SE NÃO RECUPERARMOS NASCENTES E ÁREAS DE PROTEÇÃO A ÁGUA VAI SECAR, AFIRMA PROMOTORA SECAS SERÃO MAIS FREQUENTES, CONSERVAR FLORESTAS E RESPEITAR AS LEIS É O CAMINHO, AFIRMA PROFESSOR DA UESC OTÁVIO FILHO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO




transporte ilegal
julho 2016
D S T Q Q S S
« jun    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 18 VAGAS DE EMPREGO NESSA SEXTA-FEIRA


Confira abaixo as vagas disponíveis nessa sexta-feira (29) na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Muitos candidatos se antecipam e preenchem as vagas por meio do site Mais Emprego.

Por esse motivo, acontece do pretendente ir até o SAC e não encontrar a oportunidade anunciada pelo Blog do Gusmão. 

Recomendamos aos candidatos que se cadastrem no site quando forem a uma agência do SineBahia.

Barman

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 01 Vaga

Manicure

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 3 meses de experiência

  • 01 Vaga

Auxiliar de Cabeleireiro

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 3 meses de experiência

  • 01 Vaga

:: LEIA MAIS »

REDE REALIZA CONVENÇÃO ELEITORAL EM ILHÉUS


José Nazal. Imagem: O Tabuleiro.

José Nazal. Imagem: O Tabuleiro.

A convenção da célula ilheense da Rede Sustentabilidade está marcada para o dia 5 de agosto (sexta-feira). O local será divulgado posteriormente.

No encontro, os membros do partido vão deliberar sobre as coligações majoritária e proporcional para as próximas eleições municipais.

Entre as pré-candidaturas da Rede em Ilhéus estão a de José Nazal a prefeito e a do Cacique Ramon a vereador.

FUTURO INCERTO PREOCUPA SERVIDORES DO HOSPITAL REGIONAL


Servidores não sabem o que o futuro lhes reserva após o fechamento do Hospital Regional.

Servidores não sabem o que o futuro lhes reserva após o fechamento do Hospital Regional.

O governo da Bahia pretende municipalizar o espaço onde hoje funciona o Hospital Geral Luiz Viana Filho, no Alto da Conquista, em Ilhéus. A ideia é que a prefeitura transforme o lugar numa maternidade. O Estado concentrará seus investimentos no novo Hospital da Costa do Cacau, cujo fim da construção está previsto para o primeiro semestre de 2017.

A falta de informações sobre os planos do governo Rui Costa para o destino dos servidores mobilizou a categoria. Médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde não sabem o que o futuro lhes reserva após o fechamento do hospital. Por isso se organizam para construir um amplo diálogo com os gestores públicos e a sociedade.

O objetivo dos servidores é garantir que todas as decisões sejam construídas num processo transparente e participativo, com o acompanhamento de órgãos como o Ministério Público do Trabalho, conselhos estadual e municipal de saúde, Ordem dos Advogados do Brasil, prefeitura, sindicatos e outras entidades.

Também querem a participação da comunidade ilheense no debate, “o que poderá ser viabilizado por meio de audiências públicas”, disse uma das três fontes que confirmaram as informações a este blog. A próxima reunião do grupo será na quarta-feira, dia 3.

ESCOLA BARÃO DE MACAÚBAS ESTÁ SEM AULAS HÁ 4 DIAS, AFIRMA MÃE DE ALUNO


Escola Barão de Macaúbas.

Escola Barão de Macaúbas.

A mãe de um aluno da Escola Barão de Macaúbas disse hoje ao Blog do Gusmão que seu filho e os colegas estão sem aulas desde segunda-feira (25). O colégio fica na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Baía do Pontal, na zona sul de Ilhéus.

A mãe pediu para não ser identificada. Segundo ela, a suspensão das aulas teria sido motivada pela queda de uma caixa d’água sobre o forro da cozinha da escola.

Nessa quinta-feira (28), conversamos por telefone com o secretário de educação Paulo Moreira. De acordo com o gestor, a caixa d’água não caiu. No entanto, técnicos da prefeitura identificaram a necessidade de reforçar a estrutura para garantir a segurança das pessoas que trabalham na cozinha.

O secretário foi informado que as aulas foram suspensas na terça-feira, não na segunda-feira. Segundo ele, as atividades da escola voltarão ao normal a partir de amanhã, dia 29.

BEBETO FAZ ALIANÇA COM A NEGAÇÃO DA HISTÓRIA


Luiz Henrique Uaquim e Bebeto Galvão.

Luiz Henrique Uaquim e Bebeto Galvão.

A aliança de Bebeto com o PMDB é contraditória. Essa contradição tem contornos sutis. De um lado, Bebeto – historiador negro que não pode negar a (r)existência de índios em Olivença. Do outro, o partido que é o porta-voz do preconceito contra a etnia tupinambá em Ilhéus. Não temos nada contra o engenheiro Luiz Henrique Uaquim (PMDB) do ponto de vista pessoal, contudo, não ignoramos o papel que desempenha como liderança anti-indígena.

A contradição é sutil, mas se estende por dois sentidos. Bebeto é um político negro. Isso, por si só, já o sujeita ao racismo enraizado na sociedade brasileira. Também é historiador. Assistiu aulas de etnografia brasileira no curso de história da UESC. Conhece o violento processo de etnocídio que se perpetua há cinco séculos contra os povos originários. Comunidades inteiras expulsas das suas terras e submetidas à colonização cultural, ao extermínio das suas tradições e identidades culturais.

A aliança com o PMDB de Uaquim representa muito para o Bebeto político, mas o Bebeto historiador vai na contramão da história.

PROPOSTA DO GLOBO “AFRONTA” CONSTITUIÇÃO, AFIRMA REITORA DA UESC


Reitora Adélia Pinheiro. Imagem: Blog do Thame.

Reitora Adélia Pinheiro. Imagem: Blog do Thame.

No último domingo (24), o jornal O Globo defendeu o “fim do injusto ensino superior gratuito”. No dia seguinte, publicamos artigo sobre a ideia da família Marinho. Ontem (27), a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) se juntou às posições críticas provocadas pela proposta.

Em manifesto assinado por sua presidente, a reitora Adélia Pinheiro (UESC), a entidade expressou “veemente repúdio ao teor do editorial veiculado pelo Jornal O Globo”.

A reitora refuta o argumento segundo o qual a gratuidade do ensino reforça injustiças sociais. De acordo com a presidente da ABRUEM, o jornal se baseia numa “falsa premissa”. Além disso, explica, a ideia do Globo “afronta o princípio constitucional consagrado pelo Inciso IV do Artigo 206 da Constituição Federal, rompendo com uma conquista do conjunto da população brasileira”.

Conforme o inciso mencionado, a “gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais” é um princípio constitucional.

Leia o manifesto.

:: LEIA MAIS »

BRASIL PERDEU 91 MIL POSTOS FORMAIS DE TRABALHO EM JUNHO


Imagem: Frederico Haikal.

Imagem: Frederico Haikal.

Da Agência Brasil

Em junho, 91.032 vagas de empregos formais foram fechadas no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados hoje (27) pelo Ministério do Trabalho. O resultado mantém a tendência de mais demissões que contratações no mercado de trabalho.

No entanto, o resultado melhorou em relação a junho de 2015, quando foram fechados 111.199 postos formais. No acumulado deste ano, o Caged contabiliza 531.765 vagas fechadas e, nos últimos 12 meses, o saldo chega a 1,765 milhão de postos com carteira assinada a menos.

O setor de serviços registrou a maior queda de vagas formais em junho deste ano, com fechamento de 42.678 postos de trabalho. O setor inclui a atividade bancária, transportes, comunicações, ensino e serviços médicos, por exemplo.

A indústria da transformação teve a segunda maior perda de postos, com fechamento de 31.102 vagas. A construção civil fechou 28.149 vagas e o comércio, 26.787 postos.

:: LEIA MAIS »

PMDB ANUNCIA APOIO AO PSB EM ILHÉUS


Reunião oficializou parceria na manhã dessa quarta-feira.

Reunião oficializou parceria na manhã dessa quarta-feira.

O engenheiro Luiz Henrique Uaquim abriu mão da candidatura a prefeito de Ilhéus. Ele e seu partido, o PMDB, decidiram caminhar ao lado do pré-candidato do PSB, o deputado federal Bebeto Galvão (PSB). Um encontro selou a união das legendas na manhã dessa quarta-feira (27).

Luiz Henrique Uaquim explicou que o apoio ao PSB considerou a necessidade de manter a unidade da oposição. “O povo de Ilhéus tem deixado claro que quer um novo modelo de gestão. Quem diz isso é a população. E é a população que decide. Mas para que isso seja concretizado é necessário que os partidos de oposição tenham essa consciência e garantam a unidade das forças para não permitir a fragmentação. Não enxergamos a política como um projeto de poder, o que está em jogo é um projeto de cidade e o futuro de Ilhéus. Nesse sentido, vemos em Bebeto uma representação mais legítima, coesa e sobretudo com força para vencer a eleição”.

O presidente do PMDB em Ilhéus, Chico Xavier, participou da reunião. Outros membros do partido, assim como do PSB, também marcaram presença. Bebeto agradeceu a confiança e o apoio dos peemedebistas. “O PMDB mostra que em política se olha para frente, que a prioridade nesse momento é devolver a autoestima do povo ilheense. E para isso é necessário que nos somemos numa só voz”.

MINISTRO DAS CIDADES VISITA OBRA DA BARRAGEM DO RIO COLÔNIA


Augusto e o deputado federal João Gualberto em audiência com o ministro.

Augusto e o deputado federal João Gualberto em audiência com o ministro.

Na tarde dessa quarta-feira (27), o ministro das Cidades, Bruno Araújo, vai visitar as obras da Barragem do Rio Colônia, em Itapé.

Também passará por Itabuna para conhecer as demandas do município na área de saneamento básico. Em junho, Araújo se reuniu com o deputado estadual Augusto Castro (PSDB), que o convidou para vir à região.

O deputado, que é pré-candidato a prefeito de Itabuna, espera contar com o Ministério das Cidades também para apoiar projetos para recuperar o Rio Cachoeira.

COMPRA DE ALIMENTOS VAI CUSTAR R$ 1,1 MI AOS COFRES DE ILHÉUS


alimentos imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa.

Um milhão, cento e quarenta e três mil e setecentos e noventa e cinco reais e quarenta centavos. Esse é o valor da compra de alimentos divulgada hoje (27) pela Prefeitura de Ilhéus.

Duas empresas venceram o processo licitatório. A empresa Noeval Santana de Carvalho vai fornecer os dois primeiros lotes da compra ao município por R$ 647.896,43. Os outros dois lotes serão fornecidos pela empresa Marileide S. Silva de Ilhéus – EPP, que receberá R$ 495.898,97.

Os dados são do Diário Oficial do Município.

A DÍVIDA PÚBLICA


Delfim NetoPor Delfim Neto/publicado hoje (27) na CartaCapital

governo, como qualquer um de nós, tem de pagar pelos bens e serviços que consome ou distribui. Se as suas despesas forem maiores do que as receitas, o resultado final será um déficit, que ele financiará vendendo bônus do Tesouro Nacional ao setor privado ou ao Banco Central. Como tem o monopólio da produção da moeda nacional, pode, potencialmente, cobrir qualquer déficit, mas não sem graves perturbações no equilíbrio geral da economia.

É da essência tanto do crédito privado quanto do público que deve existir um razoável grau de confiança entre quem empresta e quem toma emprestado. Crédito é, portanto, apenas o outro nome da confiança recíproca. A grande diferença entre o crédito privado e o público (o outro lado da dívida do governo) é que este exige muito maior confiança entre o credor, um agente privado, e o devedor, o Estado.

No caso do crédito público não há garantia real e, se o empréstimo for em moeda nacional, não há o risco de que não seja honrado, porque o próprio Estado é o monopolista criador da moeda que tem poder liberatório sobre todos os ativos, dois aspectos contraditórios da dívida pública que têm consequências.

:: LEIA MAIS »

CONCURSO DE ILHÉUS: PORTAL NÃO ATUALIZA GASTOS COM SERVIDORES


Imagem do Portal da Transparência de Ilhéus.

Imagem do Portal da Transparência de Ilhéus.

Na semana passada, publicamos matérias sobre as próximas convocações do concurso da Prefeitura de Ilhéus – leia aqui e aqui.

Mais de dez pessoas procuraram o blog para dizer que a prefeitura estaria renovando contratos temporários de professores, informação negada por Ricardo Machado, secretário de administração. 

Na manhã dessa quarta-feira (27), o Blog do Gusmão consultou o Portal da Transparência de Ilhéus. Nosso objetivo era levantar a lista de servidores com contratos temporários. Isso porque o secretário Ricardo Machado explicou que as próximas convocações do concurso serão realizadas para substituir os funcionários contratados temporariamente.

O portal, no entanto, não tem dados atuais sobre os gastos com salários. A última atualização diz respeito ao mês de março. Ou seja, não há informações sobre as despesas com servidores nos meses de abril, maio e junho. Assim, não é possível verificar no site a lista de servidores com contratos temporários.

Conforme a Lei Complementar 131/2009, esses dados devem ser mantidos atualizados. Caso contrário, o município pode ser impedido de receber transferências de recursos. Além do mais, isso evitaria as suspeitas dos aprovados no concurso sobre as supostas irregularidades da gestão.

PREFEITURA PODE USAR FORÇA PARA DESOCUPAR CENTRAL DA URBIS


Imagem: Gidelzo Silva/Secom-Ilhéus.

Imagem: Gidelzo Silva/Secom-Ilhéus.

A informação é do secretário de indústria e comércio de Ilhéus, Roberto Garcia, que concedeu ontem (26) entrevista ao programa O Tabuleiro, da rádio comunitária Conquista FM.

O secretário disse ao radialista Vila Nova que dez comerciantes ocupam irregularmente a Central de Abastecimento do Hernani Sá, na zona sul de Ilhéus.

De acordo com o secretário, o governo já tentou negociar a desocupação de forma pacífica, mas, os comerciantes insistem em permanecer no local.

Na manhã dessa quarta-feira (27), Vila Nova voltou ao assunto. Segundo ele, a desocupação terá o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. A ação poderá ocorrer ainda nesse semana.

O Blog do Gusmão tenta localizar os comerciantes notificados para ouvi-los. Pedimos que entrem em contato por telefone (73) 9 8844-4423 ou e-mail (emilio.gusmao@gmail.com). 

ESCOLA DE ILHÉUS VAI CUSTAR R$ 989 MIL ALÉM DO PREVISTO


Imagem ilustrativa.

Imagem ilustrativa.

No dia 13 de julho de 2016, o governo Jabes Ribeiro decidiu aumentar em R$ 989.454,98 o valor do contrato da Empresa Tecnológica Engenharia e Construções LTDA, responsável pela construção de uma escola municipal no Jardim Savóia, zona norte de Ilhéus.

Segundo o governo, esse aumento equivale a 24,96% do valor original do contrato. De acordo com a Lei 8.666/93, o reajuste chegou muito perto do limite legal de 25%. Conforme a prefeitura, o acréscimo foi necessário devido às mudanças do projeto inicial.

Os dados são do Diário Oficial do Município – confira aqui.

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 17 VAGAS DE EMPREGO NESSA QUARTA-FEIRA


Confira abaixo as vagas disponíveis nessa quarta-feira (27) na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Muitos candidatos se antecipam e preenchem as vagas por meio do site Mais Emprego.

Por esse motivo, acontece do pretendente ir até o SAC e não encontrar a oportunidade anunciada pelo Blog do Gusmão. 

Recomendamos aos candidatos que se cadastrem no site quando forem a uma agência do SineBahia.

Manicure

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 3 meses de experiência

  • 01 Vaga

Auxiliar de Cabeleireiro

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 3 meses de experiência

  • 01 Vaga

Massoterapeuta

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 3 meses de experiência

  • 01 Vaga

:: LEIA MAIS »

PREFEITURA DE ILHÉUS NEGA LICENÇA AMBIENTAL AO ATACADÃO


prefeitura de ilheus nova sedePor meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, a Prefeitura de Ilhéus indeferiu licença ambiental solicitada pela empresa Atacadão S/A.

Segundo a portaria publicada nessa segunda-feira (25), a empresa não apresentou documentação necessária “para análise ambiental da atividade pretendida”.

No mesmo dia, o governo Jabes Ribeiro negou licença ambiental ao empreendimento imobiliário da construtora OMR, também localizado à margem da rodovia Ilhéus-Itabuna.

Já a Cooperativa dos Produtores Orgânicos do Sul da Bahia obteve licença ambiental para comercializar cacau na Avenida Nossa Senhora da Vitória, zona sul de Ilhéus.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia