados às estratégias de construção de valor, incluindo questões de territorialidade, espaço público, sexualidade, etnia, desigualdades sociais e violência. Foi editor da Revista E-Compós (2009-2013) e Vice-presidente da Seção Latino-Americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL, 2010-2014), onde atualmente ocupa o cargo de Secretário (2018-2020). É autor dos livros “Annoying Music in Everyday Life” (Bloomsbury, 2020), “No Ceará não tem disso não” (Folio Digital, 2014) e “O samba e suas fronteiras” (Ed.UFRJ, 2011); e co-organizador (com Martha Ulhôa e Claudia Azevedo) da coletânea “Made in Brazil: Studies in Popular Music” (Routledge, 2015). É coordenador do GP Comunicação, Entretenimento e Música da Intercom (2019-2020).

A mediação da mesa será feita pelos professores do curso de comunicação social da UESC, Antônio Figueiredo e Priscila Chequer, e terá interpretação em libras.
A iniciativa tem o apoio do Departamento de Letras e Artes (DLA), Projeto de Extensão “Dinamizando o Ensino de Libras”, do curso de Letras, TV UESC e Rádio UESC. O evento é aberto ao público em geral e continua nos próximos meses. Todas as mesas são transmitidas pelo canal do Youtube da TV UESC www.youtube.com/tvuesc.
Para mais informações, acesse o site do ciclo de debates  sites.google.com/view/dialogosemtemposdepandemia/in%C3%ADcio .



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *