WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

secom bahia hospital sao jose

MÉDICA EXPLICA IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM A SAÚDE DOS OLHOS DENÚNCIA PEDE A CASSAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL DA PEDREIRA IGUAPE ENTREVISTA: O INÍCIO DO NOVO GOVERNO SEGUNDO JOSÉ NAZAL




impacto cred

transporte ilegal
maio 2017
D S T Q Q S S
« abr    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

ITACAREENSES VENCEM TRÊS CATEGORIAS DE CAMPEONATO DE SURF


FONTE: ASCOM/Itacaré.

FONTE: ASCOM/Itacaré.

Nesse último fim de semana (26, 27 e 28) aconteceu em Itacaré, na praia da Tiririca, a segunda etapa do Pena Little Monster, válida como etapa do Campeonato Brasileiro de Surf. Os itacareenses ganharam três das cinco categorias da competição, Jeronimo Barros na Sub 14, Rayan Fadul na Sub 12 e Matheus Neves na Sub 10. 

A segunda etapa do Pena Little Monster 2017 foi realizada com apresentação da CT Wax, patrocínio da Pena Surf Wear e Prefeitura Municipal de Itacaré, apoio da Federação Baiana de Surf e realização da Associação de Surf de Itacaré (ASI), Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Top 16 Promoções.

A terceira e última etapa da competição já está confirmada para os dias 15 a 17 de setembro na Praia do Forte, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

O circuito é promovido pela marca Pena Surf Wear desde 2014 para descobrir novos talentos do surfe brasileiro.

ILHÉUS: ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS SE REÚNEM EM DIA DE BRINCADEIRAS E FESTA


Imagem: Clodoaldo Ribeiro/ Secom-Ilhéus.

Imagem: Clodoaldo Ribeiro/ Secom-Ilhéus.

Nesse sábado (27), no Teatro Municipal, cerca de 1.500 alunos das escolas da sede e do interior de Ilhéus participaram do encerramento da Semana Mundial do Brincar, idealizada pela ONG Aliança pela Infância com parceria da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo principal foi resgatar as brincadeiras que evidenciam experiências lúdicas e dão às crianças seu lugar no tempo.

O evento contou com várias atividades como, musicoterapia, dança, desenho, contação de estórias, pintura facial, roda de capoeira, zumba infantil e brincadeiras folclóricas.

O projeto teve o apoio de estagiários da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da UNOPAR, animadores de festas infantis da cidade, do Soró, que forneceu pipocas, do Sesi e da Coelba. Cerca de 80 profissionais estiveram envolvidos.

ILHÉUS RECEBE A COMÉDIA “CHEGANDO JUNTO”


Imagem: SECOM/ILHÉUS

Imagem: SECOM/ILHÉUS

No próximo dia 8 de junho, a partir das 20 horas, o Teatro Municipal de Ilhéus recebe a comédia “Chegando Junto”, o espetáculo é do humorista Miguel Marques sob a direção do comediante Maurício Manfrini (Paulinho Gogó).

O ingresso pode ser adquirido na bilheteria do teatro ao preço de R$ 40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada).

REGIÃO DO DESCOBRIMENTO É A CAMPEÃ DE DESMATAMENTO, MOSTRA RELATÓRIO


Área de desmatamento em Santa Cruz Cabrália. Imagem: Diego Padgurschi/ Folhapress.

Área de desmatamento em Santa Cruz Cabrália. Imagem: Diego Padgurschi/ Folhapress.

Por Eduardo Geraque/publicado hoje na Folha de S. Paulo

O ciclo de destruição da floresta atlântica, que começou em 1500 por causa dos europeus, volta a ficar ativo na Bahia, revelam dados de um mapeamento florestal da ONG SOS Mata Atlântica e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Devido ao desmatamento no sul do Estado, a Bahia foi a campeã nacional de desmatamento da vegetação atlântica entre 2015 e 2016, segundo o atlas do desmatamento a que a Folha teve acesso.

No Estado, caíram 12.288 hectares de vegetação, um crescimento de 207% em relação à análise anterior, de 2014-2015. Três cidades do sul da Bahia -Santa Cruz de Cabrália, Belmonte e Porto Seguro- são responsáveis por metade desse total.

Bioma onde vivem 72% da população brasileira, a mata atlântica se estende, no Brasil, do Rio Grande do Sul ao Piauí.

:: LEIA MAIS »

ITABUNA: LBV PROMOVE DIA DE INCENTIVO À LEITURA PARA CRIANÇAS


Fonte: Divulgação.

Fonte: Divulgação.

Nessa sexta-feira (26) em Itabuna, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu um dia inteiro de atividades lúdicas e de incentivo à leitura para as crianças atendidas. A ação faz parte da Semana Mundial do Brincar, realizada pela Aliança pela Infância em todo o Brasil.

A programação contou com atividades de leitura, contação de histórias e brincadeiras para os pequenos, além de sorteio de livros, e música.

O Centro Comunitário está localizado na Avenida Gileno Amado, 135 — Caixa D’Água. Para outras informações, ligue: (73) 3212-6242.

CAMPEONATO DE SURF ACONTECE ATÉ DOMINGO EM ITACARÉ


Imagem: Divulgação.

Fonte: Divulgação.

A Praia da Tiririca, em Itacaré recebe a Segunda etapa do Pena Little Monster 2017, válida pelo Circuito Brasileiro Pro Junior. A competição teve inicio na sexta (26) e vai até domingo (28). O circuito, realizado pela marca Pena Surf Wear desde 2014, é uma das principais competições para as categorias de base do esporte no país.

O campeonato é  realizado com apresentação da CT Wax, patrocínio da Pena Surf Wear e Prefeitura Municipal de Itacaré, apoio da Federação Baiana de Surf e realização da Associação de Surf de Itacaré (ASI), Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e Top 16 Promoções.

O Pena Little Monster será transmitido ao vivo na internet pelo site da Pena.

ILHÉUS: PREFEITO PROCURA UMA SAÍDA PARA O IMPASSE ENTRE TAXISTAS E ALTERNATIVOS.


taxi

Hoje (27) pela manhã, o prefeito Mário Alexandre (PSD) se reuniu com o Sindicato de Taxistas de Ilhéus afim de encontrar uma solução que preserve o direito deles, mas que crie também oportunidade de trabalho e renda para as pessoas que sobrevivem fazendo transporte alternativo na cidade.

O prefeito afirma que a comunicação e o cumprimento da lei serão fundamentais para resolver esse impasse, “tenho estabelecido o diálogo para encontrar um caminho de paz e levarei esta conversa até a última instância por que represento um governo democrático e transparente…Só não abro mão que tudo ocorra dentro do que estabelece a lei.”

Os taxistas criticaram o que chamaram de “derrame” de novos alvarás e a criação de novas praças muito próximas uma das outras, ocorridos no final da gestão passada. O prefeito Mário Alexandre, além de não liberar cerca destes 25 alvarás, ainda determinou uma investigação para identificar os verdadeiros donos das concessões.

ESPETÁCULO DE TEATRO ACONTECE HOJE EM ILHÉUS


Teatro Popular de Ilhéus. Imagem: Clóvis Lunardi.

Teatro Popular de Ilhéus. Imagem: Clóvis Lunardi.

Neste sábado (27) ás 20 horas, estréia “Os fuzis da senhora Carrar”. A produção é do Grupo Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e vai acontecer na Tenda (espaço cultural localizado na Avenida Soares Lopes).

O espetáculo conta a história de Teresa Carrar, uma mãe que tenta manter a integridade dos filhos em meio à guerra civil espanhola.

Os ingressos para a estreia podem ser adquiridos, em horário comercial, na Papirus Livraria (Shopping It’art) e na bilheteria da Tenda a partir das 19 horas do sábado.

SINEBAHIA ITABUNA TEM 36 OPORTUNIDADES DE EMPREGO


Confira abaixo as novas oportunidades de emprego do Sinebahia Itabuna. As vagas ficarão disponíveis na próxima segunda-feira (30).

A agência funciona no Shopping Jequitibá. Não esqueça de levar o número do PIS, PASEP ou NIS, Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

Auxiliar Administrativo

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses na carteira com logística

1 vaga

Auxiliar Administrativo

Exclusiva para Pessoas Com deficiência

1 vaga

Auxiliar de limpeza

Exclusiva para Pessoas Com deficiência

1 vaga

Auxiliar de cozinha

Ensino Médio Incompleto

Experiência mínima de 6 meses na área

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS TEM RODA DE CONVERSA SOBRE O AUTISMO


Imagem: Gustavo Moreira. FONTE:Divulgação.

Imagem: Gustavo Moreira. FONTE: Divulgação.

Nesta sexta-feira (26), em Ilhéus, vai acontecer a terceira Roda de Conversa sobre autismo e dificuldade de aprendizagem. O evento é promovido pelo Centro de Apoio Universo do Aprender (CAUA), e será na sede da instituição, na Praça São João Batista, número 222, bairro Pontal, às 18:30.

São disponibilizadas 20 vagas. As reservas podem ser feitas no CAUA ou pelos telefones (73) 3231-2653/ 99100-2063/ 98871-6877.

A iniciativa gratuita é voltada para familiares, responsáveis ou cuidadores de crianças e adolescentes com alguma dessas condições.

NOTA DE JABES IGNORA ACUSAÇÕES DA OPERAÇÃO CITRUS


Prefeito Jabes Ribeiro.

Ex-prefeito Jabes Ribeiro.

No dia 22 de março o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP) participou do programa do radialista Gil Gomes, na Rádio Santa Cruz. Na ocasião, criticou as prisões da Operação Citrus e o Ministério Público do Estado da Bahia. Também se referiu a alguns dos presos como “companheiros”. Lembre aqui.

No domingo do dia das mães (14) o Fantástico, da TV Globo, exibiu matéria sobre a Operação Citrus. A reportagem associou as péssimas condições da escola de Piaçaveira com as acusações do Ministério Público sobre os supostos superfaturamento e desvios de dinheiro da Prefeitura de Ilhéus.

Ontem o ex-prefeito divulgou uma nota sobre a escola mostrada no Fantástico. No texto, disse que não conhecia a realidade dos estudantes de Piaçaveira e pediu desculpas à população de Ilhéus. No entanto, ignorou completamente as acusações do Ministério Público. 

Jabes parece ter mudado de postura em relação às investigações do Ministério Público. Se no dia seguinte ao das prisões teceu críticas duras à operação, agora decidiu se manter em silêncio sobre as acusações. 

VALDERICO VAI TER QUE DEVOLVER 13 MIL REAIS AO COFRES PÚBLICOS


Ex-prefeito Valderico Reis.

Ex-prefeito Valderico Reis.

Nessa quarta-feira (24) a 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) decidiu desaprovar as contas do convênio 177/2006, firmado entre a Prefeitura de Ilhéus e a Secretaria do Trabalho e Ação Social (SETRAS) para manutenção e realização de ações continuadas no âmbito do SUS.

Com o voto do relator do processo, conselheiro Pedro Henrique Lino, o tribunal impôs ao ex-prefeito Valderico Reis imputação de débito no valor de R$ 13.725, 37. A quantia deve ser devolvida acrescida de juros e correção monetária. 

PORTO SEGURO GANHA CENTRO DE REFERÊNCIA EM GLAUCOMA


Imagem:Rogério Naba.

Imagem: Rogério Naba.

A prefeita Cláudia Oliveira (PSD) participou de uma cerimônia no CENOE Hospital de Olhos, em Porto Seguro, que acabou de ganhar o título de Centro de Referência do Glaucoma na cidade.

Autoridades locais, vereadores, empresários e a secretária de Saúde do município, Edna Alves, também participaram da solenidade, que marcou a celebração do primeiro ano de atividades do CENOE em Porto Seguro. O título de Centro de Referência do Glaucoma chega justamente no mês em que se comemora o dia de combate à doença (26 de maio).

Cerca de 1 milhão de brasileiros têm glaucoma. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a doença atinge 2% da população acima dos 40 anos. “A evolução da doença é lenta. Se não for tratada, seu desfecho pode ser a cegueira total. A principal arma contra o Glaucoma é mesmo o acompanhamento”, alerta o médico oftalmologista Antônio Nogueira, diretor técnico do CENOE. “O Centro de Referência auxilia a população, por meio do SUS, a acompanhar o tratamento, realizando medições da pressão intraocular de forma rotineira”, explica.

O CENOE Porto Seguro realiza consultas, todos os tipos de exames e cirurgias. Para saber mais sobre os serviços oferecidos, basta consultar o site.

JABES PEDE DESCULPAS POR ESCOLA MOSTRADA NO FANTÁSTICO


PicsJoin_201752511252281

Jabes Ribeiro e a escola de Piaçaveira. Imagens: JBO e Secom-Ilhéus.

Na manhã desta quinta-feira (25) o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP) emitiu nota pública sobre a escola de Piaçaveira, localizada na zona rural de Ilhéus. Após reportagem do Fantástico, programa da TV Globo, as más condições da escola ficaram conhecidas por todo o Brasil.

Na nota, o prefeito se desculpou e afirmou que não tinha pleno conhecimento da situação da escola. Disse ainda que durante a sua administração reformou e ampliou quase cem unidades escolares. Leia a íntegra.

“Amigas e Amigos de Ilhéus.

Como é do conhecimento de todos, estou dedicado inteiramente ao tratamento para recuperação de minha saúde.

Tenho acompanhado, pelo noticiário, os últimos acontecimentos ligados à nossa cidade.

Vi, com tristeza, o do programa Fantástico e também fiquei indignado com a situação física da escola de Piaçaveira, na área rural. As explicações que me deram é que se tratava de imóvel particular e, portanto, a Prefeitura não poderia fazer investimentos.

A verdade é que eu não tinha conhecimento pleno dessa realidade. Mas isso não é suficiente. E aqui peço sinceras desculpas em nome do governo pela falha.

Essa triste realidade se arrasta há anos, perpassando várias administrações. Quero crer que o governo anterior ao nosso, que tinha como vice-prefeito Mário Alexandre e José Nazal como secretário, também não tinha conhecimento dessa indignidade. Mesmo agora, é razoável que o atual governo não soubesse da gravidade, pois, se assim fosse, não autorizaria o início do ano letivo no local.

Nossa administração, nos últimos quatro anos, reformou ou ampliou quase cem unidades escolares, na sede e no interior. A Escola do Salobrinho, por exemplo, que construímos com recursos próprios, possui 12 salas de aula, salas de diretoria, coordenação, secretaria, professores, almoxarifado, biblioteca, auditório, laboratório de informática, grêmio estudantil, cozinha, refeitório e pátio coberto.

Instalamos aparelhos de ar condicionado no IME central e, no plano pedagógico, recuperamos e atingimos o índice do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – para o Ensino Fundamental. Sempre atuamos com atenção prioritária à área da Educação.

Sei que há muito para ser feito. Como cidadão ilheense, espero que o atual governo – que recebeu a Prefeitura em melhores condições das que recebi em 2013 – possa avançar em benefício da nossa gente e, em especial, da juventude.

 Jabes Ribeiro”

ENTRE A DESREGULAMENTAÇÃO E O ARBÍTRIO: COMO FICARÁ O BRASIL NO CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO?


Caio-Pinheiro Por Caio Pinheiro Oliveira

Não restam dúvidas acerca da inabilidade moral do presidente Michel Temer para continuar governando o país. De igual forma, é impossível imaginar que nossos congressistas tenham condições de promover a refundação do nosso sistema político sobre o auspício da moralidade, embora existam políticos       sérios em todos os partidos.

Nesse momento catastrófico, o Brasil se depara diante de três possibilidades: a  primeira seria continuar nos descaminhos do governo Temer; a segunda, por intermédio de uma  eleição indireta, implicaria eleger um congressista simpático para os caminhos reformistas do atual  governo; e a terceira, pela qual tenho mais simpatia, seria a realização de eleições diretas.  

Entretanto, na possibilidade de haver eleições diretas, cabem as seguintes perguntas: essas eleições ocorreriam sobre as mesmas balizas jurídicas e financeiras das eleições anteriores? Isso não seria perpetuar um sistema viciado? O fisiologismo não venceria mais uma vez o desejo popular por mais moralidade na política? Bem, essas são indagações que todo cidadão deve estar apto a fazer, do contrário, continuaremos à deriva nas águas do achismo político.

Precisamos reformar a política e desqualificá-la enquanto atividade profissional. Se candidatar a um cargo eletivo deve ser um ato motivado fundamentalmente por convicções políticas e espírito de cidadania. Se somos corruptos, iremos sempre ver com naturalidade as práticas de corrupção, afora os momentos em que as mesmas são lesivas aos nossos interesses. É a velha máxima: de meus amigos tolero tudo, dos meus inimigos não aceito nada! :: LEIA MAIS »

PROFESSORES DA UESC APROVAM PARALISAÇÃO


Imagem: ADUSC

Imagem retirada do site da ADUSC.

Professores da UESC decidiram que vão paralisar suas atividades no dia 30 de maio, próxima terça-feira. A decisão foi aprovada durante assembleia de docentes realizada na última sexta-feira (19).

Segundo a Associação de Docentes da UESC (ADUSC), a data será marcada por atos de denúncia contra a intransigência do governo baiano após inúmeras tentativas de diálogo por parte da comunidade acadêmica. A paralisação vai ser em defesa das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) e dos direitos dos professores.

A assembleia aprovou também apoio às mobilizações contra as reformas previdenciária e trabalhista e contra o governo de Michel Temer (PMDB).



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia