CARMELITA RESPONDE PELA METADE PEQUENOS AGRICULTORES E ÍNDIOS TUPINAMBÁS BUSCAM ENTENDIMENTO


novembro 2014
D S T Q Q S S
« out    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  



faculdade madre thais

PRESENÇA DE JACARÉ NO CANAL DO MALHADO CARECE DE CONFIRMAÇÃO


O "jacaré de Paixão" nos lembrou os alienígenas de Orson Welles.

O “jacaré de Paixão” nos lembrou os alienígenas de Orson Welles.

Ontem, 21, “Paixão de Ilhéus” ligou para o programa Patrulhando a cidade, da Rádio Santa Cruz, e disse ao radialista Raimundo Jackson que viu um jacaré no canal do bairro Malhado, em Ilhéus. Reproduzimos o alerta do ouvinte – veja aqui. No entanto, a presença do bicho não foi confirmada por nenhuma autoridade da área ambiental ou especialista em répteis.

Paixão é uma figura hilária e gosta de interagir com os programas de rádio da cidade. Na publicação dessa sexta, não informamos esse aspecto da personalidade da fonte aos nossos visitantes. Ainda assim, tentamos apontar esse sentido com a imagem montada que acompanhou o texto. No fundo, a intervenção do ouvinte da Rádio Santa Cruz nos lembrou aquela protagonizada pelo jovem Orson Welles, em 1938 (guardadas as devidas proporções dos episódios).

No dia 30 de outubro de 1938, Orson Welles adaptou trecho do livro de ficção científica “A Guerra dos Mundos”, de George Wells, em uma “edição extraordinária” da rádio CBS (uma das maiores dos EUA). A produção preservou características da reportagem radiofônica para narrar uma invasão de naves extraterrestres. Milhões de pessoas não ouviram o breve aviso que antecipou a peça para informar que tudo não passava de “radioteatro”. A confusão produziu um pânico coletivo. O episódio costuma ser lembrado como exemplo histórico do poder dos meios de comunicação.

PONTE DO PONTAL: EMPRESA RESPONSÁVEL PELA CONSTRAN PODE SER DECLARADA INIDÔNEA


Ricardo Pessoa, presidente da UTC, foi preso pela PF. Seu grupo controla a Constran, responsável pela construção da nova ponte.

Ricardo Pessoa foi preso pela PF. Seu grupo controla a Constran, responsável pela construção da ponte do Pontal. Imagens: Folhapress e Constran.

Nessa sexta-feira, 21, o procurador Júlio Marcelo de Oliveira pediu aos colegas do Tribunal de Contas da União que empresas investigadas pela Operação Lava Jato recebam declaração de inidoneidade. Controladora da Constran, responsável pela construção da nova ponte de Ilhéus, a UTC Engenharia está entre as citadas por Oliveira.

Caso seja declarada inidônea, a UTC Engenharia ficará impedida legalmente de participar de licitações ou fechar contratos com qualquer ente público.

Por outro lado, o diretor geral do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (DERBA), Saulo Filinto, demonstrou muita confiança ao falar nessa semana sobre as possíveis complicações que o escândalo pode causar ao andamento da obra em Ilhéus. 

Em entrevista ao radialista Gil Gomes (programa Alerta Geral – Rádio Santa Cruz), Saulo afirmou que a Constran atua há quase sessenta anos no mercado da construção pesada e “não há nenhum problema” no contrato firmado entre a empresa e o DERBA.

Preso na sétima etapa da Operação Lava Jato, o presidente da UTC Engenharia, Ricardo Pessoa, adquiriu a Constran por R$ 100 milhões. Até 2010, a empresa era controlada pelo seu fundador, Olacyr de Moraes, maior produtor de soja do mundo na década de 1980.

AGU DERRUBA SUSPENSÃO DE CONCURSO DA POLÍCIA FEDERAL


Novas datas do concurso serão divulgadas no site da CESPE.

Novas datas do concurso serão divulgadas no site da CESPE.

A Advocacia-Geral da União (AGU) acionou o Tribunal Regional Federal da 1ª Região e derrubou nessa semana a liminar que suspendia o concurso público da Polícia Federal (PF). O certame foi suspenso após decisão da 1ª Vara Federal de Uberlândia (MG), que acolheu ação do Ministério Público Federal para adaptar o edital do processo às necessidades de candidatos com deficiências.

As novas datas das etapas do certame serão divulgadas no site da CESPE. O concurso oferece 600 vagas e exige formação superior. O salário é de R$ 7.514,33 por 40 horas semanais.

IBOPE: 58% ACREDITAM QUE MEIO AMBIENTE É MAIOR ORGULHO NACIONAL


Gruta do Lago Azul, no município de Bonito (MS). Imagem: Blog da Bete Moresco.

Gruta do Lago Azul, no município de Bonito (MS). Imagem: Blog da Bete Moresco.

Conforme pesquisa encomendada ao IBOPE pela rede World Wide Fund (WWF), 58% dos brasileiros acreditam que o meio ambiente é o maior orgulho nacional. Secretária-geral da organização no Brasil, Maria Cecília Wey de Brito explica que o levantamento foi motivado pelo pouco espaço que a agenda ambiental teve nos debates eleitorais desse ano.

Maria Brito chama a atenção para uma dualidade revelada pela pesquisa. Enquanto quase 80% dos entrevistados pensam que a natureza não está protegida de forma adequada e o Estado é responsável por essa proteção, poucos entendem a complexidade da questão ambiental. “As pessoas acham que meio ambiente está lá na Amazônia, lá longe. Muitas não entendem que o que elas fazem aqui tem influência lá e em outros lugares”.

Realizada nas últimas duas semanas de outubro e divulgada na terça-feira, 18, a pesquisa ouviu 2002 pessoas.

Com informações do Terra.

PSOL DE ILHÉUS INICIA DEBATE SOBRE ELEIÇÕES DE 2016


Membros do PSOL de Ilhéus.

Membros do PSOL de Ilhéus.

Na última quinta, 20, o Núcleo de Resistência do PSOL se reuniu na sede do Sindicato dos Bancários de Ilhéus. O encontro deu início aos debates estratégicos do partido sobre as eleições de 2016. Lideranças da legenda participaram da reunião, como: “Marrom de Ilhéus”, Capitão Nonato, Professora Maíra e Jorge Luiz, que foi candidato a prefeito em 2012, quando recebeu mais de vinte mil votos (23% dos válidos).

Segundo Jorge Luiz, a sigla precisa se unir em torno de um nome para 2016. Para ele, os adversários já preparam “ardilosas armadilhas” contra o Partido Socialismo e Liberdade. “A direita histórica que comanda o município há mais de um século ficou surpresa com a força do PSOL na última eleição municipal”, declarou.

De acordo com Jorge, são essas forças persistentes que tentam “minar as resistências do partido e suas bases”. Se o cenário [de 2016] for semelhante ao de 2012, a surpresa será maior. Por isso, os adversários temem uma mudança verdadeira no quadro sucessório de Ilhéus”. 

Em tempo: o cenário de 2012 a que se refere Jorge Luiz dividiu a disputa entre as candidaturas de PSOL, PP e PT. 

A EXECUTIVA NACIONAL DO PT E A AUSÊNCIA DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA


Boff critica falta de sensibilidade dos líderes petistas sobre questões essenciais para o destino da vida na Terra.

Boff critica falta de sensibilidade dos líderes petistas sobre questões essenciais para o destino da vida na Terra.

Por Leonardo Boff/Carta Maior 

No dia 3 de novembro do corrente ano a Executiva Nacional do PT estabeleceu algumas diretrizes tendo em vista o 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores.

Retomou com razão o ideário que vem desde os anos 1980: “para transformar o Brasil precisa-se combinar ação institucional, mobilização social e revolução cultural”. Acrescentou agora, num contexto mudado, “a reforma política e a democratização da mídia”. Lançou uma consigna clara: “O PT precisa estar à altura dos desafios deste novo período histórico”.

É a partir desta consigna que pretendo trazer alguma contribuição, a meu ver, imprescindível para estar à altura dos desafios deste novo período histórico. Estimo que o “novo período histórico” não se restringe apenas ao Brasil. Significaria um estreitamento da análise como se o Brasil pudesse ser pensado nele mesmo, desvinculado do resto mundo no qual está irrefragavelmente inserido.

Considero acertadas as diretrizes, todas elas fundamentais, especialmente o que se esconde atrás “da revolução cultural” que é a projeção de outro tipo de Brasil, de outros valores e sonhos, a partir das bases populares e englobando generalidade de nosso povo em sua riqueza singular e em toda a produção de sentido, de arte e de beleza.

Mas o grande desafio, aquele que não assumido, invalida todos os acima referidos, é o desafio ecológico, palavra que não ocorre nenhuma vez no texto da Executiva Nacional. Isso é preocupante, pois, nas palavras de Frijhof Capra, tal omissão representa grave analfabetismo ecológico.

:: LEIA MAIS »

INEMA NÃO RECOMENDA QUATRO PRAIAS DE ILHÉUS


Praia do Marciano.

Praia do Marciano.

Conforme recomendação do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia, banhistas devem evitar as praias de Barra de São Miguel (em frente à rua de acesso a praia), Marciano (próximo ao bar litrão), Malhado (próximo à escultura da sereia) e Ceplus (atrás da cabana Guarany). 

As condições são normais nas outras praias do município, no entanto, o banho de mar deve ser evitado em dias de chuva. 

O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido por meio do recolhimento de amostras, durante cinco semanas, nas praias da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, 100m antes lançamento da Ceplus e 100m depois lançamento da Ceplus.

ATENÇÃO: “TEM JACARÉ NO CANAL DO MALHADO”


Ilustração. Foto original: Clóvis Júnior/Pimenta.

Montagem do Blog do Gusmão. Foto original: Clóvis Júnior/Pimenta.

A afirmação é de “Paixão do Malhado”, ouvinte do programa Patrulhando a cidade, apresentado pelo radialista Raimundo Jackson na Rádio Santa Cruz.

Paixão ligou para o programa nessa sexta, 21, e informou que viu um jacaré no canal do bairro Malhado, em Ilhéus. Segundo ele, o animal tem “um metro e oitenta”.

O ouvinte pediu a atenção das autoridades para o caso, pois a presença do jacaré ameaça milhares de pessoas que passam diariamente pelo local.

Atualizado às 11h (22 de novembro):

A denúncia de Paixão não foi confirmada por nenhuma autoridade da área ambiental ou especialista em répteis. 

FESTIVAL DE TORTAS DA AAPC


Amplie a imagem do ingresso.

Amplie a imagem do ingresso.

A Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer (AAPC) vai realizar seu X Festival de Tortas. O objetivo do evento é arrecadar recursos para o trabalho filantrópico da entidade, que oferece hospedagem a pacientes com câncer (e acompanhantes) que moram em cidades vizinhas ou distritos rurais, mas, são tratados em Ilhéus e Itabuna.

O festival será na próxima sexta-feira, dia 28, às 18 horas, na Loja Maçônica Regeneração Sul Baiano, no Centro de Ilhéus (próxima à Igreja São Jorge). O ingresso custa R$ 12. Além das delícias, o evento será animado com muita música e sorteio de brindes.

JABES ACIONA JUSTIÇA PARA DESOCUPAR CASAS INVADIDAS NO VILELA


jabes preocupadoA Procuradoria Geral do Município acionou a 1ª Vara da Fazenda Pública para pedir a reintegração de posse dos imóveis do programa Habitar Brasil, situados no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus.

Segundo o Prefeito Jabes Ribeiro (PP), as 272 casas só poderão ser concluídas após a desocupação. 

A maioria das famílias que serão beneficiadas mora na Rua do Mosquito, área de manguezal em frente à rodoviária de Ilhéus.

NUNCA SE ROUBOU TÃO POUCO


semlerPor Ricardo Semler/ Folha de S. Paulo

Nossa empresa deixou de vender equipamentos para a Petrobras nos anos 70. Era impossível vender diretamente sem propina. Tentamos de novo nos anos 80, 90 e até recentemente. Em 40 anos de persistentes tentativas, nada feito.

Não há no mundo dos negócios quem não saiba disso. Nem qualquer um dos 86 mil honrados funcionários que nada ganham com a bandalheira da cúpula.

Os porcentuais caíram, foi só isso que mudou. Até em Paris sabia-se dos “cochons des dix pour cent”, os porquinhos que cobravam 10% por fora sobre a totalidade de importação de barris de petróleo em décadas passadas.

Agora tem gente fazendo passeata pela volta dos militares ao poder e uma elite escandalizada com os desvios na Petrobras. Santa hipocrisia. Onde estavam os envergonhados do país nas décadas em que houve evasão de R$ 1 trilhão –cem vezes mais do que o caso Petrobras– pelos empresários?

Virou moda fugir disso tudo para Miami, mas é justamente a turma de Miami que compra lá com dinheiro sonegado daqui. Que fingimento é esse?

Vejo as pessoas vociferarem contra os nordestinos que garantiram a vitória da presidente Dilma Rousseff. Garantir renda para quem sempre foi preterido no desenvolvimento deveria ser motivo de princípio e de orgulho para um bom brasileiro. Tanto faz o partido.

Não sendo petista, e sim tucano, com ficha orgulhosamente assinada por Franco Montoro, Mário Covas, José Serra e FHC, sinto-me à vontade para constatar que essa onda de prisões de executivos é um passo histórico para este país.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS: EMPRESA SELECIONA TÉCNICO DE INFORMÁTICA


Veja abaixo como se candidatar ao cargo.

Veja abaixo como se candidatar ao cargo.

A Versatile Consultoria Empresarial divulgou processo seletivo aberto por uma empresa para a contratar um técnico de informática. O futuro contratado trabalhará em Ilhéus, mas, também poderá atender cidades próximas (de ônibus ou carro custeado pelo empregador).

O cargo exige ensino médio completo, habilitação para dirigir carros (B), disponibilidade para viagens e experiência com instalação, manutenção de hardwares e softwares e suporte a usuário. O funcionário trabalhará em casa quando não estiver atendendo clientes.

A empresa descreve as atividades que serão executadas pelo técnico: atender aos clientes em suas casas ou empresas; trabalhar com suporte ao usuário, manutenção de hardwares e softwares específicos; preencher relatórios de atendimento técnico, diagnosticando os problemas encontrados; despachar e receber peças e equipamentos; controlar o próprio estoque de peças e conciliar as informações com a Matriz.

A jornada será das 8 às 18h de segunda a sexta e das 8 às 12h, aos sábados. O candidato deve encaminhar sua pretensão salarial (junto ao currículo) para o e-mail curriculo@versatileconsultoria.com.br. O nome do cargo deve ser inserido no título (assunto) da mensagem eletrônica. 

QUER UM TRABALHO? SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE VAGAS NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA


Confira abaixo as vagas disponíveis na próxima segunda-feira (24), na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Técnico Mecânico em Ar Condicionado

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 5 Vagas

Oficial de Serviços Gerais

(Vaga Exclusiva para PCD)

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 7 vagas

Servente de Limpeza

(Vaga Exclusiva para PCD)

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 2 vagas

:: LEIA MAIS »

CONCURSO PARA JUIZ DO TRF5 TEM SALÁRIO DE 23 MIL


Acesse o edital no link abaixo.

Acesse o edital no link abaixo.

Estão abertas as inscrições para o novo concurso do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. O certame oferece 85 vagas para o cargo de juiz federal substituto e também formará cadastro reserva. O TRF-5ª Região atua em Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Os futuros magistrados receberão salário de R$23.997,18.

A inscrição deve ser feita no site da CESPE/UNB – acesse aqui. O prazo acabará no dia 18 de dezembro. A taxa é de R$239. As provas estão previstas para março de 2015.

Para disputador o cargo, o candidato precisa ter ao menos três anos de experiência jurídica. Recomendamos a leitura cuidadosa do edital – leia aqui. Além dos requisitos do certame, o documento também detalha as etapas que sucedem as provas objetivas e escritas, como a sindicância da vida pregressa e os exames de sanidade física e mental.

JUSTIÇA CONDENA REDE MEIRA POR FALTA DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO


Foto: Chico Andrade.

Foto: Chico Andrade.

A rede de supermercados Meira foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$150 mil, por descumprimento de normas de segurança e saúde do trabalho. A ação foi movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que iniciou as investigações após a empresa infringir a legislação trabalhista que garante direitos básicos aos trabalhadores.

Dentre as irregularidades, foram constatadas condições nocivas no local de trabalho, assédio moral a membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), utilização de túnel sem uso de equipamento de proteção individual e não fornecimento de vale-transporte. A sentença foi proferida pela juíza Telma Alves Souto, da 2ª Vara do Trabalho de Itabuna.

Para o procurador Ilan Fonseca, autor da ação, “o posicionamento firme da Justiça nas ações que o MPT move por descumprimento das normas de saúde no ambiente de trabalho tem sido um sinal claro para as empresas de que o desrespeito à lei não vale a pena.” Em inspeções realizadas nas lojas da rede, foram encontradas condições precárias e degradantes de trabalho. O Cerest registrou que o piso do chão do túnel permanecia encharcado e, durante anos, a empresa não cumpriu as normas de saúde e segurança. Um dos relatórios aponta que o túnel, naquelas condições, era um “local propício para o aparecimento de baratas e ratos, colocando o trabalho humano em condição de mercantilização, confrontando ao que diz no Estatuto da Organização Internacional do Trabalho (OIT).”

:: LEIA MAIS »

DENARC PRENDE PADRE COM 170 QUILOS DE MACONHA


Imagem: Diário de Pernammbuco/WhatsApp.

Imagem: Diário de Pernammbuco/WhatsApp.

Nessa quinta, 20, o Departamento de Repreensão ao Narcotráfico (Denarc) prendeu o padre Mário Roberto Gomes de Arruda e um casal em flagrante, na paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, na Região Metropolitana de Recife. O trio escondia 170 kg de maconha na igreja, além de um revólver calibre 38, informa o Diário de Pernambuco. Os nomes dos outros dois presos não foram divulgados.

A Arquidiocese de Olinda e Recife usou o Facebook para divulgar nota sobre o caso. Conforme o texto, o padre Mário de Arruda “não faz parte do clero” da entidade. A paróquia Rainha da Paz é administrada pelo padre Luiz Gustavo Vila Verde. 

Em relação à imagem que circula nas redes do WhatsApp, a arquidiocese alegou que “não há nenhuma capela dedicada a São Judas Tadeu na paróquia”. Na foto, os pacotes de maconha aparecem diante do santo. 

ANVISA SUSPENDE LOTES DE REMÉDIO CONTRA HIPOCALCEMIA


remédioResolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspende e determina o recolhimento de lotes do remédio gliconato de cálcio 10% solução injetável 4. Fabricado pela Isofarma Industrial Farmacêutica Ltda, o medicamento combate a redução de cálcio na corrente sanguínea (hipocalcemia). A medida foi publica hoje (21) no Diário Oficial da União

Conforme a Anvisa, laudo do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde apontou resultado insatisfatório no ensaio de esterilidade do medicamento. A análise detectou a presença do microorganismo Bacillus circulans.

A agência havia suspendido outro lote do mesmo remédio, na última segunda, 17, depois que algumas unidades apresentaram material estranho na composição.

Com informações da Agência Brasil.

INSTITUTO NATURA E AMURC APRESENTAM PARCERIA


Prefeitos e secretários acompanharam a apresentação. Imagem: Amurc/secom.

Prefeitos e secretários acompanharam a apresentação. Imagem: Amurc/secom.

Na última quarta, 19, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc) e o Instituto Natura apresentaram o plano de parceria que pretendem desenvolver na região. O objetivo do convênio a ser firmado é melhorar a gestão dos recursos da educação das cidades que integram a entidade municipalista. Realizada na Universidade Estadual de Santa Cruz, a apresentação foi acompanhada por prefeitos e outros gestores públicos.

O Instituto Natura promove e apoia projetos que complementam políticas educacionais, potencializando compromissos e resultados. De acordo com o relatório de 2013, na Bahia, 10.261 escolas de 417 municípios já são beneficiadas.

O município de Coaraci, por exemplo, conta com o projeto Conviva Educação, ambiente virtual que oferece ferramentas de gestão, formação e troca de experiências fundamentais para apoio à gestão das secretarias.

A nova parceria  integra os planos do aniversário de trinta anos da Amurc, comemorado nessa sexta-feira, 21.

BCR RESPONDE DENÚNCIA SOBRE SUPERFATURAMENTO DE CADEIRAS DE RODAS


Imagem ilustrativa.

Imagem ilustrativa.

Segundo o Conselho Municipal de Saúde, há “forte indício” de superfaturamento em contrato firmado entre a Secretaria de Saúde de Ilhéus e a BCR EQUIPAMENTOS. Os conselheiros afirmaram que a empresa vendeu ao governo cadeiras de rodas que custavam R$ 1.500,00 por R$ 3.985,00 (veja aqui). A direção da BCR respondeu a denúncia. Conforme a resposta, cada unidade custou R$ 2.186,00 ao município.

Solicitamos a resposta num formato de arquivo cujo texto pudesse ser copiado, mas, a empresa BCR preferiu enviar nota escaneada. O documento está dividido em três partes. Clique nos links para acessá-los:  parte 1, 2 e 3.

CARMELITA RESPONDE PELA METADE


Se foi possível fazer aliança com Newton, por que não com Jabes?

Se foi possível fazer aliança com Newton, por que não com Jabes?

O Jornal Bahia Online entrevistou a Professora Carmelita (PT) – acesse aqui. Ela foi candidata a prefeita de Ilhéus nas eleições de 2012, quando o eleitorado reconduziu o Prefeito Jabes Ribeiro (PP) ao Palácio Paranaguá. A petista classificou como “boato” a possibilidade de se unir a JR para o pleito de 2016. Levantamos essa hipótese no último dia 12.

Na ocasião, lembramos que o Ednei Mendonça, marido de Carmelita e o deputado federal Josias Gomes (PT), chefe do seu grupo político, conversam com Jabes de modo muito tranquilo. “Eles se entendem”, afirmamos – lembre aqui. É esse diálogo franco que nos leva a supor a possibilidade de uma aliança.

Na entrevista ao jornal, Carmelita reforçou a promessa “anti-Jabes”: “O que posso garantir a cada cidadão e cidadã desta cidade é que em 2016 não há hipótese de estarmos juntos”. A petista, no entanto, não falou nada sobre essa proximidade entre Josias, seu marido e JR.

Há outro dado da biografia política de Carmelita que interessa ao tema: ela nunca foi tão criteriosa nas escolhas dos seus aliados. Prova disso foram suas parcerias com o ex-prefeito Newton Lima e o ex-secretário (de finanças) Jorge Bahia.

Carmelita faz duras críticas aos métodos jabistas, mas, eles são muito parecidos com os do governo Newton. Vale lembrar que o ex-prefeito tem seis contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, sem falar nas duas operações da Polícia Federal (Pelargós e Vassoura de Bruxa) em que foi indiciado.

Dentre os motivos para o governo Newton ter seis contas rejeitadas pelo TCM está o baixo investimento em educação,  inferior aos 25% estipulados por lei, equivalentes às receitas próprias do município.

Ancorada no discurso que atribui ao ensino de qualidade a condição essencial para o desenvolvimento humano, como Carmelita pôde se aliar a um prefeito que não investiu o suficiente em educação? E os processos que Newton responde por supostos desvios de dinheiro público? A professora ignora esses detalhes?

Muito experiente, Jabes gosta de dar lições básicas sobre a “velha política”. Na última entrevista coletiva que concedeu, quando perguntado sobre a possibilidade de se unir ao PT de Ilhéus, negou que haja qualquer tipo de negociação em curso, mas, sentenciou: “eu nunca digo que ‘desse prato não comerei'”.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia