Profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau participam de minicurso sobre comunicação eficaz e gestão de conflitos

Foto: Ascom/HRCC.

Com o objetivo de sistematizar uma ferramenta facilitadora e melhorar a comunicação entre os setores do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, profissionais e coordenadores de diversas áreas participaram, na última sexta-feira (23), de um minicurso sobre comunicação eficaz e gestão dos conflitos. Na ocasião, o treinamento foi conduzido por Samylla Menezes, advogada, mediadora, coaching e consultora.

A capacitação possibilita que líderes e integrantes de equipes da unidade hospitalar possam propor e estabelecer estratégias, a partir de suas percepções, que tragam melhorias do fluxo de comunicação e da gestão de conflitos no ambiente de trabalho. Com as ferramentas apresentadas de entendimento desses conflitos e como fragmentá-los, o profissional capacitado passar a entender melhor processo e propor soluções, com maior resolutividade.

De acordo com a enfermeira Bianca Nascimento, responsável pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do HRCC, o evento surgiu diante a observação de falhas de comunicação entre setores, que podem ser resolvidos por meio de técnicas de melhoria do fluxo de informações, evitando situações e ruídos desnecessários. “Quando indicamos essa atividade, muitos colegas perceberam essa dificuldade no dia a dia e se sentiram incluídos na situação, aceitando bem a proposta do minicurso”, disse.

A enfermeira ressaltou a importância de se comunicar de maneira não violenta com as outras pessoas e conseguir estabelecer relações de confiança e parceria intersetorial no HRCC. “É importante respeitar quem está falando, aprender ouvir, às vezes, uma sobrecarga de trabalho pode afetar o profissional que está à frente do setor. Então, é necessário estabelecer uma conexão pacífica e eficaz, capaz de melhorar nosso fluxo de comunicação e a ambiência das equipes, isso resulta na melhoria do relacionamento entre os profissionais e reflete positivamente no atendimento aos pacientes”, destacou.

Samylla Menezes – Advogada (OAB/BA), com formação em Advocacia Sistêmica (Gestão da Advocacia Sistêmica- básico e intermediário); Mediadora de Conflitos (Extrajudicial – Instituto Resolve; Judicial – UNICORP/ Universidade Corporativa TJ/BA; Especialista em Práticas Cível, Previdenciária e Trabalhista (CESUPI – Faculdade de Ilhéus); Pós Graduanda em Consultoria (UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz); Professional & Self Coach – Instituto Brasileiro de Coaching (Self Coach. Life Coach. Analista Comportamental -Teoria dos Perfis Comportamentais e do Software do Coaching Assessment; Leader Coach.); Presidente da Comissão de Mediação, Arbitragem e Direito Sistêmico (OAB – Subseção de Ilhéus); Presidente da Câmara de Mediação (OAB – Subseção de Ilhéus).



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