PORTO SUL: AMBIENTALISTAS PEDEM CANCELAMENTO DO PROJETO UMA POSSIBILIDADE: JAMIL OCKÉ PRESIDENTE DA CÂMARA SOFRIMENTO DE FABIO CONTINUA E SEM PREVISÃO PARA ACABAR


outubro 2014
D S T Q Q S S
« set    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  


faculdade madre thais

MORRE RONALDO SANTANA, EX-VICE-PREFEITO DE ILHÉUS


Ronaldo e Claudiana Figueiredo, gerente do SEBRAE. O ex-vice-prefeito defendeu a retomada da cultura cacaueira.

Ronaldo e Claudiana Figueiredo, gerente do SEBRAE. O ex-vice-prefeito defendeu a retomada da cultura cacaueira.

Conforme o jornalista Ariel Figueiroa, Ronaldo Santana sofreu uma parada cardíaca e morreu ontem, 29, em Salvador. Ele foi vice-prefeito de Ilhéus entre 1993 e 1996, no governo de Antônio Olímpio. 

Criador da Reserva Florestal Mãe da Mata, Ronaldo era um visionário. Nos últimos anos defendeu com entusiasmo uma nova cadeia produtiva para o cacau e o turismo. 

“VAMOS SOCIALIZAR A FELICIDADE”, PEDE LULA


Em vídeo divulgado pelo Instituto Lula, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre as eleições desse ano. No final da mensagem, ele se dirigiu aos que não aceitam a inclusão nos espaços públicos de atores sociais historicamente excluídos. “Felicidade, ou a gente reparte ou a gente perde, porque não é possível ser feliz sozinho”, disse. “Vamos socializar essa felicidade com todo o povo brasileiro”, pediu Lula. Assista. 

FESTIVAL DE DANÇA AJUDA CRIANÇAS CARENTES DE ITABUNA


Imagem: Tatiane Oliveira.

Imagem: Tatiane Oliveira.

A Legião da Boa Vontade (LBV) deu início a mais uma edição da campanha Natal Permanente da LBV – Jesus, O Pão Nosso de Cada Dia!. A ação mobiliza toda a sociedade a contribuir com alimentos não perecíveis. O material arrecadado será distribuído no mês de dezembro às famílias atendidas pela Instituição ao longo desse ano.

A mobilização solidária já começou. Uma das ações para arrecadar alimentos será o II Festival de Dança da LBV, a ser realizado no dia 26 de novembro, às 18 horas, no auditório do Colégio Ciso.

:: LEIA MAIS »

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 38 VAGAS DE EMPREGO NESSA QUINTA


Confira abaixo as vagas disponíveis nessa quinta-feira, 30, na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Cozinheiro

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 3 vagas

Vendedor Pracista

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 3 meses de experiência

  • 4 vagas

Costureira em Geral

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 1 vaga

:: LEIA MAIS »

IGREJA CATÓLICA REALIZA CONGRESSO EM ILHÉUS


Catedral São Sebastião.

Catedral São Sebastião.

Identidade e Espiritualidade do Presbítero a partir do Concilio Vaticano II”. Esse será o tema do IV Congresso Presbiteral. O evento ocorrerá em Ilhéus, entre os dias 3 (segunda) e 6 (quinta) de novembro. A Comissão Regional do Nordeste III, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, é responsável pelo encontro.

O congresso será realizado no Centro de Treinamento de Líderes Santa Cruz – CTL, situado em frente à entrada do bairro Teotônio Vilela.  O Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, fará a abertura do evento.

:: LEIA MAIS »

LIXO INCOMODA MORADORES DO BANCO DA VITÓRIA


Lixo descartado de forma indevida no Banco da Vitória.

Lixo descartado de forma indevida no Banco da Vitória.

Leitora deste blog registrou imagens do lixo que alguns cidadãos jogam nas ruas do Banco da Vitória, distrito de Ilhéus. Segundo ela, os resíduos sólidos espalhados em locais indevidos atraem urubus e ratos para a Rua da Quadra, Rua Anatália Félix, Rua Feliciano e  Rua 2 de Julho.

Ela pede a colaboração dos vizinhos e uma intervenção do “órgão competente”, pois o lixo acumulado chega a atrapalhar as senhoras e crianças que praticam caminhada e brincam nas ruas do Banco da Vitória. 

A moradora já encontrou um gato morto em um foco de lixo próximo à sua casa – veja aqui. Além do odor desagradável, ela teme pela saúde da população. Atraídos pelos resíduos espalhados nas ruas, ratos invadem residências do distrito. Cabe lembrar que esses roedores transmitem leptospirose por meio da urina.  

