SECRETÁRIOS DE JABES PASSAM VERGONHA NO CENTRO DE CONVENÇÕES MÉDICOS DA SANTA HELENA SÃO ACUSADOS DE OMISSÃO DE SOCORRO




agosto 2015
D S T Q Q S S
« jul    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

AUTOESCOLA DE ITABUNA ABRE VAGAS GRATUITAS


Imagem: Ricardo Mascarenhas/Ascom-Itabuna.

Imagem: Ricardo Mascarenhas/Ascom-Itabuna.

A Escola Municipal de Trânsito vai abrir nessa segunda-feira (3) as inscrições para candidatos às suas vagas gratuitas. O link de inscrição vai ser disponibilizado no site da Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de Itabuna (acesse aqui).

Confira alguns dos pré-requisitos: ter 18 anos ou mais, morar em Itabuna e ter frequentado o ensino público; caso tenha emprego, a (o) candidata (o) deve receber vencimento menor ou igual a dois salários mínimos.

No site da Settran (link acima), o candidato vai encontrar informações sobre todos os requisitos e o custo dos exames médicos que não são cobertos pela autoescola pública.

GOVERNO JABES É ACUSADO DE DESVIAR RECURSOS DA SAÚDE


Imagem: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

Vice-prefeito Carlos Machado e Jabes Ribeiro. Imagem: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

A professora Enilda Mendonça e Jorge Luiz (servidor do SUS e militante do PSOL) acusam o governo Jabes Ribeiro de desviar recursos federais da saúde, em denúncia encaminhada para a Polícia Federal e o Tribunal de Contas dos Municípios.

Eles suspeitam que o governo desviou verbas federais para contas “identificadas como de recursos próprios” para maquiar o suposto subfinanciamento do SUS.

A legislação obriga a prefeitura a investir pelo menos 15% dos recursos próprios nos serviços de saúde. A suspeita é de que o governo Jabes não cumpriu a determinação e usou verbas do Ministério da Saúde para esconder a falha.

Jorge e Enilda foram conselheiros municipais de saúde e integravam sua comissão de finanças, por isso, acompanhavam de perto a gestão financeira da secretaria.

No dia 30 de junho, o Tribunal de Contas dos Municípios encaminhou ofício para que os denunciantes apresentassem documentação pessoal necessária à formalização da denúncia. Conforme o TCM, a falta de documentos impediu a atribuição do “rito processual de denúncia ao expediente apresentado”.

Jorge e Enilda já encaminharam os documentos solicitados e aguardam nova posição do tribunal.

Segundo Jorge Luiz, se a suspeita for confirmada, o prefeito Jabes Ribeiro (PP) vai ter “dor de cabeça” para se explicar.

OS AVESSOS DO PODER


Elisabeth ZorgetzPor Elisabeth Zorgetz

Dedico este pensamento ao meu recente amigo José Vivaldo Mendonça, a quem aprendi a estimar e sonhar com expectativas de liberdade e reconstrução.

O poder só dá prazer ao princípio. Depois vicia. Com um agravante: a partir de certa altura, não se consegue arranjar mais. Assim disse Miguel Esteves Cardoso, memorável fundador do Independente português e grande conhecedor da classe política através de seu trabalho como jornalista e crítico. Eu o teria dito, sem hesitar; mas já que ele o disse em meados dos anos 80, fica aqui a referência.

Como toda boa reflexão, esta oscila tempestuosamente entre o psicologismo, as prováveis bases sócio-econômicas, a lógica pessoal e os aparelhos ideológicos dos mais diversos tipos. Já faz algum tempo que me retiro do binarismo burguesia e classe trabalhadora sobre minha análise da conjuntura política brasileira, sem abandonar, por nenhum instante, a compreensão da luta de classes. Vocês já devem ter visto muito esse termo em meus textos. Posto que não desejo parecer maçante, explico minha insistência: num parâmetro leigo ou incauto, realmente espero que a terminologia não seja encarada com o rancor literal com a qual costumam encará-la. Insisto, pois preciso me certificar que aqueles que o lêem alcançam o entendimento de um horizonte de eventos marcado pelos abismos entre camadas sociais e constante confronto direto e indireto entre dominados e dominantes. Uma visão sobre a história das longas e mais longínquas durações.

Não como um breve recorte temporal, como o que fiz em praça pública sobre um período de Ilhéus em determinada ocasião, e fui grosseiramente corrigida pelo meu então atual esposo. Aquilo foi humilhante para uma oficiosa da história, como pretendo pensar ser. Mas pelo jeito, acabamos nos entendendo.

Sem qualquer outra divagação, venho compartilhar com todos vocês essa obviedade que tenho confabulado. Não me envergonho, pois sei que o óbvio é tão visitado que pode passar despercebido em seus mais ricos detalhes, ou ainda, não ser acionado como uma ferramenta útil. Temos um vasto repertório de fábulas criacionistas de nossa configuração social, resenhas que ocupam um meio-termo, e também riquíssimas produções que evocam as raízes do que somos hoje, enquanto sociedade. Muitos concordam que alguns fatores pontuais não podem ser desprezados, seja qual for a abordagem dedicada a eles. Quais são: 1. Escravidão do povo negro; 2. Monoculturas e latifúndios na centralidade da economia; 3. Colonização e emigrações; 4. Dependência e Subimperialismo. Sobre a última, embora não seja consenso e esteja longe de ser, é justa a inclusão pela constância em que o tema é tomado e retomado por pensadores latino-americanos de diversas orientações – até mesmo Fernando Henrique Cardoso, em sua obra com Faletto, se aproximou do estudo da dependência econômica.

:: LEIA MAIS »

ASSESSOR DE BEBETO EXPLICA BATE-BOCA COM JABES


Alisson Gonçalves.

Alisson Gonçalves.

Alisson Gonçalves, chefe de gabinete do deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA), nos procurou para explicar o motivo da sua ida ontem (30) à Conquista FM durante entrevista do prefeito Jabes Ribeiro (PP) ao programa O Tabuleiro. Ele teve um bate-boca com JR.

O assessor explica que foi à emissora conversar com o radialista Vila Nova sobre emendas de Bebeto para a cidade de Barro Preto, cuja prefeita Jaqueline Mota (PT) é esposa do comunicador. “Eu já estava a caminho do Hospital Regional e tenho também ofícios de emendas para o município de Barro Preto. Nós temos ajudado a gestão da prefeita Jaqueline e aproveitei para ir à rádio para apresentar isso a Vila”.

Além disso, Alisson pediu para a Conquista FM a oportunidade de Bebeto Galvão falar sobre as acusações recentes de Jabes Ribeiro. “Fui pedir direito de resposta, enquanto chefe de gabinete e representante institucional do mandato, para que o deputado pudesse se manifestar. A rádio democraticamente abriu o espaço”.

Alisson conta que foi cumprimentado por JR ao chegar. “O prefeito me disse: ‘professor, tudo bem?’ Respondi: ‘não está bom, não. Você quer colocar na nossa conta os desmandos do seu governo, Jabes, isso é injusto’”.

Conforme o assessor, Jabes lhe falou que tinha gente de Bebeto infiltrada nos protestos. Alisson disse ao prefeito que o grupo do qual faz parte tem “um projeto político claro na cidade e ele se dá com a aliança com o povo”. Nesse momento, segundo o chefe de gabinete, JR levantou o tom de voz e disse: “Vou botar para foder – foi o termo que ele usou”. Ouça.

PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS MANTÊM GREVE


Imagem: ADUSC/Ascom.

Imagem: ADUSC/Ascom.

Em greve há mais de dois meses, os professores das universidades estaduais da Bahia decidiram ontem que retornariam às atividades desde que o governo assinasse acordo e termo de compromisso elaborados nas negociações recentes.

A administração estadual acaba de divulgar nota em que afirma que o acordo foi garantido, mas, os professores se recusaram a assinar.

O movimento docente nos encaminhou a posição oficial do Fórum das ADs: a greve continua. 

De acordo com os professores, os representantes do governo “não apresentaram o termo de Compromisso discutido durante as negociações do dia 27.07, que garantiria a criação de uma agenda de trabalho para debater os direitos trabalhistas em 2016. Por deliberação das assembleias gerais, das quatro universidades estaduais da Bahia, a recusa do Governo em apresentar o Termo impede a conclusão das negociações e o fim da greve. Respeitando as decisões do conjunto dos professores, continuamos em greve e aberto ao diálogo”!

 Leia a nota do Governo da Bahia.

O Governo da Bahia garante cumprir acordo construído conjuntamente com as Associações de Docentes das Universidades Estaduais. A expectativa dos representantes do Governo na mesa de negociação nesta sexta-feira (31/07) era pelo encerramento da greve, mas o movimento docente recusou a assinar o acordo elaborado conjuntamente.

No acordo construído com as Associações dos Docentes, o Governo da Bahia assegura encaminhar para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que revoga a Lei 7176/97 no prazo de 60 dias, atendendo a uma reivindicação histórica da categoria. Com a revogação, será criada nova lei que garante mais autonomia às universidades.

O Governo também garante implementar, em até 60 dias, as promoções, progressões e mudanças de regime de trabalho relativas a todos os processos que já se encontram em tramitação nas secretarias da Educação e Administração. Além disso, assegura ampliar de 80 para 252 as vagas a serem remanejadas entre as classes, viabilizando um volume maior de promoções para os docentes das quatro universidades.

:: LEIA MAIS »

SEMINÁRIO INICIA SEMESTRE LETIVO DA MADRE THAÍS


Aulas do segundo semestre vão começar nessa segunda-feira.

Aulas do segundo semestre vão começar nessa segunda-feira.

Um seminário pedagógico reuniu entre os dias 28 e 30 de julho os coordenadores e professores da Faculdade Madre Thaís (FMT). Sediada no Auditório Dr. Cid Gesteira, a atividade foi o ponto de partida para o início do segundo semestre letivo de 2015. As aulas vão começar nessa segunda-feira (3).

Os cursos de graduação da faculdade (Administração, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Logística, Engenharia Civil, Fisioterapia, Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos) são bem avaliados pelo Ministério da Educação, resultado da excelência do trabalho desenvolvido na FMT.

Além disso, a Faculdade Madre Thaís agora conta com o balcão de justiça e cidadania e o escritório de advogacia que prestam serviços jurídicos gratuitos à comunidade. Os dois programas funcionam na sede da instituição (Avenida Itabuna, 1491, Ilhéus).

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 22 VAGAS DE EMPREGO NA SEGUNDA-FEIRA


Confira abaixo as vagas disponíveis na segunda-feira (3), na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Auxiliar Administrativo – aprendiz

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • Vaga exclusiva para PCD

  • 1 vaga

Serviços Gerais

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • Vaga exclusiva para PCD

  • 3 vagas

Auxiliar de saúde bucal

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 3 meses de experiência

  • Carteirinha do conselho de classe

  • 1 vaga

:: LEIA MAIS »

INSTITUTO LULA É ALVO DE BOMBA CASEIRA


Imagem: Kleber Tomaz/G1.

Imagem: Kleber Tomaz/G1.

Conforme nota encaminhada para a imprensa, por volta das 22h desta quinta-feira (30), a sede do Instituto Lula, em São Paulo, foi alvo de um ataque político com artefato explosivo. A bomba caseira foi arremessada contra o prédio da instituição de dentro de um carro. Ninguém ficou ferido.

O Instituto Lula comunicou o atentado as polícias civil e militar, o secretário de Segurança Pública do Estado de S.Paulo e o ministro da Justiça, e espera que os responsáveis sejam identificados e punidos.

BEBETO INSINUA DESVIO DE RECURSOS NO GOVERNO JABES


Bebeto Galvão e Jabes Ribeiro travaram embate nos microfones do programa O Tabuleiro.

Bebeto Galvão e Jabes Ribeiro duelaram nos microfones do programa O Tabuleiro.

O radialista Vila Nova (O Tabuleiro, Conquista FM) entrevistou hoje (31) o deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA). O parlamentar rebateu declarações feitas ontem no mesmo programa pelo prefeito Jabes Ribeiro (PP).

Jabes cobrou ajuda de Bebeto para a cidade e afirmou que pessoas do grupo político do deputado  “inflamaram” os protestos recentes contra seu governo.

Segundo Bebeto Galvão, Jabes Ribeiro e o secretário Isaac Albagli (infraestrutura) lhe fizeram pedidos no seu gabinete em Brasília.  “Ele [JR] queria ter a verba na mão para fazer o que quisesse fazer. Isso não permiti. […] Fiz a divisão do bolo do orçamento que me coube, de forma direta, para evitar desvios. Isso pode ter irritado o prefeito”, insinuou.

De acordo com o parlamentar, 2 dos R$ 5 milhões em emendas a que tem direito vão ser destinados para Ilhéus.

Também nessa manhã, em entrevista ao Programa Gil Gomes (Rádio Santa Cruz), Jabes Ribeiro lamentou a insinuação e voltou a acusar o grupo do deputado de estimular protestos contra seu governo.

O embate promete novos capítulos.

Com informações do Blog Agravo e do Jornal Bahia Online.

ATOLEIRO NO ACESSO A BARRA GRANDE


Imagens: Maraú Notícias.

Imagens: Maraú Notícias.

Imagens e informação do Maraú Notícias.

Se pretende ir a Barra Grande nos próximos dias, prepare-se para enfrentar o atoleiro da estrada que interliga a vila e a BR-030. A Prefeitura de Maraú é responsável pela manutenção do trecho de seis quilômetros, mas, despreza o único via acesso por terra ao paraíso da Costa do Dendê.

CHEFE DE GABINETE NÃO PODE SER CAPATAZ


Alisson Gonçalves agiu como um quebra-faca.

Alisson Gonçalves: grosseria desnecessária.

Editorial do Blog do Gusmão

A gestão do prefeito Jabes Ribeiro (PP) é muito ruim: massacra os servidores públicos e comete falhas graves na educação e saúde. O governo também fala em “austeridade” e “responsabilidade fiscal” enquanto gasta muito com cargos comissionados e consultorias. Entretanto, este blog considera despropositada a atitude do chefe de gabinete do deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA), Alisson Gonçalves, que invadiu ontem (30) a sede da Conquista FM para interpelar JR de maneira grosseira, com o dedo em riste e gritaria. O ato lembrou a de um capataz do coronelismo.

Quando Alisson chegou à emissora, Jabes e o radialista Vila Nova estavam conversando numa sala reservada, fora do estúdio, e foram interrompidos. Invadir espaços privados não pode ser uma prática tolerada na disputa democrática. Se o chefe de gabinete não gostou das palavras do prefeito sobre o deputado, que procurasse um meio de comunicação para refutá-las.

O deputado não precisa desse tipo de “serviço”, de um assessor disposto a ser “quebra-faca”. Bebeto é um homem educado, sempre cortês na forma de lidar. A atitude do chefe de gabinete indica que ele não tem inteligência emocional para o cargo importante que ocupa na Câmara dos Deputados.

Se a política é a dimensão civilizada da guerra, o discurso deve ser a única arma dos homens.

CAMPEONATO BAIANO DE PESCA EM ITACARÉ


itacaréItacaré vai sediar no próximo dia 8 o Campeonato Baiano de Pesca. Será a segunda edição do evento na cidade.

Os organizadores explicam que a pesca esportiva não é predatória. Os competidores vão capturar robalos e devolvê-los à natureza. 

A ABAPE (Associação Baiana de Pesca Esportiva) é responsável pelo campeonato, que conta com o apoio das Secretarias de Turismo, de Cultura Esporte e Lazer e de Pesca e Aquicultura de Itacaré.

Interessados têm até esse sábado (1º) para se inscrever. Os telefones para contato são: 8129-8070 (WhatsApp), 3251-2148, 3634-5692 e 3634-5692 – todos os números possuem o prefixo 73.

ESCURIDÃO NA PRAÇA DO PONTAL


Praça São João Batista.

Praça São João Batista.

O governo Jabes Ribeiro conseguiu abandonar a Praça São João Batista em tempo recorde. Moradores do bairro Pontal reclamam da falta de manutenção no espaço recém-reinaugurado.

Crianças jogam bola no escuro.

Crianças jogam bola no escuro.

Segundo eles, a praça só conta com dois postes para iluminá-la, as lâmpadas dos demais já estão queimadas. A Prefeitura de Ilhéus sequer cuida do jardim. As crianças brincam no escuro no parquinho e os refletores da quadra também não funcionam mais.

STJD JULGA COLO-COLO POR ESCALAÇÃO IRREGULAR


Julgamento está marcado para segunda-feira (3).

Julgamento está marcado para segunda-feira (3).

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai julgar na próxima segunda-feira (3) o Colo-Colo. O time de Ilhéus é acusado de escalar dois jogadores irregulares (Guilherme de Melo Silva e Gianlucas Marques Santos) para sua estreia na Série D do Brasileirão 2015, no último dia 12, contra o Serra Talhada. 

O Tigre corre o risco de perde pontos e ser obrigado a pagar multa que pode variar entre R$ 100 e cem mil reais. 

Com informações do Blog Agravo.

PRESO É ASSASSINADO NO ARISTON CARDOSO


Imagem: SINSPESB/Facebook.

Imagem: SINSPESB/Facebook.

José Roberto Gonzada dos Santos foi encontrado morto na madrugada dessa quinta-feira, 30, dentro do Presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus. Ele estava preso por roubo desde 19 de julho. Seu corpo tinha marcas de agressão, mas, não há pistas sobre os autores do crime nem seus motivos. 

O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia criticou a falta de segurança no presídio ao denunciar o crime. Segundo o SINSPEB, o Ariston não tem câmeras de segurança e os agentes penitenciários trabalham sem coletes à prova de balas. 

Leia a nota do sindicato.

Na madrugada desta quinta-feira (30/07) um preso identificado como José Roberto Gonzaga dos Santos, foi encontrado morto no interior do presídio Advogado Ariston Cardoso, em Ilhéus. A vítima estava com vários hematomas pelo corpo, os motivos do homicídio não foram revelados. Ele encontrava-se custodiado desde o dia (19/07) pela prática de roubo, depois foi transferido para o presídio de Ilhéus.

Os Servidores Penitenciários trabalham em locais com estrutura ineficiente, não tem coletes a prova de bala, armamento, raio-x e detectores de metais, além de baixo efetivo. Os servidores penitenciários precisam criar estratégias e procedimentos para garantir a segurança nas unidades prisionais.

:: LEIA MAIS »

PROFESSORES DA UESC CONDICIONAM FIM DA GREVE À ASSINATURA DE ACORDO


A Associação de Docentes da UESC decidiu hoje (30) encerrar a greve iniciada há mais de dois meses, desde que o governo Rui Costa assine a minuta de acordo que o Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais da Bahia apresentará amanhã. 

Com informações da Rádio UESC.

JABES NÃO ENTENDE O GRITO DOS MORROS


Para o prefeito, manifestações populares legítimas são artifícios de opositores.

Para o prefeito, manifestações populares legítimas são artifícios de opositores. Imagens: Thiago Dias, Juliana Gonçalves e Marcolino Reis.

Por Thiago Dias

O prefeito Jabes Ribeiro (PP) erra ao interpretar os protestos recentes dos moradores do Bosque Verde e Altos do Coqueiro e Amparo como movimentos articulados pela oposição. O erro é típico de um olhar que reduz a política às práticas partidárias.

Ao confundir opositores e manifestantes de causas legítimas, Jabes despreza a inteligência e a sensibilidade daqueles que está acostumado a tratar como massa eleitoral uniforme. Se a oposição distribui gasolina e pneus é porque há revoltados dispostos a queimá-los.

Vá ao Alto do Amparo, prefeito! Veja de perto o estrago que a chuva opositora fez no barranco e na vida das pessoas! Este blog foi lá. A revolta é visível – lembre aqui.

Nesse contexto, a sabedoria popular (“O mal do sabido é pensar que todo mundo é besta”) dialoga com o pressuposto marxista: “Não é a consciência dos homens que determina seu ser, mas, pelo contrário, seu ser social é que determina sua consciência”.

Corda foi amarrada à parede para ajudar na travessia de área perigosíssima no Alto do Amparo. Imagem: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

Corda foi amarrada à parede para ajudar na travessia de área perigosíssima no Alto do Amparo. Imagem: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

:: LEIA MAIS »

EMENDA GARANTE RECURSOS PARA UTI NEONATAL EM ILHÉUS


Bebeto apresentou a documentação da emenda à diretoria da Santa Casa.

Bebeto apresentou a documentação da emenda à diretoria da Santa Casa.

O deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA) apresentou emenda parlamentar que garante recursos para a construção de uma UTI Neonatal na Maternidade Santa Helena, hospital mantido pela Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus. A medida vai destinar R$ 700 mil para a obra.

O recurso vai chegar em boa hora para a maternidade que enfrenta graves problemas para se manter e prestar serviços à população, como episódios tristes e recentes já demonstraram. 

Bebeto também vai direcionar recursos federais para o Hospital Regional Luiz Viana Filho. A unidade pública receberá R$ 400 mil para comprar equipamentos e reformar parte da sua estrutura.

O deputado ainda vai contemplar a cidade que lhe deu mais de 25 mil votos com R$ 900 mil para a construção e reforma de campos, quadras esportivas e outras áreas de lazer.

“Estamos fazendo a nossa parte pela saúde de Ilhéus. Esses recursos são parte do nosso compromisso em ajudar a tirar a saúde pública de nosso município da situação precária que se encontra. O povo de Ilhéus e região não merece o tratamento que tem recebido”, declarou em visita nessa manhã à Santa Casa.

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 18 VAGAS DE EMPREGO NESSA SEXTA-FEIRA


Confira abaixo as vagas disponíveis nessa sexta-feira (31), na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Auxiliar Administrativo – aprendiz

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • Vaga exclusiva para PCD

  • 1 vaga

Serviços Gerais

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • Vaga exclusiva para PCD

  • 3 vagas

Auxiliar de saúde bucal

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 3 meses de experiência

  • Carteirinha do conselho de classe

  • 1 vaga

:: LEIA MAIS »

JABES DISCUTE COM ASSESSOR DE BEBETO


Jabes Ribeiro, Bebeto Galvão e Alisson Gonçalves.

Jabes Ribeiro, Bebeto Galvão e Alisson Gonçalves.

Conforme o Blog Agravo, em entrevista ao programa O Tabuleiro (apresentado por Vila Nova na Conquista FM), o prefeito Jabes Ribeiro (PP) culpou o grupo do deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA) pelas manifestações recentes contra seu governo.

Por coincidência, o deputado estava perto da emissora, no Hospital Geral Luiz Viana Filho, e o chefe do seu gabinete, Alisson Gonçalves, foi à sede da rádio questionar o prefeito sobre a acusação.

De acordo com o Agravo, Alisson chegou a “bater boca” com Jabes. O prefeito, por sua vez, prometeu “vingança política”. 

SECRETÁRIOS DE JABES PASSAM VERGONHA NO CENTRO DE CONVENÇÕES


Josenaldo, Jamil, Sebastião e Paulo.

Josenaldo, Jamil, Sebastião e Paulo.

O Sebrae promoveu ontem no Centro de Convenções de Ilhéus mais uma rodada do evento Encontros Criativos. Lauro de Freitas e Salvador já haviam sediado a iniciativa. Nos encontros, o ex-secretário de Cultura Cidadã e de Desenvolvimento Social de Medellín, Jorge Melguizo, compartilhou sua experiência no processo que transformou o município colombiano numa referência das cidades criativas.

O colombiano deu uma aula de gestão pública aos representantes da Prefeitura de Ilhéus. Perguntou aos secretários Paulo Atto (cultura), Sebastião Vivas (pesca e agricultura), Josenaldo Cerqueira (turismo) e Jamil Ocké (desenvolvimento social) se eles trabalhavam juntos para desenvolver projetos para a cidade. 

A pergunta os deixou sem reação e o público começou a rir. Melguizo falou sobre o conceito de transversalidade nos processos administrativos. Defendeu a integração de setores aparentemente distantes para pensar a cidade de forma conjunta e ampla, a partir do pressuposto de que a complexidade dos problemas sociais deve ser encarada por um olhar também complexo, capaz de compreendê-los para evitar tentativas de soluções desarticuladas e pouco efetivas.

Jorge Melguizo.

Jorge Melguizo.

Para ilustrar o que disse, lembrou de um episódio do início da gestão da qual participou em Medellín. Ele não foi convidado para uma reunião de planejamento estratégico, mas, decidiu ir. Observava a conversa escanteado quando disseram que sua presença não era necessária. O secretário de cultura explicou aos colegas como a dimensão cultural da sociedade abrange tudo o que eles discutiam. A partir dali, participou de todas as reuniões e contribuiu para a transformação da cidade que já foi uma das mais violentas da Colômbia.

Jorge Melguizo também alertou os gestores para uma obviedade: dinheiro público deve ser aplicado em benefício da população.

Comentário do Blog.

Buchas de canhão

O prefeito Jabes Ribeiro (PP) sabe que seu governo é péssimo – isso é visível nas ruas de Ilhéus e deve ter sido notado pelo colombiano. Para evitar constrangimentos, JR manda os secretários “buchas de canhão” representá-lo. Preocupados em garantir os cargos e seus vencimentos (mecanismo de sobrevivência natural), aceitam o papel de “bode expiatório”.

Enquanto isso, os que realmente mandam na prefeitura, Jabes, John Ribeiro (irmão do prefeito), Isaac Albagli (infraestrutura) e Ricardo Machado (administração) quase nunca aparecem.

Visão de mundo

Certa vez, um blogueiro sugeriu que Jabes unisse as pastas de cultura e turismo numa mesma secretaria, pois as tradições culturais de Ilhéus são grandes atrativos turísticos e, portanto, o governo não poderia pensar esses setores de forma separada. 

JR não compreendeu. Para ele, cultura é apenas teatro e carnaval. Nesse aspecto, é um prefeito que pensa a partir do senso comum. As manifestações culturais são mais que artísticas. Estão no próprio cotidiano social. Relacionam-se com a visão de mundo construída socialmente, com o jeito de falar, agir e pensar de um povo. Por isso, envolvem todas as relações humanas, o que não pode excluir a administração da cidade.

COMUNIDADE VOLTA A FECHAR RODOVIA ILHÉUS-ITACARÉ


Pista está fechada na altura do São Domingos, onde a maré avançou contra barracas e a estrada.

Pista está fechada na altura do São Domingos, onde a maré avançou contra barracas e a estrada.

Na manhã dessa quinta-feira, 30, a  comunidade da zona norte voltou a fechar a rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001), na altura do bairro São Domingos. 

O mar avança sobre a calçada, quiosques e a pista. Os manifestantes cobram uma intervenção imediata do poder público – veja aqui.

Imagem: Jorge Tinga.

Imagem: Jorge Tinga.

A Polícia Militar está no local e negocia a liberação da via.


bebeto banner itabuna 2



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia