Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018
casa facil prefeitura urucuca prefeitura ubaitaba
bebeto galvao faculdade madre thais cenoe

CONTÁGIO DE CONJUNTIVITE AUMENTA NO VERÃO. SAIBA COMO SE PROTEGER

Imagem: Ascom Cenoe.

Com a chegada da estação mais aguardada do ano, o verão, mais casos de conjuntivite vão acontecer. A conjuntivite é a inflamação, que ocorre na conjuntiva (membrana que envolve o globo ocular e a parte interna das pálpebras). Olhos vermelhos, irritação e ardência são principais sintomas para a doença.

Segundo o médico oftalmologista Antônio Nogueira, diretor CENOE Hospital de Olhos, “com a chegada do verão as pessoas costumam ficar mais tempo ao ar livre, em contato com outras, e mergulhando em praias e piscinas contaminadas, que são formas importantes de transmissão”. O medico ainda ressalta que para ser infectado, é necessário o contato com o vírus, seja pela secreção ou por pertences pessoais de quem já está infectado, tais como óculos, maquiagem e toalhas.

O médico Antônio Nogueira informa que a prevenção deve ser feita com a adoção de higiene simples, como lavar as mãos e evitar coçar os olhos. Nogueira ainda ressalta que devemos evitar compartilhar objetos de uso pessoal como óculos e toalhas.

Segundo o médico, a infecção tem duração de aproximadamente duas semanas e normalmente acomete os dois olhos. Nesse período o médico aconselha sempre trocar roupas de cama e tolhas diariamente.

Vale lembrar que ao sinal dos primeiros sintomas um médico oftalmologista deverá ser consultado para diagnosticar o tipo de conjuntivite e conduzir o paciente ao melhor tratamento.

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 9 OPORTUNIDADES DE TRABALHO

Uma vaga para garçon no Sinebahia Ilhéus.

Confira abaixo as vagas de emprego disponíveis na próxima segunda-feira, 17, na agência do Sinebahia Ilhéus, que fica na sala 13 do SAC, situado na Rua Eustáquio Bastos, 308, Centro.

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

TÉCNICO DE MANUTENÇÃO ELETRÔNICA

Ensino Médio Completo

Experiência na função

Possuir curso de Eletroeletrônica

01 VAGA

AUXILIAR DE COZINHA

Ensino Fundamental Completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada em carteira de trabalho

Residir preferencialmente na Zona Sul de Ilhéus

Disponibilidade de Horário

02 VAGAS

OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 06 meses comprovada em carteira de trabalho

Residir preferencialmente na Zona Sul de Ilhéus

01 VAGA

(mais…)

.

PORTUGUÊS, UMAS DAS LÍNGUAS MAIS FALADAS NO MUNDO

Fazer aulas particulares de português é uma excelente alternativa não apenas para estrangeiros, mas para brasileiros também. Vamos argumentar em cima destes dois pontos. Um estrangeiro que more ou que tenha clientes no Brasil, precisa falar o idioma o mais rapidamente possível, portanto, vale a pena ter em mente a importância do mesmo para o mundo dos negócios.

Um brasileiro que trabalhe em qualquer empresa, precisa de um português bem falado e escrito para se destacar no mercado. Não é porque a pessoa é nativa que sabe de tudo a respeito do idioma português. Estamos aprendendo todos os dias novas palavras e expressões, porque o português como qualquer língua, é uma coisa viva. Está sempre evoluindo e precisamos ter em mente que o mundo também muda. Nada pior do que ouvir um português ou brasileiro cometendo erros gramaticais sérios.

Sabemos que o português é uma das línguas mais faladas do mundo, sendo assim, é extremamente importante. Países como o Brasil e Portugal e vários na África são importantes, portanto, vale a pena ficar de olho no mercado de trabalho. São países em franco crescimento, sendo assim, novos investidores estão por chegar trazendo novos empregos e chances de desenvolvimento.

Dicas para estudar português

Em primeiro lugar, procure falar o máximo possível com os nativos da língua. Visite grandes cidades e participe da cultura local. Vá até Portugal ou Brasil, por exemplo, e mergulhe na cultura dos dois países. Pratique o idioma e não se preocupe com os erros que possa cometer. O importante é se fazer compreendido, e aos poucos eliminando estes erros.

Outra dica é ouvir muitas músicas, ver vídeos e filmes e séries em português. Tudo isso é válido para o seu crescimento pessoal e profissional. Você irá se destacar no mercado de trabalho se souber usar isso tudo ao seu favor.

Faça aulas online ou presenciais e colherá bons resultados. Procure por bons professores que possam te auxiliar no que for necessário, portanto, fique atento a tudo que se passa ao seu redor. Novas metodologias, novos livros, aplicativos de ensino de português, chat online na internet para falar com brasileiros, enfim, de tudo um pouco você pode achar no seu dia a dia. Baixe bons ebooks e terá a sua disposição um material rico para aprender e melhorar sempre.

Frequente locais públicos como shopping center, estádios, feiras, supermercados e padarias, e procure falar com as pessoas. Não se preocupe em falar errado! Todo te compreenderão e com boa vontade, eles poderão até te corrigir.

O importante é tomar nota de tudo e terá a sua disposição muita coisa boa por perto. A internet e as escolas de idiomas são ricas demais em material de ensino – não perca estas chances!

.

DA ÍNDIA AO HAITI. TUDO A VER

Por Mohammad Jamal.

Não justifique sua passividade perante aos fatos argumentando que está só de passagem nesse mundo. Não vai colar. Há um argumento decisivo empregado pelo senso comum contra a liberdade; ele consiste da nossa indisfarçável impotência. Longe de podermos modificar nossa situação ajustando-a a nosso bel-prazer; parece que não podemos modificar-nos a nós mesmos. Não sou livre nem para escapar ao destino do meu país, da cidade em que resido nem sequer para construir atitudes reacionais efetivas contra meus supostos representantes constitucionais nos descaminhos. Os coeficientes de adversidades e problemas são de tal ordem que anos de paciência são necessários para obtermos o mais ínfimo resultado. Posto que profundamente tomados pelo enraizamento das adversidades sobre nossa tolerante submissão; infundidos que estamos de temores à vista duma resignada passividade que nos conduziu ao estado de combalida e debilitada cidadania. Neste momento, não reunimos suficiências para fazermos face ao gigantismo daquilo que nos atribula em aflição.

Privilégio: ser autorizado a respirar, sem ter de subornar alguém primeiro. Refiro-me a esses “institutos democráticos” atribulativos que nos coisificam como seres inanimados, sem vontade própria como se fôramos incapazes em razão e sanidade. De fato, estamos com pouco valor e quase nenhuma importância perante a Constituição Brasileira. Nesse caso em particular, ante o Estado, somos apenas e simplesmente povo! Ou seja, nada senão povo… E povo não reage, não late, morde! “Quem faz isso são marginais travestidos em grupos paredistas, fazendo-se passar por povo.”. No povo, monta-se.

(mais…)

CONHEÇA A CAMPANHA DE PRÉ-VENDA DO LIVRO “VARAL”

Imagem: Archibaldo Daltro.

O livro Varal reúne fotografias de Archibaldo Daltro Barreto Filho e poesias e contos dos seus amigos. É uma obra de muitas mãos. O olhar de Quico sobres os varais que encontrou nas suas andanças é o fio condutor que dá unidade à coletânea de imagens e escritos.

Pelo destaque da fotografia, a edição do livro prezou pela qualidade do seu material. Capa e miolo foram feitos em papel couchê nigbo fosco.

Para custear a impressão da obra, Quico iniciou a Vaquinha do Varal. Trata-se de uma campanha de pré-venda dos livros. Os interessados em adquirir os exemplares os compram com antecedência e, depois do lançamento oficial, vão recebê-los em sua casa. O prazo de adesão vai até a próxima segunda-feira (17), quando se dará início às entregas. Confira o passo a passo.

Primeiro você escolhe quantos exemplares vai comprar. Os preços variam conforme o número de livros. Por exemplo, na compra de um a quatro, o valor unitário é de 45 reais. A partir de cinco livros, cada um sai por 40 reais. No pacote de dez, a unidade custa 35 reais.

Escolhido o número de exemplares, o próximo passo é fazer o depósito ou a transferência do pagamento para a editora Pinaúna Ideias Integradas Ltda. Confira os dados bancários:

• Banco do Brasil
• Agência: 5747-9
• Conta Corrente: 3341-3
• R. Social: Pinaúna Ideias Integradas Ltda.
• CNPJ: 12.971.494/0001-30

Depois, é só enviar o comprovante do pagamento e o endereço de entrega para: atendimento@pinaunaeditora.com.br.

.

SINEBAHIA ITABUNA OFERECE 16 VAGAS DE EMPREGO NESSA SEXTA-FEIRA

Há duas vagas para técnicos em enfermagem.

Confira abaixo as oportunidades de emprego do Sinebahia Itabuna. As vagas estarão disponíveis nessa sexta-feira, 14.

A agência funciona no Shopping Jequitibá. Não esqueça de levar o número do PIS, PASEP ou NIS, Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e certificado de escolaridade.

MONITOR DE RESSOCIALIZAÇÃO / AGENTE DE DISCIPLINA

Ensino Médio Completo

Experiência mínima de 6 meses na função

Possuir Curso de Vigilante ou Bombeiro Civil

8 VAGAS

PSICÓLOGO (VAGA TEMPORÁRIA)

Ensino Superior Completo em Psicologia

Experiência mínima de 6 meses na função

1 VAGA

TÉCNICO DE ENFERMAGEM

Ensino Médio Completo

Curso Técnico de enfermagem

Experiência mínima de 6 meses na carteira

2 VAGAS

(mais…)

.

POR QUE APOIO O BLOG DO GUSMÃO

Por Thiago Dias.

Conheci Emílio Gusmão, criador e editor deste veículo, no segundo semestre de 2007, numa aula do professor Otávio Filho, no curso de comunicação social da UESC. Emílio havia acabado de criar o Blog do Gusmão. Ganhara destaque com a cobertura jornalística do processo de impedimento do então prefeito Valderico Reis. Estudioso e entusiasta da cibercultura, Otávio apresentou o trabalho do blog à turma de calouros como exemplo de viabilidade profissional para a comunicação em Ilhéus. Tinha razão.

Em 2013 ingressei no Blog do Gusmão. Por cinco anos, convivi e aprendi com o seu criador. As discussões acadêmicas são importantes porque abrem os caminhos do pensamento, mas foi aqui, no dia a dia da redação, que tive a oportunidade de aprender sobre o webjornalismo e o papel da imprensa numa cidade como Ilhéus.

Digo com tranquilidade: essa jornada me valeu a graduação mais valiosa, a de um saber-fazer. Emílio Gusmão foi o professor que iniciou bons profissionais que hoje atuam na comunicação ilheense. Isso soa pretensioso – e há mesmo muita pretensão em todo o dizer, especialmente quando a palavra se submete ao controle das opiniões e da lei. Como o próprio Gusmão gosta de citar, não lembro se em referência a Brecht ou a Abujamra, “enforque-se na corda da liberdade”.

Hoje, Emílio solicitou minha opinião sobre a Vakinha, campanha para arrecadar o dinheiro necessário ao pagamento dos advogados que defendem o blog em quatro processos judiciais movidos pelo prefeito Mário Alexandre (PSD) e o secretário de administração Bento Lima. Não encontrei nenhum modo de opinar sobre o caso que não passasse pela retrospectiva feita acima.

(mais…)

.

MÁRIO INVENTA CONDENAÇÃO DA JUSTIÇA CONTRA O BLOG DO GUSMÃO

No Facebook, prefeito chama acordo civil de condenação.

Ontem (12), publicamos nota de retratação e composição civil, como resultado de um acordo entre este blog e o prefeito Mário Alexandre (PSD), após audiência de conciliação.

Como se sabe, a composição civil não é uma decisão da Justiça, mas sim o fruto do entendimento entre as partes, que optam por não judicializar um conflito. Ao aceitar o acordo, Mário renunciou ao direito de iniciar o processo com a queixa. Agora, falta hombridade ao prefeito para lidar com a sua escolha.

No entanto, pessoas ligadas ao prefeito usaram a internet para espalhar uma mentira sobre o acordo, dizendo que a Justiça obrigou o blog a se retratar. Repetimos: não houve decisão do Poder Judiciário contra o blog. Desafiamos o prefeito e seus apaniguados a provar que houve.

É de se espantar que o procurador geral do município, Jefferson Domingues, estudioso do direito por ofício, venha a público dizer que a “Justiça” reconheceu uma “fakenews”. Como o procurador deve saber, não há decisão da Justiça nesse caso, já que as partes fizeram um acordo.

Domingues ainda compartilhou a publicação de outra pessoa ligada ao prefeito. O texto diz que o blog foi “obrigado judicialmente a se retratar”. Mentira!

O prefeito também usou a internet para mentir sobre o acordo, dizendo que o o blog foi “condenado por publicar mentiras”. Não há condenação, é bom que se repita.

O blog manteve a primeira versão, também ouvida pelo vice-prefeito José Nazal (REDE), sobre o encontro entre Mário Alexandre e dirigentes da Valec, em Brasília. Como resultado do acordo, publicamos a segunda versão do episódio e admitimos que não temos provas materiais do suposto estado de embriaguez do prefeito. Tais provas só poderiam ter sido obtidas por meio de um exame de alcoolemia realizado naquela ocasião.

Mário não gosta das publicações sobre os excessos que ele comete. Contudo, a imprensa regional já se manifestou sobre o assunto, a exemplo do prestigiado Blog Pimenta – veja aqui.

Enquanto o prefeito publica mentira na internet, seu grupo político acumula derrotas. Foi assim ontem, na eleição da Câmara de Vereadores, e em outubro, quando a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) não conseguiu se reeleger. Nas ruas, o governo não tem credibilidade. A aprovação do alcaide é baixa e sua liderança, contestadíssima. Para muita gente, Mário não dignifica o cargo que ocupa.

Por conta dessa atitude de má-fé, o Blog do Gusmão não vai mais fazer acordos com o prefeito e seus secretários.

O prefeito Mário Alexandre faz uma campanha para tentar calar o Blog do Gusmão com processos descabidos. Inclusive este texto pode ser objeto das investidas judiciais do alcaide. Pedimos a contribuição dos nossos leitores para a Vakinha que tem o objetivo de cobrir as despesas com advogados nas ações movidas contra o blog. Caso queira colaborar, acesse aqui.

JABES IMPÕE DERROTA A MARÃO NA DISPUTA DA CÂMARA

Mário Alexandre e Jabes Ribeiro.

O prefeito Mário Alexandre já estava em Brasília quando foi surpreendido pela notícia de que o seu antecessor, Jabes Ribeiro (PP), articulou a eleição de César Porto para a Presidência da Câmara de Vereadores de Ilhéus. Eleito ontem (13), com onze dos dezenove votos, o vereador do PDT vai comandar o Legislativo ilheense no biênio 2019-2020.

Marão é o maior derrotado dessa disputa. Até segunda-feira (10), a menos de 48h da votação, o partido do prefeito, o PSD, tinha dois candidatos: Paulo Carqueija e Jerbson Moraes. Em nota divulgada no Facebook, o partido anunciou o acordo tardio que unificou a candidatura governista com Carqueija. Na foto da postagem, os óculos escuros de Jerbson não esconderam sua frustração.

Na segunda-feira, este blog já havia alertado que a disputa entre os vereadores do PSD expôs a fragilidade da liderança de Marão, que preside o diretório municipal da sigla – lembre aqui.

César Porto, presidente eleito da Câmara de Vereadores de Ilhéus.

Além de César Porto, a próxima Mesa Diretora da Câmara vai ser composta por Luiz Carlos Escuta (vice-presidente/PP), Fabrício Nascimento (1º secretário/PSB) e Juarez Barbosa (2º secretário/PMDB).

.

O ALEMÃO QUE REVOLUCIONOU OS ESTUDOS INDÍGENAS NO BRASIL

Do DW.

Considerado o pai da etnologia no país e pioneiro da linguística, Curt Nimuendajú dedicou mais de 40 anos ao estudo dos povos indígenas brasileiros. Seu acervo foi destruído no incêndio do Museu Nacional.

O pesquisador alemão, sentado, durante expedição no Brasil. Fonte: Museu de Arqueologia e Etnologia da USP.

Após a morte do pesquisador Curt Nimuendajú, em 1945, houve uma intensa disputa entre instituições científicas para comprar o seu acervo, um dos mais importantes sobre os indígenas do Brasil. Afinal, por mais de quatro décadas, o alemão que se naturalizou brasileiro realizou trabalhos de imersão em comunidades de todo o território nacional. Há exatos 100 dias, completados nesta terça-feira (11/12), seu pequeno tesouro foi destruído no incêndio que atingiu o Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

“Nimuendajú é o pai fundador da etnologia brasileira, com obra mais alentada e relevante que a de todos nós que o sucedemos.” A definição do famoso antropólogo Darcy Ribeiro sinaliza a importância da contribuição do pesquisador de origem alemã para o estudo dos povos indígenas no Brasil.

Aos 20 anos de idade e sem formação acadêmica, Nimuendajú, que então ainda se chamava Kurt Unckel, deixou um próspero emprego na fábrica de lentes da Zeiss, na Alemanha, onde havia recebido treinamento de mecânica ótica. Com dinheiro emprestado pela irmã, ele rumou para o Brasil.

De acordo com informações encontradas pela antropóloga Elena Welper, que estudou intensamente a vida e a obra do pesquisador, a motivação mais forte para a viagem do jovem ao Brasil foi a realização de um sonho de infância.

Em depoimentos, amigos e familiares relatam que, desde muito cedo, ele demonstrou interesse “exclusivo” por índios e mapas. Além de passar horas na sala de leitura de Jena, sua cidade natal, estudando intensamente revistas e mapas, ele liderava “brincadeiras de índios” que incluíam expedições de caça e acampamentos.

Pouco se sabe sobre o que o jovem fez nos dois primeiros anos de sua estadia, embora haja indícios de que tenha trabalhado em uma loja de ferragens de um alemão e participado de uma expedição ao sertão paulista.

Em 1905, ele finalmente se juntou aos apapocuva, povo guarani do estado de São Paulo que hoje é conhecido por nhandeva. Já em sua primeira imersão, que durou dois anos, o pesquisador produziu uma monografia cujo valor é reconhecido até hoje, A lenda da criação e destruição do mundo na religião dos apopokuva-guarani, publicada em 1915.

Após passar por um ritual de batismo nessa comunidade, recebeu o nome indígena que adotou oficialmente, Nimuendajú – “aquele que fez sua morada”. O primeiro nome foi “abrasileirado” para Curt, e, em 1922, ele se naturalizou brasileiro, tendo abandonado o sobrenome original.

A profundidade do contato com as comunidades estudadas se tornou a principal marca de seu trabalho, como destaca o antropólogo João Pacheco de Oliveira, professor e pesquisador do Museu Nacional.

“Nimuendajú foi bastante inovador em relação ao modo de realizar etnografias. Ele foi um investigador de campo absolutamente dedicado aos índios, tinha uma relação de imersão muito forte, e vivia com eles dentro de um processo de adaptação quase absoluta aos modos de ser dos indígenas”, afirma.

“Não é um pesquisador que vem e observa as coisas da varanda para o centro da aldeia, mas alguém que cria uma relação muito densa e forte com essas populações. Curt realizou uma etnografia radical, solidária, comprometida com os índios e a defesa de seus interesses”, acrescenta.

Embora não tivesse formação específica em sua área de atuação e atuasse de forma independente, sem vínculos com instituições científicas, não tardou para que o pesquisador despertasse interesse pelo seu trabalho no exterior. A principal fonte de renda de Curt vinha justamente da venda de coleções de objetos culturais indígenas para instituições de outros países, em especial para o Museu de Gotemburgo, na Suécia.

(mais…)

VÍDEO: GUARDA MUNICIPAL DE ILHÉUS É ACUSADO DE AGREDIR PASSAGEIRO DE ÔNIBUS

Magnaldo. Imagem extraída do vídeo que circula na WEB.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que passageiros de um ônibus acusam o guarda municipal Magnaldo de ter agredido outro passageiro. O episódio aconteceu ontem, 11, em Ilhéus. Veja a gravação.

Hoje (12), em contato com o Blog do Gusmão, o comandante da Guarda Municipal de Ilhéus, Leonardo Bandeira, explicou que o passageiro supostamente agredido disse palavrões ao guarda, depois que o servidor havia pedido licença para entrar no veículo.

O comandante suspeita que o passageiro em questão tem raiva dos guardas municipais de Ilhéus, porque, segundo Bandeira, ele já foi detido pelos servidores por furtar equipamentos públicos.

Por outro lado, Bandeira disse ao blog que o guarda “usou de força excessiva” e errou por não ter acionado a Guarda Municipal logo após o ocorrido.

Em nota, o comandante explica que todas as providências estão sendo tomadas para a devida apuração dos fatos. Clique aqui para ler.

.
Página 1 de 1.7331...Última »
error: Content is protected !!