ILHÉUS SEDIA SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA


III_SIIGApresentar e discutir o panorama socioeconômico das Indicações Geográficas (IG), ampliar e atualizar as discussões internacionais sobre sustentabilidade e local e colocar em pauta a posição do Brasil frente ao tema. Esses são os principais objetivos do III Simpósio Internacional de Indicações Geográficas. O evento ocorrerá no Centro de Convenções de Ilhéus, nos dias 20 e 21 de novembro. As inscrições estão abertas.

O simpósio reunirá personalidades nacionais e internacionais, acadêmicos, estudantes e produtores, em palestras, minicursos, exposições de trabalhos científicos, mesas-redondas e debates sobre os principais desafios e estratégias da sustentabilidade e internacionalização de Indicações Geográficas.

A programação prevê rodadas de negócio e visitas a alambiques, fazendas de cacau e fábricas de chocolate da região. Além disso, acontecerão paralelamente a Feira das Potencialidades de Indicações Geográficas da Bahia e a 1ª Feira Interativa de Indicações Geográficas Brasileiras, que terá por objetivo a divulgação das IGs brasileiras concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

:: LEIA MAIS »

SAC DE ILHÉUS NÃO VAI FUNCIONAR NESSA SEXTA


Imagem: Photos Síntese.

Imagem: Photos Síntese.

Comemorado na última terça, 28, o feriado do servidor público foi transferido para essa sexta-feira, 31. O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Ilhéus voltará a funcionar na próxima segunda, 3.

POVOADO DE CANAVIEIRAS ESTÁ SEM ÁGUA HÁ UM ANO


Baixa potência da bomba do reservatório força moradores a caminhar 3 km em busca de água.

Baixa potência da bomba do reservatório força morador a caminhar 3 km em busca de água. Imagens: Una News.

A denúncia é do site Una News. Conforme o veículo, o sistema de abastecimento de água do Povoado de Oiticica, distrito de Canavieiras, não funciona há um ano, pois falta uma bomba capaz de abastecer o reservatório da comunidade. 

Morador ouvido pelo site afirmou que o reservatório tem uma bomba, mas, sua potência não é suficiente para transportar a água. Segundo ele,  equipe da prefeitura recolheu o equipamento há dez dias, mas, ainda não voltou para substituí-lo. 

Alguns moradores do povoado andam cerca de 3 Km para buscar água. A população teme que o governo municipal demore mais um ano para resolver o problema.

Além da falta de água, moradores afirmaram que as ruas do povoado ficam totalmente escuras à noite, porque muitos postes estão com as lâmpadas queimadas há tempos. 

ANTES DE PUBLICAR, PEÇA PERMISSÃO A MADAME SUSTENTABILIDADE


Poucos acreditam na pureza de espírito da"madame sustentabilidade".

Antes de publicar, pergunte a “Madame”.

Por Emilio Gusmão

Atenção blogueiros!

A partir de hoje é recomendável pedir o consentimento de “Madame Sustentabilidade” antes de analisar a política local.

Esqueçamos a liberdade de imprensa, tampouco a frase de Millôr Fernandes: “Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados”.

De agora em diante, o nosso lema será: “Sociedade civil é bajulação”.

Com essa mudança, caberá aos blogueiros tarefas mais afáveis, como por exemplo, fazer lobismo entre o prefeito e fazendeiros.

O novo regime imposto por “Madame Sustentabilidade” dita as pautas da imprensa.

Deveremos, por inusitada obrigação, corroborar frases puramente preconceituosas da nossa editora chefe, tipo:

“Candomblé é coisa do demônio”.

“Não existe racismo no Brasil”.

“Todas as pessoas que me perseguiram são homossexuais”.

Deveremos abrir mão da nossa liberdade e seguir, de olhos vendados, a mediocridade, a tagarelice de frases prontas, o anti-academicismo desprovido de saber notório e a síndrome de celebridade (Por favor! Traga-me água mineral Perrier).

Afinal, todos nós podemos falar de política e Aristóteles não é imprescindível.

Vamos lá com esse novo lema: se empregas meu ente querido, leniência, se não empregas, exijo transparência.

Não esqueçamos: quando o financiamento acabar, nossa “Madame” terá um emprego na prefeitura.

Sendo assim, é conveniente deixar de lado análises e projeções, pois o prefeito quer segredo e só anunciará seus planos no tempo certo.

Sejamos bajuladores!

ENTENDER A SUSTENTABILIDADE


jose eli da veiga (1)Por José Eli da Veiga

Você sabia que está para terminar a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável 2005-2014, instituída pela ONU?

Sabia que a representação da Unesco no Brasil publicou em português o “Plano Internacional de Implementação” dessa chamada “Deds”, já em maio de 2005?

Sabia que uma “Conferência Mundial sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável” foi realizada em Bonn, no início de 2009, para fazer o balanço dos primeiros anos da Deds e planejar os demais?

Não deve se preocupar o interessado no assunto que se surpreendeu ao ter de responder negativamente a tais perguntas. Nosso amplo, geral e irrestrito, desconhecimento sobre essas iniciativas se deve a uma peculiaridade nacional: a estranha preferência por uma “Educação Ambiental (EA)” que é contrária à valorização do “desenvolvimento”. Uma postura atrasada do sistema educacional brasileiro que isolou o país em tentativa de remar contra a maré.

:: LEIA MAIS »

CASACOR PROJETA ARQUITETURA REGIONAL NO CENÁRIO BRASILEIRO


Arquiteta Thamires Tavares.

Arquiteta Thamires Tavares.

Essa é a opinião da arquiteta e urbanista Thamires Tavares. Graduada na UNIFACS, ela realiza obras comerciais e residenciais, algumas delas em parceria com a Haye Engenharia. Thamires participará da Casacor Bahia Edição Ilhéus-Itabuna, de 30 de outubro a 30 de novembro. O ambiente  “Café Bistrô” ficou sob sua responsabilidade.

 Ela considera que o evento significa uma expansão da região no mundo da arquitetura de interiores, pois dará mais visibilidade aos profissionais, além de lançar novos arquitetos no mercado. Segundo a arquiteta, a Casacor também cria a oportunidade de mostrar um pouco da personalidade de cada profissional e projetar as nossas cidades para o circuito nacional da arquitetura, evidenciando os traços regionais e captando mais investimentos.

:: LEIA MAIS »

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL SELECIONA ESTAGIÁRIO EM ILHÉUS


Acesse abaixo o edital e o link da pré-inscrição.

Acesse o edital e o link da pré-inscrição.

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) abriu seleção para preencher 20 vagas e formar cadastro reserva de estagiários do curso de Direito. Os estudantes selecionados atuarão na Procuradoria da República na Bahia, em Salvador, e nas Procuradorias da República nos Municípios (PRMs) de Barreiras, Campo Formoso, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Jequié, Paulo Afono, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Interessados devem realizar pré-inscrição no site do MPF até o próximo dia  4.

Acesse aqui o edital da seleção.

Ilhéus terá apenas uma vaga. O programa oferece bolsa de R$ 800, seguro contra acidentes pessoais e auxílio transporte de sete reais por dia de estágio efetivo.

Para participar da seleção é preciso que o interessado esteja matriculado em instituição conveniada ao MPF. O estudante também não pode está entre os que concluirão o curso no primeiro semestre de 2015.

Confirmação – A confirmação da inscrição será feita nos dias 6 de novembro (candidatos de A a L) e 7 de novembro (candidatos de M a Z), das 13h às 17h. Para isso, o candidato deve comparecer à sede escolhida para entrega dos documentos constantes do edital e levar duas latas de leite em pó, para doação a uma ou mais instituições de assistência a pessoas carentes.

ILHÉUS: ÔNIBUS VOLTAM A CIRCULAR APÓS PARALISAÇÃO


Cidadãos aguardam ônibus na "Alvorada", ponto do bairro Pontal.

Cidadãos aguardam transporte coletivo em ponto de ônibus do bairro Pontal. Imagem: Walney Magno.

Conforme o Blog Agravo, motoristas e cobradores das empresas Viametro e São Miguel paralisaram o serviço de transporte coletivo de Ilhéus nessa quarta-feira, 29.  Eles se reuniram nas primeiras horas da manhã para discutir a pauta de reivindicações da categoria. Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

Os rodoviários voltaram ao trabalho após a reunião. As linhas de ônibus de Ilhéus já estão funcionando. A paralisação do início da manhã prejudicou os usuários que precisavam usar o transporte coletivo mais cedo, a exemplo desses que aparecem na imagem acima.

RUI E WAGNER APRESENTAM EQUIPE DE TRANSIÇÃO


Wagner e Rui. Foto: Manu Dias/Secom-Ba.

Wagner e Rui. Foto: Manu Dias/Secom-Ba.

O governador eleito da Bahia, Rui Costa, e o atual governador Jaques Wagner(PT) apresentarão hoje (29) a equipe técnica de transição do governo. A apresentação ocorrerá às 13:30h, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O atual secretário da Fazenda, Manoel Vitório, coordenará o grupo de trabalho. 

SEGURANÇA PÚBLICA EM PAUTA NA CÂMARA DE ILHÉUS


Ivo Evangelista.

Ivo Evangelista.

A partir das 15 horas dessa quarta-feira, 29, a Câmara de Vereadores vai realizar sessão especial sobre a Segurança Pública em Ilhéus.

O evento deve contar com a participação dos representantes da Polícia Militar, delegados da Polícia Civil e membros da sociedade civil organizada. 

A sessão foi solicitada pelo vereador Ivo Evangelista (PRB). Ele fará uma explanação sobre os números da violência divulgados pela 7ª Coorpin.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR DA MADRE THAÍS


Veja abaixo como se inscrever.

Veja abaixo como se inscrever.

A Faculdade Madre Thaís (FMT) abriu o período de inscrição no vestibular 2015.1. Interessados  podem se inscrever no site (acesse aqui) ou na sede da instituição – Avenida Itabuna, 1491, Ilhéus. Agentes credenciados da faculdade também realizam as inscrições. O prazo acabará no dia 26 de novembro. 

Os candidatos farão um exame de conhecimentos gerais e uma redação no dia 30 de novembro. A faculdade abriu 700 vagas nos cursos matutinos e noturnos de Administração, Biomedicina, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Logística, Fisioterapia, Gestão Comercial e Gestão em Recursos Humanos.

A FMT conta com estrutura e qualidade diferenciadas para o ensino superior. Possui salas de aula e laboratórios modernos e biblioteca com grande acervo, além de um auditório para eventos acadêmicos.

MALHADO E BANCO DA VITÓRIA VÃO FICAR SEM ENERGIA AMANHÃ


Coelba-logo-65CB5C8B52-seeklogo.comA COELBA vai desligar as redes elétricas de vários locais do distrito Banco da Vitória e do bairro Malhado, em Ilhéus, a partir das 9 horas dessa quarta-feira, 29. A interrupção do fornecimento de energia garantirá a segurança dos técnicos da concessionária durante a manutenção programada. O serviço será concluído até as 15 horas.

Locais do Malhado que serão atingidos: Alto da Rua do Cano, Alto do Amparo, Avenida Esperanto, Cidade Nova Esperança, Loteamento Parque das Mangueiras, Rua 01 Travessa do Cano, Rua Esperanto, Rua B e Rua C do Loteamento Mangueira, Rua da Mangueira, Rua da Paz, Rua do Cano, Rua Nossa Senhora de Lourdes, Rua Uruguaina, 4ª Travessa da Avenida Esperança e 5ª Travessa da Rua do Cano.

Banco da Vitória: Loteamentos Bela Vista e Parque Residencial da Vitória, “Rua da Rodagem”, Rua 8 de Dezembro, Rua Cosme e Damião, Rua das Flores, Rua Eustáquio Bastos, Condomínio Alto Bela Vista, Rua Maria Pureza, Rua São João, Rua São Pedro, Sítio Carioca, Sítio Repouso do Guerreiro, Travessa São Pedro e Travessa 2 de julho.

PETIÇÃO ONLINE COLETA ASSINATURAS CONTRA O PORTO SUL


Litoral norte de Ilhéus. Foto: José Nazal.

Litoral norte de Ilhéus. Foto: José Nazal.

O odontólogo e ativista ambiental Ismail Abéde criou uma petição online contra a construção do complexo intermodal Porto Sul. Conforme o documento publicado no site da Avaaz, o projeto ameaça a sustentabilidade socioeconômica e a rica biodiversidade do litoral norte de Ilhéus.

Até as 16:20 dessa terça-feira, 28, a petição contava com 742 assinaturas. O documento pede a proibição imediata do projeto e será enviado para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IBAMA). A íntegra do texto segue abaixo. Clique aqui se quiser assiná-lo. 

:: LEIA MAIS »

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 35 VAGAS DE EMPREGO NESSA QUARTA


Confira abaixo as vagas disponíveis nessa quarta-feira, 29, na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Cozinheiro

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 3 vagas

Vendedor Pracista

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 1 vaga

Garçom

  • Formação: Ensino Médio Incompleto

  • 3 meses de experiência

  • 1 Vaga

:: LEIA MAIS »



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia