O controlador geral da prefeitura de Ilhéus, Edson Silva, através de e-mail, explica os motivos que o levaram a defender uma pessoa que acionou o município, conforme postamos neste espaço (clique aqui).
Prezado Gusmão,
O papel de informar é seu dever de comunicólogo. A sociedade não sobreviverá sem a informação. Ponto pacífico.
Reconheço a sua responsabilidade de profissional zeloso e dedicado, que se esmera na difícil arte de bem informar aos seus leitores, de modo a deixá-los a par das noticias e dos fatos como deveras acontecem, ou bem próximo da realidade de como ocorrem, sem comprometer a verdade.
Contudo, mesmo se cercando de todos os cuidados, o profissional da imprensa, em razão de uma fonte presumidamente confiável, faz veicular matérias que suscitam dúvidas e merecem esclarecimentos.
Esse é um dos percalços dessa briosa profissão. São os ossos do oficio, ou desafios que exigem de nós a coragem e a capacidade para superá-los.
A matéria “ METAMORFOSE NA JUSTIÇA DO TRABALHO” é aleivosa, perversa e injusta. Na verdade trata-se de uma contenda ocorrida quando exerci mandato de Vereador – 2002/2006 – e uma servidora admitida em 1986, foi despedida por motivos políticos, sem qualquer direito de defesa. Na época me manifestei, inclusive por escrito, cujas provas estão anexadas aos autos. Foram diversos processos administrativos que desapareceram ao longo desses anos e ficaram sem respostas e nestes, tinham como provas os meus posicionamentos escritos. A servidora ingressou na Justiça E EU FUI INTIMADO COMO TESTEMUNHA. Na audiência, COMO TESTEMUNHA, corroborei os meus posicionamentos anteriores, escritos e constantes dos autos. Nunca fui dado a mentiras, nem a contradições. A fonte que informou o fato inexistente é no mínimo irresponsável, porque, se não tinha conhecimento dos pormenores a sua intenção é covarde e se tinha e pretendeu escamotear a verdade, além de irresponsável é mentirosa.
A BEM DA VERDADE, somente a título de sugestão, proponho que se busquem maiores informações sobre o assunto, não somente através do Processo que tramita na Justiça do Trabalho, mas, mediante contatos com a própria servidora, pois, somente assim o assunto será induvidosamente esclarecido e o autor da informação descabida, desmascarado.
O mais importante em tudo isso é que o seu espaço é democrático e a sua consciência profissional zeloso não admite injustiças, permitindo o direito de resposta que o faço agora, com a maior das convicções de que ao ser convocado como testemunha, cumpri o meu dever de homem público, de cidadão, de ser humano e de pai de família. Não tenho problema de insônia, nem de crise existencial, nem drama de consciência, porque nunca prejudiquei ninguém.
Essa é a real e verdadeira versão dos fatos.
Edson Silva
Poderia ficar sem essa hein comunicólogo.
Acho que este caso é da servidora que foi promovida ao ultimo degrau da fama, e o processo sumiuuuuu…….!
As posiçoes do senhor controlador das contas da prefeitura nao coincidem com as observaçoes e comentários de muitas pessoas, inclusindo advogados que se encontravam na justiça do trabalho. Todos questionavam porque o controlador nao testemunhou em todos os outros processos que correram nessa mesma justiça e ja transitaram em julgado dando ganho de causa a prefeitura? será que convem a uma pessoa que neste momento exerce cargo de confiança ir ser testemunha contra a prefeitura? pode nao ser ilegal, mas é antiético, e todos comentavam que havia a coincidencia da reclamante ser sua sócia e irma do seu socio de escritorio, e so para completar, a reclamante nunca foi admitida antes de 1988, e saiu na época do prefeito jabes. Muito estranho essa nova açao de uma pessoa intima do controlador.
Mi queridos, essas são coisas comuns na prefeitura de Ilhéus, os processos administrativos desaparecem, ou demoram anos pra ter alguma resposta, e ainda há momentos que a politicagem degradante toma conta e as pessoas são perseguidas, por não rezar como o chefe manda. Esse é o primeiro homem do “Direito” que eu percebi caráter, os advogados normalmente são sem escrúpulos, estou pasma com sua pessoa Edson, a notícia beirou a verdade( e onde há fumaça, há fogo) a história não foi inventada, apenas aumentada, daí ninguem sabe quem aumentou o ponto do conto, você ter ido ser testemunha contra o seu órgão de trabalho, se fosse outro fugiria do compromisso, justamente pra não se comprometer. Parabéns por sua retidão é espantoso nos dias de hoje.
sei não viu edson, vc é suspeito principalmente agora que seu padrinho jaja quero tudo esta perdendo espaço, gusmão continue seu discurso.
Dr. Edson Silva, (companheiro), pediu o direito de resposta como manda a lei, e o Blog do Gusmaão, dirigido pelo comunicólogo, lhe concedeu o direito de publicar suas considerações e explicações.Nada que possa atingir a credibilidade, adquirida aos longos dos anos, de Emílio Gusmão.Solidariedes ao amigo,Emilio Gusmão e vamos em frente, que notícias e que não faltam!
Kalif Rabelo
Ilheense atento……,as posiçoes do Dr Edson Silva controlador das contas da prefeitura nao coincidem com as observaçoes e comentários de muitas pessoas incluindo advogados do seu kilate, pois são pessoas desprovidas de caráter, se vende por patacas. A ética não deve ser exercida por conveniência, deve estar intríseca no caráter do cidadão.Para exercer um cargo de confiança é necessário ter compromisso com o erario público, respeito ao Gestor e a comunidade. Caro Ilheense atento, procure se informar das revelias contra o município q tem ocorrido nos ultimos anos. Vc com certeza ñ vai ficar estarrecido.Isso no devido tempo vai ser apurado.
É msmo falta de ética o Controlador testemunhar contra o município ao qual é vinculado. Ele poderia ter solicitado dispensa pois está em jogo o “conflito de interesses”. Sua posição pessoal pode (e deve) continuar sendo a mesma, mas NUNCA externá-la em Juízo. Se alguem ingressar com uma representação no MP o companheiro dança!
Pelo que coneço a mais de 20 anos o noso companheiro Edson Silva, sei que ele não é de faltar com a verdade independente de estar ou não defendo o cargo que ocupa.Estão querendo macular a sua imagem. Não é assim que se faz com pessoas de bem.