embasa

OTÁVIO FILHO LANÇA SEU PRIMEIRO LIVRO CRECHE BOM PASTOR PRECISA DE DOAÇÃO DE ALIMENTOS MAIS UMA IDOSA PASSA POR CONSTRANGIMENTO AO TENTAR FAZER EXAMES PELA UNIMED ILHÉUS SUMIÇO DE PROVAS DO CONCURSO DE ILHÉUS GERA DESCONFIANÇA




maio 2016
D S T Q Q S S
« abr    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
transporte ilegal

CMA VAI RECEBER R$ 3,4 MILHÕES PARA OPERAR USINA ASFÁLTICA DE ILHÉUS


Imagem: Gidelzo Silva/Secom.

Imagem: Gidelzo Silva/Secom.

No último dia 17, o governo Jabes Ribeiro assinou um contrato de R$ 3.499.980,00 com a CMA Comercial LTDA. A empresa vai operar até agosto de 2016 a usina asfáltica da Prefeitura de Ilhéus.

O governo publicou a informação na edição de 18 de maio do Diário Oficial. Segundo a prefeitura, o investimento vai custear a pavimentação de “diversas localidades” do município. O extrato do contrato, no entanto, não especifica quais locais serão beneficiados.

HOSPITAL REGIONAL SEM PEDIATRA NESSE FIM DE SEMANA


Imagem: Arquivo/Secretaria de Saúde da Bahia.

Imagem: Arquivo/Secretaria de Saúde da Bahia.

A afirmação é de uma moradora de Ilhéus que telefonou para a unidade e procurou o Blog do Gusmão nesse sábado (28). Outras duas fontes deste blog também afirmaram que o Hospital Geral Luiz Viana Filho não terá médico pediatra de plantão nesse fim de semana.

De acordo com o Jornal Bahia Online, por força de decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, a partir do próximo dia 31 a direção do hospital será obrigada a manter plantão com pelo menos dois médicos especialistas em atendimento clínico, pediatria, cirurgia geral e ortopédica e anestesia.

A determinação do juiz Alex Venicius Campos Miranda foi motivada por ação civil pública movida pelo promotor Pedro Nogueira Coelho, titular da promotoria de saúde do Ministério Público do Estado da Bahia.

O governo estadual deverá pagar multa diária de 50 mil reais caso a ordem não seja cumprida.

Telefonamos na tarde desse sábado (28) para o hospital, mas, as chamadas para o número terminado em 3358 não foram atendidas. Este espaço está aberto caso a direção queira se manifestar.

E SE OS MAIS RICOS AJUDASSEM A PAGAR O ROMBO FISCAL?


Ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Imagem: Adriano Machado/Reuters.

Ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Imagem: Adriano Machado/Reuters.

Do El País

O Governo interino de Michel Temer anunciou nesta terça-feira linhas gerais de suas estratégia para reequilibrar as contas públicas. O eixo principal é criar uma regra para congelar o gasto público, incluindo limitar gastos com saúde e educação modificando a Constituição. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou, em coincidência com empresários, que a carga tributária é alta e que, neste momento, não se contempla aumento de impostos. Especialistas ouvidos pelo EL PAÍS, no entanto, afirmam que há espaço para aumentar a tributação das camadas mais ricas da sociedade, distribuindo a fatura do ajuste imediato e de longo prazo de forma mais justa entre ricos e pobres. Defendem, como prioridade, a volta do imposto de 15% sobre lucro e dividendos recebidos por donos e acionistas de empresas.

Caso a cobrança desse tributo, que foi extinto em 1995, no Governo Fernando Henrique Cardoso, voltasse a ser cobrado, o Governo poderia arrecadar mais de 43 bilhões de reais por ano, segundo estudo feito pelos pesquisadores Rodrigo Orair e Sérgio Gobetti, do Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea). O montante representa, por exemplo, ¼ do rombo esperado nas contas públicas de 2016, estimado na semana passada em 170,5 bilhões de reais. A regra não foi alterada nos anos Lula e Dilma. Em 2015, o senador Lindebergh Farias apresentou projeto de lei para modificá-la, mas ele está parado no Senado.

:: LEIA MAIS »

NETO DE MÃE ILZA INTERPRETA GARRINCHA NO TEATRO


Imagens: Agência Globo e Julian Mommert.

Imagens: Agência Globo e Julian Mommert.

O ator ilheense Jhe Oliveira encarna o lendário jogador do Botafogo e da Seleção Brasileira em Garrincha, peça dirigida pelo consagrado encenador norte-americano Robert Wilson.

