SECAS SERÃO MAIS FREQUENTES, CONSERVAR FLORESTAS E RESPEITAR AS LEIS É O CAMINHO, AFIRMA PROFESSOR DA UESC OTÁVIO FILHO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO




transporte ilegal
junho 2016
D S T Q Q S S
« mai    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

INTERVENÇÃO CULTURAL EM FRENTE AO PALÁCIO PARANAGUÁ


Imagem: Facebook/Reprodução.

Imagem: Facebook/Reprodução.

Músicos, poetas e outros artistas vão se apresentar às 18 horas do próximo sábado (2), na Praça J.J Seabra, em Ilhéus, em frente ao Palácio Paranaguá, antiga da sede da prefeitura. A intervenção artística vai ser embalada por um protesto contra a demolição da “Barraca de Desenho”, que ficava perto da pista de skate da Avenida Soares Lopes e funcionava como ponto de apoio da Associação Ilheense de Esportes Radicais.

OS ILHÉUS DO ALHEAMENTO


Imagem do site do Parque Municipal Marinho de Ilhéus.

Imagem do site do Parque Municipal Marinho de Ilhéus.

Por Elisabeth Zorgetz

Elisabeth Zorgetz imagem do facebookHá pelo menos um ano, um companheiro de um ciclo de estudos dirigidos falava sobre a relevância simbólica a casa das centenas e os cinquentenários para que os grandes tributos e ações fossem realizados, sobre eventos já esperados. Não obstante, aqui estamos, aos 482 anos do município de Ilhéus desde que então assim conhecido, onde não poderia haver data mais entrecortada no tempo que o amigo propunha. Sendo assim, não farei qualquer homenagem. Muitos já a farão. A atitude mais correta que posso ter sobre minha cidade é colocar as perguntas e preocupações. Esboçar alternativas. Mas as respostas nunca são fáceis.

Há três anos atrás, a questão estava posta e latente em nossas vidas. Temos direito à cidade? Não era uma pergunta inocente ou solitária. Na verdade, todos poderiam se colocar em dúvida ou sentir seus efeitos em variados graus. Já a partir da década de 70 era uma demanda ouvida em todo o mundo. Lefebvre e Harvey, percussores contemporâneos desta interlocução, falavam sobre a mutualidade da transformação que ocorria entre sujeito e cidade. Em Ilhéus, com cerca de 15% da população vivendo em zonas rurais remanescentes da decadência na centralidade econômica da lavoura, o debate se aprofunda ao pensarmos o acesso destas pessoas aos equipamentos essenciais da garantia de direitos. 

Os desafios parecem verdadeiras fortalezas de reprodução e costume. O mercado imobiliário, e até mesmo as políticas de moradia popular operacionalizadas nos municípios, continuam a marginalizar moradores de baixa renda, empurrados para a periferia da cidade. No vasto entorno periférico, comunidades informais continuam a proliferar, com extremas dificuldades de usufruir de água, eletricidade e transporte público. A dimensão do problema em desenvolvimento humano toma seu verdadeiro tom quando nos deparamos com os relatórios sobre o precário sistema de esgotamento e distribuição de água. Segundo as informações, a estrutura em funcionamento, que não atende corretamente sequer metade da população, é reprovada em todas as suas avaliações. A segregação e a pobreza, no entanto, já tem muito a dizer. As reações ao declínio são guiadas pela moral protestante da prosperidade individual de forma desordenada, como se poderia esperar. Num sentido global, as cidade tem reificado o papel do mercado no processo de desenvolvimento urbano, perdendo o projeto coletivo do direito à cidade e as perspectivas para a sua implementação. Com exceções importantes, a cidade de Ilhéus é definida por dois gradientes, renda e formalidade. O segundo é referência imediata ao primeiro, erguido por uma cooperação desconfortável entre o passado estratificado, a governança pública mantenedora e o profissionalismo liberal do presente. Talvez não tão desconfortável como em outros ambientes, uma vez que Ilhéus produziu sua descendência em adaptações de dominação. Aqueles que não foram assistidos pelo emprego digno, muito menos pela formalidade das relações, precisaram aprender a viver sob a informalidade da geração de renda, justiça e administração, ao que a criminalidade e o tráfico se instalaram. Numa perspectiva menos complexa, é minha opinião pessoal que a completa negligência da segurança de vida das crianças e jovens nas periferias, desde a falta de qualidade no nascimento, à insuficiência de creches, escola de qualidade, alimentação escolar, equipamentos e programas esportivos e de lazer, deixaram gerações a esmo para que a marginalidade as levasse de bom grado. Não são as necessidades destas pessoas que estão movendo a demovendo a silhueta da nossa cidade.

:: LEIA MAIS »


VICE NÃO


Professora Carmelita.

Professora Carmelita.

Nos bastidores dos partidos é muito clara a certeza de que a professora Carmelita não serve nem como vice para a disputa da Prefeitura de Ilhéus. O desgaste do Partido dos Trabalhadores, a sigla mais implicada pelas investigações da Lava Jato, prejudica a presidente do diretório municipal do PT.

Além das prisões de nomes importantes do partido, o afastamento da presidente Dilma Rousseff deu ainda mais força ao antipetismo. E isso repercute negativamente para qualquer petista.

Por exemplo: correligionários influentes do grupo do deputado federal Bebeto Galvão (PSB), pré-candidato a prefeito de Ilhéus, não aceitam o nome de Carmelita como vice.

A falta de apoio e dívidas de campanha e com a justiça eleitoral também tornam improvável que Carmelita consiga manter uma candidatura própria à Prefeitura de Ilhéus.

A professora poderá surgir como vice se a cúpula estadual do PT, por meio do secretário de relações institucionais Josias Gomes, impuser isso.

Por outro lado, essa imposição parece incompatível com a necessidade do governo Rui Costa manter sua base política para as eleições de 2018. O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), vai chegar com força para a disputa, ainda mais se o impeachment de Dilma for confirmado pelo Senado. De olho nesse futuro próximo, a cúpula estadual do PT não tem condições de impor Carmelita como vice.

SINEBAHIA ITABUNA TEM 38 OPORTUNIDADES DE TRABALHO


Confira abaixo as novas oportunidades de emprego do Sinebahia Itabuna. As vagas ficarão disponíveis nessa terça-feira (28).

A agência funciona na unidade modelo da Avenida Inácio Tosta Filho, centro. Não esqueça de levar o número do PIS, PASEP ou NIS, Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

Analista de Recursos Humanos

Ensino Superior Completo

Experiência mínima de 6 meses na carteira

1 vaga

Assistente de Logística de Transporte

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses na função

1 vaga

Auxiliar de Depósito

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses na função

2 vagas

:: LEIA MAIS »

GALERA DO “BABA DO MANZO” PARABENIZA ILHÉUS


O "Baba do Manzo" faz parte da história de 482 anos de Ilhéus.

O “Baba do Manzo” faz parte da história de 482 anos de Ilhéus. Cidade comemora aniversário nessa terça-feira (28 de junho).

MINISTÉRIO DAS CIDADES LIBERA RECURSOS PARA REFORMA DO PARQUE SÃO JOÃO


Augusto destaca importância da audiência com o ministro no último dia 9.

Augusto destaca importância da audiência com o ministro no último dia 9.

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Itabuna, Augusto Castro, comemorou a liberação de recursos federais para as obras de reurbanização do bairro Parque São João, em Itabuna. O Ministério das Cidades autorizou crédito de R$ 246.550,00 para o projeto, que inclui saneamento básico e pavimentação de ruas. A parte de saneamento é de responsabilidade do município.

O dinheiro para a continuidade das obras no Parque São João foi uma das solicitações feitas ao ministro das Cidades, Bruno Araújo, pelo deputado Augusto Castro, em audiência no dia 9 de junho. Também participaram o deputado estadual Adolfo Viana, os federais João Gualberto e Jutahy Júnior e os vereadores itabunenses Chico Reis e José Silva, todos do PSDB.

O motivo principal da audiência foi pedir agilidade na execução das obras da barragem do Rio Colônia, mas também entrou na pauta a reurbanização do Parque São João, paralisada pelo governo municipal. “Essa liberação de recursos para o Parque São João já é um resultado concreto dos pedidos que fizemos ao ministro e uma demonstração de que é possível fazer as coisas acontecerem em Itabuna quando se tem vontade e disposição para trabalhar”, afirma Augusto.

Com relação à barragem, após ser informado sobre a grave crise de abastecimento em Itabuna e região, o ministro declarou que o projeto é prioritário e terá toda a atenção do governo federal. Araújo deverá vistoriar as obras em julho e anunciar novos repasses de verbas. Augusto tem defendido a contratação de um maior número de trabalhadores para que seja possível acelerar a construção da barragem.

GOVERNO JABES DISPENSA LICITAÇÃO PARA REINSTALAR APARELHOS DO TEATRO


Teatro Municipal de Ilhéus. Imagem: Val Cabral.

Teatro Municipal de Ilhéus. Imagem: Val Cabral.

No início de 2013, por recomendação de técnicos da prefeitura, o prefeito Jabes Ribeiro (PP) interditou o Teatro Municipal de Ilhéus. Vai reabri-lo após quase três anos e meio, nessa terça-feira (28 de junho), dia do aniversário de 482 anos da cidade.

Como não obteve êxito nos pregões que realizou, o governo decidiu dispensar licitação para reinstalar os equipamentos de som e luz do teatro.

A empresa Thayane Santos Magazine – ME será a beneficiária da contratação direta. Vai receber R$ 229.477,98 para prestar o serviço. O secretário de cultura Paulo Roberto confirmou o ato na última quinta-feira (23), a cinco dias da reinauguração. Segundo o governo, o processo seguiu as regras da Lei das Licitações (8.666/1993).

EMBASA REDUZ DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA PARA ZONA SUL DE ILHÉUS


Racionamento vai começar a partir dessa quinta-feira (30).

Racionamento vai começar a partir dessa quinta-feira (30).

Em nota divulgada na manhã dessa segunda-feira (27), a Embasa informou que os bairros da zona sul de Ilhéus também vão ser afetados pelo racionamento de água. A partir dessa quinta-feira (30), os locais atendidos por meio da barragem do rio Santana serão abastecidos apenas às terças, quintas, sábados e domingos.

Conforme a Embasa, o nível da represa da Estação Rio do Engenho/Pontal caiu mais de quarenta centímetros. “As chuvas dos últimos dias ainda não foram suficientes para a recuperação plena do manancial; caso isso aconteça, o fornecimento regular será retomado”, diz a nota. Leia a íntegra.

Oferta de água também será reduzida nas áreas atendidas pela estação de tratamento do Pontal

Com diminuição do nível da barragem do rio Santana, manancial que abastece 30% da cidade de Ilhéus e cuja água é tratada na estação do Pontal, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) decidiu reduzir preventivamente a oferta de água nos bairros da zona sul de Ilhéus e nos bairros do centro-norte (ver lista) que não foram atingidos pela redução de oferta iniciada no último dia 18/04. A partir do dia 30 de junho, haverá fornecimento de águas nessas áreas às terças, quintas, sábados e domingos. Esta é uma medida necessária para garantir a continuidade do fornecimento através da rede distribuidora enquanto durar a estiagem que atinge toda a região.

O nível da barragem do rio Santana apresentou uma diminuição de mais de 40 centímetros, indicando uma situação de alerta e exigindo dos técnicos da empresa a adoção de medidas restritivas na captação e no fornecimento de água tratada nos bairros que ainda não participavam do calendário de abastecimento. As chuvas dos últimos dias ainda não foram suficientes para a recuperação plena do manancial; caso isso aconteça, o fornecimento regular será retomado.

:: LEIA MAIS »

DANNY GLOVER VISITA COMUNIDADES AFETADAS PELA SAMARCO


Danny Glover.

James Early e Danny Glover.

A página do movimento Em defesa dos territórios frente a mineração divulgou a agenda do ator norte-americano Danny Glover no Brasil. Ele vai visitar hoje e amanhã lugares impactados pelo rompimento da barragem Fundão da Samarco/Vale/BHP Billiton. Na noite dessa terça-feira (28), participará de ato contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT).

Sensível às questões socioambientais, pediu para conhecer os distritos e cidades destruídos pela lama e conversar com os atingidos por essa tragédia. O ator é acompanhado pelo colega e compatriota James Early, ativista dos Direitos Humanos. Na região de Mariana visitarão os distritos de Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues – comunidades que foram totalmente destruídas pela lama do rompimento da barragem. Serão acompanhados por ex-moradores da localidade, que contarão como foram os momentos de terror do dia do rompimento, e como tem sido a vida desde então e as dificuldades nas negociações com a Samarco/Vale/BHP. 

A programação é organizada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação em Minas Gerais (Sindute), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Movimento pelos Atingidos por Barragens (MAB) e pela Frente Brasil Popular – MG.

OI RENEGOCIA DÍVIDAS PARA EVITAR FALÊNCIA


oi-multa-anatel_62518_1A Oi recorreu ao Judiciário para renegociar suas dívidas com credores nacionais e internacionais, além de débitos originados por multas de órgãos como a Anatel.

O passivo da empresa é de R$ 65,4 bilhões. Com o vencimento de parcelas no primeiro semestre de 2016, a Oi retirou R$ 8 bilhões do caixa para quitá-las.

Para não demitir funcionários nem correr o  risco de encerrar suas atividades, a companhia espera que a Justiça aceite o pedido de recuperação judicial apresentado na última semana, no Rio de Janeiro. Como a maior parte da dívida resultou de juros por operações de financiamento, a Oi pode conseguir abater até 70% com uma renegociação.

O jornalista Elio Gaspari publicou artigo sobre a história recente das telecomunicações no Brasil. Segundo ele, a trajetória da Oi é muito ilustrativa para compreender esse processo. Leia aqui.

Com informações da Folha de S. Paulo.

MJR VAI REFORMAR POSTO DE SAÚDE DO NELSON COSTA


 

Posto foi fechado devido à precariedade das instalações. Imagem de julho de 2015.

Posto foi fechado devido à precariedade das instalações. Imagem de julho de 2015/Blog Agravo.

A MJR Construtora LTDA-ME venceu licitação da Prefeitura de Ilhéus para reformar a unidade básica de saúde do bairro Nelson Costa. A empreiteira vai receber R$ 101.128,21 pelo serviço. O governo Jabes Ribeiro fechou o posto em agosto de 2015, porque a estrutura tinha diversos problemas que impediam seu funcionamento, como goteiras, infiltrações e paredes mofadas.

TEMER TRANSFERE R$ 12 MILHÕES DOS DIREITOS HUMANOS PARA A PRESIDÊNCIA


Michel Temer. Imagem: Estadão.

Michel Temer. Imagem: Estadão.

Após extinguir o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos como um dos primeiros atos do governo interino, o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) decidiu transferir a dotação orçamentária da pasta extinta para a Presidência da República.

Na última quinta-feira (23), o presidente interino publicou decreto para oficializar a transferência dos R$ 12.957.981,00 que seriam investidos em políticas de concretização dos direitos humanos. Além disso, encaminhou ao Congresso projeto de lei que deve autorizar crédito suplementar de R$ 73,5 milhões ao orçamento da Presidência para 2016.

Com informações do jornal Valor.

ALUGUEL DE CAMINHÕES E MÁQUINAS CUSTA R$ 1,4 MI AOS COFRES DE ILHÉUS


Imagem ilustrativa.

Imagem ilustrativa.

No último dia 17, a Prefeitura de Ilhéus fechou contrato de R$ 1.450.000,00 com a SC Cavalcanti – ME. Por seis meses, a empresa vai alugar caminhões e máquinas pesadas ao município, além de fornecer todos os recursos operacionais. O serviço atenderá demandas das secretarias de infraestrutura, transporte e trânsito, de meio ambiente e urbanismo, de administração, de serviços urbanos e do gabinete do prefeito.

CAMINHÃO RETIRA AREIA DA PRAIA DA AVENIDA


Imagem: Gentil Neto.

Imagem: Gentil Neto.

A imagem mostra um caminhão sendo carregado com areia da Praia da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. O autor da foto, Gentil Martins Neto, a publicou hoje (25) nas redes sociais para questionar por que o material é recolhido ali.

Segundo ele, o local fica alagado quando chove. É o mesmo lugar onde um professor da UESC registrou a presença de larvas do mosquito Aedes aegypti.

HUMOR: AGORA O PREÇO DO FEIJÃO CAI


Com alta dos preços, feijão de segunda vira alternativa. Imagem circula nas redes sociais.

Com alta dos preços, feijão de segunda vira alternativa. Imagem circula nas redes sociais.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia