WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

reserva sapetinga massi hospital sao jose

DELEGADA REVELA “MAIOR PERGUNTA” SOBRE A MORTE DO POLICIAL TYRONE CUIDAR DE ILHÉUS É NÃO DAR VEZ AO “JEITINHO” SERVIDORA MUNICIPAL VAI PROCESSAR O BIG MEIRA POR “CONSTRANGIMENTO”




impacto cred

transporte ilegal
abril 2017
D S T Q Q S S
« mar    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

AGRICULTORES APRESENTAM DEMANDAS DA ZONA RURAL DE ILHÉUS


Vereador Gil Gomes e colegas ouviram demandas dos agricultores.

O vereador Gil Gomes e colegas ouviram demandas dos agricultores.

No último domingo (23), o vereador Gil Gomes (PV) se reuniu com produtores da agricultura familiar. O encontro aconteceu em Cururutinga, na zona rural de Ilhéus. Os vereadores Paulo Meio Quilo (PV) e Pastor Matos (PSD) também marcaram presença, assim como os secretários municipais de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (Hermano Fahning) e de Relações Institucionais (Alisson  Mendonça).

Os produtores falaram ao vereador Gil Gomes sobre as dificuldades dos moradores da região, a exemplo da necessidade de melhoria do transporte coletivo. Também cobram o aumento do número de veículos nas linhas do interior. O reforço do policiamento é outra demanda das comunidades.

Os agricultores também solicitaram melhorias na estrutura e nas condições de atendimento do posto de saúde do distrito de Santo Antônio.

O vereador Gil Gomes afirmou que não medirá esforços para atender todos os reclames e reivindicações. Garantiu à presidente da Associação de Agricultores de Cururitinga, Dona Maria Rosário, que ainda esta semana apresentará todas as demandas ao Executivo. Paulo Meio Quilo e Pastor Matos também se comprometeram com os representantes da agricultura familiar.

Por sua vez, o secretário Hermano Fahning assegurou mais uma linha circular para o itinerário entre as comunidades de Cururutinga, Santa Maria e Areia Branca, a partir do Areal Guanabara, em Olivença.

COMÉRCIO DE ILHÉUS NÃO VAI PARAR NO DIA DA GREVE GERAL


Calçadão Jorge Amado, no Centro de Ilhéus. Imagem: Arquivo/Sindatran.

Calçadão Jorge Amado, no Centro de Ilhéus. Imagem: Arquivo/Sindatran.

A informação é do Sindicato do Comércio Varejista de Ilhéus (SICOMÉRCIO). Em mensagem enviada para a imprensa, a entidade patronal informou que as lojas da cidade vão funcionar normalmente nessa sexta-feira, 28 de abril, data da greve geral contra as reformas trabalhista  e previdenciária.

O PAPEL DA ESQUERDA DIANTE DOS LIMITES E DESAFIOS DA LAVA JATO


Diego britoPor Diego Brito

Parafraseando Shakespeare na tragédia “Hamlet”, podemos dizer que há algo de podre na república do Brasil. Os recentes fatos, com o rebuliço político e econômico que vivenciamos, nos levaram a concluir que vivemos em uma falácia há muito tempo, como dizem os mais antigos, desde que o mundo é mundo. A Operação Lava Jato trouxe à tona esquemas de corrupção que mantinham o modus operandi da nossa república desde os governos militares e se perpetuaram até os dias atuais. Rechaçada por uns, sobretudo, com o discurso de parcialidade, que faz com que um determinado partido, o Partido dos Trabalhadores, no poder por 13 anos, e sua principal figura pública hoje, o ex-presidente Lula, sejam perseguidos pelas investigações. A operação, por outro lado, ganha status de salvadora da nação, por aqueles que acreditam que a corrupção é o freio de mão que empaca nosso país em direção ao desenvolvimento, à igualdade social e à efetiva emancipação política. O que ambos os lados não podem negar é que a Operação Lava Jato é um marco. Para o bem ou para o mal, marcou a história política do nosso país, levando alguns historiadores a apontarem com o fim da Nova República, período da História do Brasil que se seguiu ao fim do regime militar, caracterizado por uma “pseudo” ampla democratização política e estabilização econômica.

Vejamos bem, acredito que nem tanto nem tão pouco. Inegavelmente, os governos brasileiros foram/são marcados por uma relação promíscua entre o público e o privado. Com os governos neoliberais que marcam a recente história do nosso país, intensificou-se a presença das grandes corporações produtivas e financeiras na definição dos atos do Estado, fazendo com que as questões políticas passassem a ser dominadas pela economia. Tal sangria dos interesses coletivos junto ao fortalecimento dos interesses de grandes empresários é mantida à base de negociatas escusas, um verdadeiro saldão de deputados, senadores, ministros e etc. A liquidação moral é digna de promoções da Ricardo Eletro, Casas Bahia e empresas afins. “O gerente pirou”.

:: LEIA MAIS »

BEBETO: “REFORMAS NÃO SÃO LEGÍTIMAS NEM SÉRIAS”


Deputado federal Bebeto Galvão critica reformas propostas pelo governo Temer.

Deputado federal Bebeto Galvão critica reformas propostas pelo governo Temer.

Do Pimenta

O PSB na Bahia comemorou a decisão da Executiva Nacional de fechar questão contra as reformas propostas pelo governo de Michel Temer. Em reunião nesta segunda-feira (24), o PSB ratificou por 20 votos a 7 a posição do partido contra a reforma trabalhista e aprovou por 21 votos a 2 a posição contra a reforma da Previdência.

A presidente do partido na Bahia, senadora Lídice da Mata, considerou a postura como um reencontro dos socialistas com sua história e suas origens. Lídice considerou também que este é um retorno do partido às ruas, de onde nunca deveria ter saído, segundo o Bahia Notícias.

Em vídeo, o deputado federal Bebeto Galvão disse que as reformas não são legítimas nem sérias. “São medidas feitas para agradar o mercado”, afirmou.

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 4 VAGAS DE EMPREGO NESSA QUARTA-FEIRA


Confira abaixo as vagas de emprego disponíveis nessa quarta-feira (26) na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Muitos candidatos se antecipam e preenchem as vagas por meio do site Mais Emprego.

Por esse motivo, acontece do pretendente ir até o SAC e não encontrar a oportunidade anunciada pelo Blog do Gusmão.

Recomendamos aos candidatos que se cadastrem no site quando forem a uma agência do SineBahia.

Auxiliar de limpeza (PCD)

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 01 vaga

Auxiliar técnico de eletrônica

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 06 meses de experiência

  • 01 Vaga

:: LEIA MAIS »

UESC ABRE 12 VAGAS DE ESTÁGIO


estagioA UESC oferece doze vagas de estágio para o seu programa de extensão no Salobrinho, comunidade em frente à universidade.

As oportunidades são para estudantes de diversos cursos, como: comunicação social, enfermagem, engenharias, economia, administração, educação física, agronomia, geografia e outros. Veja a relação completa no edital.

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas no Protocolo Geral da UESC até 18 de maio. O certame também formará cadastro reserva. Recomendamos que os interessados leiam o edital com atenção.

A PEDIDO DE TEMER, SBT DEFENDE REFORMA DA PREVIDÊNCIA


Silvio Santos e Michel Temer: unidos pela reforma previdenciária.

Silvio Santos e Michel Temer. Montagem mostra pergunta da propaganda do SBT.

Da CartaCapital

Um dia após um jantar entre Michel Temer e o empresário e apresentador de TV Silvio Santos, o SBT passou a veicular, na sexta-feira 21, propagandas próprias em defesa da reforma da Previdência nos intervalos de sua programação.

As peças são curtas e diretas, sempre em tom alarmista: “Você sabe que se não for feita a reforma da Previdência você pode deixar de receber o seu salário?”, diz uma das mensagens, lida pelo locutor oficial da emissora. “Você sabe que o Brasil quebra se não aprovar a nova lei da Previdência?”, diz outra.

Conforme noticiado na imprensa, Temer pediu que Silvio Santos use seu poder de influência junto às camadas populares para conseguir apoio à impopular reforma da Previdência.

:: LEIA MAIS »

DELEGADA REVELA “MAIOR PERGUNTA” SOBRE A MORTE DO POLICIAL TYRONE


Delegada Andréa Oliveira. Imagem de arquivo: Emílio Gusmão.

Delegada Andréa Oliveira. Imagem de arquivo: Emílio Gusmão.

“Nós não podemos aceitar que um agente do Estado seja assassinado de uma forma tão brutal”. Frase da delegada Andréa Oliveira em conversa com o Blog do Gusmão.

Conforme matéria do Blog Agravo, Danilo José Silva Santos, preso ontem (24) em Gandu, disse aos investigadores que Adailton Soares dos Santos (Dai) teria sido o mandante do assassinato do policial militar Tyrone Thomaz de Aquino. Dai teria dado a ordem de dentro do Conjunto Penal de Itabuna, onde está preso. Ele seria um dos líderes de uma facção.

De acordo com o depoimento de Danilo, os executores do homicídio seriam Fabrício Santana Caetano (Beço) e Everton. Eles receberiam dois mil reais e um quilo de maconha pelo crime.

A delegada Andréa Oliveira informou hoje ao Blog do Gusmão que Beço foi preso ontem e portava uma pistola 380, mesmo calibre das balas que atingiram Tyrone. A arma já está em Salvador, onde estudo técnico vai indicar ou não se ela foi usada no crime. Fabrício Beço negou envolvimento com o caso.

Ainda segundo Danilo, Fabrício Magno de Santana (Testinha) supostamente dirigiu o carro no qual os executores deixaram a cena do crime. Testinha também foi detido nessa segunda-feira. Com ele, os policiais apreenderam um Celta branco, com placa policial OKU1118. O veículo teria sido usado para dar fuga aos assassinos de Tyrone. Magno também negou envolvimento com o homicídio.

Com as informações dos investigados, informa a delegada, a Polícia Militar prendeu Pipou Cleber Machado dos Santos, que portava um revólver calibre 38 quando foi abordado ontem no bairro da Conquista.

É importante enfatizar que as informações acima não necessariamente narram a realidade. As pessoas citadas não são alvo de acusação formal nem de condenação pela morte do soldado. Sua condição atual é a de investigados. Por outro lado, considerando a narrativa atribuída a Danilo Santos, nos deparamos com uma questão aberta. Por que Tyrone?

A questão também move as investigações conduzidas pela delegada Andréa Oliveira dos Santos, responsável pelo núcleo de homicídios da 7ª Coordenadoria Regional da Polícia Civil no Interior (COORPIN), a delegacia de Ilhéus. “Até então nenhuma das pessoas conduzidas soube dizer o motivo pelo qual Dai teria interesse em matar Tyrone”, informou a delegada ao Blog do Gusmão. “Essa é a maior pergunta”, enfatizou.

Segundo Andréa Oliveira, Danilo foi assassinado ontem na Avenida Princesa Isabel. Havia acabado de sair da delegacia e estava dentro de um táxi, quando homens em outro carro disparam contra ele e sua companheira, Cristiane Soares. Ela é mãe de Dai. Cristiane sobreviveu e na última madrugada passou por cirurgia no Hospital Regional Luiz Viana Filho. Os investigadores ainda não tiveram a oportunidade de ouvi-la. Perguntamos se a morte de Danilo tem relação direta com o caso investigado. “Com certeza”, respondeu a delegada.

Ainda de acordo com a delegada, os investigadores tentam localizar uma pessoa cujo depoimento pode vir a elucidar o motivo do crime.

Falamos para a delegada sobre o notório empenho das polícias Militar e Civil nas diligências em curso. Nas ruas de Ilhéus, as pessoas que repercutem o caso costumam destacar a dedicação das equipes policiais. “Houve uma comoção grande, até porque foi atingido um agente que representa o Estado, e isso é muito grave. Nós não podemos aceitar que um agente do Estado seja assassinado de uma forma tão brutal. Nós precisamos saber se isso tem alguma relação ou não com a atividade policial da vítima. Por conta disso, todas as forças policiais estão interagindo nas diligências e trocando informações, para que a gente possa chegar aos autores e à motivação do crime”, concluiu Andréa Oliveira.

POLÍCIA PRENDE SUSPEITOS DE ENVOLVIMENTO COM A MORTE DO SOLDADO TYRONE


Imagem mostra prisão realizada pela CIPE CACAUEIRA que teria ocorrido em Gandu. Comandantes da PM não confirmam informação.

Imagem mostra prisão que teria ocorrido em Gandu. Comandantes da PM não confirmam informação sobre o local.

Logo após o assassinato do soldado Tyrone, ainda na madrugada de domingo (23),  as polícias Militar e Civil iniciaram diligências para identificar e prender os autores do crime. Essas ações já resultaram na prisão de sete pessoas, com quem os policiais encontraram armas e drogas.

Em contato com o Blog do Gusmão na tarde desta segunda-feira (24), o Major Pinheiro, comandante da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), informou o número de prisões realizadas.

Apesar das prisões terem sido realizadas durante as diligências que apuram o assassinato do policial, o Major Pinheiro disse ao Blog do Gusmão que ainda não é possível afirmar que os presos têm envolvimento com o crime. Contudo, enfatizou a apreensão de armas e drogas.

Também conversamos hoje à tarde com o Major Robson, que comanda a 68ª CIPM, onde o soldado Tyrone Thomaz de Aquino trabalhou por mais de dez anos. Assim como o Major Pinheiro, explicou que não seria prudente dar maiores informações sobre a ação policial, pois isso poderia dificultar as buscas.

Mensagem que circula no WhatsApp informa que três pessoas presas no município de Gandu teriam envolvimento com a morte do policial. Os comandantes não confirmam a informação.

O delegado Evy Paternostro, coordenador regional da Polícia Civil, coordena as buscas. O trabalho envolve homens das três companhias militares de Ilhéus (68ª, 69ª e 70ª CIPM), além da CIPE Cacaueira. Conforme o Major Robson, até o final do dia as equipes policiais vão apresentar o resultado das ações ainda em curso.

Atualizado às 9h36min. desta terça-feira (25).

O Blog do Gusmão conversou hoje com a delegada Andréa Oliveira, que lidera o núcleo de homicídios da delegacia de Ilhéus – leia aqui.

ILHÉUS INICIA VACINAÇÃO DE IDOSOS CONTRA A GRIPE


vacina idosaComeçou hoje (24) o período de vacinação de idosos contra a gripe influenza. O prazo vai até a próxima sexta-feira (28). O atendimento funciona nos postos da rede municipal de saúde de Ilhéus.

A campanha continuará entre os dias 2 e 5 do próximo mês, com as vacinas para crianças de zero a cinco anos de idade, além das gestantes e mulheres que pariram nos últimos quarenta e cinco dias.

De 8 a 12 de maio será a vez das pessoas com uma ou mais doenças. Já os professores das redes pública e privada serão vacinados entre os dias 15 e 19 de maio.

Todos grupos prioritários também poderão receber a vacina no dia 13 de maio, o “Dia D” da campanha. O trabalho será retomado entre os dias 22 e 26 de maio.

MÁRIO NOMEIA MEMBROS DO CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


conselhoO prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD), nomeou na última semana os membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Assistência Social. Além de representantes do governo, o órgão é composto por entidades da sociedade civil organizada. Acesse a lista aqui.

Entre outras atribuições, os conselheiros deverão fiscalizar o uso dos recursos do Fundo Municipal de Assistência Social, centro das investigações da Operação Citrus.

“MITO DO GESTOR” EMPOBRECERÁ DEBATE NAS ELEIÇÕES DE 2018


Paulo BarretoPor Paulo Barreto/publicado no O Eco

“Eu não sou um político. Sou um gestor”. Esse é um dos chavões de alguns dos novos políticos que querem se diferenciar do lamaçal da política brasileira. Embutido nele está a ideia de que o gestor é eficiente e objetivo – a gestão tem a resposta certa. Eu acreditava no mito do gestor como a solução definitiva dos problemas. Porém, ao fazer mestrado na Universidade de Yale aprendi que mais importante do que os métodos de gestão, são os valores que orientam as decisões. Precisamos discutir que valores devem orientar o Brasil. Conto aqui como desmistifiquei o mito do gestor e o que aprendi sobre valores.

No curso de economia da gestão de recursos naturais“, aprendi a estimar custos e benefícios de projetos. Porém, é inviável estimar em termos monetários todos os custos e benefícios. Por exemplo, podemos estimar que uma hidrelétrica gerará “x” milhões de receita. Mas é impossível estimar o valor das “y” espécies que serão extintas pelo alagamento de um ecossistema único e do sofrimento dos índios que terão seus cemitérios alagados e das pessoas que serão deslocadas. O curso “métodos quantitativos para tomada de decisão” foi mais iluminador do que a economia. Aprendi técnicas que permitem organizar e comparar muitas variáveis além das financeiras. No caso da hidrelétrica, eu poderia comparar “x” de receita gerada, as perdas de “x” espécies extintas, “y” pessoas a serem deslocadas, “z” cemitérios e terras indígenas inundados. Mas os programas e cálculos matemáticos não decidem a relevância dessas variáveis. Eles criam um meio para o gestor revelar suas preferências, seus valores. O gestor decidirá se constrói ou não a hidrelétrica que alaga as terras indígenas, extingue espécies e desloca pessoas.

:: LEIA MAIS »

UESC ENCERRA HOJE INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


Inscreva-se no link abaixo.

Inscreva-se no link abaixo.

Hoje é o último dia de inscrições para o vestibular da educação a distância da UESC. São 240 vagas para os cursos de matemática, pedagogia, biologia e letras.

As cidades com polos do programa são: Ilhéus, Itabuna, Ibicuí e Teixeira de Freitas. Veja a distribuição das vagas no edital.

Inscreva-se neste link. O custo é de oitenta reais. O boleto bancário poderá ser pago até essa terça-feira, 25 de abril.

As provas estão previstas para as 13 horas de 18 de julho. Os candidatos as realizarão nos polos para os quais se inscreveram. Os inscritos para as unidades de Ilhéus e Itabuna, no entanto, farão os testes na UESC.

COLO-COLO VENCE O TEIXEIRA DE FREITAS FORA DE CASA


colo-coloNa tarde desse domingo (23), no estádio Antônio Rodrigues Santana, o Teixeira de Freitas recebeu o Colo-Colo em duelo válido pela segunda rodada da Série B do Baianão 2017. O time ilheense conquistou importante vitória fora de casa, por dois a zero, com gols de Matheus e Marco Antônio.

A vitória deu ao Tigre os seus primeiros três pontos na competição e o terceiro lugar na tabela. A equipe voltará a campo no próximo dia 6, um sábado, às 18h30min, contra o Jequié. O jogo será no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus.

COMOÇÃO E MISTÉRIO CERCAM A MORTE DO POLICIAL TYRONE


Soldado PM Tyrone.

Soldado PM Tyrone.

Em entrevista à TV Santa Cruz, o delegado Evy Paternostro, coordenador regional da Polícia Civil, informou que o inquérito iniciado nesse domingo (23) tenta desvendar o que motivou a execução do policial militar Tyrone Thomaz de Aquino, além da identidade dos autores do crime. O comportamento pacífico do soldado reforça o mistério sobre o motivo do assassinato. 

A comoção que se abateu sobre Ilhéus atingiu seu ponto mais agudo no cemitério São João Batista, na zona sul da cidade, onde o corpo de Tyrone foi sepultado no fim da tarde desse domingo. Uma multidão acompanhou a despedida do soldado que serviu à Polícia Militar por vinte anos.

BANDIDOS SURPREENDERAM O SOLDADO TYRONE COM TIROS PELAS COSTAS


Soldado PM Tyrone Thomaz Aquino.

Soldado PM Tyrone Thomaz Aquino.

O assassinato covarde do policial militar Tyrone Thomaz Aquino abalou Ilhéus. Na madrugada deste domingo (23), por volta das 2 horas, dois bandidos chegaram a pé na lanchonete Éric Hamburguer, onde o soldado estava à paisana e desarmado, e o surpreenderam com tiros pelas costas. O estabelecimento fica na rua Bela Vista, no Nelson Costa, bairro da zona sul da cidade. A Polícia Militar confirmou as informações ao Blog do Gusmão.

Segundo o major Robson, comandante da 68ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Tyrone não costumava portar arma fora do horário de serviço. Ultimamente passou a cumprir serviços internos, na rotina administrativa da 68ª CIPM. O major Pinheiro, comandante da 69ª CIPM, confirmou a este blog que o soldado estava mesmo desarmado quando foi surpreendido.

Os assassinos dispararam quinze vezes. Quatro disparos atingiram as costas de Tyrone. Forte e resistente, ele ainda estava vivo quando foi levado para o Hospital Geral Luiz Viana Filho. Na lanchonete, outra pessoa foi atingida por dois tiros, mas sobreviveu.

Segundo o major Robson, além dos quatro tiros nas costas, Tyrone foi baleado pelo menos outras cinco vezes pela frente. Conforme o major Pinheiro, ainda é necessário aguardar o laudo do Departamento de Polícia Técnica para confirmar o número exato de disparos que o atingiram. No entanto, já é possível afirmar que a causa específica da morte foi insuficiência respiratória.

De acordo com os comandantes, diferente do que tem sido noticiado, não é possível afirmar que o outro homicídio registrado na última madrugada tem relação com a morte do soldado. Tampouco se sustenta a informação de que o policial foi vítima de bala perdida.

O crime tem características de uma execução. Além do número de disparos, os assassinos não roubaram nada.

Como o homicídio ocorreu na zona sul, área da 69ª CIPM, o major Pinheiro comanda as diligências iniciadas logo após a morte do soldado.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia