prefeitura de ilheus

O DRAMA DE TRÊS FAMÍLIAS DOS ALTOS AMPARO E LEGIÃO PREFEITURA DE ILHÉUS SUSPENDE LICITAÇÃO DE R$ 58 MILHÕES APÓS DENÚNCIA




julho 2015
D S T Q Q S S
« jun    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

PROTESTO NA PRAÇA CAIRU


Imagem cedida ao Blog do Gusmão.

Imagem cedida ao Blog do Gusmão.

Estudantes e professores protestam nesse momento nos arredores da Praça Cairu, centro de Ilhéus, contra os cortes orçamentários impostos à educação pública pelos governos federal e estadual. O ato reúne docentes e discentes da Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal do Sul da Bahia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBA) e IF Baiano (Uruçuca). O ato público dificulta o tráfego de veículos no local.


550x100_valmir

JUIZ CHAMA BORARIS E ARAPIUNS DE “FALSOS ÍNDIOS”


Meninas Arapiuns e Borari cantam músicas de roda em português e em nheengatu. Imagem: Ana Aranha/Repórter Brasil.

Meninas arapiuns e boraris cantam músicas de roda em português e em nheengatu. Imagem: Ana Aranha/Repórter Brasil.

Sentença do juiz federal Airton Portela, de Santarém (PA), se refere aos indígenas das etnias Borari e Arapium como “falsos índios”. Os povos originários ocupam área reconhecida em 2011 como território indígena pela FUNAI e ameaçada pela ação predadora de madeireiras. 

Com o apoio da FUNAI e do IBAMA, boraris e arapiuns passaram a monitorar e denunciar as ações ilegais de madeireiras no território que reivindicam. Conforme reportagem de Ana Aranha (Repórter Brasil), em novembro de 2014, fiscais interditaram serrarias e embargaram os Planos de Manejo Florestais em execução na área.

Ainda segundo a repórter, duas semanas depois, no que foi interpretado como uma resposta à operação, o juiz Airton Portela declarou a “inexistência” das identidades indígenas e questionou o laudo antropológico da FUNAI para determinar que o órgão deveria suspender o processo de demarcação, liberando a exploração da floresta pelas madeireiras.

O juiz federal Érico Freitas Pinheiro acatou apelação do Ministério Público Federal (MPF) e suspendeu em março de 2015 a sentença que negava o direito à autodenominação aos boraris e arapiuns. Com a suspensão, os madeireiros foram obrigados a deixar o território reivindicado pelos indígenas, no entanto, o Ministério da Justiça ainda não publicou a portaria declaratória de demarcação da área.


550x100_jorgeluiz

PROFESSORA TEME “CALOTE” DO GOVERNO DA BAHIA


caloteUma professora nos procurou para denunciar que não recebeu os salários dos três meses em que trabalhou num colégio estadual de Ilhéus. Contratada por meio do regime de prestação de serviço temporário, ela iniciou suas atividades em março e foi substituída no último dia 17.

Segundo a professora, o Núcleo Regional de Educação, órgão vinculado à Secretaria de Educação do Estado, informou que os docentes com salários atrasados receberiam até o dia 27 de junho.

A educadora afirma que enfrentou o mesmo problema nos anos de 2013 e 2014, assim como outros colegas contratados temporariamente. Mesmo com atraso, ela foi paga nos anos anteriores, mas, teme sofrer um “calote” nesse ano. 


Bebeto Banner 550x100

CONVÊNIOS DO TOPA VÃO BENEFICIAR 100 MIL ESTUDANTES


Governador Rui Costa. Foto: Carla Ornelas/GOVBA

Governador Rui Costa. Foto: Carla Ornelas/GOVBA

O governador Rui Costa (PT) anunciou hoje (7) que o governo do estado vai firmar convênios com 113 prefeituras baianas por meio do programa Todos pela Alfabetização (TOPA). A iniciativa beneficiará mais de 100 mil estudantes. 

A parceria vai garantir o repasse de R$ 2,5 milhões para os municípios conveniados. O recurso será usado para garantir alimentação para os alfabetizandos. De acordo com o governador, o TOPA já alfabetizou um milhão e duzentos mil moradores da Bahia.

Rui participará nessa quinta (9) da solenidade de assinatura dos convênios. O ato será às 9 horas, no auditório da Secretaria de Educação do Estado (Centro Administrativo da Bahia). 


550x100_vivaldo

IME REFORMADO E CLIMATIZADO


Imagem: Gidelzo Silva/Secom-Ilhéus.

Imagem: Gidelzo Silva/Secom-Ilhéus.

A Prefeitura de Ilhéus concluiu a reforma do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME). O prefeito Jabes Ribeiro participará amanhã (8) da entrega oficial da obra. A cerimônia começará às 9 horas.

O IME atende a mais de 1.200 estudantes do ensino fundamental e do programa de educação para jovens e adultos.

De acordo com o superintendente de obras da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Derneval Furtunato, todas as 18 salas de aula foram climatizadas. “Para isso, elaboramos um projeto independente voltado para a instalação dos aparelhos de condicionadores de ar”.

Os serviços também incluíram a reforma do telhado, pintura, troca de pisos, recuperação de banheiros e outras intervenções.

Professor Milton Santos.

Professor Milton Santos.

Inaugurado em 1939, o Instituto Municipal de Ensino foi o primeiro local de trabalho do geógrafo Milton Santos (1926-2001), referência do pensamento brasileiro do século XX. O professor baiano lecionou no IME no final da década de 1940.


  

OPERAÇÃO DA SUTRAN RECUPERA DOIS CARROS ROUBADOS EM ILHÉUS


Operação reuniu policiais militares e agentes de trânsito e atuou nos bairros Pontal e Teotônio Vivela.

Operação reuniu policiais militares e agentes de trânsito e atuou nos bairros Pontal e Teotônio Vivela.

A Superintendência de Trânsito (Sutran) da Prefeitura de Ilhéus, as 68ª, 69ª e 70ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPM) e o Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) realizaram uma operação conjunta nos bairros Pontal e Teotônio Vilela. As ações resultaram na apreensão de dezoito veículos.

Dois dos veículos apreendidos eram carros roubados: um Chevrolet Agile (cor prata, placa de Itabuna) e um Gol (preto, placa de João Pessoa).

O chefe de fiscalização e trânsito da Sutran, Carlos Campos (Guaguinho), confirmou as informações a este blog. Segundo ele, a maioria dos veículos apreendidos estava com documentação vencida.

A operação durou três dias. Começou sexta-feira (3) no Pontal, atuou na entrada do Vilela no sábado e retornou ao bairro da zona sul de Ilhéus no último domingo.

PREFEITURA “ESQUECE” BURACO ABERTO NO PONTAL


Imagens: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

Imagens: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

No último dia 17 de março, servidores da Prefeitura de Ilhéus abriram um buraco na Rua Salgado Filho, bairro Pontal, para desentupir a rede pluvial – lembre aquiQuase quatro meses se passaram desde então e a “cratera” ainda não foi fechada.

O BLOGUEIRO PRESO


Imagem do Blog do Paulinho.

Imagem do Blog do Paulinho.

Por Juca Kfouri/publicado hoje no blog do autor

O jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, do Blog do Paulinho, está preso, condenado por difamação, na 31a. DP, na Vila Carrão, em cela especial por ter curso universitário.

Conheci Paulinho quando ele era motoqueiro e ia à CBN ver o programa que eu fazia ao vivo.

Era muito bem informado sobre o Corinthians, o incentivei a fazer um blog, entrou na faculdade de jornalismo e se formou.

Paulinho tem alma de justiceiro e muitas vezes age como se fosse uma metralhadora giratória.

Acerta em 90% dos alvos, é verdade, mas erra em 10%, o que é muito.

Tivesse eu  posto de comando em algum veículo e o contrataria como repórter e poria um editor ao lado dele 24 horas por dia.

Politicamente de direita, fareja corrupção e malandros a léguas de distância e vai atrás como um raro perdigueiro.

Que a prisão seja muito breve e acabe de abrir seus olhos para os eventuais exageros que comete.

Um habeas corpus impetrado ainda nesta terça-feira há de libertá-lo prontamente.

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP e atua como jornalista há mais de trinta anos.

ROSEMBERG NEGA RECEBIMENTO DE DOAÇÕES ILEGAIS


Deputado estadual Rosemberg Pinto.

Deputado estadual Rosemberg Pinto.

Matéria da revista Veja mostra o nome do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) numa lista de políticos que supostamente pediram ou receberam doações oficiais e ilegais ao empresário Ricardo Pessoa, dono das construtoras UTC Engenharia e Constran. O líder do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia negou a acusação.

Preso na Operação Lava Jato que investiga o esquema de corrupção na Petrobras, Ricardo Pessoa aceitou colaborar com as investigações e assinou acordo de delação premiada. Segundo a revista Veja, a tabela com o nome do deputado Rosemberg foi entregue pelo empresário aos investigadores. 

Tabela divulgada pela revista Veja.

Tabela divulgada pela revista Veja.

Na tabela, o nome de Rosemberg aparece entre aqueles que pediram doação, mas, não receberam. O petista nega inclusive que tenha feito tal pedido. “O que consta é um pedido, nunca efetuado, e o qual nunca foi feito por mim. Nunca recebi nenhuma doação desse tipo pela UTC ou de qualquer outra empresa, relacionadas às campanhas de 2010 e 2014. Todas as minhas contribuições estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral, cuja as contas foram todas aprovadas. Lamento muito esse tipo de publicação com o meu nome sem ao menos me questionarem sobre a veracidade da informação.”

Leia a íntegra da nota divulgada pela assessoria do deputado.

:: LEIA MAIS »

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIVULGA RESULTADO DO SISUTEC


sisutecO Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (7) o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec)

Os aprovados devem se matricular a partir de amanhã (8). O prazo vai até sexta-feira (10). As aulas começarão em agosto.

O Sisutec oferece cursos técnicos gratuitos em instituições públicas e privadas  de ensino superior e de educação profissional e tecnológica. O sistema considera a nota obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A edição atual abriu 83.641 vagas em 515 municípios de todos os estados e no Distrito Federal.

A divulgação da segunda chamada está prevista para a próxima terça-feira (14).

UESC SELECIONA ESTUDANTES PARA O “TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO”


Imagem: Robson Duarte/Esquerda Diário.

Imagem: Robson Duarte/Esquerda Diário.

Processo seletivo da Universidade Estadual de Santa Cruz abriu cinco vagas para o programa “Todos pela Alfabetização” – TOPA. Para participar, é necessário ser estudante regular de licenciatura e estar cursando a partir do terceiro semestre. O projeto oferece R$ 14 por hora/aula. 

Interessados (a) devem se inscrever no Protocolo Geral da UESC, entre os dias 8 e 14 de julho. Documentos exigidos no ato de inscrição: cópias do RG e CPF, comprovante de matrícula e currículo comprovado. A seleção será realizada por meio de entrevista e análise curricular.

Atenção: é importante ter tempo disponível para viagens de até uma semana. O edital está neste link.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FÓRUM SOCIAL DA UFSB


Se inscreva no link abaixo.

Inscreva-se no link abaixo.

Estão abertas as inscrições para os encontros regionais preparatórios para o I Fórum Social da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Os encontros serão realizados nas três cidades que têm campi da UFSB. Em Itabuna, o evento será nos dias 24 e 25 de julho; Teixeira de Freitas receberá o debate nos dias 31 de julho e 1º de agosto e Porto Seguro, nos dias 7 e 8 do próximo mês.

O fórum vai reunir acadêmicos, entidades da sociedade civil organizada, movimentos sociais e autoridades. Clique aqui para se inscrever.

CONSELHO TUTELAR DE ILHÉUS CONVOCA TRÊS SUPLENTES


Conselheiros devem se apresentar imediatamente. Foto Divulgação.O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ilhéus convocou hoje (6) três suplentes para vagas temporárias abertas em decorrência das férias dos titulares. 

Os suplentes Gilvan Santos de Jesus, Joene Ribeiro dos Santos e Mário Sérgio da Cruz Santos vão substituir temporariamente os titulares Sandra Regina Brasil, Ciro Nonato dos Santos e Shirley Cardoso, no seção centro/zona sul.

Os convocados devem ir à sede do órgão para tomar posse. O atendimento funciona das 8 às 14 horas, na Avenida Uberlândia, nº 555, no bairro Malhado.

CHUVA JÁ “CASTIGA” LOJISTAS DE ILHÉUS


Os lojistas do centro de Ilhéus já sofrem os efeitos negativos da chuva dessa segunda-feira (6). A rua alagada praticamente isola as lojas e desestimulam consumidores. Imagem registrada há poucos instantes por Jerberson Josué, funcionário do SAC, mostra alagamento na Rua Eustáquio Bastos.

Os lojistas do centro de Ilhéus já sofrem os efeitos negativos da chuva dessa segunda-feira (6). A rua alagada praticamente isola as lojas e desestimula consumidores. Imagem registrada há poucos instantes por Jerberson Josué, funcionário do SAC, mostra a Rua Eustáquio Bastos, perto da Praça Cairu.

CRISES POLÍTICA E ECONÔMICA ALIMENTAM TENTAÇÃO GOLPISTA


Senador Aécio Neves. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress.

Senador Aécio Neves. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress.

Por Kennedy Alencar/comentário para a rádio CBN reproduzido no blog do autor

kennedy alencarA impopularidade presidencial e a fraqueza política do governo e do PT no Congresso estimulam as conversas sobre a eventual saída de Dilma Rousseff do poder. A combinação de crise política com econômica é um risco para presidentes da República no Brasil.

O senador Aécio Neves (MG), reeleito para a presidência do PSDB em convenção no domingo, previu que a presidente não chegará ao final do mandato e disse que o partido terá “coragem para fazer o que tem de ser feito”. Outros tucanos importantes, como o senador José Serra e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, também apontaram dificuldade para que Dilma possa governar até 2018.

Apesar de os principais líderes do partido não terem usado a palavra impeachment nos discursos de ontem, a fim de evitar que sejam tachados de golpistas, a saída da presidente do cargo está sendo articulada pelo PSDB.

Os tucanos conversam abertamente a respeito de um eventual julgamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que venha a condenar a presidente e seu vice, com a realização de nova eleição presidencial em seguida.

Tratam também da possibilidade de usar uma recomendação do TCU (Tribunal de Contas da União) ao Congresso para rejeitar as contas de 2014, sob alegação de crime contra Lei de Responsabilidade Fiscal por conta das pedaladas do Tesouro Nacional.

Nessa trama via TCU, o PMDB teria de se associar aos tucanos para aprovar um impeachment. Uma ala do PMDB gostaria que o vice-presidente da República, Michel Temer, deixasse a articulação política do governo para aumentar a fragilidade da presidente.

Parecem hoje dois caminhos arriscados. A saída de um presidente do cargo antes do término do seu mandato não pode ser discutida como se fosse algo natural. Não se vota impeachment ou se convoca nova eleição como se troca de roupa. Há todo um caminho jurídico e político a ser respeitado.

O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, defendeu em um artigo ontem na “Folha de S.Paulo” que seria bom um impeachment da presidente numa pedalada. Isso tem nome: golpe. Numa democracia, os mandatos devem ser respeitados. O Brasil não é uma república de bananas para permitir golpes jurídicos ou políticos.

:: LEIA MAIS »

ESTUDANTES E PROFESSORES VÃO PROTESTAR NA PRAÇA CAIRU


Cartaz do ato público.

Cartaz do ato público.

Estudantes e professores vão protestar contra os cortes orçamentários impostos à educação pública pelos governos federal e estadual. O ato está marcado para as 14 horas dessa terça-feira, 7, na Praça Cairu, centro de Ilhéus.

A manifestação vai reunir estudantes e docentes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e IF Baiano (Uruçuca).

Os professores da UESC estão em greve há dois meses, assim como os servidores do IFBA. De acordo com os docentes, tanto o governo estadual como o federal dificultam o andamento das negociações.

NOVOS ARES


Ariston.

Ariston.

O administrador José Ariston deixou a administração do estádio Mário Pessoa. Atuará na Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Ilhéus a partir desta segunda-feira (6).

Ele agradeceu aos profissionais da imprensa pela parceria construída ao longo dos quatorze anos em que administrou o estádio. Também lembrou dos ex-colegas Baé, Joselito, Ratinho, Domingos, Adriano, Possidônio, Marcos Reis, Paulo Coutino, Roberto, Dinha, Flávio, Leandro, Ney, Guinho, Toinho e Jezi.

MADRE THAÍS REALIZA VESTIBULAR PARA VAGAS REMANESCENTES


faculdade madre thaísA Faculdade Madre Thaís realizará a segunda chamada do vestibular 2015.2 no próximo dia 19, na sede da instituição (Avenida Itabuna, 1491, Ilhéus). O certame vai preencher vagas remanescentes.

As vagas são para os cursos de administração (noturno), direito (noturno e matutino), enfermagem (noturno) e biomedicina (noturno e matutino), fisioterapia e engenharia civil (ambos no matutino).

Interessados podem se inscrever na sede da faculdade ou no posto instalado no Shopping It’art, no calçadão Dom Pedro II, das 9 às 12 horas e das 14 às 17h. Aos sábados o atendimento funciona até as 15 horas. A inscrição também pode ser feita no site da Madre Thaís. O prazo ficará aberto até 18 de julho.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia