Testagem realizada em drive thru eleva número de casos ativos de Covid-19 em Ilhéus

Imagem ilustrativa.

No dia 27 de novembro, a Secretaria de Saúde de Ilhéus começou a fazer testagem de Covid-19 no trânsito por meio do modelo drive thru.

A partir daí o boletim resumido com os indicadores da doença registrou aumento considerável de casos ativos. Em novembro foram registradas mais 460 pessoas infectadas, em apenas 8 dias do mês de novembro o vírus foi detectado em 354.

Nos boletins dos últimos dois dias o aumento de casos ativos correspondeu a 28%. No dia 7 de dezembro foram registrados 184 casos, no dia 8 foram detectados 236.

Vale ressaltar que a testagem em drive thru só faz o exame RT-PCR em pessoas dentro de carros. Não abrange cidadãos que se locomovem de ônibus, bicicleta e a pé.

Segundo o mapa elaborado por José Nazal, Conquista (57 casos), Malhado (27), Nossa Senhora da Vitória (21) e Pontal (21) são os bairros com mais pessoas na fase de transmissão do novo coronavírus.  Veja os demais bairros na tabela.

Desde o inicio da pandemia, Ilhéus registra 236 mortes, 8070 casos confirmados e 7522 pessoas curadas.

Os dados são oficiais e deve ser considerado que desde o início da pandemia Ilhéus se notabilizou pela baixa testagem dos pacientes com sintomas.

São considerados ativos os casos que permanecem monitorados pela vigilância epidemiológica, com sintomas da Covid-19 e que podem infectar outras pessoas. Esses casos descartam pacientes curados e aqueles que infelizmente faleceram. Formam um indicador importante para saber se a pandemia ganha ou perde força.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *