MPF DENUNCIA NEWTON LIMA E LIDINEY CAMPOS POR DESVIO DE RECURSOS DA EDUCAÇÃO O ESTILO DO PODEROSO IRMÃO EX-COMANDANTE DA GUARDA MUNICIPAL DEFENDE O PORTE DE ARMA


agosto 2014
D S T Q Q S S
« jul    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  


faculdade madre thais

CÂMARA APROVA CONSTRUÇÃO DE CENTRO ESPORTIVO NO VILELA


Professor Gurita (PP). Foto: Alfredo Filho.

Professor Gurita (PP). Foto: Alfredo Filho.

No último dia 13, a Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou requerimento do vereador Alzimário Belmonte (Prof. Gurita – PP), que propõe ao executivo municipal a construção do Centro de Esporte e Lazer no bairro do Teotônio Vilela.

Para o Prof. Gurita,  “é importante para a comunidade a implantação deste instrumento como alternativa de acesso à prática de esportes, especialmente para a juventude, como um fomentador na formação educacional e cultural”.

Na proposição é sugerida a compra da área para a construção do centro. O terreno fica próxima ao Badaró e é da Igreja Batista Filadélfia.

ILHÉUS: CAMPANHA DE RUI COSTA NÃO DECOLA


Em Ilhéus, os aliados de Rui Costa estão engalfinhados enquanto persiste na timidez.

Em Ilhéus, os aliados de Rui Costa estão engalfinhados enquanto a campanha persiste na timidez.

Percebe-se que a campanha do petista Rui Costa ao governo da Bahia está fraca em Ilhéus.

O grupo do prefeito Jabes Ribeiro faz vistas grossas. A aproximação do vice-prefeito Cacá Colchões (PMDB) com a cúpula da oposição indica que o importante é buscar um guarda-chuva após as eleições. Apesar dos rumores de um provável rompimento entre Jabes e Cacá, observadores apostam que se o vice tiver seu espaço ampliado no governo, o desenlace não irá acontecer. De olho nas pesquisas, JR já estaria disposto a ceder mais espaço ao seu imediato, com a perspectiva de uma nova aproximação com o grupo de Paulo Souto.

Já o PT ilheense está mais preocupado com a reeleição do deputado federal Josias Gomes. Edinei Mendonça, dono do partido, gasta muito tempo com a fiscalização da dobradinha Josias e Ângela Sousa (deputada estadual do PSD). A “irmã Ângela” não é dada a honrar compromissos e isso preocupa os “companheiros”. Sem tempo para tocar a campanha de Rui Costa, Edinei está sempre com Marcão (filho muito esperto da parlamentar do “Deus Abençoe”).

Fora essas dificuldades, os aliados locais de Rui Costa não buscam um esforço em conjunto. A desconfiança entre jabistas e petistas é muito forte.

Na última semana, Edinei Mendonça pediu ao jabista Eduardo Sobral que viabilizasse estrutura ligada ao governo do município para ações eleitorais. Coordenador das campanhas dos candidatos de Jabes (Mario Negromonte Jr. e Eduardo Sales), Sobral disse que Enilda Mendonça (irmã de Edinei e presidente do sindicato dos professores) costuma denunciar o prefeito ao Ministério Público. Vendo um adversário em sua frente, afirmou: “Seu pedido não merece qualquer confiança”.

Enquanto isso, organizada pelo vice-prefeito, a campanha de Paulo Souto ganha as ruas de Ilhéus com volume e barulho.

Já a propaganda de Rui se resume a algumas placas espalhadas pelo centro e zona sul. A música da campanha (jingle) petista continua desconhecida e santinhos não sujam varandas e quintais das residências.

RADIALISTAS DE ILHÉUS ESTREIAM PROGRAMA INOVADOR


Equipe da Ubatã FM.

Equipe da Ubatã FM.

O Sul da Bahia receberá um projeto nunca visto na região! Com idealização de três profissionais de Ilhéus e a confiança da direção da Ubatã FM, o esporte será privilegiado com transmissões que farão história. José Maria, Robertinho Scarpita e Marinho Santos se juntam à emissora com abrangência em 144 municípios baianos e até fora do estado, para, enfim, o futebol regional ser bem retratado no sul baiano.

Com tudo pronto, a primeira transmissão ao vivo acontece será nesse domingo, 24, das 14h30 às 17h30, nas partidas Ibicaraí versus Itajuípe e Uruçuca contra Itabuna. O Intermunicipal 2014, disputado por 80 equipes, começou no dia 10 de agosto e vai até o dia 14 de dezembro.

A Ubatã FM pode ser sintonizada na frequência 91.9, pelo site ubatafm.com.br e pelo celular, no aplicativo da emissora. Fundada em 26 de dezembro de 1987, a rádio tem uma mega estrutura física, com um transmissor de 25.000 KW e uma equipe de ótimos profissionais.

Clique em leia mais para conhecer um pouco da história dos radialistas.

:: LEIA MAIS »

BEBETO PARTICIPA DE CAMINHADA NO VILELA


Bebeto Galvão. Foto: Mário Marques.

Bebeto Galvão. Foto: Mário Marques.

O candidato a deputado federal Bebeto Galvão (PSB) se prepara para uma grande caminhada em Ilhéus, no bairro do Teotônio Vilela, um dos mais populosos do município. O evento ocorrerá nesee domingo (24), com concentração a partir das 8h no final de linha de ônibus do bairro.

Ao lado dos quatro vereadores ilheenses que apoiam sua candidatura, além de centenas de lideranças de bairros da cidade, Bebeto vai percorrer as ruas do Teotônio Vilela e ao final da atividade, promoverá um ato público para reafirmar seus compromissos com a população.

“Em Ilhéus, a população do Vilela precisa ser tratada com uma atenção especial. E esse será um momento para ouvir novamente as principais reivindicações locais e traçar nossa atuação parlamentar de acordo com as prioridades dos moradores”, declara Bebeto.

JABES VETA PROJETO DE FISCALIZAÇÃO DO COMÉRCIO DE ÁGUA


Jabes Ribeiro e Lukas Paiva. Imagens: Alfredo Filho/Clodoaldo Ribeiro/Google.

Jabes Ribeiro e Lukas Paiva. Imagens: Alfredo Filho/Clodoaldo Ribeiro/Google.

Em 2013, o Vereador Lukas Paiva (PMN) apresentou projeto de lei que pretende obrigar o município a fiscalizar e avisar, por meio de placas, a situação das fontes minerais do território ilheense. O dispositivo também prevê a fiscalização da qualidade da água comercializada nos garrafões de 20 litros. A Câmara de Vereadores aprovou a proposta de modo unânime. O prefeito Jabes Ribeiro vetou.

Jabes alegou que o setor de vigilância sanitária da Secretaria de Saúde de Ilhéus já fiscaliza esse comércio conforme as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Segundo Lukas, o prefeito quer fugir da responsabilidade, pois a vigilância sanitária não fiscaliza o comércio de água com o rigor necessário. O parlamentar solicitou que a Câmara de Vereadores derrube o veto do alcaide.

Para Lukas Paiva, a preocupação maior é com a saúde dos consumidores. O vereador lembra que é comum vermos veículos estacionados perto do Banco da Vitória para transportar água de uma fonte que possui alto índice de coliformes fecais. “Quantas vezes passamos pela rodovia e vemos carros e mais carros enchendo esses vasilhames de 20 litros? Podem estar sendo comercializados como água mineral”, suspeita o vereador, que reapresentará seu projeto de lei na próxima terça-feira, 26. 

MPF DENUNCIA NEWTON LIMA E LIDINEY CAMPOS POR DESVIO DE RECURSOS DA EDUCAÇÃO


Ex-prefeito Newton Lima e ex-secretária de Educação, Lidiney Campos.

Ex-prefeito Newton Lima e ex-secretária de Educação, Lidiney Campos.

Os radialistas Robertinho Scarpita e Marinho Santos (Programa Tropa de Elite, Rádio Santa Cruz de Ilhéus) conseguiram cópia da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra os ex-gestores. Eles cederam o material a este blog. 

No último dia 23 de maio, o Procurador Ovídio Augusto Amoedo Machado, do Ministério Público Federal, apresentou denúncia à Justiça Federal contra o ex-prefeito Newton Lima, a ex-secretária de educação de Ilhéus, Lidiney Maria Ferreira Campos de Azevedo, e os empresários Bruno Degasperi  Silva, Ticiano Degasperi Silva e Wilson José da Silva Neto, sócios da empresa Expansão Empreendimentos Editorias Ltda. O MPF acusa todos pelo desvio de recursos federais da Educação Básica.

Em 2010, por meio de Inexigibilidade de Licitação, a Prefeitura de Ilhéus contratou a empresa para implantar o Sistema Municipal de Excelência no Atendimento a Rede (SEMEAR). O programa (software) deveria administrar os dados da rede de ensino da Secretaria de Educação de Ilhéus.

O Contrato Nº 390/2010, firmado entre a prefeitura e a EEE Ltda., custou R$ 2.568.120,00 ao erário e durou 2 anos, entre 21 de junho de 2010 e 20 de junho de 2012. Os recursos vieram do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

Conforme o MPF, a lei não permitia ao governo contratar esse serviço por meio de Inexigibilidade de Licitação, pois outros produtos disponíveis no mercado ofereciam recursos similares ou idênticos aos do Sistema SEMEAR. Dessa forma, a opção da prefeitura de não abrir concorrência para a contratação da licença não pôde ser justificada.

De acordo com o MPF, a falta de concorrência com outras empresas do setor contribuiu para que o contrato fosse superfaturado em até R$ 1.462.800,00 acima dos valores cobrados por outros fornecedores do mesmo serviço. Além de recursos similares, havia no mercado menores preços.

O valor pago pela Prefeitura de Ilhéus à  Expansão Empreendimentos Editorias é mais que o dobro dos preços cobrados por outras companhias do setor. O MPF listou cinco softwares cujas licenças custariam menos aos cofres públicos que a do SEMEAR. Sistemas de outras empresas, a exemplo do Gennera, Quality (SIGAA), ISCHOLAR, OMEGA e WPENSAR . Além disso, o ministério apurou que outros municípios contrataram serviços similares e optaram por realizar os procedimentos licitatórios que garantiram a ampla concorrência e a consequente economia dos recursos. 

Conversamos por telefone com a Professora Lidiney Campos. Segundo ela, todos os contratos que assinou como secretária de Educação receberam parecer favorável da Controladoria-Geral do Município e, naquela época, a secretaria não tinha a responsabilidade plena sobre a gestão dos recursos.

A ex-gestora afirmou que advogados já trabalham na sua defesa. Atendendo pedido da família, Lidiney prefere não se pronunciar de forma alongada sobre as acusações que envolvem o seu nome. 

Tentamos falar com o ex-prefeito Newton Lima, mas, não conseguimos os números dos seus telefones.

As 12 páginas do documento estão nos links a seguir : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12.

MARINA É LULA DE SAIAS


Marina e Lula 1

Por Alberto Carlos Almeida | publicado no jornal Valor em 22/08/2014

Quando Marina Silva foi escolhida candidata a vice na chapa de Eduardo Campos, tive a oportunidade de publicar um artigo nesta coluna cujo título era “Vice é Rubinho Barrichello”. Tratava-se de uma referência ao fato de que o vice não importa diretamente para o eleitor. Em minha argumentação, sustentada por dados, previa que Marina não teria a capacidade de levar votos para Eduardo Campos. Isto acontece porque os eleitores não votam por conta de apoios políticos. Marina de vice não é o mesmo que Marina na cabeça de chapa. Tanto isso é verdade que, agora que Marina foi alçada à condição de candidata a presidente, a intenção de voto em seu nome é bem maior que a de Eduardo Campos. A lição é simples: vota-se em Marina, mas não se vota no candidato apoiado por ela.

Outra lição pode ser retirada da subida meteórica de Marina nas intenções de voto: a absoluta irrelevância das máquinas políticas e do apoio dos políticos. Acreditar na força eleitoral do apoio de políticos é uma forma de pensamento mágico. A liderança de Marina nas pesquisas de intenção de voto para o segundo turno ocorreu sem que ela tenha tido sequer um mísero apoio de um governador de Estado, senador, deputado ou de qualquer máquina política partidária. Nem mesmo o apoio oficial do PSB aconteceu antes que ela tivesse alcançado a liderança, quando seu nome era confrontado com o de Dilma.

Na verdade, é bem provável que a partir de agora ocorra o inverso: muitas máquinas políticas vão apoiar Marina, porque ela está liderando as pesquisas de intenção de voto em segundo turno. Se isso acontecer, de nada servirá ao PSDB ter o controle dos dois maiores colégios eleitorais do Brasil, São Paulo e Minas, que, somados, entram com 34% dos votos válidos em eleições presidenciais. Todas as análises que relacionam força dos apoios regionais e favoritismo no voto nacional sempre estiveram erradas. O que ocorreu agora foi um episódio que revelou tal erro. Haverá quem revise tais análises e afirme que, para se manter competitivo nas intenções de voto, é preciso ter o apoio das máquinas regionais. Isso é algo que ainda será testado no decorrer da campanha.

Marina tem a atual força eleitoral por alguns motivos. O primeiro é que ela já foi votada por 20% do eleitorado brasileiro em 2010. Esta é a proporção de pessoas que entrou na cabine de votação, digitou o número de Marina, apertou a tecla “confirma” e ouviu o barulhinho que encerra o voto. O retorno de Marina à campanha eleitoral reaviva a memória do voto nesse eleitorado. Quem votou uma vez em Marina vota uma segunda com facilidade. O segundo motivo é que Marina ocupa o terreno da oposição, e aqueles que rejeitam o governo Dilma tendem a votar em candidatos de oposição. Quanto a isso, Marina disputa os mesmos eleitores de Aécio.

:: LEIA MAIS »

FRED GEDEON VAI RESPONDER PELO CRIME DE CALÚNIA, AFIRMA ALISSON


Vereador Alisson Mendonça. Imagem: Blog do Gusmão/Thiago Dias.

Vereador Alisson Mendonça. Imagem: Blog do Gusmão/Thiago Dias.

Nessa quarta-feira, 20, entrevistamos o vereador Alisson Mendonça (PT). Na última quinta-feira, 14, o ex-presidente do PDT de Ilhéus, Fred Gedeon,  dirigiu duras acusações contra o parlamentar – lembre aqui

Gedeon afirmou que Alisson compra votos e que montará um exército de pessoas com câmeras para comprovar a acusação.

Ainda de acordo com Fred, nessa eleição, Alisson apoia o deputado federal Felix Mendonça Júnior, presidente do PDT da Bahia e candidato à reeleição. Em troca, recebeu o comando municipal do partido para candidatar-se a prefeito em 2016. 

Daniel Mendonça, filho de Alisson, assumiu a vice-presidência do novo diretório municipal do PDT. Conforme Fred Gedeon, o advogado Fernando Hughes é o presidente do partido em Ilhéus, mas, atua como testa de ferro do vereador petista.

Na eleição de 2012, Alisson tentou candidatar-se a prefeito pelo PT. O partido optou pela candidatura da Professora Carmelita. O parlamentar foi eleito para seu quinto mandato e decidiu que não será mais candidato a vereador em 2016.

Blog do Gusmão – Vereador Alisson Mendonça, em entrevista aos radialistas Robertinho Scarpita e Marinho Santos, o ex-presidente do PDT de Ilhéus, Fred Gedeon, afirmou que o senhor comprou votos e que montará um exército para comprovar essa acusação.

Vereador Alisson Mendonça – Primeiro, ele vai responder pelo crime de calúnia. Segundo, ele dirige críticas à pessoa errada. Eu sou do PT. Ele deveria se dirigir ao presidente do PDT (estadual), partido do qual foi presidente (municipal) por mais de uma década. O que eu tenho a dizer é isso.

Blog do Gusmão – Fred Gedeon será cobrado judicialmente pelo que disse contra o senhor?

Vereador Alisson Mendonça – Sim, ele me caluniou e não tem prova. Ele não pode provar o que não ocorreu. Não me resta fazer outra coisa, se não interpelá-lo judicialmente para que provar esse crime que me imputa. Quanto ao batalhão que vai colocar para me vigiar, creio não ser tão grande, pois esse batalhão faltou a ele em todas as eleições que tentou entrar na Câmara. 

BG – O senhor pretende se candidatar a prefeito de Ilhéus pelo PDT?

Alisson Mendonça – Eu nunca fui candidato de mim mesmo, ao longo desses cinco mandatos. Na eleição passada, quis ser candidato a prefeito e tentei ser o candidato do meu partido, o Partido dos Trabalhadores. Não consegui.

Até as eleições de 2016, se eu quiser ser prefeito, novamente terei que tentar ser o candidato do Partido dos Trabalhadores. Ou, em outubro do ano que vem, me desfiliar do partido, entregar o mandato, já que ele pertence ao PT, e me filiar a outro partido e concorrer. São essas as minhas alternativas.

Até hoje eu nunca lancei candidatura a prefeito de Ilhéus sozinho e isolado. Não vai ser agora, com 50 anos de idade e o acúmulo da experiência que adquiri ao longo desses mandatos, que farei alguma coisa sem o apoio necessário.

BG – O senhor decidiu apoiar o deputado federal Félix Mendonça Jr, candidato à reeleição pelo PDT?

Alisson Mendonça – O que existe de concreto, na movimentação, é uma declaração que fiz e repito aqui: não serei mais candidato a vereador.

Eu tenho um agrupamento político importante. Tanto é que esse grupo conseguiu cinco mandatos consecutivos em uma cidade importante para a Bahia, como é Ilhéus. Por conta da minha decisão de não ser mais candidato a vereador, muitas dessas lideranças querem candidatar-se ao legislativo e acharam por bem se agrupar para fazer a militância orgânica dentro do PDT, que os acolheu.

O objetivo deles é transformar o PDT, através do presidente Fernando Hughes, que foi militante do partido e saiu por não concordar com algumas decisões. Essa turma quer organizar o partido, fazer que o PDT deixe de ser cartorial para discutir os problemas de Ilhéus, ação que os partidos orgânicos da cidade fazem. Parte desse grupo, que me acompanha, migrou para o PDT, com esse intuito: abrir aqui (na câmara) três ou quatro vagas e discutir eleição para a prefeitura, e tudo mais da vida normal de um partido.

As versões é que tentam contaminar o imaginário popular. Há devaneios e outras versões de adversários políticos. É do jogo da política. Os fatos são esses: eu continuo no PT e o PDT é hoje presidido por um velho militante, Dr. Fernando Hughes, que é meu amigo.

BG – A presença do seu filho na vice-presidência da comissão provisória do partido é um indício de que o senhor pretende deixar o PT e ser candidato a prefeito pelo PDT?

Alisson Mendonça – Não, absolutamente. Daniel gosta da militância política. Lá em casa todos me acompanham na vida política. Daniel é um daqueles que também acha que deve se fazer uma militância orgânica dentro de um partido, discutindo os problemas da cidade. Ele é um desses integrantes do grupo que migrou para o PDT objetivando desenvolver essas atividades.

POLÍCIA FEDERAL INTIMA JOSÉ SERRA A DEPOR SOBRE CARTEL


Candidato a senador José Serra (PSDB-SP).

Candidato a senador José Serra (PSDB-SP).

A Polícia Federal intimou o candidato a senador do PSDB-SP, José Serra, a depor sobre contatos que manteve com empresas ligadas ao cartel dos trens paulistas. O esquema teria ocorrido entre 1998 e 2008. O tucano governou São Paulo de 2007 a 2010. 

A PF investiga se o candidato cometeu irregularidades para contratar as empresas Alstom e CAF. O Cartel teria superfaturado 11 licitações avaliados no total de R$ 2,8 bilhões, com prejuízo de R$ 850 milhões para o erário.

De acordo com o inquérito da Polícia Federal, três das onze licitações teriam sido superfaturadas durante o governo de José Serra. 

Conforme a assessoria do candidato, Serra estranha a inclusão do seu nome na lista de intimados a depor às vésperas da eleição sobretudo depois que o Ministério Público Estadual e até o procurador-geral de Justiça arquivaram a investigação. Para o tucano, o vazamento da informação que ele foi intimado a depor obedece motivação política.

Com informações da Folha de S. Paulo.

VEJA CENSURA COLUNISTA APÓS COMENTÁRIO INFELIZ


Constantino.

Constantino.

O colunista Rodrigo Constantino escreveu que a jornalista Miriam Leitão deveria pedir desculpas ao país por ter sido uma “comunista” que queria transformar o Brasil numa “imensa Cuba”.

Rodrigo criticou o depoimento de Miriam Leitão ao Observatório da Imprensa. Ela disse que gostaria de receber um pedido de desculpas das Forças Armadas. Como o contexto da fala da comentarista de economia da TV Globo remetia ao período da ditadura civil-militar, quando foi torturada, a declaração do colunista “pegou mal”. O editor da Revista Veja solicitou que Constantino tirasse seu texto do site do veículo. Ele obedeceu.

No Twitter, Rodrigo explicou o episódio e reforçou seu ataque contra Miriam Leitão. “A pedido do editor da Veja.com, retirei do ar (…) Ainda acho que ela deveria fazer um reconhecimento público de que não lutava por uma democracia e não era uma heroína, mas faço isso em outra ocasião”, escreveu.

Com informações da Revista Fórum.

WAGNER AUTORIZA OBRAS DE DUPLICAÇÃO NAS BRs 101 E 116


Jaques Wagner. Foto: Manu Dias.

Jaques Wagner. Foto: Manu Dias.

Nessa sexta-feira, 22, em Feira de Santana, o governador Jaques Wagner e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, vão assinar a ordem de serviço para a duplicação das rodovias BR 101 e BR 116.Antes da solenidade, eles concederão entrevista coletiva à imprensa, às 10h, no Ibis Hotel, localizado no bairro São João.

Serão 165 quilômetros de duplicação da BR-101, com R$ 834 milhões em investimentos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A estimativa de conclusão da obra é de dois anos. 

Além da BR-101, será autorizado também o início das obras de duplicação da BR-116 Norte, que sai de Feira de Santana, no sentido de Serrinha. Serão seis lotes, sendo o primeiro do anel oeste de Feira (que liga a BR-324 à BR-116). O objetivo do empreendimento é a ampliação da capacidade e da segurança da BR-116 no trecho entre a divisa do Estado de Pernambuco e a cidade de Feira de Santana, na Bahia. O investimento será de R$ 297 milhões.

ILHÉUS: CONFIRA AS VAGAS DO SINEBAHIA NESSA SEXTA


Confira abaixo as vagas disponíveis nessa sexta-feira, 22, na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9h.

Auxiliar Administrativo

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 6 meses de experiência

  • Vaga Exclusiva para PCD

  • 2 vagas

Orientador Fisiocorporal

  • Formação: Ensino Superior Completo

  • Educação Física

  • 6 meses de experiência

  • 1  vaga

Cobrador

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • Vaga exclusiva para PCD

  • 2 vagas

:: LEIA MAIS »

REFORMA ESTILO “PODEROSO IRMÃO”


Escola Osvaldo Ramos, em reforma. Carteiras escolares no meio de entulhos. Falta de planejamento

Reforma da Escola Municipal Osvaldo Ramos. Carteiras escolares no meio de entulhos, ano letivo paralisado e falta de planejamento. Imagem: Emilio Gusmão.

A pedido de alguns pais de alunos, nessa quarta-feira, dia 20, este blog visitou a Escola Municipal Professor Osvaldo Ramos, próxima da Associação 19 de Março, na Avenida Itabuna, em Ilhéus.

Há 40 dias, as aulas dessa unidade de ensino foram suspensas para que o prédio fosse reformado. Os estudantes, todos do ensino fundamental I (antigo primário), não foram enviados para outro endereço, ou seja, estão no prejuízo.

A falta de planejamento é notória. A recuperação poderia acontecer nas férias escolares. Nas rádios, o Prefeito Jabes Ribeiro (PP) questiona paralisações dos professores, com a justificativa de que prejudicam os alunos. Contudo, a gestão do próprio não possibilita anos letivos sem interrupções.

Trabalhadores da construção civil, que labutam no prédio sem equipamentos de segurança, disseram que a obra do Osvaldo Ramos atrasou por falta de material. Indagados sobre a conclusão, afirmaram que a partir da próxima semana, alguns alunos retornarão às salas, mesmo com o serviço incompleto.

O vereador Alisson Mendonça (PT) disse a este blog que as reformas das escolas municipais seguem o estilo do “poderoso irmão”. O braço direito de JR comanda as intervenções diretamente. Segundo o parlamentar, as licitações são “dirigidas” e os materiais utilizados são de péssima qualidade. “Não há escrúpulos”, disse.

Alisson também comentou a responsabilidade da secretária de educação. Na opinião dele, Marlucia Rocha poderá responder judicialmente pelas irregularidades. Apesar de não acompanhar as reformas, ela assina notas de recebimento de materiais sem fazer a devida conferência. “A professora não manda na secretaria e aceita as intromissões do “poderoso irmão”.

Segundo o parlamentar, a outros exemplos suspeitos. “No povoado de Lava-Pés, a escola está fechada para reforma. O serviço foi paralisado e os equipamentos estão largados num pequeno quarto, sem condições de conservação”, acusou.

Ontem, às 17h30min, estivemos na secretaria de educação para tentar ouvir Marlucia Rocha. O seu recepcionista disse que ela não poderia nos atender, pois estava em reunião.

MISSA DE SÉTIMO DIA EM MEMÓRIA A “SEU CAZUZA”


Seu Cazuza.

Seu Cazuza.

Será realizada amanhã, dia 22, sexta-feira, a missa de sétima dia em memória do aposentado José Barbosa Nascimento (“Seu Cazuza”) que faleceu no último dia 15.

A celebração acontecerá na Igreja São Batista, no Pontal, às 19 horas.

“Seu Cazuza” faleceu aos 77 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

Durante muitos anos ele trabalhou no Instituto Municipal de Educação (IME) do Pontal.

Deixou seis filhos, incluindo o ex-secretário de saúde de Ilhéus, Uildson Nascimento.

ILHÉUS: SECRETARIA DE SAÚDE CONVOCA APROVADOS EM SELEÇÃO


Acesse a lista de convocados no link abaixo.

Acesse a lista de convocados no link abaixo.

A Secretaria de Saúde de Ilhéus convocou um novo grupo de candidatos aprovados em sua última seleção simplificada. Todos têm até amanhã (sexta-feira, 22) para comparecer no setor de recursos humanos da prefeitura (no prédio anexo). 

A relação de documentos exigidos está no edital – acesse aqui. A lista de convocados está disponível na segunda página deste link.

SINEBAHIA ITABUNA OFERECE 29 VAGAS DE EMPREGO


Confira abaixo as vagas do Sinebahia Itabuna atualizadas nessa quinta-feira, 21.

A agência do Sinebahia está localizada na Rua Jorge Amado, S/N, Bairro Lomanto Junior, sede da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – SETTRAN (ponto de referência: antigo aeroporto da cidade).

Não esqueça de levar o número do PIS, PASEP ou NIS, Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. O horário de funcionamento é das 7h às 15h30m. As senhas são distribuídas a partir das 6h.

Auxiliar Mecânico – 02 vagas

Experiência comprovada na CTPS

Ensino médio completo

Sexo masculino

Se possível ter curso, mas não é obrigatório

Automóvel – carreta/muck

Auxiliar de padeiro – 01 vaga

Experiência comprovada na CTPS

Ensino Médio Completo

Sexo: masculino

:: LEIA MAIS »

BRICS: UMA ALIANÇA QUE SE CONSOLIDA


Lula destPor Luiz Inácio Lula da Silva

Depois de sediar com eficiência e hospitalidade aquele que já é considerado um dos melhores mundiais de futebol de todos os tempos, o Brasil foi anfitrião de outro importante encontro internacional, a VI Cúpula de Chefes de Estado dos BRICS, realizada em Fortaleza e Brasília de 14 a 16 de julho.

O termo BRICS foi cunhado para designar um grupo de países emergentes — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — que tiveram acelerado desenvolvimento a partir da virada do século e se tornaram um dos motores do próprio crescimento global, sobretudo depois de 2008, com a eclosão da crise financeira norte-americana e europeia.

Ao lançar o acrônimo BRICS, o economista Jim O’Neill queria chamar a atenção para as oportunidades de negócios abertas aos investidores globais nessas cinco grandes nações. Afinal, elas contam com quase 40% da população mundial, conseguiram criar fortes mercados internos e plataformas exportadoras e em menos de vinte anos, segundo o FMI, saltaram de 5,6% para 21,3% do PIB mundial.

Essas oportunidades continuam a existir e se tornaram ainda maiores devido aos inúmeros projetos de modernização e expansão da infraestrutura e do aparato produtivo que os BRICS já estão executando ou vão executar nos próximos anos. (Só no Brasil serão investidos até 2018 mais de 400 bilhões de dólares em usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, refinarias de petróleo, ferrovias, rodovias, gasodutos etc.). Sem falar no potencial de expansão de seus mercados internos, graças à incorporação ao mundo do trabalho e do consumo de milhões de pobres e excluídos. Tudo isso leva os analistas — apesar da recuperação muito lenta dos países desenvolvidos, que tem impacto conjuntural negativo em todas as economias — a ressaltarem a solidez e as perspectivas favoráveis a médio e longo prazo de todos os países que compõem os BRICS.

As nações do grupo, no entanto, foram muito além da atração de investimentos. Lembro- me de que nos reunimos pela primeira vez em junho de 2009, na Rússia — os Presidentes Medvedev, Hu Jintao, Singh e eu próprio — e decidimos transformar o que não passava de uma sigla em uma efetiva articulação econômica, geopolítica e estratégica para favorecer o crescimento de nossos países e de seus parceiros regionais e, ao mesmo tempo, impulsionar uma nova agenda de desenvolvimento multilateral e de reforma da governança global.

Nossos países já estavam empenhados na integração africana, latino-americana e asiática como pressuposto de um mundo multipolar. Além disso, tiveram papel-chave na criação do G-20, o primeiro foro multilateral relevante a dar o devido peso aos países do sul. E propunham a reforma da velha ordem internacional estabelecida em Breton Woods, em 1944, cuja inadequação às realidades do mundo contemporâneo constitui, na prática, um entrave ao progresso compartilhado do planeta. (Basta dizer que, em 1944, a China estava à beira de uma guerra civil, a Índia nem sequer existia como país independente e quase todo o continente africano era constituído de colônias europeias).

Os defensores do status quo internacional, refratários a qualquer iniciativa que busque tornar mais justa a ordem econômica e política mundial, tentaram desqualificar os BRICS alegando que não se tratava de uma aliança crível, dado o seu caráter heterógeno e “artificial “, que seus membros estão geograficamente distantes uns dos outros, além de possuírem interesses nacionais contraditórios, e que, por isso mesmo, nada de concreto e significativo poderia surgir do grupo.

A cúpula de Fortaleza e Brasília — que teve como tema o crescimento com inclusão social e sustentabilidade — acaba de desmentir categoricamente tais prognósticos. Ela demonstrou que os países emergentes superaram as posturas meramente reivindicatórias do passado e assumiram de vez um papel proativo no cenário internacional. Nela foram tomadas decisões não apenas concretas, mas claramente inovadoras, que vão desde as facilidades de comércio até o combate aos crimes cibernéticos. Mas as principais medidas foram a criação de um banco de desenvolvimento com capital inicial de 50 bilhões de dólares para financiar projetos de infraestrutura e plantas industriais sustentáveis e um fundo de reservas de 100 bilhões de dólares para ajudar os países membros em eventuais crises de liquidez. Iniciativas que reforçam a já sólida situação financeira dos integrantes do grupo, e facilitam a sua cooperação em outras áreas, como a energética e a cientifico- tecnológica.

Essa atitude inovadora estende-se também ao modelo democrático de governança que será adotado pelos dois organismos, nos quais os cinco países terão idêntico peso, com presidências rotativas e deliberações obrigatoriamente por consenso.

Assim como a África do Sul havia feito com seus vizinhos na Cúpula de Durban, a Presidente Dilma Rousseff, cuja determinação e capacidade negociadora foram fundamentais para os acordos conseguidos, convidou para o encontro de Fortaleza todos os chefes de Estado Sul-americanos, deixando claro que a atuação do Brasil nos BRICS se dá a partir do compromisso estratégico que o país tem com a integração regional. Além dos dirigentes políticos, o evento contou também com a participação de centenas de lideres empresariais, sociais e intelectuais dos nossos países.

Não tenho dúvidas de que as decisões tomadas pelos BRICS, além de úteis aos países membros e seus parceiros, terão uma incidência benéfica na própria governança global. Não são medidas reativas, mas criativas; não são contra ninguém, mas a favor do crescimento global e de uma comunidade internacional cada vez mais inclusiva e equilibrada.

(Luiz Inácio Lula da Silva é ex-presidente do Brasil, que agora trabalha em iniciativas globais com Instituto Lula e pode ser seguido em facebook.com/lula)

CONCURSO PARA AGENTE PENITENCIÁRIO ABRE 18 VAGAS EM ILHÉUS


Concurso abriu 490 vagas em toda a Bahia.

Concurso abriu 490 vagas para toda a Bahia.

O Governo da Bahia divulgou edital de concurso público para o ingresso de 490 homens e mulheres na carreira de Agente Penitenciário, por meio do curso de formação da categoria. Esse será o primeiro certame do estado com a reserva de 30% do total das vagas para candidatos que se declararem negros ou pardos, conforme o Decreto nº 15.353, publicado no último dia 11.

O prazo de inscrição está aberto e terminará no próximo dia 28. A taxa é de R$ 60. As inscrições devem ser realizadas no site do  Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (acesse aqui). 

O concurso distribuiu as vagas assim: Salvador e Região Metropolitana (286), Feira de Santana (51), Paulo Afonso (20), Ilhéus (18), Jequié (28), Vitória da Conquista (17) e Teixeira de Freitas (70).

Entre essas cidades, a prova não será aplicada apenas em Vitória da Conquista. O exame está previsto para o final de setembro. O salário inicial para o cargo de Agente Penitenciário é de R$ 1.776,69, por jornada mínima de 36 horas semanais. 

O edital do concurso está disponível neste link.

PARALISAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL É ILEGAL, DECIDE O TJ-BA


policia civilDa Ascom da Polícia Civil

O Tribunal de Justiça da Bahia publicou, nesta quarta-feira (20), decisão do juiz Moacyr Montenegro Souto que decretou a ilegalidade da paralisação de 72 horas da Polícia Civil, deflagrada pelo Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (Sindpoc). 

O magistrado atendeu liminarmente ao pedido do Estado da Bahia baseado em jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que proíbe a realização de movimento paredista pelos policiais civis. A sentença determinou ainda a suspensão imediata da greve e o retorno dos membros da categoria ao trabalho, sob pena de multa diária de R$ 30 mil ao sindicato. 

O Sindipoc pode recorrer da decisão judicial no prazo de 15 dias.

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 48 VAGAS DE EMPREGO


Confira abaixo as vagas disponíveis na quinta-feira, 21, na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9h.

Auxiliar Administrativo

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 6 meses de experiência

  • Vaga Exclusiva para PCD

  • 2 vagas

Vendedor de Serviços

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 6 meses de experiência

  • 5 vagas

Orientador Fisiocorporal

  • Formação: Ensino Superior Completo

  • Educação Física

  • 6 meses de experiência

  • 1  vaga

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia