WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

sebrae hospital sao jose

CASO DO POSTO DE SAÚDE DO HERNANI SÁ RECEBE ATENÇÃO PRIORITÁRIA, AFIRMA MARÃO INCÊNDIO ATINGE LOCADORA DE MÁQUINAS NA AVENIDA ITABUNA ROMUALDO LISBOA E JERBSON MORAES DISCORDAM SOBRE PROJETO DE GRATUIDADE




impacto cred

transporte ilegal
julho 2017
D S T Q Q S S
« jun    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

DESMATAMENTO DO CERRADO SUPEROU O DA AMAZÔNIA EM 2015


Plantação de cana-de-açúcar no cerrado brasileiro. Imagem: O Eco.

Plantação de cana-de-açúcar no cerrado brasileiro. Imagem: O Eco.

Em 2015, o cerrado perdeu 9.483 quilômetros quadrados da sua cobertura vegetal. A informação se baseia em dados de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e foi divulgada na última segunda-feira pelo Ministério do Meio Ambiente.

O tamanho da área desmatada no cerrado brasileiro superou em 52% o impacto da devastação da Floresta Amazônica no mesmo ano. 

O cerrado sofre com a pressão cada vez maior de monoculturas, principalmente a da soja e a da cana-de-açúcar, além da pecuária extensiva.

Com informações do site O Eco.

PREFEITURA DE ILHÉUS LANÇA O “DISQUE-LUZ”


Imagem: Secom-Ilhéus.

Imagem: Secom-Ilhéus.

Por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, a Prefeitura de Ilhéus criou uma central telefônica para receber reclamações dos moradores sobre problemas da rede de iluminação pública. O telefone para contato é: 0800 721 0112. A ligação é gratuita. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira (das sete à dezoito horas) e aos sábados (das 7 às 14h). 

Ao entrar em contato com o atendente, o cidadão informa a localização do poste com problema e recebe o protocolo de atendimento.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos da prefeitura, Jorge Cunha, o prazo para a realização do reparo é de dois dias úteis, caso o serviço não exija a substituição de postes ou braços de luminárias. 

JERBSON MORAES DECIDE AMPLIAR DISCUSSÃO SOBRE PROJETO DA GRATUIDADE


Jerbson Moraes. Imagem: Tribuna de Ibicaraí.

Jerbson Moraes. Imagem: Tribuna de Ibicaraí.

O vereador Jerbson Moraes (PSD) retirou por tempo indeterminado o projeto de lei 53/2017 da pauta da Câmara de Vereadores de Ilhéus. O edil confirmou a informação na manhã desta quinta-feira (27), durante conversa com o radialista Vila Nova (O Tabuleiro/Conquista FM).

O projeto, que quase foi à votação na última terça, propõe gratuidade para agentes de segurança pública e salva-vidas nos eventos culturais realizados em Ilhéus, além de meia-entrada para os familiares desses profissionais.

A proposta não soou bem aos ouvidos de empresários e produtores do mercado cultural de Ilhéus. O vereador, por sua vez, revelou que está disposto a incluir todos os setores interessados numa discussão ampla sobre o texto, que deverá ser tema de uma audiência pública.

BARREIRA TEM O 1º CARTÓRIO DE ILHÉUS QUE FAZ CERTIDÃO DE NASCIMENTO COM CPF


Cartório localizado na zona sul de Ilhéus, ao lado da garagem da São Miguel.

Cartório localizado na zona sul de Ilhéus, ao lado da garagem da São Miguel.

Um cartório localizado na Barreira, na zona sul de Ilhéus, é o primeiro da cidade que emite a certidão de nascimento acompanhada pelo número do cadastro de pessoas físicas (CPF) da criança. Mesmo prestado pela iniciativa privada, esse é um serviço público e gratuito.

O atendimento funciona das oito às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A partir do dia 5 de agosto, o serviço vai estar disponível também aos sábados, entre 8h e 12h. Para registrar o nascimento do filho, os pais devem apresentar os próprios documentos de identidade ou carteiras de trabalho, além da declaração de nascido vivo (DNV), que é o documento emitido pelo hospital onde a criança nasceu.

Interessados em obter mais informações ou esclarecer dúvidas sobre o serviço podem manter contato por meio do telefone (73) 3632-5495. Também é possível se informar no cartório, que fica ao lado da garagem da empresa São Miguel, na avenida Nossa Senhora Aparecida. A unidade presta os demais serviços de registro civil e tabelionato de notas, como: procurações, casamentos, divórcios, reconhecimento de firma, autenticações e outros. 

TCM COBRA R$ 534 MIL DE EX-PRESIDENTE DA CÂMARA DE ITABUNA


Ruy Machado.

Ruy Machado.

Nessa quarta-feira (26), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) responsabilizou o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna, Ruy Machado, por supostas irregularidades na contratação da empresa que fez as obras de terraplanagem e pavimentação da sede do legislativo itabunense, executadas entre 2011 e 2012.

Na decisão, o órgão de controle externo exige que Ruy Machado “devolva aos cofres municipais a quantia de R$534.527,66,”, além de pagar multa de vinte mil reais. Cabe recurso.

O tribunal vai encaminhar cópia do processo para a avaliação do promotor de Justiça Allan Santos Góis, da 3ª Promotoria de Justiça de Itabuna.

:: LEIA MAIS »

DELEGADA E PROFESSOR DE ITABUNA SE FILIAM À REDE


 Lisdeili Nobre e Ângelo Freitas são os novos membros da Rede em Itabuna. Imagem: IPolítica.

Lisdeili Nobre e Ângelo Freitas são os novos membros da Rede em Itabuna. Imagem: IPolítica.

A Rede Sustentabilidade ganhou dois novos membros em Itabuna. Ne quinta-feira (27), durante um café da manhã no Hotel Tarik, a delegada Lisdeili Nobre e o professor Ângelo Freitas oficializaram a filiação ao partido.

Lisdeili é titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Itabuna e professora de direito. Segundo ela, os seus valores e a sua vontade política estão em harmonia com o programa da Rede, que busca o desenvolvimento sustentável com responsabilidade socioambiental.

O professor Ângelo Freitas também é policial civil. Ele explicou que chega ao partido para contribuir com a construção de um novo jeito de fazer política na cidade, no estado e no país.

O coordenador de organização da Rede na Bahia, porta-voz Irlan Correia, comemorou a chegada dos novos correligionários. Conforme Irlan, o partido não se preocupa com a quantidade de filiações, mas sim com a qualidade da relação que os membros recém-chegados podem estabelecer com o conjunto partidário.

O policial civil e geógrafo Roberto José é membro da Rede em Itabuna. Segundo ele, o partido não é mero espectador do processo político. “Estamos construindo novas propostas e novos conceitos para trazer as pessoas de bem [para a política]”, explicou.

EMPRESÁRIOS DE ILHÉUS REPUDIAM “LEI DA CARTEIRADA”


carteiradaO projeto de lei 53/2017 propõe entrada gratuita para agentes de segurança pública e salva-vidas nas atividades culturais de Ilhéus, além de meia-entrada para os familiares desses profissionais – lembre aqui.

Ontem (26), um grupo de empresários de Ilhéus emitiu “nota de repúdio” contra a proposta do vereador Jerbson Moraes (PSD). No texto, os empreendedores chamam o projeto de “lei da carteirada”, numa referência ao uso que alguns profissionais de segurança fazem do status da profissão para entrar de graça em eventos fechados.

O edil retirou o projeto de lei da pauta dessa terça-feira (25) da Câmara de Vereadores. Segundo os empresários, caso a proposta seja aprovada, alguns deles vão encerrar os seus negócios em Ilhéus. Citaram os exemplos do Cine Santa Clara, único cinema da cidade, e do Batuba Beach Sound, evento da virada do ano. Leia a íntegra.

“NOTA DE REPÚDIO

Diante o Projeto de Lei 053/2017, de autoria do vereador Jerbson Moraes (PSD), que propõe a entrada gratuita para agentes de segurança e meia-entrada para seus familiares em diversas atividades culturais realizadas no município de Ilhéus, produtores, gestores e empreendedores culturais vêm a público repudiar o que chamam de “Lei da Carteirada”, que, caso seja aprovada, acarretará em profundos impactos negativos a economia deste município, já que inviabilizará toda manutenção de uma sensível cadeia produtiva de eventos.

:: LEIA MAIS »

JUSTIÇA LIBERA AUMENTO DE TRIBUTOS SOBRE COMBUSTÍVEIS


balanca-e-marteloNa última quinta-feira (20), o governo Michel Temer aumentou as alíquotas que incidem sobre os preços da gasolina, do diesel e do etanol.

Com o reajuste do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), as distribuidoras e os postos de combustíveis repassaram imediatamente os custos para o consumidor. Em algumas cidades o preço da gasolina subiu até cinquenta centavos de um dia para o outro.

Depois da medida do governo, o juiz federal Renato Borelli, de Brasília, determinou a suspensão provisória do aumento dos tributos. Em resposta, a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Conforme a AGU, com a suspensão do aumento, a União deixaria de arrecadar diariamente setenta e oito milhões de reais. Ontem (26), o desembargador Hilton Queiroz, presidente do Tribunal, acolheu o argumento do governo e liberou o reajuste tributário.

Segundo o governo Temer, a decisão de aumentar os tributos se deve ao atraso da agenda da reforma previdenciária no Congresso Nacional.

CONTRAN APROVA USO DA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO DIGITAL


Imagem ilustrativa.

Imagem ilustrativa.

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou na terça-feira (25) o uso da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). De acordo com o Ministério das Cidades, o documento digital vai ter o mesmo valor jurídico da CNH impressa.

A CNH digital estará disponível a partir de fevereiro de 2018. Os motoristas poderão apresentar o documento de porte obrigatório impresso ou eletrônico, que será acessada por aparelhos como o smartphone.

O mecanismo eletrônico de autenticação vai se basear no sistema de leitura do QRCode (código de identificação virtual) e na assinatura com certificado digital do emissor do documento.

GOVERNADOR LANÇA O PROJETO ESCOLAS CULTURAIS EM ITABUNA


Governador Rui Costa. Foto: Mateus Pereira/ GOVBA.

Governador Rui Costa. Foto: Mateus Pereira/ GOVBA.

Às 16 horas desta quinta-feira (27), em Itabuna, o governador Rui Costa (PT) vai lançar o projeto Escolas Culturais. O ato será no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

A iniciativa faz parte do programa Educar para Transformar e tem como objetivo promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do território de identidade onde está inserida.

O lançamento também vai ter a participação dos secretários de Cultura, Jorge Portugal; da Educação, Walter Pinheiro; e de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins; além de alunos da rede estadual de ensino de Itabuna e de grupos culturais da região.

A FERVURA DE HENRIQUE MEIRELLES


Ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Imagem: Adriano Machado/Reuters.

Ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Imagem: Adriano Machado/Reuters.

Por Elio Gaspari/publicado hoje no jornal O Globo

Elio GaspariNão se diga que estão fritando Henrique Meirelles. Ele é um queridinho do mercado, entende-se bem com Michel Temer e vocaliza as ortodoxias de gênios que sabem como consertar o Brasil, mas não conseguem conviver bem com seu povo. Meirelles está sendo fervido.

A fervura de um ministro difere da fritura porque enquanto a frigideira é desconfortável desde o primeiro momento, inicialmente o panelão oferece um calorzinho agradável. Depois é que são elas.

Desde o amanhecer do governo, Michel Temer flertava com a abertura de um balcão no Planalto. O ministro da Fazenda conseguiu contê-lo, até que surgiu o grampo de Joesley Batista. Para salvar seu mandato, o presidente abriu os cofres para os piores interesses predatórios instalados no Congresso. Não se deve esquecer que Meirelles foi levado para a Fazenda numa equipe em que estavam o senador Romero Jucá e o deputado Geddel Vieira Lima.

Temer deu a Meirelles quase toda a autonomia que ele pediu, mas o ministro não entregou os empregos e a perspectiva de crescimento que prometeu. Entrou no governo oferecendo um aumento de 1,6% para este ano e elevou o balão para 2%. Tudo fantasia, hoje o FMI espera 0,3%.

:: LEIA MAIS »

SINEBAHIA ILHÉUS TEM 26 OPORTUNIDADES DE TRABALHO


Confira abaixo as vagas de emprego disponíveis nessa quinta-feira (27) na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Muitos candidatos se antecipam e preenchem as vagas por meio do site Mais Emprego.

Por esse motivo, acontece do pretendente ir até o SAC e não encontrar a oportunidade anunciada pelo Blog do Gusmão.

Recomendamos aos candidatos que se cadastrem no site quando forem a uma agência do SineBahia.

MONTADOR DE MÓVEIS

Ensino Fundamental Completo

Experiência comprovada em carteira de trabalho  

CNH categoria A

01 VAGA

ELETRICISTA DE REDE DE ALTA TENSÃO

Ensino Médio Completo

Experiência comprovada em CTPS
Curso NR10 e NR35

04 VAGAS

AUXILIAR DE ELETRICISTA
Ensino Médio Completo

Experiência comprovada em CTPS

Curso NR10
04 VAGAS

:: LEIA MAIS »

SINEBAHIA ITABUNA OFERECE 7 VAGAS DE EMPREGO NESSA QUINTA-FEIRA


Confira abaixo as novas oportunidades de emprego do Sinebahia Itabuna. As vagas ficarão disponíveis nessa quinta-feira (27).

A agência funciona no Shopping Jequitibá. Não esqueça de levar o número do PIS, PASEP ou NIS, Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

AUXILIAR DE COZINHA

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses na função

1 VAGA

INSTALADOR DE TELECOMUNICAÇÕES

Ensino Médio Incompleto

Experiência mínima de 6 meses na função

Habilitação B

1 VAGA

MÉDICO DO TRABALHO

Ensino Superior Completo em Medicina com especialização em Medicina do Trabalho e registro no CREMEB OU CRM.

Não exige experiência

1 VAGA

:: LEIA MAIS »

CÂMARA DE ILHÉUS APROVA PROJETO DE LEI QUE OBRIGA FILMAGEM DE LICITAÇÕES


Vereador Paulo Carqueija. Imagem: Clodoaldo Ribeiro.

Vereador Paulo Carqueija. Imagem: Clodoaldo Ribeiro.

Na tarde dessa terça-feira (25), em votação unânime, a Câmara de Vereadores de Ilhéus aprovou o projeto de lei 48/2017, que obriga a gravação audiovisual das sessões de processos licitatórios da prefeitura e do próprio legislativo municipal.

O vereador Paulo Carqueija (PSD) é o autor da projeto. Segundo ele, “o objetivo número um da lei é fornecer um alto nível de transparência, assim as ações nefastas, corruptas e prejudiciais ao erário e ao interesse publico naturalmente serão inibidas”.

A proposta seguiu para a sanção do prefeito Mário Alexandre (PSD).

“PARTIU ESTÁGIO” CONVOCA MAIS 297 ESTUDANTES


estagioNessa quarta-feira (26), o governo Rui Costa fez a quarta convocação dos universitários inscritos no Programa Partiu Estágio. De acordo com a nova lista, 297 estudantes deverão se apresentar ao órgão ou entidade em que irão estagiar, dentro do prazo de dez dias úteis – acesse a relação.

Desde o lançamento do projeto, em abril deste ano, já foram convocados 4.224 jovens. O programa é uma iniciativa da administração estadual baiana que garante vagas de estágio aos jovens universitários de instituições federais, estaduais e privadas da Bahia que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho.

Os integrantes da quarta turma do Partiu Estágio são convocados por meio do e-mail cadastrado no momento de sua inscrição no programa. Para assegurar o estágio no Governo do Estado, é preciso que o estudante apresente a documentação.

De acordo com o edital do programa, o estudante que não apresentar a documentação exigida, ou não se apresentar ao órgão ou entidade no prazo estipulado, perderá a vaga de estágio.

Confira abaixo a lista de documentos necessários:

:: LEIA MAIS »

DO NEW DEAL DE ROOSEVELT AO REFORMISMO DE TEMER: APONTAMENTOS DE UMA TRAGÉDIA ANUNCIADA


Caio PinheiroPor Caio Pinheiro

A atual conjuntura política brasileira não é convidativa às análises desprovidas de referências históricas, pois, apesar do descompasso espaço-temporal que singulariza o Brasil de 2017, muitos dos contornos da nossa recente crise não são velhos, tampouco desconhecidos.

Embora setores da classe política e parte da sociedade civil insistam em negar, a cada dia fica mais claro o malogro de um projeto de país pensado e executado à revelia das demandas populares.

De fato o Brasil precisava reformar sua legislação trabalhista. Atualizar as balizas jurídicas que normatizam a relação entre empregador e empregado era algo imperioso, considerando, particularmente, os efeitos das Tecnologias de Comunicação e Informação na requalificação das relações de trabalho no mundo contemporâneo. Entretanto, reformar não significa subtrair direitos, ou mesmo potencializar o poder de persuasão dos patrões sobre os empregados.

Argumentam os apologistas da Reforma Trabalhista que o custo do trabalhador no Brasil é muito alto, situação que repele os investimentos de empresários estrangeiros. Para estes algozes da CLT, a geração de emprego está atrelada ao barateamento da mão de obra nacional, pois, do contrário, nosso sistema econômico continuará boicotado pelos conglomerados multinacionais.

Na contramão desta perspectiva, o economista, professor da Unicamp e presidente da fundação Perseu Abramo, Marcio Pochmann, desqualifica os argumentos reformistas tecnicamente. Segundo ele, o custo do trabalho no Brasil chega a ser 17% mais barato do que em países como China e EUA. Por isso, a questão que inviabiliza nosso complexo econômico não é o “custo do trabalho”.

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia