WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017
cenoe faculdade madre thais

ESTUDANTE NARRA PERSEGUIÇÃO POLICIAL COM TIROS EM FRENTE À UESC

Imagens publicadas no Facebook. Montagem do Blog do Gusmão.

Um estudante publicou no Facebook informações sobre uma perseguição policial que aconteceu ontem à noite em frente à Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus.

Segundo ele, policiais militares esperaram a chegada de um ônibus vindo de Ilhéus. Quando o veículo chegou no ponto da universidade, conforme o estudante, os policiais entraram nele e deram voz de prisão a um suspeito, que fugiu.

Ainda conforme o estudante, durante a abordagem foi possível ouvir três disparos de arma de fogo. Abaixo da publicação, na seção de comentários, um segundo estudante perguntou: “Quem atirou?”. A resposta veio de um terceiro internauta: “Polícia!”.

Os interlocutores travaram uma discussão sobre a direção dos disparos. Um deles disse que os policiais atiraram “três” vezes contra o suspeito, mas, não o atingiram. Outro questionou se os tiros não foram de advertência, quando o agente não atira para acertar o alvo. Para o estudante que fez o questionamento, as informações pareceram desencontradas. “Veja as contradições. Quem narrou o fato disse que foram [tiros] de advertência. Mas tá valendo. Já falei da minha impressão. A narração não parece verossímil”, escreveu.

Por volta das 20 horas, o Blog do Gusmão passou pelo local. Duas viaturas da Polícia Militar estavam paradas no acostamento da rodovia, na direção da biblioteca da universidade. A campana parecia um desdobramento da perseguição frustrada pela fuga do suspeito.

Um quarto estudante também tinha informações sobre o caso. Segundo ele, “há uma grande possibilidade desse elemento [o suspeito perseguido] ter sido o mentor do assalto com arma branca (segundo relatos) no bus [ônibus] 26 da zona sul, disseram também que uma moça foi ferida e celulares foram roubados. Ao meu ver, quem assalta à mão armada tem intenção de matar (óbvio), só não pode morrer, né!?”.

A notícia e o modo como ela foi narrada no Facebook geraram um debate sociológico sobre a operação policial e a condição do suspeito. Parte dos debatedores questionou a necessidade dos disparos naquele contexto. Outros defenderam a atitude dos policiais. “3 balas desperdiçada”, lamentou um estudante, ignorando o plural.

A discussão se voltou para a realidade imediata. “Como fica quem depende desse ônibus agora com medo?”, perguntou uma jovem. “Eu mesmo tô pensando seriamente se volto pra casa hoje nesse bus!”, respondeu o estudante que lamentou o desperdício de munição.

Atualizado às 9h45mim.

Um visitante do Blog do Gusmão informa que o ônibus que faz a linha zona sul-UESC foi assaltado na noite dessa quarta-feira (22), antes do episódio narrado acima. Segundo o leitor, o assaltante entrou no veículo no Terminal Urbano e pulou a catraca para não pagar passagem. Depois, no Banco da Vitória, “puxou uma faca e roubou o celular de uma estudante, colocando pânico nos passageiros”. “Foram dois celulares [roubados]”.

HOSPITAL DE ILHÉUS EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTOS

Nota de Esclarecimentos.

Nota de Esclarecimentos.

A Diretoria do Hospital de Ilhéus emitiu uma nota pública para esclarecer a atual situação contratual com a UNIMED.

Nota da Direção do Hospital de Ilhéus

O Hospital de Ilhéus, ao longo de toda sua história sempre cumpriu seus compromissos junto a seus fornecedores, colaboradores, parceiros e, especialmente, em relação a seus clientes, de maneira respeitosa.

Nos últimos meses o Hospital tentou, por diversas vezes, estabelecer negociações com a UNIMED a fim de regularizar nossa situação contratual, renovando nosso acordo e estabelecendo suas premissas e condições. Por razões alheias à nossa vontade, as negociações não avançaram.

Infelizmente, devido a reiterados descumprimentos de obrigações contratuais por parte da UNIMED, o equilíbrio econômico-financeiro da relação atingiu seu limite, fazendo com que o Hospital de Ilhéus suspendesse, temporariamente, a assistência aos segurados do referido plano.

Cumpre esclarecer que, em nenhum momento, o Hospital solicitou seu descredenciamento junto à operadora UNIMED. Ao contrário, esperamos que a situação contratual seja resolvida o mais breve possível a fim de que o atendimento a nossos clientes UNIMED possa ser retomados normalmente.

Sempre primando em ofertar a nossos clientes os melhores benefícios, nos colocamos à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos.

CDL DE CANAVIEIRAS FAZ APELO CONTRA FECHAMENTO DA AGÊNCIA DA CAIXA

Os comerciantes de Canavieiras estão preocupados com o anúncio do fechamento da agência da Caixa Econômica Federal da cidade.

Hoje (22), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Canavieiras, Ériston Nascimento, enviou correspondência ao superintendente regional do banco, Marcos Vinícius Nascimento.

No texto, solicita a permanência da agência na cidade e cita os prejuízos que o fechamento pode trazer para toda a população.

O dirigente ressaltou que, ao encerrar as atividades, a Caixa Econômica Federal criará inúmeros transtornos, não só aos correntistas, mas, sobretudo, aos beneficiários dos programas sociais do Governo Federal. “A partir do fechamento, toda a clientela terá que se deslocar a Ilhéus, num percurso de 240 quilômetros, ida e volta, onerando, notadamente, as pessoas de baixo poder aquisitivo, bem como aos empresários que acreditaram na CEF”.

Para o presidente da CDL, os prejuízos para o setor produtivo, de maneira geral, e o comércio, em particular, serão incalculáveis com a ida dos clientes para Ilhéus. Segundo ele, ao receber os recursos, os consumidores tenderão a realizar suas compras na mesma cidade, provocando uma mudança no comportamento do consumo local, já que Canavieiras tem apenas uma agência lotérica em funcionamento.

Ériston Nascimento argumenta que a medida anunciada pelo banco público está na contramão da história de Canavieiras. “O município se encontra em franco desenvolvimento econômico, com um grande volume de investimentos nos segmentos da agropecuária, na pesca marinha, carcinicultura e no turismo, o que o torna um centro comercial pujante”.

Além de enfatizar o papel social do banco público, o presidente da CDL acredita que a Caixa deveria atuar como uma agência de fomento. Entretanto, age “de forma a desestimular o desenvolvimento das atividades produtivas”.

A ÚLTIMA OBRA DO HOSPITAL REGIONAL NÃO ACABOU. A PRÓXIMA NÃO TEM DATA PARA COMEÇAR

No dia 17 de janeiro de 2015, um sábado, o médico Fábio Villas-Boas fez a sua primeira visita oficial a Ilhéus como secretário de Saúde da Bahia. Assumira o cargo naquele mês, no início do mandato do governador Rui Costa (PT). Na cidade, inspecionou o Hospital Geral Luiz Viana Filho e firmou o compromisso de acelerar as suas obras de reforma e ampliação – lembre aqui.

Três anos se passaram, mas as obras não foram concluídas. Ao que tudo indica, o Estado mudou de planos no meio do caminho.

Em menos de um mês, no próximo dia 15, o governo vai inaugurar o Hospital da Costa do Cacau. Mesmo com a inauguração da nova unidade, segundo Villas-Boas, o Hospital Luiz Viana Filho permanecerá aberto, contudo, manterá apenas os serviços de pediatria. Com a manutenção do atendimento para as crianças, o Estado pretende aproveitar o embalo e transformar o Luiz Viana num hospital materno-infantil, que será cedido ao município.

Após a repercussão dos protestos realizados por servidores do Regional, o secretário Fábio Villas-Boas prestou esclarecimentos sobre o assunto. Segundo ele, os funcionários que não pediram transferência e não serão aproveitados no novo hospital vão continuar no Luiz Viana até o início da nova reforma. Já durante as obras eles “serão cedidos às unidades municipais de Ilhéus”.

Na segunda-feira (20), a prefeitura divulgou uma longa entrevista com Villas-Boas. Na ocasião, ele não informou quando a próxima reforma do Regional vai começar, no entanto, adiantou que as obras vão durar nove meses e custarão “cerca de R$ 8 milhões”. O secretário não soube o valor exato porque, conforme disse, “os custos finais dependem da conclusão dos projetos executivos, que estão em andamento”.

A Secretaria de Saúde da Bahia terceirizou a administração do Hospital da Costa do Cacau. Segundo o secretário, a gestão “indireta” é mais eficiente. Desde 2016, quando as obras da nova unidade começaram, o governo já anunciava que o Luiz Viana seria transformado num hospital materno-infantil. Mais de um ano se passou, e os “projetos executivos” não estão prontos. Villas-Boas deve estar certo sobre a maior eficiência do terceiro setor frente à gestão direta.

UBER COMEÇA A RODAR EM ILHÉUS NESSA SEXTA-FEIRA

A informação é do Correio24H. Segundo o portal, os motoristas de Ilhéus cadastrados no Uber vão começar a rodar na cidade nessa sexta-feira (24). No mesmo dia Itabuna também vai entrar oficialmente no mapa do aplicativo de transporte.

No mês passado o diretor de Trânsito da Prefeitura de Ilhéus, Gilson Nascimento, conversou sobre o assunto com o Blog do Gusmão. Na oportunidade, ele explicou que caso o Uber já tivesse motoristas em serviço em Ilhéus, eles seriam tratados como condutores de transporte clandestino.

O Congresso Nacional discute a regulamentação dos aplicativos de transporte no Brasil. A futura lei nacional vai servir de parâmetro para a regulação desse tipo de serviço nos municípios. No último dia 31, o Senado aprovou alterações no texto-base do projeto, por isso a proposta voltou para a Câmara dos Deputados.

SINEBAHIA ITABUNA OFERECE 106 VAGAS DE EMPREGO NESSA QUINTA-FEIRA

Confira abaixo as oportunidades de emprego do Sinebahia Itabuna. As vagas ficarão disponíveis nessa quinta-feira (23).

A agência funciona no Shopping Jequitibá. Não esqueça de levar o número do PIS, PASEP ou NIS, Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

SERVENTE DE OBRAS (PCD)

Exclusiva para Pessoas Com Deficiência

Não exige escolaridade

Não exige experiência

5 VAGAS

EMPACOTADOR À MÃO (PCD)

Exclusiva para Pessoas Com Deficiência

Não exige escolaridade

Não exige experiência

1 VAGA

MOTORISTA CARRETEIRO

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses na  carteira

1 VAGA

(mais…)

REITORA DA UESC ASSINA PROTOCOLO NO FÓRUM CACAU BAHIA

Reitora da UESC, Adélia Pinheiro, assina protocolo do Cacau e Chocolate.

Nessa terça-feira (21), a reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Adélia Pinheiro, assinou o Protocolo de Intenção para Constituição do Arranjo Produtivo Local do Cacau e Chocolate do Litoral Sul da Bahia. O ato ocorreu no Fórum Cacau Bahia 2035, no Hotel De Ville, em Salvador.

O fórum tem a finalidade de reunir os agentes da cadeia produtiva do cacau para promover o desenvolvimento econômico sustentável e competitivo de plantio cuidadoso para a preservação da Mata Atlântica.

O evento ratifica: o Sistema e Arranjo Produtivo Local (APL) do Cacau e Chocolate, uma carta aberta, uma portaria para beneficiar produtores do cacau Cabruca, um plano de trabalho e a Rota do Cacau.

Na oportunidade, uma loja de degustação com 40 marcas de chocolate e diversos palestrantes apresentaram um panorama do cacau no Brasil e no mundo.

Estiveram presentes: o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Jacques Wagner; o vice-governador da Bahia, João Leão; o pró-reitor de Extensão, Alessandro Fernandes de Santana; o representante do setor de Agroindústria e Microcervejaria, João Carlos de Pádua Andrade, entre outros gestores.

GRUPO APRESENTA PEÇA “O SANTO E A PORCA” NO TEATRO POPULAR DE ILHÉUS

“O Santo e a Porca”. Imagem: Divulgação.

Nesse sábado (25), o grupo CIA Acordada apresenta a peça “Roubaram a porca do velho Euricão Engole Cabra” durante o espetáculo “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna.  O evento vai acontecer às 19h, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus.

A peça conta a história de um senhor que deposita todas as suas economias numa “porca velha de madeira”. O espetáculo conta ainda com a Titia “Benona”, o fazendeiro “Eudoro”, o casal “Margarida e Dodó” e os dois criados “Caroba e Pinhão”.

A peça do autor Ariano Saussuna é interpretada por diversos grupos teatrais. Para se destacar, a Cia Acordada inseriu máscaras da Commedia Dell’Arte e criou uma trilha sonora autoral. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da tenda no valor de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

PREFEITURA DE ILHÉUS REALIZA MUTIRÃO NA SAPETINGA

Mutirão realiza serviços na Sapetinga. Imagem: SECOM/Ilhéus.

Nessa terça-feira (21), a Prefeitura de Ilhéus realizou um mutirão com serviços de roçagem, poda e varrição na Sapetinga. O trabalho foi um acordo entre o prefeito Mário Alexandre (PSD) e representantes da associação de moradores da baía.

Na reunião da última quinta-feira (16), os representantes e o prefeito discutiram ações de manutenção e recuperação prioritárias para a comunidade local. Os secretários de Serviços Urbanos, Jorge Cunha, e de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Hermano Fahning, também estiveram presentes.

INSCRIÇÕES PARA O FESTIVAL DE MÚSICA DA UESC ACABAM HOJE

Imagem: Divulgação.

No dia 7 de dezembro, a Rádio UESC vai promover o “II Festival Universitário de Música”, com o objetivo de valorizar o cenário musical da região e incentivar a criatividade cultural. O evento ocorrerá no auditório Paulo Souto, às 14h.

As inscrições podem ser feitas até hoje, 22 de novembro, no formulário do festival e os documentos devem ser encaminhados para o e-mail: festivalmusicauesc@gmail.com.

Os documentos são: cópia digitalizada do comprovante de matrícula (para alunos), da carteira funcional (para funcionários) e de comprovação de docência (para professores), e cópia da cédula de identidade, além da composição completa em formato MP3 e a letra digital em arquivo Word. Os candidatos ainda devem ter a autorização para uso do material.

Para mais informações, acesse o edital.

MADRE THAÍS REALIZA FEIRA DE NEUROCIÊNCIAS NA PIEDADE

Alunos…

Sob a orientação da fisioterapeuta e docente de Neurociências, Gracielle Santos, os alunos do terceiro semestre do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT) levaram a “Feira de Neurociências” ao Instituto Nossa Senhora da Piedade.

A iniciativa fez parte da segunda edição do projeto de extensão “FMT nas Escolas”. Na oportunidade, os discentes trabalharam de forma lúdica e interativa com maquetes, banners e dinâmicas em grupo para entreter o seu público-alvo, que foram os alunos do terceiro ano do ensino médio.

A professora Gracielle Santos acredita que a Feira foi uma oportunidade de aprendizado e interação. “A Feira de Neurociências é uma ótima oportunidade para os alunos praticarem os conteúdos aprendidos em sala de aula e apresentarem o curso de fisioterapia para os estudantes, futuros acadêmicos. Nessa troca de experiência todos saem ganhando”.

SECRETÁRIO TENTA TRANQUILIZAR FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL REGIONAL

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Segundo a Prefeitura de Ilhéus, o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse que não há motivo para apreensão por parte dos servidores estaduais lotados no Hospital Geral Luiz Viana Filho. Como informamos mais cedo, os trabalhadores vão realizar um protesto hoje à tarde.

Ainda conforme a prefeitura, o secretário tratou do assunto durante reunião com o governador Rui Costa (PT) e o prefeito Mário Alexandre (PSD).

Uma das queixas dos funcionários é a falta de informações precisas sobre o seu destino no serviço público. Vilas-Boas, por sua vez, explicou que “uma parte dos atuais servidores lotados no Hospital Luiz Viana Filho será realocada para o Hospital Costa do Cacau e outra parte ficará na unidade, que permanecerá aberta, com atendimento pediátrico, até o início da reforma que vai transformar o atual hospital em unidade materno-infantil municipal.”

Já os servidores de áreas administrativas do Hospital Regional, conforme o secretário, podem optar pela transferência para outras unidades estaduais instaladas no município ou na Região Sul. Segundo ele, a Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH) da SESAB coordenará o processo de transição dos funcionários a partir desta semana.

Em relação aos trabalhadores terceirizados que prestam serviços ao Hospital Regional, o secretário afirmou que “serão readmitidos, majoritária e preferencialmente, nas vagas disponibilizadas no Hospital Regional Costa do Cacau.”

Página 1 de 2.1121...Última »