ANTES DE EXONERAR SERVIDORES, JABES É OBRIGADO A NEGOCIAR COM SINDICATOS, AFIRMA PROCURADOR DO MPT COM ETTINGER NA SECRETARIA DE SAÚDE, HOSPITAL DE BASE TEVE QUEDA DE 5 MILHÕES NA ARRECADAÇÃO




maio 2015
D S T Q Q S S
« abr    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO HERNANI SÁ GANHA NOVA COBERTURA


Imagem: Gidelzo Silva/Secom-Ilhéus.

Imagem: Gidelzo Silva/Secom-Ilhéus.

De acordo com a Prefeitura de Ilhéus, a montagem da nova cobertura da Central de Abastecimento do bairro Hernani Sá vai ser concluída nos próximos dias. A COELBA apoia o projeto que também prevê a padronização das barracas da feira. 

Conforme o secretário de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, a COELBA iniciará a instalação da nova rede elétrica após a reforma da cobertura. Enquanto isso, a prefeitura vai demolir construções irregulares, restaurar o piso e os banheiros da central e padronizar seus 72 boxes. 

O governo busca uma parceria para revitalizar a praça que fica ao lado da Central de Abastecimento do Hernani Sá. O programa “Adote uma praça” pode viabilizar o projeto atraindo uma empresa interessada em associar sua marca aos valores da responsabilidade social. 

CAMACÃ: FÁBRICA DA MALWEE É INTERDITADA POR FALHAS DE SEGURANÇA


Imagem: Gente e Mercado.

Imagem: Gente e Mercado.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) interditou a fábrica da Confecções Camacan Ltda,  responsável pela fabricação de produtos Malwee. A interdição não prejudicará o pagamento dos salários dos cerca de 750 empregados da unidade.

“Decidimos por expedir a notificação recomendando a imediata suspensão das atividades na fábrica, porque constatamos na inspeção realizada nessa quinta [29] um grande número de falhas graves no cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho dentro da unidade. Esses descumprimentos mantêm os funcionários em risco constante de acidentes, como de esmagamento e prensagem das mãos, cortes e lacerações dos dedos e inalação de substâncias cancerígenas”, explica o procurador do trabalho Ilan Fonseca.

O procurador inspecionou a fábrica em Camacã acompanhado por um perito e dois servidores do MPT. Segundo Ilan Fonseca, a Malwee já foi inspecionada diversas vezes e, em todas as ocasiões, “foram encontradas inúmeras irregularidades”. Mesmo notificada, a empresa não “se mobilizou para corrigi-las”.

O MPT avalia a possibilidade de acionar a Justiça do Trabalho com pedido de indenização por danos morais coletivos. 

TAXISTAS DE ILHÉUS TÊM PRAZO DE 15 DIAS PARA REGULARIZAR ALVARÁS


Imagem: Gidelzo Silva/Secom-Ilhéus.

Imagem: Gidelzo Silva/Secom-Ilhéus.

A Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran) de Ilhéus convocou permissionários do serviço de táxi que estão com pendências nos alvarás para regularizarem a situação. Os taxistas têm 15 dias para se apresentar ao órgão, localizado na Avenida Governador Roberto Santos, nº 86, bairro Esperança. 

O chefe da Sutran, João Carlos Dias, informa que a regularização é importante para que a autorização para explorar o serviço não seja suspensa em definitivo.

Documentos exigidos: cópias dos documentos do veículo, alvarás de circulação, cartões de identificação (empregador e empregado), carteiras de habilitação e profissional (apenas para contratados como empregados), título de eleitor e comprovante de residência atualizado, foto 3×4 recente, atestado de antecedentes criminais fornecido pela Justiça Federal, certidão negativa liberada pela Justiça da Bahia, cursos de qualificação (relações humanas, legislação de trânsito, direção defensiva e primeiros socorros) e a inscrição como autônomo no INSS.

TJ-BA QUER OUVIR GOVERNO JABES E CÂMARA DE ILHÉUS SOBRE AUMENTO DO IPTU


O prefeito Jabes Ribeiro e a imagem do despacho do desembargador Aliomar Silva.

Jabes Ribeiro e o despacho do desembargador Aliomar Silva Britto.

O desembargador Aliomar Silva Britto, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), deu prazo de cinco dias para que a prefeitura e a Câmara de Vereadores de Ilhéus apresentem explicações sobre o aumento do IPTU. Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pelo Conselho Seccional da OAB na Bahia motivou a decisão publicada nessa sexta-feira (29).

Entre outras críticas ao reajuste do imposto, a OAB argumenta que ele violou o princípio constitucional da capacidade contributiva dos cidadãos. 

A Prefeitura de Ilhéus justificou a alteração na planta genérica de valores alegando que os preços estavam congelados há 17 anos. O prefeito Jabes Ribeiro (PP) sancionou o novo código tributário no dia 26 de dezembro de 2014.

TRABALHADORES PROTESTAM CONTRA AJUSTE FISCAL E TERCEIRIZAÇÃO


Imagem: Luiz Carlos.

Imagem: Luiz Carlos.

Sindicatos filiados à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e à Central Única dos Trabalhadores (CUT) realizaram uma série de manifestações nessa sexta-feira (29). Os atos marcaram o Dia Nacional de Paralisação,

Por volta de 4h da madrugada, diretores do Sindicato dos Têxteis e Calçadistas realizaram manifestação nas fábricas da Penalty e Trifil. Depois seguiram para a ADEI (Administração dos Estádios de Itabuna) e CODETI (Central Operacional de Transporte). Os trabalhadores protestaram  contra o projeto de terceirização (PL 4330) e pela revogação das medidas do ajuste fiscal.

Os manifestantes fizeram barreiras humanas para bloquear o acesso à ponte que liga os quatro pontos de Itabuna, com objetivo de chamar atenção da sociedade para os perigos da pauta regressiva do Congresso Nacional e da gestão econômica do governo Dilma Rousseff. 

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 14 VAGAS DE EMPREGO NESSA SEGUNDA-FEIRA


Confira abaixo as vagas disponíveis na próxima segunda-feira (1º de junho), na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Serviços Gerais

(Exclusiva para PCD)

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 6 meses de experiência

  • 1 Vaga

Auxiliar de Linha de Produção

(Exclusiva para PCD)

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 1 Vaga

Relações Públicas

  • Formação: Ensino Superior Completo

  • 6 meses de experiência

  • 1 Vaga

:: LEIA MAIS »

CURSOS PROFISSIONALIZANTES GRATUITOS EM ITABUNA


senacA Prefeitura de Itabuna e o Serviço Nacional de Comércio (SENAC) abriram 200 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos de auxiliar administrativo, recepcionista, vigilante e operador de microcomputador.

O programa é destinado prioritariamente às famílias assistidas por serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Divisão da Juventude e rede SUAS.

O curso de vigilante exige idade mínima de 18 anos e os demais, 17. Os candidatos passarão por triagem obedecendo a critérios técnicos e específicos.

A inscrição deve ser feita na sede da Secretaria da Assistência Social (Avenida Amélia Amado, 429), de segunda a sexta-feira, entre 8h30min e 12 e de 13h3omin às 16 horas. Os documentos exigidos são: duas fotocópias de RG e CPF, comprovante de residência e atestado de escolaridade.

WAGNER E RUI PARTICIPAM DA ETAPA BAIANA DE CONGRESSO DO PT


Jaques Wagner e Rui Costa. Imagem: SECOM Bahia.

Jaques Wagner e Rui Costa. Imagem: SECOM Bahia.

O ministro da Defesa, Jaques Wagner, e o governador Rui Costa confirmaram presença na etapa baiana do  5º Congresso Nacional do Partido dos Trabalhadores. O evento será realizado amanhã (30), no Hotel Fiesta, em Salvador. O senador Walter Pinheiro e o deputado federal Sibá Machado também participarão, assim como outras lideranças do partido e de movimentos sociais.

O credenciamento será feito das sete às nove horas. O secretário de organização do partido, Elio Santana, pede que as pessoas se credenciem o mais cedo possível para o encontro começar e terminar nos horários previstos.

O “MANTRA” DA GLOBO SOBRE A CORRUPÇÃO NO FUTEBOL


Globo-EsportePor Thiago Dias

O Grupo Globo defende uma hipótese na sua cobertura sobre o escândalo de corrupção que envolve empresas e dirigentes de entidades esportivas, como a FIFA e a CBF. Qual seja: os meios de comunicação não têm qualquer envolvimento com o suposto esquema de propinas para garantir privilégios na compra dos direitos de transmissão de torneios de futebol.

De acordo com essa hipótese, empresas de marketing esportivo subornaram dirigentes da FIFA e da CBF (e co-irmãs) para comprar os direitos de transmissão e revendê-los a emissoras de TV. As compradoras, portanto, não têm nada a ver com o suposto esquema de propina – receberam os produtos limpinhos e não desconfiavam dos meios ilícitos empregados por seus vendedores para obtê-los.

A explicação é rápida, simples e tem sido repetida feito um “mantra” na programação da TV Globo.

Como se sabe, a repetição exaustiva de uma hipótese é um caminho curto para transformá-la em tese.

Thiago Dias é repórter do Blog do Gusmão.

PROTESTO BLOQUEIA TRÂNSITO NO CENTRO DE ILHÉUS


Imagens: Matheus Castro.

Imagens: Matheus Castro.

Trabalhadores e estudantes protestam nesse momento em Ilhéus contra as medidas do ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff e o projeto de lei que libera a ampla terceirização. O ato bloqueia o trânsito nas ruas próximas à Praça Cairu. Protestos como esse se repetirão em todo o país ao longo dessa sexta-feira (29).

Atualizado às 15h46.

Os manifestantes liberaram as ruas para o trânsito de veículos por volta das 12h45min.

JABES DEFENDE NOVO PACTO FEDERATIVO NA MARCHA DOS PREFEITOS


Prefeito Jabes Ribeiro. Imagem: Secom Ilhéus.

Prefeito Jabes Ribeiro. Imagem: Secom Ilhéus.

O prefeito Jabes Ribeiro (PP) participou nessa semana das atividades da XVIII Marcha Nacional dos Prefeitos a Brasília e defendeu o novo pacto federativo pelo equilíbrio na distribuição das receitas entre os governos federal, estadual e municipal.

segundo ele, o principal meio para alcançar esse objetivo é rever o pacto federativo, que determina os compromissos de estados, municípios e união. Com o acúmulo cada vez maior de responsabilidades dos entes municipais e a queda de arrecadação, torna-se praticamente inviável manter programas básicos, como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da área de assistência social.

Jabes Ribeiro lembra uma das vitórias recentes do movimento municipalista:  o reajuste de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) conquistado em 2014. “Ainda assim, o governo federal, que é a parte com maior arrecadação, exige dos municípios a execução da grande maioria dos serviços, ao mesmo tempo em que oferece um subfinanciamento para mantê-los, e essa conta tende sempre a não fechar”.

FASCISMO: HOMEM É AGREDIDO POR LER “CARTACAPITAL”


Elbio Flores.

Elbio Flores.

Da revista CartaCapital

Quando embarcou em um voo em Porto Alegre rumo a Brasília, na manhã de quarta-feira 27, o comerciante Elbio de Freitas Flores, 65 anos, foi fortemente hostilizado por estar lendo uma edição de CartaCapital. Quando o avião aterrissou em Brasília, um grupo de cerca de 20 pessoas, localizadas na parte de trás do avião, começou a entoar gritos contra Dilma, Lula e o PT. Esse grupo estava chegando em Brasília para participar do ato liderado pelo Movimento Brasil Livre pelo impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O comerciante relata que, enquanto aguardava a abertura das portas do avião para desembarcar, foi interpelado e agredido verbalmente por um desses homens pelo fato de estar carregando a CartaCapital, “uma revista idiota e lida por idiotas”, segundo um dos agressores. Além disso, aos gritos, foi chamado de “bolivariano” e de membro “do Foro de São Paulo”.

:: LEIA MAIS »

PREFEITURA VAI NOTIFICAR AUTOR DE COMBINAÇÃO EXPLOSIVA


Mato seco ao lado de barraca usada para armazenar fogos de artifício.

Mato seco ao lado de barraca usada para armazenar fogos de artifício.

De acordo com o coordenador municipal de limpeza pública, César Benevides, o mato seco acumulado próximo às barracas de fogos do centro de Ilhéus não foi deixado ali por servidores da prefeitura, ao contrário da informação publicada por Jerberson Josué no Facebook e veiculada neste blog – lembre aqui

Conforme Benevides, o comerciante que deixou o mato na rua será notificado para remover o material ainda na manhã dessa sexta-feira (29).

IBEC ABRE VAGAS PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LIBRAS


OIBEC pós Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Tecnologia (IBEC) abriu vagas para o curso de pós-graduação em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS: Docência e Intérprete. O programa funciona em parceria com a Faculdade de Amper (FAMPER, do Paraná).

A especialização é direcionada para profissionais que desejam ampliar seus conhecimentos na Língua Brasileira de Sinais, com a oportunidade de atuar no magistério superior ao final dos estudos. O instituto está localizando na Rua Maria Quitéria, centro de Ilhéus, na antiga fábrica do Café Polar. O telefone de contato é (73) 3633-3205 e o atendimento funciona das 14 às 22 horas.

A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como meio legal de comunicação com a lei 10.436/2002. Ela é uma língua diferente do português, como o inglês, o francês e o japonês, possuindo suas características próprias de sintaxe, morfologia, semântica e contexto, como todo código linguístico.

:: LEIA MAIS »

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS CONVOCA APROVADOS EM PROCESSO SELETIVO


Seleção-SimplificadaA Secretaria de Educação da Prefeitura de Ilhéus convocou os professores substitutos e intérpretes de libras aprovados para o cadastro reserva do seu processo seletivo simplificado.

A lista de convocados está neste link.

A convocação foi publicada no Diário Oficial do Município no último dia 27. Os candidatos têm cinco dias úteis para se apresentar ao setor de recursos humanos da prefeitura, situado no Anexo de Secretarias, 3º andar, no horário das 8h30 às 12h00 ou das 13h30 às 18h00.

SENAI ABRE VAGAS PARA CURSOS GRATUITOS EM ILHÉUS E ITABUNA


Imagem: Alfredo Filho/Secom Ilhéus.

Imagem: Alfredo Filho/Secom Ilhéus.

Ilhéus e Itabuna estão entre os municípios baianos contemplados pelo edital do processo seletivo do SENAI para os cursos gratuitos de aprendizagem industrial básica. 

O curso oferecido em Ilhéus é o de assistente administrativo, com 39 vagas, no turno vespertino, para pessoas com idade entre 14 e 21 anos.

Os cursos de Itabuna são três: eletricista de rede e distribuição de eletricidade (25 vagas/matutino), assistente administrativo (40/vespertino) e mecânico de manutenção (40/vespertino). Os programas de mecânica e eletricidade exigem idade mínima de 18 anos e máxima de 21.

O processo seletivo também abriu vagas em outros municípios baianos. A relação completa está aqui. Acesse o edital neste link.

As inscrições ficarão abertas até 28 de julho (inscreva-se aqui), mas, podem ser encerradas antes caso a quantidade máxima de 10 candidatos por vaga seja atingida. Não há taxa de inscrição.

COMBINAÇÃO EXPLOSIVA


Mato seco ao lado de barraca usada para armazenar fogos de artifício.

Mato seco ao lado de barraca usada para armazenar fogos de artifício.

A imagem mostra a rua próxima ao Terminal Urbano de Ilhéus que tradicionalmente é ocupada por barracas de fogos. A proximidade das festas juninas aquece as vendas e atrai os comerciantes para o ponto.

A mesma fotografia revela que um monte de mato seco está muito próximo de uma das barracas. O petista Jerberson Josué, crítico ferrenho do prefeito Jabes Ribeiro (PP) e autor da imagem, alertou para o que considera uma falta de responsabilidade do governo com a segurança da população.

Segundo Jerberson, servidores municipais capinaram a rua e deixaram o mato acumulado próximo à barraca. 

O mato seco é um material inflamável e as barracas que guardam os fogos de artifício são de madeira. A combinação é perigosa e explosiva.

SECRETARIA DE SAÚDE DE ITABUNA FECHA CONTRATO MILIONÁRIO COM RESTAURANTE


Imagem: Políticos do Sul da Bahia.

Imagem: Políticos do Sul da Bahia.

A informação é do Políticos do Sul da Bahia. Segundo o site, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itabuna contratou o restaurante Catedral por R$ 1.016.392,50 (um milhão dezesseis mil e trezentos e noventa e dois reais e cinquenta centavos).

O Diário Oficial do Município de 26 de março traz o resultado do julgamento de tomada de preço do processo licitatório. O restaurante vai fornecer refeições aos diversos setores da Secretaria de Saúde de Itabuna.

Clique aqui para ler a matéria do Políticos do Sul da Bahia.

“GOVERNO JABES NÃO MERECE A CONFIANÇA DO POVO”, AFIRMA PRESIDENTE DO PC DO B


Jabes Ribeiro e Rodrigo Cardoso.

Jabes Ribeiro e Rodrigo Cardoso.

O radialista Luk Rei (programa “A hora da verdade”, Rádio Bahiana) entrevistou hoje (28) o presidente do PC do B em Ilhéus, Rodrigo Cardoso. O dirigente partidário não economizou críticas ao governo Jabes Ribeiro. 

Segundo Rodrigo, o “governo Jabes não merece a confiança do povo” e, de tão ruim, já “rivaliza” com os gestões dos ex-prefeitos Newton Lima e Valderico Reis.

Os dois vereadores do PC do B, Nerival Reis e Josevaldo Machado, continuam aliados ao prefeito Jabes Ribeiro (PP). Rodrigo afirmou que a legenda está dividida. 

O presidente também disse que não tem o menor interesse em conversar ou construir qualquer acordo com o prefeito. Apesar disso, respeita o diálogo de Jabes com a cúpula estadual do partido.

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 21 VAGAS DE EMPREGO NESSA SEXTA-FEIRA


Confira abaixo as vagas disponíveis na sexta-feira (29), na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Manicure

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 4 Vagas

Serviços Gerais

(Exclusiva para PCD)

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 6 meses de experiência

  • 1 Vaga

Relações Públicas

  • Formação: Ensino Superior Completo

  • 6 meses de experiência

  • 1 Vaga

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia