WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

reserva sapetinga massi hospital sao jose

SEGUNDO PROCURADOR-GERAL DE ITABUNA, SERVIDOR FALTOSO PODE TER SALÁRIO DESCONTADO MESMO SEM VALE-TRANSPORTE MULHER ANUNCIA VENDA DE APARTAMENTO DO “MINHA CASA” EM ILHÉUS ABAIXO-ASSINADO COBRA DUPLICAÇÃO DA BA-001 EM ILHÉUS




impacto cred

transporte ilegal
fevereiro 2017
D S T Q Q S S
« jan    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728  

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 12 VAGAS DE EMPREGO NA QUARTA-FEIRA


Confira abaixo as vagas disponíveis na quarta-feira (1º) na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Muitos candidatos se antecipam e preenchem as vagas por meio do site Mais Emprego.

Por esse motivo, acontece do pretendente ir até o SAC e não encontrar a oportunidade anunciada pelo Blog do Gusmão.

Recomendamos aos candidatos que se cadastrem no site quando forem a uma agência do SineBahia.

Atendente de loja de conveniência

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 04 meses de experiências

  • 02 Vagas

Conferente de mercadoria

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 04 meses de experiências, e curso de operador de empilhadeira

  • 01 Vaga

Cozinheiro

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 06 meses de experiência

  • 02 Vagas

:: LEIA MAIS »

PREFEITURA DE ILHÉUS ANTECIPA 30% DO 13º SALÁRIO PARA ANIVERSARIANTES


Prefeito Mário Alexandre. Imagem: Clodoaldo Ribeiro/Secom-Ilhéus.

Prefeito Mário Alexandre. Imagem: Clodoaldo Ribeiro/Secom-Ilhéus.

A Prefeitura de Ilhéus vai pagar nessa sexta-feira (24) os salários deste mês, com uma novidade. Quem fez aniversário em janeiro ou fevereiro vai receber hoje 30% do 13º terceiro salário de 2017.

Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, o prefeito Mário Alexandre (PSD) explicou que o objetivo da antecipação é fazer o dinheiro circular na cidade, “ativando a economia”.

Marão elogiou o trabalho da equipe de planejamento orçamentário da prefeitura, “que tem buscado equilíbrio financeiro, sendo norteado pelo principio da economicidade e a correta aplicação dos recursos públicos do município”.

O secretário municipal da Fazenda, Elifaz Anunciação, afirmou que “apesar da aguda crise financeira que afeta as prefeituras brasileiras, a atual gestão criou o cronograma para pagar em dia o salário dos servidores”.

SEGUNDO PROCURADOR-GERAL DE ITABUNA, SERVIDOR FALTOSO PODE TER SALÁRIO DESCONTADO MESMO SEM VALE-TRANSPORTE


Luiz Fernando Guarnieri, procurador-geral da Prefeitura de Itabuna. Imagem: Jornal A Região.

Luiz Fernando Guarnieri, procurador-geral da Prefeitura de Itabuna. Imagem: Jornal A Região.

No último dia 8, o secretário de Saúde de Itabuna, Vitor Lavinsky, encaminhou comunicado interno para o procurador-geral do município, Luiz Fernando Guarnieri. Buscava “parecer jurídico” sobre as “faltas dos servidores em alegação ao não recebimento” do vale-transporte intermunicipal.

Em outras palavras, queria saber se estava autorizado legalmente a descontar os salários dos servidores faltosos que moram fora de Itabuna e não recebem vale-transporte desde o início da gestão atual.

Cinco dias depois, numa mensagem escrita à caneta sobre o comunicado original, o procurador dirimiu as dúvidas do secretário. “A ausência de fornecimento de vale-transporte impede a demissão por abandono do emprego público, em caso de não comparecimento, ao passo que, neste caso, lhe impedirá o recebimento dos vencimentos mensais face a ausência de contraprestação laboral”, explicou Guarnieri.

O entendimento do procurador deixou os servidores preocupados. Uma servidora de Itabuna procurou este blog para manifestar a sua preocupação. Ela mora em Ilhéus e acumula faltas, pois não tem como ir trabalhar sem o vale-transporte.

Wilmaci, presidente do Sindserv. Imagem: Arquivo/Sindserv.

Wilmaci, presidente do Sindserv. Imagem: Arquivo/Sindserv.

A presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Itabuna (Sindserv), Wilmaci Oliveira, discorda do posicionamento do procurador. Ela conversou por telefone com o Blog do Gusmão nessa sexta-feira (24). Nesse caso, disse, a lei está ao lado do trabalhador, porque obriga o empregador a fornecer o vale-transporte intermunicipal.

Segundo Wilmaci, após pressão do sindicato, o prefeito Fernando Gomes (DEM) anulou o decreto que cancelava o vale-transporte intermunicipal. No entanto, o governo afirma que tem tido dificuldades para restabelecer a parceria com a empresa que presta o serviço, a Rota Transportes.

A líder sindical também informa que o governo não descontou as faltas nos salários referentes ao mês de janeiro e garantiu ao sindicato que adotará a mesma postura em fevereiro.

Por outro lado, Wilmaci lembra que a gestão descontou 6% dos salários em janeiro. O percentual equivalente à contribuição dos trabalhadores para o pagamento do vale-transporte. Esse desconto seria permitido por lei se a prefeitura estivesse custeando o transporte, o que não é o caso.

O sindicato solicitou a mediação do Ministério Público do Estado da Bahia para estabelecer um acordo formal com o governo.

O outro lado

O Blog do Gusmão também conversou hoje por telefone com o procurador-geral Luiz Fernando Guarnieri. Ele explicou que ao analisar casos semelhantes, parte da jurisprudência se posicionou a favor do desconto e outra parte, contra.

Guarnieri afirmou que se filia nesse momento à posição favorável ao corte. Contudo, esclareceu que a mensagem enviada ao secretário de saúde manifestou apenas o seu entendimento sobre um tema discutível, diante da dúvida do colega. A procuradoria não recomendou o desconto ao governo.

Segundo Guarnieri, o prefeito também determinou que os salários não devem ser descontados.

Em relação ao desconto do percentual de contribuição dos servidores, o procurador-geral disse que o governo vai revê-lo no caso de quem não recebeu os tíquetes de passagem.

ATENÇÃO: EVITE O BANHO DE MAR EM QUATRO PRAIAS DE ILHÉUS


Praia em frente ao Hotel Opaba está imprópria para banho de mar, alerta o Inema. Imagem: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

Praia em frente ao Hotel Opaba está imprópria para banho de mar, alerta instituto. Imagem: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

A recomendação é do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). As praias que devem ser evitadas são as do Marciano (próxima ao Bar Litrão), do Sul (em frente às barracas do quilômetro zero da BA-001), do Malhado (perto da escultura da sereia) e do Opaba (na direção da pista do Aeroporto Jorge Amado).

O diagnóstico de balneabilidade é obtido por meio do recolhimento de amostras. O instituto divulgou os resultados dos últimos testes nessa quinta-feira (23). Todas as outras praias de Ilhéus têm condições normais para banho, no entanto, o banho de mar deve ser evitado em dias chuvosos.

PRECONCEITO DE GURITA CONTRA GAYS IMPEDIU FILIAÇÃO NA REDE


Ex-vereador Alzimário Belmonte (Gurita).

Ex-vereador Alzimário Belmonte (Gurita).

No dia 26 de setembro de 2015, em Salvador, o elo estadual da Rede Sustentabilidade promoveu seminário sobre gestão municipal e práticas sustentáveis. A Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sediou a atividade. O blogueiro e cientista político Chico Andrade cobriu o evento.

Na época, o então vereador Alzimário Belmonte (Gurita) procurava uma nova legenda e foi ao seminário da Rede.  Estava prestes a sair do Partido Progressista, após romper com a maior liderança do PP em Ilhéus, o ex-prefeito Jabes Ribeiro.

Um casal homoafetivo também participava do seminário. Em determinado momento, os dois homens se beijaram. Gurita não gostou do que viu e manifestou o seu descontentamento aos dirigentes estaduais da Rede.

Ao revelar a própria intolerância, Gurita mal sabia que também fechava as portas da Rede para ele. O partido negou a sua filiação. A reclamação do vereador sobre o beijo foi determinante para a decisão.

Em fevereiro de 2016, Gurita se filiou ao Partido Social Cristão (PSC), o mesmo do deputado federal Jair Bolsonaro.

MINISTRO DO STF CONCEDE LIBERDADE AO EX-GOLEIRO BRUNO


Bruno Fernandes.

Bruno Fernandes.

Do Uol

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello concedeu habeas corpus para soltar o ex-goleiro Bruno Fernandes de Souza, preso desde 2010. Ele foi condenado em 2013 a 22 anos de prisão, em regime fechado, por homicídio triplamente qualificado contra a namorada, Eliza Samudio. A decisão de Melo foi divulgada na manhã desta sexta-feira (24).

Em 2015, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) havia acatado parcialmente recurso do Ministério Público do Rio de Janeiro e aumentou a pena aplicada ao ex-goleiro Bruno Fernandes pelo sequestro, lesão corporal e constrangimento ilegal de Eliza, sua ex-amante.

:: LEIA MAIS »

MULHER ANUNCIA VENDA DE APARTAMENTO DO “MINHA CASA” EM ILHÉUS


Imagem registrada por usuário do Facebook.

Imagem registrada por usuário do Facebook.

Na madrugada desta sexta-feira (24), uma mulher publicou no Facebook anúncio de venda de um apartamento do programa Minha Casa, Minha Vida. Um internauta registrou a mensagem e nos enviou. Segundo a anunciante, o imóvel faz parte do condomínio Morada do Porto, perto do Banco da Vitória, em Ilhéus.

A vendedora também divulgou o preço do apartamento, 16 mil reais, e um número de telefone para contato.

Outro usuário do Facebook chegou a comentar que vender imóveis do programa “dá cadeia”. Não é bem assim. A venda pode ser feita, desde que o beneficiário a faça após cumprir requisitos do Minha Casa.

Regras do programa

:: LEIA MAIS »

ANTÔNIO, RUY E COLÓ


José Nazal FacebookPor José Nazal

Em Ilhéus há duas antigas praças, muito próximas, margeando a avenida beira-mar, onde tudo acontece, denominada de Soares Lopes. São as praças dedicadas a dois ilustres baianos, o poeta Castro Alves e o jurista Ruy Barbosa.

Um velho frequentador das praças, o bancário Coló, apreciador de uma boa pinga e fumante inveterado, era apaixonado pelo “Poeta dos Escravos” e adversário número um do “Águia de Haia”. Coló, no auge do seu ‘’porre”, era o mensageiro, o pombo correio que levava e trazia os recados entre os bustos dos ilustres homenageados. Na maioria, recados desaforados.

Coló morava mais próximo da praça de Antônio, nome pelo qual ele se dirigia ao ídolo e amigo íntimo, o poeta baiano Antônio Frederico Castro Alves. Diante do busto deste, bradava em alto e bom som: “Antônio, vim lhe dizer que o tal do Ruy desafiou você. Acabou de me dizer que encontrou erros de português em seus versos! Vim aqui te dizer isso e pedir permissão para voltar lá e dizer uns desaforos a ele. Tá pensando o quê, o tal jurista? Que é mais importante que você? Vou lá e volto já”.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS TEM CAMPANHA CONTRA EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS


Turista recebe material de campanha ao desembarcar em Ilhéus. Imagem: Secom-Ilhéus.

Turista recebe material de campanha ao desembarcar em Ilhéus. Imagem: Secom-Ilhéus.

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, a Prefeitura de Ilhéus realizou na quarta-feira (22) ação educativa de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. O primeiro ato da campanha ocorreu durante o receptivo dos turistas que desembarcaram no Porto do Malhado.

A iniciativa contou com o apoio do Centro Especializado de Assistência Social – Serviço de Proteção e Atendimento a Famílias e Indivíduos (CREAS/PAEFI) e do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes (CMDCA) e o Conselho Tutelar do Município de Ilhéus.

Os próximos atos da campanha serão em escolas municipais e estaduais e pontos turísticos, locais estratégicos para a conscientização quanto à importância da denúncia e o frequente combate e prevenção aos crimes desse tipo.

FUNDAÇÃO O BOTICÁRIO SELECIONA PROJETOS DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL


Reserva particular em Brusque, Santa Catarina. Imagem: Sandro Solomon.

Reserva particular em Brusque, Santa Catarina. Imagem: Sandro Solomon.

Do portal O Eco

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza já apoiou 1.493 projetos de 493 instituições em todo o Brasil nos últimos 26 anos. Mais uma vez, a instituição abre inscrições para a primeira chamada anual do Edital de Apoio a Projetos em 2017, selecionando iniciativas conservacionistas em todas as regiões do país.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 31 de março na seção ‘Editais” do site da Fundação. Para concorrer ao apoio é necessário que a iniciativa seja realizada por instituições privadas sem fins lucrativos, como fundações ligadas a universidades e organizações não governamentais.

O edital é dividido em três linhas temáticas:

:: LEIA MAIS »

ABAIXO-ASSINADO COBRA DUPLICAÇÃO DA BA-001 EM ILHÉUS


Trecho da BA-001 no litoral sul de Ilhéus. Imagem: José Nazal.

Trecho da BA-001 no litoral sul de Ilhéus. Imagem: José Nazal.

Até as 11h42min dessa quinta-feira (23), o abaixo-assinado que reivindica a reestruturação da BA-001 em Ilhéus já havia recebido cento e quinze assinaturas. O documento é destinado ao governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Conforme a petição, moradores de Olivença e dos arredores tomaram a iniciativa devido ao grande número de acidentes no trecho da BA-001 entre a zona sul de Ilhéus e o município de Una.

O texto enumera as reivindicações das comunidades. Elas cobram a duplicação da estrada, a construção de uma ciclovia e a reforma da rede de iluminação em áreas habitadas do Acuípe. Também querem melhorias para Olivença, como a revitalização do Colégio Estadual Jorge Calmon.

Argumentam que todas essas intervenções vão contribuir para tornar o trânsito mais fluido e seguro. Além da população local, justificam, os serviços beneficiariam também as pessoas que visitam Ilhéus.

Na abertura do texto, os autores citaram o único parágrafo do 1º artigo da Constituição Federal. “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos, ou diretamente nos termos desta Constituição”. Interessados (as) podem assinar a petição neste link.

BLOCO DO ZÉ PEREIRA ANIMA CARNAVAL DO PONTAL


Imagem: José Rezende Mendonça.

Imagem: José Rezende Mendonça.

O Bloco do Zé Pereira vai fazer a festa nas ruas do Pontal nessa sexta-feira de Carnaval. A folia vai começar meia-noite na Rua Dom Pedro II, perto do Bar do Jorginho, em frente à Praça São João Batista. A música vai ficar por conta de uma banda de sopro. O bloco é um dos mais antigos de Ilhéus, com trinta anos de tradição.

SINEBAHIA ITABUNA OFERECE 7 VAGAS DE EMPREGO NESSA SEXTA-FEIRA


Confira abaixo as novas oportunidades de emprego do Sinebahia Itabuna. As vagas ficarão disponíveis nessa sexta-feira (24).

A agência funciona na unidade modelo da Avenida Inácio Tosta Filho, centro. Não esqueça de levar o número do PIS, PASEP ou NIS, Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

Auxiliar de Deposito

Ensino Fundamental Completo

 Experiência de 6 meses na função

1 vaga

Barman

Ensino Médio Completo

 Experiência de 6 meses na função

1 vaga

Cozinheiro Geral

Ensino Fundamental Completo

 Experiência de 6 meses na função

2 vagas

:: LEIA MAIS »

SELEÇÃO DA SEDUC ABRE VAGAS PARA PROFESSORES EM ILHÉUS E ITABUNA


Mais-professorA Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEDUC) publicou hoje (23) editais do seu novo processo seletivo. O certame oferece 2.483 para professores da Educação Básica e da Educação no Campo e outras 215 para professores indígenas. A pasta também vai selecionar 961 profissionais de nível técnico.

Ilhéus e Itabuna estão entre as cidades contempladas. Veja a relação completa das vagas nos dois editais: Educação Básica e nível técnico.

As inscrições ocorrerão entre 1º e 13 de março no site do IBRAE. A inscrição custará R$ 25 ou R$ 75, a depender do cargo.

As provas estão marcadas para o dia 9 de abril. A secretaria vai contratar os aprovados temporariamente, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

PRESIDENTE DA EMASA ANUNCIA FIM DO RACIONAMENTO


Jader Guedes. Imagem: Secom-Itabuna.

Jader Guedes. Imagem: Secom-Itabuna.

O presidente da Embasa, Jader Guedes, anunciou hoje (23) o fim do racionamento de água em Itabuna. Segundo ele, com as chuvas dos últimos dias, a cidade não corre o risco de de enfrentar novo rodízio nos próximos dois meses.

Por outro lado, Guedes pediu que a população mantenha a economia e evite o desperdício do líquido precioso.

Segundo o presidente da Emasa, as chuvas chegaram no momento certo, pois a captação de água havia caído para apenas 350 litros por segundo na Estação de Rio do Braço e já estava paralisada em Novas Ferradas.

UESC CONVOCA APROVADOS DA LISTA DE ESPERA DO SISU


uesc1Como havia anunciado anteriormente, a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) divulgou hoje (23) a primeira convocação da lista de espera do Sistema de Seleção Unificada, o SISU. 

Acesse a lista.

Os convocados deverão ir aos colegiados dos cursos para os quais se candidataram. O atendimento ocorrerá nos dias 8 e 9 de março, das 8 às 12h e das 13 às 16 horas.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia