PREFEITO JABES INFORMA, SECRETÁRIO ALCIDES QUESTIONA PERSEGUIÇÃO PARTICULAR, EFEITO COLETIVO ENRC DEVE BILHÕES E NÃO ENCONTRA PARCEIROS PARA O PORTO SUL


setembro 2014
D S T Q Q S S
« ago    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  


faculdade madre thais

NA GLOBO, GAROTINHO DETONA A GLOBO


Trecho da entrevista concedida nessa quinta-feira, 18, ao RJ-TV.

DEU NO FACEBOOK: PREFEITO JABES INFORMA, SECRETÁRIO ALCIDES QUESTIONA


Alcides e Jabes.

Alcides e Jabes.

Na última terça-feira, 16, o Prefeito Jabes Ribeiro (PP) usou seu perfil no Facebook para antecipar uma boa notícia. “Mais uma vitória do Povo de Ilhéus! Amanhã, 17/09, será publicado o edital de licitação da obra do Esgotamento Sanitário da Baía do Pontal e zona sul. Investimento de mais de 50 milhões de reais. Agradeço ao Governador Wagner por atender mais um anseio dos ilheenses”, escreveu JR.

O secretário de Turismo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky, questionou a informação: “O edital sai, a obra….(???)”. “Cidão” apagou o comentário, mas, conseguimos uma imagem que registrou o questionamento.

Secretário de Turismo Questiona Jabes

Recorte da imagem capturada da tela.

Comentário do Blog.

Está provado que a gestão do Prefeito Jabes Ribeiro perdeu o rumo. Não tem sequer o respeito dos secretários.

O secretário municipal de Planejamento, Joaquim Bastos, costuma “esculhambar” o governo (lembre aqui).

Titular da pasta de Administração, Ricardo Machado comanda escritório de advocacia requisitado em Ilhéus. JR costuma elogiar sua competência. Só falta ao secretário tempo para o serviço público, como informaram fontes deste blog.

Agora essa: secretário que desmerece informação do prefeito no Facebook.

Ao questionar a informação, o secretário de turismo deixou subtendido que JR faz propaganda de ilusões. Nos espanta o fato de Alcides não ter guardado seu comentário para um momento reservado, sem a visibilidade de uma rede social. Da forma como fez, ridiculariza a credibilidade do prefeito.

Alcides deu o sinal: está de saída. Apesar de ser o secretário do “Aleluia Ilhéus” (seu único feito à frente da pasta), ele não tem prestígio no núcleo duro do governo. Tenta jogar o prefeito contra os tupinambás. Jabes nunca lhe deu ouvidos. Isso irrita o “antropólogo mambembe”.

Também é relevante considerar que JR não valoriza o turismo, por isso entregou a pasta a “Pai Cidão”. A secretaria funciona com estrutura precária. O Conselho Municipal de Turismo está desativado. Não se tem notícia de quando retomará suas atividades.

FAMÍLIA PROCURA MULHER DESAPARECIDA EM ILHÉUS


Caroline Sampaio desapareceu na última terça, 16, em Ilhéus.

Caroline Sampaio desapareceu na última terça, 16, em Ilhéus.

Conforme o blog Ilhéus 24H, a família de Caroline Sampaio busca informações sobre o paradeiro da jovem. Ela mora na Avenida Itabuna e desapareceu na última terça-feira, 16.

O programa Tropa de Elite, da Rádio Baiana de Ilhéus, afirmou hoje (18) que a família de Caroline fez um apelo aos meios de comunicação para que a notícia seja propagada. 

Informações podem ser enviadas pelo telefone da Rádio Baiana (73 3634 0748) ou para a redação do blog Ilhéus 24H.

O INACEITÁVEL VAREJO PORTUÁRIO PRATICADO NO PAC


Porto de Santos: a dragagem para alargamento do canal foi uma das obras que desrespeitou critérios ambientais. Foto: Sergio Furtado/Programa de Aceleração do Crescimento.

Porto de Santos: a dragagem para alargamento do canal foi uma das obras que desrespeitou critérios ambientais. Foto: Sergio Furtado/Programa de Aceleração do Crescimento.

Por Mario Mantovani e Leandra Gonçalves/Publicado ontem (17) no O Eco

Não é de hoje a preocupação da sociedade civil, do movimento ambientalista e também do setor privado com o planejamento de novos portos brasileiros e a ampliação dos já existentes. Temos testemunhado graves irregularidades em nossa zona costeira que estão trazendo danos irreparáveis para as comunidades tradicionais e, sem dúvida, irão acarretar problemas futuros para o desenvolvimento do país em termos socioambientais e econômicos, trazendo ineficiência inclusive para o setor portuário.

Para que o Brasil mantenha seu destaque no cenário internacional é fundamental respeitar as aptidões regionais e as vocações locais. Importante também pensar um projeto de Brasil moderno com a construção de marcos regulatórios que conciliem os objetivos de avanço econômico com a preservação ambiental e a equidade social. E é preciso criar mecanismos para conferir maior proteção, autonomia e participação social nos processos de licenciamentos, para que o rigor técnico e princípios de proteção e segurança não sejam reféns do corriqueiro tráfico de influência e interesses eleitoreiros.

Na ausência do uso de uma ferramenta moderna de planejamento estratégico e integrado, os portos estão sendo pensados no varejo, em projetos que não consideram a sustentabilidade como um valor essencial à construção de uma potência.

Foi pensando nisso que mais de 40 organizações, lideradas pela Fundação SOS Mata Atlântica, encaminharam uma carta ao Ministério do Meio Ambiente, do Planejamento e à Secretaria de Portos solicitando a adoção da Avaliação Ambiental Estratégica e Integrada para projetos portuários e de demais empreendimentos de relevância e impacto nacional. O documento pede também a promoção de mecanismos mais amplos de participação social – como audiências públicas específicas, informadas e vinculadas para tratar do tema, em nível nacional, bem como no âmbito dos Estados.

É preciso rediscutir o modelo de desenvolvimento, utilizando-se de planos estratégicos que reavaliem as matrizes industriais a partir de um diálogo amplo e aberto com a sociedade. Sem participação social nas decisões estratégicas não avançaremos na consolidação da democracia e na construção de um país soberano e sustentável.

Uma grande potência como o Brasil não pode desperdiçar suas riquezas, sejam elas econômicas, sociais, culturais ou ambientais. É preciso saber aproveitar as oportunidades para se desenvolver, mas não a qualquer custo. Nosso país não pode mais ignorar os limites ecológicos, pois exaurindo os recursos naturais e destruindo ecossistemas importantes, não será possível garantir equidade social, desenvolvimento sustentável e muito menos prosperidade econômica.

Mario Montovani é diretor de Políticas da Fundação SOS Mata Atlântica, Leandra Gonçalves é bióloga e consultora da organização. 

SINEBAHIA ITABUNA OFERECE NOVAS VAGAS DE EMPREGO


Confira abaixo as vagas do Sinebahia Itabuna atualizadas nessa quinta-feira, 18.

A agência do Sinebahia está localizada na Rua Jorge Amado, S/N, Bairro Lomanto Junior, sede da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito – SETTRAN (ponto de referência: antigo aeroporto da cidade).

Não esqueça de levar o número do PIS, PASEP ou NIS, Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade. O horário de funcionamento é das 7h às 15h30m. As senhas são distribuídas a partir das 6h.

Atendente de lanchonete – 01 vaga

Ensino médio

Sexo masculino

Faixa etária: 21 a 28

Auxiliar administrativo – 01 Vaga

Experiência na área

Sexo Masculino

Ensino médio completo

Auxiliar de linha de produção – 01 Vaga

Experiência na área

Ensino médio

Trabalhar em Porto Seguro

Empresa de água

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS: CONFIRA AS 55 VAGAS DO SINEBAHIA NESSA SEXTA


Confira abaixo as vagas disponíveis nessa sexta-feira (19), na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Cozinheiro de Restaurante

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 2 vagas

Trabalhador Rural

  • Formação: Ensino Fundamental Incompleto

  • 6 meses de experiência

  • 1 vaga

Auxiliar de Cozinha

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 1 vaga

:: LEIA MAIS »

PLATAFORMA ONLINE FACILITA TROCA DE CARONA


Conheça a Tripda.

Conheça a Tripda, plataforma online para a troca de caronas.

Você conhece a Tripda? Trata-se de  uma plataforma online que facilita e incentiva a troca de carona. A iniciativa tem apelo econômico e socioambiental. De um lado, os “caroneiros” economizam, pois podem dividir os custos com o combustível. Por outro, contribuem para a diminuição do número de automóveis nas ruas e reduzem a emissão de gases poluentes.

A Tripda pode ser classificada como instrumento contracultural. Incentivar e facilitar a troca de caronas são ações que se chocam contra a cultura do individualismo, numa época em que a afirmação das individualidades é o mote maior das peças publicitárias – o discurso do consumismo.

De certo modo, a plataforma atualiza (resignifica) um traço do comportamento dos velhos “beatniks”, imortalizados por escritores norte-americanos das décadas de 1950 e 1960, como Jack Kerouac, autor de On The Road (Pé Na Estrada, em tradução livre). Dean Moriaty e Sal Paradise, personagens dessa obra, contavam com caronas generosas para viajar pelos Estados Unidos.  

Acesse o site da Tripda. Em breve, a plataforma terá aplicativos para os sistemas IOS e Android. 

A INDÚSTRIA MINERADORA E O PREÇO DA DEVASTAÇÃO


Publicado em 2012 no Youtube, o vídeo a seguir revela os impactos negativos da mineração em Minas Gerais. Ao mesmo tempo, levanta questão importante: como essa indústria compensa a devastação ambiental que produz? À época do documentário, no Brasil, o setor pagava alíquota de 2% (royalties) aos estados onde funcionam as minas. Na Austrália, país que mais exporta minério, a taxação fiscal varia entre 2% e 7%. Assista.

FÁBRICA DO BOTICÁRIO VAI GERAR 400 EMPREGOS EM CAMAÇARI


Projeto da primeira fábrica do Grupo Boticário fora do Paraná.

Projeto da primeira fábrica do Grupo Boticário fora do Paraná.

Nessa quarta-feira, 17, o governo estadual comemorou a confirmação de que Camaçari vai receber a primeira unidade industrial do Grupo Boticário fora do Paraná. “A localização estratégica e a infraestrutura oferecida pelo estado foram decisivas para a instalação da fábrica na Bahia”, afirmou o presidente da empresa, Artur Grynbaum. O novo empreendimento vai gerar cerca de 400 empregos na segunda maior cidade da Região Metropolitana de Salvador.

Além da fábrica, o grupo instalou um centro de distribuição de produtos em São Gonçalo dos Campos, que abriu mais 135 postos de trabalho para os baianos. O Governador Jaques Wagner (PT) afirmou que a atração de investimentos como esses é o caminho para o desenvolvimento do estado. 

CACÁ MOVIMENTA CAMPANHA DE ALIADO EM ILHÉUS


Vice-prefeito Cacá Colchões em reunião com moradores do bairro Teotônio Vilela.

Vice-prefeito Cacá Colchões em reunião com moradores do bairro Teotônio Vilela.

O vice-prefeito Carlos Machado (Cacá Colchões – PMDB) assumiu a coordenação da campanha do candidato a deputado federal João Gualberto (PSDB) em Ilhéus. No último fim de semana,  Cacá participou do aniversário de Ray, liderança do distrito de Aritaguá, e conseguiu o apoio de muitos participantes da festa para seu aliado. 

Na terça-feira, 16, Cacá reuniu moradores do bairro Teotônio Vilela para apresentar as propostas de João Gualberto e demonstrou confiança no projeto político do candidato do PSDB. “Tenho certeza que João Gualberto fará um grande mandato, e vai ajudar Ilhéus com emendas e representatividade junto aos órgãos federais”, afirmou o vice-prefeito. 

POR UM BANCO CENTRAL REPUBLICANO


Sede do Banco Central do Brasil. Imagem: Wikimedia Commons.

Sede do Banco Central do Brasil. Imagem: Wikimedia Commons.

Por Guilherme Lacerda e Antonio José Alves Jr./Publicado na CartaCapital

As ideias que se seguem são motivadas pela perplexidade frente ao ataque agressivo, na forma e no conteúdo, desferido contra o Banco Central do Brasil. Por sua história e pela seriedade de sua missão, essa instituição do Estado brasileiro jamais poderia ter sua administração adjetivada levianamente como temerária (uma conduta tipificada no Código Penal brasileiro). Tais ataques não têm legitimidade política para sancionar a terceirização da gestão econômica do Brasil e muito menos encontram amparo técnico que as qualifique; são apenas expressão do apego a concepções anacrônicas, elaboradas quando o Brasil ainda engatinhava em termos de estabilidade monetária.

Desde a virada do século, economistas e dirigentes de bancos centrais em todo o mundo têm debatido o poder conferido às autoridades monetárias e sua missão. Esse debate se acentuou com o complexo quadro econômico mundial pós-crise. E são muitas as manifestações nesse sentido.

Em março deste ano, o presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, admitiu que a busca exclusiva da estabilidade de preços, típica de um Banco Central Independente, “…tornou-se uma distração perigosa para a economia”. Na mesma linha, Christine Lagarde, diretora-chefe do FMI, afirmou ter chegado a hora de se ajustar o controle dos governos sobre os Bancos Centrais; eles não podem ficar presos só ao objetivo da estabilidade de preços. E ela acrescenta que, como a crise ensinou, “a estabilidade de preços não necessariamente leva à estabilidade macroeconômica”. Ademais, as evidências revelam: os países que não têm meta de inflação ou banco central independente se saíram tão bem ou foram melhores que aqueles adeptos desse arcabouço na condução da política econômica.

:: LEIA MAIS »

PM REALIZA PALESTRA SOBRE DROGAS EM ILHÉUS


Alunos do Colégio Santa Ângela assistiram a palestra dos militares Michael e Cátia.

Alunos do Colégio Santa Ângela assistiram a palestra dos militares Michael e Cátia.

Em Ilhéus, a 68ª Companhia Independente da Polícia Militar iniciou um ciclo de palestras sobre os perigos das drogas. Nessa terça-feira, 17, estudantes do Colégio Santa Ângela receberam informações sobre os problemas relacionados ao uso de entorpecentes. O encontro foi no auditório do Colégio Piedade.

Os estudantes também conheceram um pouco do trabalho desenvolvido pelo Centro Tecnológico de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, projeto idealizado pelo Major PM Câmara, comandante da  68ª CIPM, e outros oficiais e praças da unidade policial. O ciclo de palestras também alerta os alunos sobre os perigos de drogas lícitas, como o álcool e o tabaco.

PREÇO BAIXO DO MINÉRIO DE FERRO ATRAPALHA A BAMIN


logo-baminConforme o Steel First, site especializado nos negócios da indústria mineradora, é improvável que o preço da tonelada do minério de ferro ultrapasse a marca de US$ 100 nos próximos anos. No último dia 10, o valor da commodity chegou a US$ 82.22. O baixo preço se deve ao aumento da oferta no mercado internacional, com participação significativa das exportações da Austrália. 

O dentista Ismail Abéde compartilhou a informação acima na página “Porto Sul Não” do Facebook. Ele lembrou que o teor de ferro do minério da Bamin, extraído em Caetité, tem apenas 32%, enquanto a cotação internacional do produto se baseia no percentual de 62% de concentração. Ou seja, para equiparar a qualidade do material retirado no oeste baiano, a empresa do Cazaquistão precisa investir alto no processamento da commodity.

O problema é que a proprietária da Bamin, a ENRC, tem encontrado dificuldades para conseguir parceiros para o projeto Pedra de Ferro/Porto Sul, como publicamos anteriormente – lembre aqui. A empresa deve bilhões a bancos estrangeiros. Em 2013, foi expulsa da Bolsa de Valores de Londres. Fatos que inibem a atração de investidores. O preço baixo do minério de ferro atrapalha ainda mais os planos da multinacional.

ILHÉUS: CONFIRA AS VAGAS NO SINEBAHIA NESSA QUINTA


Confira abaixo as vagas disponíveis nessa quinta-feira (18), na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Cozinheiro de Restaurante

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 3 vagas

Trabalhador Rural

  • Formação: Ensino Fundamental Incompleto

  • 6 meses de experiência

  • 1 vaga

:: LEIA MAIS »

ÁGUIA BRANCA AMPLIA ATUAÇÃO NO NORDESTE


onibus da aguia brancaConforme publicação da ANTT, a Viação Águia Branca vai operar mais cinco linhas interestaduais, entre Bahia, Sergipe e Alagoas. Os novos trajetos são: Aracaju  – Salvador, Aracaju  – Feira de Santana, Salvador– Penedo(AL), Propriá (SE) – Penedo (AL) e Salvador – Maceió. 

As novas linhas funcionarão a partir dessa quinta-feira, 18. A empresa vai atuar na região com frota fixa de 14 ônibus. Em períodos de muito movimento, como feriados, férias e eventos regionais, a Viação Águia Branca vai aumentar o número de veículos.

Para comodidade e para evitar quaisquer tipos de transtornos para os passageiros, os pontos de vendas de passagens da Empresa Bomfim foram mantidos. Além disso, a Águia Branca oferecerá venda de passagens em novas agências, por meio do Disque Passagens 4004-1010 e  do site – acesse aqui.

ESCOLINHA DE SURF LIMPA PRAIAS DE OLIVENÇA


vamos limpar o mundoA Escolinha de Surf Charles Chaves vai coordenar a limpeza de praias de Olivença, em Ilhéus, no próximo sábado, 20 – Dia Mundial da Limpeza de Praias.

Todos podem participar. O grupo vai se reunir na Cabana Canoa, às 8 horas. As equipes serão divididas para ampliar o alcance da ação. A atividade vai beneficiar a Prainha Backdoor, Batuba, Cai n’água, Sirihyba e Parque de Olivença.

Mais tarde, às 13h30, o grupo retornará para a Cabana Canoa, onde os materiais recicláveis serão recolhidos por membros da COOLIMPA. 

MINISTRA PARTICIPA DA FORMATURA DO PRONATEC EM ILHÉUS


Ministra Tereza Campello.

Ministra Tereza Campello.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, confirmou presença na formatura dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, nessa quarta-feira, 17, em Ilhéus. A solenidade começará às 19 horas, no Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes.

Cerca de 640 estudantes receberão o certificado nas áreas de auxiliar administrativo, assistente de operação de logística portuária, vendedor, assistente de planejamento e controle de produção, auxiliar de garçom, espanhol e inglês básicos e aplicados ao setor turístico, entre outros.

No ano passado, em Ilhéus, mais de 1500 pessoas se aperfeiçoaram nos cursos promovidos pelo Governo Federal.

BRASIL REDUZ POBREZA EXTREMA EM 75% ENTRE 2001 E 2012, DIZ FAO


fome_zeroDo Estadão.

BRASÍLIA – O Mapa da Fome 2013, apresentado nesta manhã em Roma pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, na sigla em inglês), mostra que o Brasil conseguiu reduzir a pobreza extrema – classificada com o número de pessoas que vivem com menos de US$ 1 ao dia – em 75% entre 2001 e 2012. No mesmo período, a pobreza foi reduzida em 65%. Apresentado como um dos casos mundiais de sucesso na redução da fome, o Brasil, no entanto, ainda tem mais de 16 milhões vivendo na pobreza: 8,4% da população brasileira vive com menos de US$ 2 por dia. 

O relatório da FAO mostra que o Brasil segue sendo um dos países com maior progresso no combate à fome e cita a criação do programa Fome Zero, em 2003, como uma das razões para o progresso do País nessa área. Não por acaso, criado pelo então ministro do governo Lula, José Graziano, hoje diretor-geral da FAO. 

De acordo com o documento, a prioridade dada pelo governo Lula ao combate à fome – citando a fala do ex-presidente de que esperava fazer com que todos os brasileiros fizessem três refeições por dia – no Fome Zero é a responsável pelos avanços.

:: LEIA MAIS »

MPT-BA DIVULGA RESULTADO DE SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS


MPT_BAO Ministério Público do Trabalho na Bahia divulgou, nessa terça-feira (16), o resultado final do processo de seleção de estagiários que visa ao preenchimento, em Salvador, de vagas para estágio nas áreas de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social e Direito, além de vagas para estágio em Direito nas Procuradorias do Trabalho no interior do Estado.

Segundo o coordenador do Núcleo de Estágio Acadêmico da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região (PRT5/NEA), procurador Cláudio Dias Lima Filho, “o candidato aprovado dentro do limite inicial de vagas será chamado por e-mail e/ou telefone, enquanto as convocações para as vagas já abertas terão início ainda nesta semana”. Acrescentou ainda que “os aprovados para estágio nas áreas que não contam com vagas disponíveis comporão cadastro de reserva e deverão aguardar a abertura de vaga”.

O estagiário terá direito a uma bolsa mensal de R$ 800, além de auxílio-transporte e seguro de acidentes pessoais. A jornada semanal de estágio é de 20  horas. “Para assumir a função, o selecionado deverá ter cursado, no mínimo, 40% dos créditos curriculares, mas não poderá assumir se, no momento da convocação, estiver faltando seis meses ou menos para a data de colação de grau”, esclareceu Lima.

Clique aqui para acessar o resultado final.

MARINA E GOVERNABILIDADE


alfredo-sirkis-pv-20100518-size-598Por Alfredo Sirkis/Publicado na Folha de S. Paulo.

Na medida em que se revela a possibilidade de uma vitória de Marina Silva nas eleições presidenciais naturalmente aparece a discussão de suas eventuais condições de governabilidade, uma questão perfeitamente legítima. Sua discussão sem subterfúgios ou sofismas é fundamental. Marina deu um importante passo quando anunciou que almeja um único mandato. Podemos contar com o compromisso subjacente de não vai “fazer o diabo” para emplacar um sucessor. Essa postura republicana lança bases para uma governabilidade distinta desse voraz apego ao controle da máquina pública do PT e de seus grotões aliados. Rompe com a obsessão da reeleição inaugurada na era tucana. Esse desapego à ambição da permanência indefinida no governo além de ser uma revolução cultural na vida política brasileira é elemento pacificador numa era de raiva, negativismo num contexto internacional regressivo onde a ingovernabilidade, os estados falidos e um “novo medievalismo” se perfilam em diversas regiões.

Mas a maioria parlamentar? É curioso levantarem isso pois ninguém teve até hoje uma base parlamentar, formal, tão confortável quanto Dilma que na realidade mais parece a teia de Penélope, desfeita toda semana. O PT tem menos de um quinto dos deputados e vive em crise conjugal permanente com seu grande aliado o PMDB, esse ectoplasma político. A situação de Aécio, caso eleito, também seria complicada pois a bancada dos tucanos não ficará maior que a do PT, hoje, e contarão com uma hostilidade feroz deste, de sua máquina sindical e de seus “movimentos sociais” num ano economicamente difícil como se anuncia 2015. Seu partido aliado tradicional, o DEM, longe está da pujança dos anos FHC, o Congresso está muito mais pulverizado. Seu grande parceiro de governabilidade provavelmente seria não outro que o PMDB. As incertezas de governabilidade não são apanágio de Marina mas um problema estrutural da política brasileira próprio do sistema eleitoral de voto proporcional personalizado que temos. O voto “jabuticaba”.

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia