WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Quinta-Feira, 19 de Julho de 2018
prefeitura ubaitaba
master class cenoe faculdade madre thais

O SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO QUE FEZ ANA MARIA BRAGA GRITAR

Ana Maria Braga. Imagem: GLOBO/MAURICIO FIDALGO.

Golden Trip de Brasília, manhã de um dia de trabalho qualquer.

O secretário de administração de uma bela cidade litorânea chega ao hotel para conversar com dois representantes de uma empresa pública. A dupla estava hospedada no mesmo apartamento.

Depois de falar com os recepcionistas, o secretário recebe autorização para subir até o leito 606, no sexto andar.

Após usar o elevador e bater três vezes, a porta do apartamento é aberta.

Saudações cordiais e costumeiras, os três decidem sentar nas duas camas ainda desforradas.

– Preciso que vocês dois gravem meu contato no Whatsaap. Pode ser? –

– É claro! – Responde um e o outro balança a cabeça positivamente.

Ao perceber que cada um manuseava celular, o secretário pediu os aparelhos abruptamente, levantou-se e foi em direção ao aparelho de TV ligado na Globo. Ana Maria Braga brincava com o Louro José e o som não incomodava.

Depois que localizou o controle remoto, no móvel abaixo da tela, o secretário de administração aumentou o volume no nível máximo, posicionou os celulares próximos à TV, se aproximou bem dos representantes da empresa – já surpresos – e disse, – Nosso governo está disposto a buscar esse recurso. Vamos entregar tudo que for necessário, mas queremos 15% do bruto. Sem isso, vamos deixar pra lá -.

Ana Maria Braga, após degustar um prato qualquer, gritou “Hum”. O Louro José, alegre, começou o balanço limitado de fantoche.

O texto acima é ficção. Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência.  

.

CANAIS DO BAIRRO HERNANI SÁ ESTÃO ABANDONADOS. A COMUNIDADE TAMBÉM É RESPONSÁVEL

Canal do Hernani Sá abarca sujeira. Imagem enviada por morador.

Moradores do bairro Hernani Sá, em contato com o Blog do Gusmão, manifestaram grande aborrecimento com a situação de abandono dos canais de água pluvial.

Desde o último governo Jabes Ribeiro até o de Marão, os canais não recebem manutenção da Prefeitura de Ilhéus.

A água que deveria correr, está parada. O mau-cheiro, ratos, baratas e muriçocas perturbam a comunidade.

Moradores relataram que máquinas da prefeitura tentaram fazer a limpeza, mas o serviço foi malfeito. “Ao invés de tirar a sujeira, quebraram parte do passeio”, lamenta um dos reclamantes.

Diversos pedidos foram encaminhados, inclusive ao prefeito Mario Alexandre, sem sucesso.

Prefeitura não dá manutenção e parte da comunidade joga lixo nos canais. Imagem enviada por morador

 

Comentário do blog.

A prefeitura é a principal responsável, mas vários moradores também são culpados pela sujeira. Diariamente são jogados nos canais móveis velhos, entulhos de construções, garrafas de plástico e de vidro, diversos tipos de resíduos sólidos e até fezes de animais domésticos.

Não adianta fazer a limpeza se a comunidade não tratar os canais como se fossem o quintal de casa. Em Ilhéus, a maioria das pessoas considera que as áreas públicas são espaços de “ninguém”.

As associações de moradores podem ajudar muito na conscientização coletiva, reivindicando estrutura para campanhas educativas e indo até as escolas conversar com estudantes e professores.

Infelizmente, grande parte das associações se preocupa apenas com a promoção de festas. Vivem na prefeitura exigindo estrutura para eventos, enquanto a sujeira toma conta das ruas.

A estrutura administrativa de Ilhéus não é suficiente para as demandas de todos os dias. Esse fator somado à incompetência habitual da gestão não consegue resolver os inúmeros problemas, por mais que muitos sejam simples.

O poder público não dá conta sozinho, por isso, as comunidades devem assumir o papel de corresponsáveis.

.

CASO SATÉLITE REMO: MPT ABRE INQUÉRITO PARA INVESTIGAR PROCESSO TRABALHISTA

Antigo terreno do clube à margem da baía do Pontal. Imagem: Ascom/Câmara de Vereadores de Ilhéus.

A procuradora Marselha Dellian, do Ministério Público do Trabalho, instaurou inquérito civil para investigar o processo trabalhista que culminou no leilão realizado em 2006, da antiga sede do Satélite Esporte Clube de Remo, localizada à margem da Baía do Pontal, em Ilhéus.

A questão trata de uma disputa entre os sócios do clube e o casal Maria do Carmo Farias e José Bispo dos Santos (pais do ex-vereador Dero e atuais proprietários da sede). No dia 10 de março deste ano, o Blog do Gusmão publicou reportagem ampla e criteriosa sobre o assunto.

No despacho de 15 de junho passado, a procuradora considera não haver dúvidas “de que os fatos denunciados podem representar grave ofensa ao ordenamento jurídico, pois, apontam para a utilização de um instrumento público para fins ilícitos, além de uma transgressão ao princípio da boa fé processual”. 

O procedimento do MPT é o primeiro passo para questionar legalmente como o casal conseguiu a sede do Satélite. Vale ressaltar que até a presente data, não há qualquer decisão da justiça capaz de colocar em dúvida a conduta dos atuais proprietários e do ex-vereador Dero.

.

SINEBAHIA ITABUNA OFERECE 28 OPORTUNIDADES DE TRABALHO

Confira abaixo as oportunidades de emprego do Sinebahia Itabuna. As vagas ficarão disponíveis nesta quinta-feira, 19.

A agência funciona no Shopping Jequitibá. Não esqueça de levar o número do PIS, PASEP ou NIS, Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

Vagas exclusivas para Itabuna (19.07) 

AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (PCD)

Exclusivo para pessoas com deficiência

Não exige escolaridade

Não necessita experiência

5 VAGAS 

OPERADOR DE TELEMARKETING (PCD)

Exclusivo para pessoas com deficiência

Ensino Médio Completo

Não necessita experiência

10 VAGAS 

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses na carteira

Deve ter facilidade com matemática

1 VAGA 

(mais…)

.

UBAITABA: MPF INVESTIGA COMPRA DE VANS ESCOLARES

Imagem ilustrativa.

O procurador Tiago Modesto Rabelo, do Ministério Público Federal, encontrou fortes indícios de fraude, com possível superfaturamento e sobrepreço, numa licitação realizada pela Prefeitura de Ubaitaba, em julho de 2017, para a compra de vans escolares pagas com recursos federais do FUNDEB.  A denúncia foi publicada neste blog.

Em despacho assinado no dia 12 de junho deste ano (veja aqui), Tiago Rabelo encaminhou a ocorrência à Procuradoria Regional da República (1ª região) para que seja investigada.

Vale ressaltar que o caso ainda será apurado, ou seja, até a presente data não há decisão judicial com provas e condenação.

Por volta das 21h24min., mantivemos contato com a assessoria de comunicação da prefeita Sueli Carneiro (Suka). Até o momento de finalização dessa postagem a resposta não havia chegado.

Atualizado às 15h18min. A prefeitura de Ubaitaba enviou nota de esclarecimento.

A Prefeitura de Ubaitaba reitera que não foi notificada ou intimada por quaisquer órgãos do Ministério Público Federal (MPF) acerca de suposta “notícia de fato”. Também reafirma sua disposição em responder a quaisquer questionamentos no foro adequado se vier a ser notificada/intimada em processo regular de acordo a legislação em vigor no Estado Democrático de Direito.

A administração mantém-se firme no propósito de cumprir sua missão institucional de zelar pelo erário e atender as demandas da população de Ubaitaba. Além disso, continua serena e tranquila pelo compromisso assumido pela gestão de honestidade nos atos e processos públicos, responsabilidade e transparência.

POLÍCIA MILITAR PRENDE DUPLA SUSPEITA COM CINCO CELULARES E UM REVÓLVER

A dupla suspeita (Otávio Amaral e Mateus Magalhães). Imagens: Polícia Militar.

Policiais militares da 68º CIA, de Ilhéus, prenderam Otávio Ramos Amaral e Mateus Vinícius Santos Magalhães. A prisão ocorreu na manha desta quarta-feira, 18, na Avenida Canavieiras.

Segundo a PM, a dupla carregava uma mochila preta com cinco celulares de procedência duvidosa, um revólver Taurus calibre 32 sem os documentos de porte e seis munições. Uma mota Honda CG Titan, placa PKV 3066, servia de transporte para os dois indivíduos e por isso foi apreendida. Os homens foram encaminhados à delegacia (7ª Coorpin).

A PM recomenda às pessoas cujos celulares foram roubados nos últimos dias que tentem fazer a identificação dos indivíduos a partir das fotos, e caso os reconheçam, se dirijam à delegacia com os documentos necessários (incluindo a nota fiscal), para tentar recuperar os aparelhos e prestar queixa contra os acusados.

MADRE THAÍS OFERECE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL, MARKETING E GESTÃO DE PESSOAS

Faculdade Madre Thaís. Imagem: Jonildo Glória.

A Faculdade Madre Thaís (FMT) vai iniciar no dia 17 de agosto a primeira turma de Pós-Graduação em Gestão Empresarial, Marketing e Gestão de Pessoas. O curso tem por objetivo o desenvolvimento da capacidade de analisar, estruturar e sintetizar as informações relacionadas à área de gestão nos eixos Empresarial, Marketing e Gestão de Pessoas, oferecendo instrumentos que permitam ao participante uma maior eficiência no processo decisório de uma empresa.

O curso terá duração de 15 meses, carga horária total de 420 horas e com encontros mensais (final de semana).

As vagas são destinadas a profissionais com diploma de nível superior das diversas áreas, que desejam atingir novos níveis de formação acadêmica e profissional e que aspirem a cargos executivos em suas empresas ou para a qual está inserido e que busquem conhecimento nas áreas do curso.

As inscrições ainda podem ser efetivadas pelo site ou presencial, no Núcleo de Pós-Graduação da Faculdade situada na Avenida Itabuna, nº 1491, Ilhéus.

Vestibular

As inscrições para o Vestibular 2018.2, da Faculdade Madre Thaís podem ser efetivadas na secretaria da Faculdade bem como no estande no It’Art Center, no Calçadão D. Pedro II, até sábado , 21, e as provas serão realizadas no domingo, 22, das 9 às 13 horas.

As vagas estão disponíveis nos turnos matutino e noturno nos cursos de bacharelado em Administração, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Gestão em RH, Logística, Serviço Social, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Farmácia, Gastronomia, Arquitetura e Urbanismo, Cacau e Chocolate.

Convênios

(mais…)

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 07 OPORTUNIDADES DE TRABALHO

Confira abaixo as vagas de emprego disponíveis nesta quarta-feira, 18, na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Muitos candidatos se antecipam e preenchem as vagas por meio do site Mais Emprego.

Por esse motivo, acontece do pretendente ir até o SAC e não encontrar a oportunidade anunciada pelo Blog do Gusmão.

Recomendamos aos candidatos que se cadastrem no site quando forem a uma agência do SineBahia.

GERENTE DE ESTOQUE

Superior completo em Administração, Logística ou Gestão de Estoque

Experiência em CTPS

01 VAGA 

AUXILIAR DE LABORATÓRIO

Curso técnico em Laboratório ou Enfermagem

Conhecimento em Informática

Experiência em CTPS

01 VAGA 

CONFEITEIRO

Ensino fundamental completo

Residir preferencialmente na zona Sul

Experiência em CTPS

01 VAGA 

(mais…)

.

SINEBAHIA ITABUNA OFERECE 35 OPORTUNIDADES DE TRABALHO

Confira abaixo as oportunidades de emprego do Sinebahia Itabuna. As vagas ficarão disponíveis nesta quarta-feira, 18.

A agência funciona no Shopping Jequitibá. Não esqueça de levar o número do PIS, PASEP ou NIS, Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

Vagas exclusivas para Itabuna (18.07)

AGENTE DE VENDAS DE SERVIÇOS (PCD)

Exclusivo para pessoas com deficiência

Ensino Médio Incompleto

Não necessita experiência

1 VAGA 

AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (PCD)

Exclusivo para pessoas com deficiência

Não exige escolaridade

Não necessita experiência

5 VAGAS 

OPERADOR DE TELEMARKETING (PCD)

Exclusivo para pessoas com deficiência

Ensino Médio Completo

Não necessita experiência

10 VAGAS

(mais…)

.

EX-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO ILHEENSE DE SURF PROPÕE METAS PARA O ESPORTE

Dirceu Góes. Imagem: Blog do Anderson.

Em novo texto enviado ao Blog do Gusmão, o ex-presidente da Associação Ilheense de Surf, Dirceu Góes, expõe sua opinião sobre o esclarecimento da denúncia relacionada a um evento de surf em Olivença, que teria custado ao município R$ 197 mil.

O episódio foi devidamente explicado, não restando nada, a esse respeito, que possa desabonar a conduta do governo do prefeito Mario Alexandre.

No texto abaixo, Dirceu Góes, amante e entusiasta do surf, propõe metas para o esporte em Ilhéus.

Caro Emílio Gusmão,

O episódio do pagamento de R$197 mil pela Prefeitura de Ilhéus para um campeonato de surf que não houve serviu para destacar, na minha ótica, três pontos de vista e incentivar o debate sobre o assunto.

Primeiro, destaco o contrato fiduciário jornalístico do Blog do Gusmão com os seus leitores ao denunciar o patrocínio nebuloso e depois investiga-lo, por conta própria, ao ponto de detectar a amplitude da ordem de pagamento de nº 4381, para saber que bancou infraestrutura de atividades diversas. Essa é uma das facetas da responsabilidade social que se espera do jornalismo sério e comprometido com a verdade dos fatos.

Segundo, que o surf é um esporte praticado em Ilhéus ao longo dos últimos 44 anos e, por isso mesmo, muito querido de várias gerações que se divertiram e ainda se divertem nas ondas das praias do Norte, do Centro, do Sul e em Olivença. Na cidade há quem realmente ame o surf e saia em sua defesa todas as vezes em que se detecte qualquer ameaça à sua integridade. Nesse aspecto, em meu nome e no de Pauletty Campos reafirmamos o nosso compromisso com o esporte.

Terceiro, mostra-se urgente e necessário que a Secretaria de Turismo e Esportes do Município, associada à Secretaria de Comunicação, definam e divulguem qual a política de fomento aos esportes em Ilhéus. Com isso, vão possibilitar que as associações legalmente estabelecidas possam vir a contar com o apoio e parte do patrocínio garantidos pela prefeitura para a realização dos eventos esportivos programados por essas entidades.

Particularmente no que diz respeito ao surf, já passou da hora de um encontro em conjunto dos dirigentes da Associação Ilheense de Surf e da Associação de Surf de Olivença com os gestores municipais, em vista de promover competições que possam revelar novos atletas, movimentar o comércio e o turismo em nossas praias, além de projetar Ilhéus, mais uma vez, no cenário do surf brasileiro.

Atenciosamente,

Dirceu Góes.

.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DISCUTEM AMPLIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DE ABROLHOS

Observação da baleia jubarte no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Imagem: Instituto Baleia Jubarte.

Do site O Eco.

O Presidente do ICMBio, Paulo Carneiro, afirmou nesta segunda-feira, 16, que as audiências públicas para discutir a ampliação do Parque Nacional Marinho de Abrolhos “estão previstas para ocorrer ainda neste segundo semestre de 2018”. O calendário de audiências públicas foi interrompido em maio de 2012. A declaração foi divulgada em matéria no site do ICMBio, após uma reunião entre Carneiro e o Presidente da Comissão Especial de Governança dos Oceanos da OAB-RJ, Leandro Mello Frota.

O órgão, responsável pela administração das unidades de conservação federais, afirma ainda que “a proposta de ampliação do Parque Nacional de Abrolhos segue normalmente e necessitando ainda de aprofundamentos quanto ao melhor entendimento quanto aos diferentes usos ocorrentes no território como um todo. Para tanto estão em processo de finalização estudos que visam sanar lacunas importantes neste sentido”.

Leia mais.

ROTA DO CHOCOLATE FORTALECE TURISMO E NEGÓCIOS

Fazenda Provisão, localizada à margem do Rio Almada, no distrito do Rio do Braço. Imagem: Secom/BA.

Além da produção de chocolate na região sul do estado, o turismo rural também se constitui numa alternativa para a economia. A conservação do meio ambiente garantida pelo cultivo do cacau, que necessita de sombras, e a exuberância da natureza são atrativos para turistas do Brasil e do Exterior.

Para consolidar o turismo rural, o Governo do Estado está implantado a Rota do Chocolate, o primeiro roteiro turístico temático da Bahia, que  abrange os municípios de Ilhéus e Uruçuca e a Rodovia Jorge Amado (Ilheus-Itabuna).

No roteiro, os turistas conhecerão a cultura do cacau e a produção do chocolate, por meio de visitas a fazendas de cacau com acervo histórico-arquitetônico, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental.

Prédio antigo, típico da elite do cacau, que persiste no distrito do Rio do Braço. Imagem: Secom/BA.

A Fazenda Yrerê, localizada às margens da rodovia Ilhéus-Itabuna, é um exemplo bem sucedido deste novo processo. A fazenda atrai cerca de 2.500 turistas por ano, que visitam áreas de produção de cacau, do cultivo à colheita, e também degustam o chocolate produzido na fazenda, além de outros produtos regionais, como doces e artesanatos. A Yrerê foi indicada pela Embratur como um dos melhores produtos do segmento turístico no país.

Com informações da Secom/Bahia.

PROCESSO DE PAGAMENTO ESCLARECE CAMPEONATO DE SURF CUSTEADO PELO GOVERNO MARÃO

Nesta segunda-feira, 16, o Blog do Gusmão recebeu o processo de pagamento nº 4381, da Prefeitura de Ilhéus à empresa Pazini, que esclarece a realização de um campeonato de surf, em 2017, custeado em parte pelo município.

De acordo com o processo, os R$ 197 mil mencionados pelo blog equivalem ao pagamento de estrutura montada nos seguintes eventos: campeonato de surf amador (realizado de 14 a 16 de abril na Praia do Norte), jogo comemorativo do Colo-Colo, confraternização da AMO, evento beneficente na quadra esportiva de Olivença, aniversário de Mãe Carmozina, tenda para turistas e munícipes em ponto de ônibus no Centro Histórico, evento Igreja Morada do Porto, evento IX Bingo do Boi e Festejos de São Jorge.

Dessa forma, os documentos provam que não houve destinação de recursos públicos da Prefeitura de Ilhéus para um campeonato de surf realizado em Olivença. Assim como não houve o evento, conforme assegurou a Associação Olivença de Surf, o governo do Prefeito Mario Alexandre também não o custeou. 

Na reportagem inicial, este blog se baseou em “consulta de pagamento de empenho” informada ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), que não informa a descrição dos eventos com estrutura paga pelo erário. Só por meio do processo de pagamento ficou provado que o governo municipal não cometeu erros a esse respeito.

Clique aqui para visualizar o processo. 

O compromisso do Blog do Gusmão é com a busca incansável da verdade simples. Movidos por este princípio, fomos a fundo buscar mais informações para elucidar o fato, dada a grande repercussão na opinião pública.

Vale ressaltar que o processo de pagamento não nos foi passado por pessoas do governo Mário Alexandre, tampouco da empresa Pazini. Veio à tona por meio do nosso trabalho de jornalismo investigativo, cujo objetivo maior é zelar pela correta aplicação dos recursos públicos.

.

DECISÃO DO TJ-BA OBRIGA GOVERNO MARÃO A DESLIGAR SERVIDORES CONTRATADOS

Prefeito Mário Alexandre. Imagem: Pimenta.

Nesta segunda-feira, 16, o Tribunal de Justiça da Bahia manteve a liminar concedida pelo juiz Alex Vinicius Miranda (da 1ª vara da fazenda pública de Ilhéus), no dia 20 de setembro de 2017, que determinou a suspensão imediata das contratações feitas pelo prefeito Marão.

O voto da desembargadora Silvia Zarif, seguido pelos demais membros da turma julgadora, negou provimento ao recurso (agravo de instrumento) movido pela Prefeitura de Ilhéus.

A ação popular foi movida por Karoline Vital Góes, Arnaldo Souza dos Santos Júnior e Rosana
Nascimento Almeida, candidatos aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura de Ilhéus, em 2016.

Leia a decisão.

Página 1 de 1.6851...Última »