Entrevistado pela revista piauí (edição de maio -116) às vésperas da estreia, Jhe revelou que é raro encontrar um papel para atores negros que não seja vinculado à escravidão. “Você não tem ideia de como é difícil encontrar um casting que procure por atores negros, sobretudo em papéis de destaque, e sem qualquer menção à escravidão”. Em 2012, Oliveira interpretou o Negro Fagundes na reedição da novela Gabriela (TV Globo).

Jhe é neto da mãe de santo Ilza Mukalê, líder do Terreiro de Matamba Tombenci Neto, no Alto da Conquista, em Ilhéus. O ator conta que sua avó recomendou que ele fosse a Pau Grande, distrito de Magé (RJ) onde Garrincha (1933-1983) nasceu, para pedir licença ao jogador para interpretá-lo.

A peça está em cartaz no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Será apresentada às 21 horas desse sábado (28) e às 18 horas no domingo (29). Clique aqui para comprar os ingressos e acessar o mapa que mostra como chegar ao local.

RETA FINAL DO PROJETO PIXELANDO


pixelandoO projeto Pixelando chega à sua última etapa nesse final de semana, em Itabuna, com o módulo de montagem e finalização de vídeo da oficina de introdução ao audiovisual.

O professor e videomaker Felippe Thomaz, doutorando em comunicação (UFBA), vai conduzir as atividades do último módulo da oficina, cujo objetivo é capacitar os jovens participantes para a atuação profissional em futuras produções independentes.

Além da oficina, nesse sábado e domingo, o Cineclube Pixelando vai exibir filmes produzidos na região sul da Bahia. As exibições serão na sede do Núcleo de Produções Artísticas (Rua Daniel Leão, 20, bairro Manoel Leão). Clique aqui para ver a programação.

O Pixelando foi contemplado pelo edital 02/2015 – Agitação Cultural – Dinamização de Espaços Culturais da Bahia. A realização é do NúProArt – Núcleo de Produções Artísticas e tem o apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

MG VOLTA A LIDERAR RANKING DE DESMATAMENTO DA MATA ATLÂNTICA


Atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica. Fonte: SOS Mata Atlântica.

Atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica. Fonte: SOS Mata Atlântica.

Do SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgam nesta quarta-feira (25) os novos dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, no período de 2014 a 2015, na semana em que se comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). A iniciativa tem o patrocínio de Bradesco Cartões e execução técnica da empresa de geotecnologia Arcplan.

O estudo aponta desmatamento de 18.433 hectares (ha), ou 184 Km², de remanescentes florestais nos 17 Estados da Mata Atlântica no período de 2014 a 2015, um aumento de apenas 1% em relação ao período anterior (2013-2014), que registrou 18.267 ha.

Minas Gerais, que vinha de dois anos de queda nos níveis de desmatamento, voltou a liderar o desmatamento no país, com decréscimo de 7.702 ha (alta de 37% na perda da floresta). A vice-liderança fica com a Bahia, com 3.997 ha desmatados, 14% a menos do que o período anterior. Já o Piauí, campeão de desmatamento entre 2013 e 2014, ocupa agora o terceiro lugar, após reduzir o desmatamento em 48%, caindo de 5.626 ha para 2.926 ha.

:: LEIA MAIS »

ATENÇÃO: EVITE O BANHO DE MAR EM TRÊS PRAIAS DE ILHÉUS


Praia do Cristo está na lista de praias impróprias para o banho de mar.

Praia do Cristo está na lista de praias impróprias para o banho de mar.

A recomendação é do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). As praias que devem ser evitadas são as do Marciano (próxima ao Bar Litrão), Malhado (próxima à escultura da sereia) e Cristo (próxima à Barraca Point Conde Badaró).

O diagnóstico de balneabilidade é obtido por meio do recolhimento de amostras. O instituto divulgou os resultados dos últimos testes nessa quarta-feira (25). Todas as outras praias de Ilhéus têm condições normais para banho, no entanto, o mar deve ser evitado em dias chuvosos.

UESC PUBLICA RESULTADO DA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS


estudanteA Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) divulgou na última quarta-feira (25) o resultado do processo seletivo para preencher doze vagas de estágio.

Os selecionados são das áreas de comunicação social, computação, licenciaturas, pedagogia, LEA e administração.

Clique aqui e aqui para acessar o resultado. Os estudantes serão convocados por mensagens diretas de e-mail.

MPF DIVULGOU “DIÁLOGO INVENTADO”, AFIRMA INSTITUTO LULA


Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nessa sexta-feira (27), o Instituto Lula divulgou nota pública em que afirma que o ex-deputado Pedro Corrêa inventou um diálogo com o ex-presidente Lula para prejudicá-lo nas investigações da Operação Lava Jato. A conversa teria ocorrido há mais de doze anos, em 2004.

Pedro Corrêa foi condenado pelo juiz Sergio Moro a mais de 20 anos de cadeia por ter praticado 72 crimes de corrupção e 328 operações de lavagem de dinheiro. Segundo o Instituto, “foi para não cumprir essa pena na cadeia que ele aceitou negociar com o Ministério Público Federal uma narrativa falsa envolvendo o ex-presidente Lula, inventando até mesmo diálogos que teriam ocorrido há 12 anos”.

A entidade também criticou a transcrição e o vazamento do suposto diálogo. “É repugnante que policiais e promotores transcrevam essa farsa em documento oficial, num formato claramente direcionado a enxovalhar a honra do ex-presidente Lula e de um dos mais respeitáveis políticos brasileiros, o falecido senador José Eduardo Dutra, que não pode se defender dessa calúnia”, diz a nota. Leia a íntegra.

:: LEIA MAIS »

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 14 VAGAS DE EMPREGO NA SEGUNDA-FEIRA


Confira abaixo as vagas disponíveis na segunda-feira (30) na agência do SineBahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Muitos candidatos se antecipam e preenchem as vagas por meio do site Mais Emprego.

Por esse motivo, acontece do pretendente ir até o SAC e não encontrar a oportunidade anunciada pelo Blog do Gusmão. 

Recomendamos aos candidatos que se cadastrem no site quando forem a uma agência do SineBahia.

Cabeleireiro

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 4 Vagas

Manicure

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 4 Vagas

Esteticista

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 1 Vaga

:: LEIA MAIS »

SALOBRINHO RECEBE ENCONTRO BAIANO DE CAPOEIRA


Evento começa nessa sexta-feira.

Evento começa nessa sexta-feira.

A abertura do 6º Encontro Baiano de Capoeira está marcada para as 18 horas dessa sexta-feira (27), na Praça São Francisco, bairro Salobrinho, em Ilhéus. A Associação Cultural Raízes do Quilombo também vai realizar uma cerimônia de batizado de capoeira. No sábado (28), as atividades do encontro continuarão no campus Universidade Estadual de Santa Cruz. O evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Ilhéus.

LULA INTERFERIU NA INDICAÇÃO DE COSTA PARA DIRETORIA DA PETROBRAS, DIZ CORRÊA


Ex-presidente Lula.

Ex-presidente Lula.

Do G1

Anexos da pré-delação do ex-deputado e ex-presidente do Partido Progressista (PP) Pedro Corrêa, firmada com o Ministério Público Federal (MPF), indicam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha conhecimento sobre o esquema de corrupção desvendado na Petrobras e que interferiu diretamente na nomeação de Paulo Roberto Costa para a diretoria de Abastecimento por indicação do PP.

A delação de Pedro Corrêa ainda não foi homologada pela Justiça.

Em um dos anexos, o ex-deputado relata uma reunião entre Lula e o ex-presidente da Petrobras José Eduardo Dutra para tratar da nomeação de Costa no setor.

Paulo Roberto Costa é considerado pela força-tarefa da Lava Jato como peça-chave para as investigações. O esquema de corrupção na Petrobras envolveu contratos que somam R$ 89 bilhões. Costa foi um dos primeiros a fechar o acordo de delação premiada.

O trecho começa com Lula cobrando Dutra sobre a demora para a nomeação de Costa para assumir o setor. “Oh, Dutra, nós não nos comprometemos com o PP, que indicou o Dr. Paulo Roberto, já há algum tempo, para a Diretoria de Abastecimento da Petrobras. Porque até agora ele não foi nomeado?”.

Dutra, segundo Corrêa, respondeu que a mudança era um assunto complicado dentro da estatal. “Porque esta mudança de diretor é um assunto complicado dentro da Petrobras. Estão havendo resistências além de a competência não ser só minha para nomeá-lo”.

Em nota, o Instituto Lula afirmou que “há mais de dois anos o ex-presidente Lula tem suas contas, impostos, viagens e conversas devassadas e não se encontrou nenhum fato que o associe aos desvios da Petrobras, porque Lula sempre agiu dentro da lei”.

“O ex-presidente não participou, não foi conivente e muito menos organizou qualquer tipo de ação ilegal, e a os investigadores da Lava Jato sabem disso. Não se pode tomar como verdade a palavra de réus confessos, que negociam acusações sem provas em troca de sair da cadeia”, diz a nota. O Instituto Lula ainda afirmou que “os advogados do ex-presidente Lula vão requerer acesso ao suposto depoimento do réu Pedro Correia, para tomar as medidas cabíveis”.

Segundo reportagem da revista “Veja”, publicada nesta sexta-feira (27), nesta pré-delação, o ex-deputado Pedro Corrêa contou que, em determinado momento, parlamentares do PP se rebelaram contra o crescimento da participação do PMDB nos contratos firmados na Diretoria de Abastecimento da Petrobras e procuraram o ex-presidente Lula.

Aos procuradores, os deputados chamaram este crescimento de “invasão”. Segundo a “Veja”, ainda conforme o relato de Corrêa, Lula teria dito que eles “estavam com as burras cheias de dinheiro” e que a diretoria era “muito grande” e tinha de “atender os outros aliados, pois o orçamento” era “muito grande” e a diretoria era “capaz de atender todo mundo”.

:: LEIA MAIS »

SINEBAHIA ITABUNA TEM 30 OPORTUNIDADES DE EMPREGO


Confira abaixo as novas oportunidades de emprego do Sinebahia Itabuna. As vagas ficarão disponíveis até segunda-feira (30).

A agência funciona na unidade modelo da Avenida Inácio Tosta Filho, centro. Não esqueça de levar o número do PIS, PASEP ou NIS, Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

Ajudante de Carga e Descarga

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses na carteira

5 vagas

Auxiliar de Mecânico de Autos

Experiência com veículos pesados

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses na Função

2 vagas

Cobrador de Transportes Coletivos

PCD ( Pessoas Com Deficiência)

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses na carteira

3 vagas

Caldeireiro de Manutenção

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 6 meses na carteira

2 vagas

:: LEIA MAIS »

PREFEITURA AUTORIZA EXTRAÇÃO DE AREIA EM OLIVENÇA


prefeitura de ilheus nova sedeA Prefeitura de Ilhéus concedeu licença ambiental para o Grupo Areal Guanabara extrair areia na Fazenda Bela Vista, no quilômetro 13 da rodovia Ilhéus-Olivença. O governo Jabes Ribeiro publicou a informação no Diário Oficial de 25 de maio. O documento é assinado pelo secretário de meio ambiente e urbanismo do município, Antonio Vieira.

O QUE A AUDIÊNCIA A ALEXANDRE FROTA TEM A VER COM O ESTUPRO COLETIVO NO RIO


mario-magalhaesPor Mário Magalhães/publicado hoje (27) no blog do autor.

A princípio, nada, responderia um idiota da objetividade.

Não é bem assim.

Uma adolescente de 16 anos contou que acordou nua domingo no Rio com dezenas de homens ao seu redor. “Mais de 30 [a] engravidou [sic]”, contabilizou um deles na internet, onde foi veiculado vídeo em que o grupo de agressores se regozija com o estupro da garota.

Na quarta-feira, o ator Alexandre Frota foi recebido em audiência pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. Um dos líderes do movimento pró-impeachment acompanhava o protagonista de filmes pornô. Frota escreveu: “Estive com o ministro da Educação hoje e pude colocar algumas ideias para ajudar um país que eu amo”. Das ditas ideias constam sugestões fascistoides, inspiradoras da lei que, na terra de Zumbi dos Palmares, permite demitir professor que criticar a escravidão.

Há erros de foco nas críticas ao encontro no Ministério. Elas se salpicam de moralismo ou falso moralismo, devido à atividade profissional do ator. A despeito de o cidadão Frota ser porta-estandarte de valores e atitudes abomináveis, o escândalo mais grave não é dele, e sim de um dos principais mandachuvas do governo Michel Temer.

Mendonça Filho aceitou recepcionar um sujeito que se gabou na televisão por ter feito sexo sem consentimento com uma mãe de santo. Desprezando o eufemismo, estuprando-a. Narrou a “façanha” diante de gargalhadas do apresentador Rafinha Bastos, aplausos da plateia e urros de admiração nas redes. Ao ser violentada, a mulher desmaiou. Mais tarde, Frota alegou que o relato não passara de ficção, um número de show. Mas, na TV, esclarecera a natureza do “espetáculo”: “Eu contando várias histórias que aconteceram na minha vida”.

:: LEIA MAIS »

CÃO DESAPARECIDO EM ITABUNA


Dolf.

Dolf.

O cachorrinho Dolf fugiu de casa na manhã de quarta-feira (25), na Travessa Oliveira, entre as ruas São José e São João, perto da Avenida Juracy Magalhães, bairro de Fátima, em Itabuna. Qualquer informação sobre o paradeiro do animal pode ser encaminhada pelos telefones (73) 99177-6118 ou 988181434.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia