EMÍLIO GUSMÃO

Gosto da boa polêmica, ingrediente indispensável ao debate proveitoso. Depois que li Crime e Castigo (Dostoiévski) e A Morte de Ivan Ilitch (Tolstói), muita coisa mudou em minha cabeça. Tenho 36 anos, sou comunicólogo e microempresário do audiovisual. Preferências contraditórias: Che e de Gaulle, Bin Laden e Ghandi. Considero Manuel Bandeira, o melhor de todos os tempos da minha humilde biblioteca.

Para enviar emails a Emílio Gusmão clique aqui.


EXPEDIENTE:

Layout:
Jamile Ocké
Sistema:
Marcelo Guerra
Fotografia:
Sandro Andrade






COORDENADOR DE COMBATE À DENGUE FOI INTOXICADO

O coordenador de combate à dengue da secretaria de saúde de Ilhéus, Orlando Mendes, sofreu uma tentativa de assassinato durante uma confraternização entre os funcionários, ocorrida no dia 18 de junho.

Durante a festa, Orlando tomou três caipirinhas, e, depois de um curto tempo, passou a sentir tonturas. Decidiu se retirar para sua residência, mas a situação piorou. Seu familiares o conduziram para o hospital Regional, onde chegou quase desfalecido.

Decidiram transferi-lo para o hospital Calixto Midlej, em Itabuna, onde ele chegou enfartado. Orlando contou à sua esposa que havia tomado apenas 3 drinks, levantando a desconfiança de que provavelmente fora vítima de envenamento.

Um exame de urina detectou altas doses de anfetamina em seu organismo. Felizmente, ele conseguiu se recuperar, e o caso foi parar na delegacia, onde será investigado.

A nomeação de Orlando, em março deste ano, desagradou um grupo de agentes de endemias que detinha o controle do programa de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Antes de ser intoxicado, ele vinha combatendo o grande número de faltas e a apresentação “em massa” de atestados médicos. Antes dele, os números de infestação eram altíssimos.

Clique na imagem para conferir o resultado do exame.


22 respostas para “COORDENADOR DE COMBATE À DENGUE FOI INTOXICADO”

  • klindia disse:

    ta bom então esse orlando agora é um santinho ñ é????????
    ele deve ta é maquiando os indices isso sim.
    Pelos comentarios que ouço ai, ele não é nada bom pra categoria não viu, mais tambem não é motivo para tentar matá-lo gente.

  • marcos saulo da costa disse:

    PARA QUEM NÃO TRABALHA, VIVE DANDO ATESTADO OU SE ENCOSTANDO EM VEREADOR E PRESIDENTE DE CAMARA E QUE PRESTA!
    VÃO TRABALHAR CANBADA DE CHUPA SANGUES DA SAUDE.

  • DR. ALDEMIR ATESTADO disse:

    Também não precisava chegar a este ponto, sei que Orlando Mendes é um funcionário que exige e cobra serviços dos agentes de saúde,e para isso que os agentes de saúde são pagos, e tem mesmo é que cobrar visitas e metas de serviços.Quando Orlando acha que o trabalho não esta sendo bem executado ele vai ao local fiscalizar e isso os funcionários relapsos , que estão na saúde, graças ser apadrinhados de Jailson Sarney, Orlando não come nada,cobra serviços e metas.Orlando já enfrentou epidemias de dengue em Ilhéus, Canavieiras é competentes, conhecedor do trabalho que realiza.Nessa cobranças que vem realizando deve ter feito muitos inimigos na Saúde.
    Orlando toma cuidados daqui para a frente, quer tomar sua caipirinha, sua cervejinha, vá sozinho naquele posto onde mandamos jogart uma ducha 0800 no carro, sente na sua mesa sozinho como antes e tome sua cerveja tranquilo e sereno.
    Com tantos amigos, dentro da saúde, você não precisa de inimigos!
    O amigo, de muitas cervejas tomadas em Canes, tempos bons aqueles!
    Adilson Marques

  • Vladimir Hughes disse:

    êta “primo” (risos), tão querendo de matar ou te levar para um canto e dar um crel? Jogue duro. Posso falar que quando você está a frente da Dengue, não aquele mosquito que ataca lá no Hernani Sá (URBIS), você dá conta. Continue assim, um funcionário público de nossa cidade, para dá exemplo a este bando de safados enconstados que existem na Saúde e na Prefeitura. E quanto a bebida,evite beber em público, pois dá próxima você não escapa, risos…

  • agente indignado disse:

    Ate que ponto orlando Mendes foi envenenado? E ate que ponto foi envenenado em tal festa? E quem garante que foi alguém do grupo de combate a dengue? Ate onde sei tinha pessoas de vários setores da saúde tinha políticos de peso na tal festa. Será que ele pode provar o que ta acusando?! Será que o grupo de combate a dengue são pessoas sem escrúpulos a tal ponto de tentar envenenar um ser humano (ate mesmo sendo ELE orlando Mendes porque independente do quão miserável que ele seja, ainda assim é ser humano). Espero que esse episodio venha a ser esclarecido, acredito que esse Senhor só fez aumentar ainda, mas o abismo entre coordenação- grupo de campo (agente) com essas graves acusações.
    Somos pessoas idôneas ao contrario desse Senhor. Queremos retratação!
    Srs. moradores fechem suas portas segundo Orlando Mendes coordenador de endemias do município de ilhéus sua casa é visitada diariamente por possíveis ASSASSINOS!!!

  • Eliezer Araujo disse:

    Vendo as dúvidas do blog a Guilhotina, verifiquei que ele esta errado, na nota de resultado de exame consta que a coleta foi realizada no dia 22/06,e a entrega do exame dia vinte e nove, isso quer dizer que quatro dias após a ingestão da droga conforme denúnciado por gusmão, e a propria guilhotina diz que isso é possivel, portando até que se prove ao contrario tentaram sim assasinar o cidadão, pois todos em ilheús conhece e sabe que Orlando mendes é uma pessoa séria.

  • medico disse:

    Para que não reste dúvidas, a anfetamina só aparece na urina até no máximo em 4 dias, se, o paciente for realmente usuário assíduo e em dosagem de grandes proporções.
    Mesmo a data da realização do exame ser 22/06 e não 29/06, não tira o mérito das dúvidas. Ao contrário, aumentam pois, se carecteriza assim que o mesmo é viciado em anfetamina.

  • ôoH MÉDICO ANTO disse:

    ÔH DOTÔ,
    CÊ FALÔ AÍ QUE PODIA SER DUAS COISAS OU USUÁRIO OU EM GRANDES PROPORÇÕES…o uso em grandes proporções caracteriza uma intoxicação exógena um possível envenenamento, se ele fizesse uso voluntariamente,ele não estaria dando queixa em delegacia pra averiguar quem colocou o troço em sua bebida, e tem mais, ele não deve estar satisfeito de isso estar sendo divulgado, mas o que acontece em qualquer órgão, ou ambiente público é de interesse público, por isso a delegacia tem o papel de informar à imprensa e ao povo, pois a dengue estar sendo controlada é de interesse de todos, a gente precisa de gente como ele com compromisso com o bem público, com o nosso dinheiro que paga seus salários, e pelas nossas vidas, pois não quero mais pegar dengue. Lhe dou todo apoio, tenha cuidado, quem não quer trabalhar e só quer ganhar no mole, pode, digo, pode, realmente ter tentado se vingar, assustar pra ver se ele pede pra sair. Quem devia pedir pra sair é quem não tem compromisso.
    Usuário de anfetamina,rá rá rá
    Voce já viu o corpinho sarado do Orlando, um típico bombado de academia…
    faz-me rir

  • carlos enfermeiro disse:

    E ai medico,de medico vc não tem nada, deve estar é envolvido na tentativa de envenenar o cara, pelo burburinho na dengue o bicho vai pegar.

  • maria fror disse:

    não quero entrar nessa polemica quero é saber da insalubridade dos contratados que foram enganados pelo tal Orlando Mendes durante este tempo e estão revoltados.Esse Orlando inventou uma hitória bonita pra enganar os coitados como se estivesse correndo atrás da insalubridade deles. disse que tinha mandado um ofício a secretaria e ao jurídico cobrando a insalubridade.Tudo conversa fiada maior mentiroso. deixa ele quero ver quando os novatos pararem. Aí que ele vai morrer mesmo. Vai morrer de DENGUE

  • Espectador disse:

    Fica evidente que há uma obrigação de esclarecimento dos fatos, independente dos comentarios de algumas pessoas temorosas ou não. Envenenamento é crime, não pode-se negar. O(a) culpado(a) ou até mesmo no plural é claro, deve sofrer o peso da LEI. Muito me surpreende algumas pessoas, comentando, terem afirmados que acusações já foram feitas em direção a uma determinada classe, e campanhas para fechamento das portas pelos moradores na tentativa de bloquear um assassino(a) sejam lançadas. Medicos (que possivelmente possam ser um faks), não preciso responder, pois os comentários em resposta já foram claros o suficiente.

    “Ate que ponto orlando Mendes foi envenenado?”, com essa pergunta iniciada em um comentario me questiono: até que ponto o assassino ou o mandante “se existiu” acreditam na impunidade sua impunidade?

  • maria fror disse:

    Orlando Mentiroso Mendes cadê a insalubridade dos novatos????????????

  • E. disse:

    sou agente da dengue e faço parte da turma dos 45 novatos, entramos no mês de janeiro por um contrato de 06 meses, antes de Orlando mendes entrar, o pessoal que antes coordenavam os trabalhos da dengue, Eduardo Neves, Quirino, Naylton, Roberto,e mais um pequeno grupo, fizeram altas criticas ao posicionamento de orlando em relação ao tratamento com os agentes, quando orlando assumiu, percebemos que tudo que haviam dito para nosso grupo era mentira, ele convocou nosso grupo(novatos), e expos sua filosofia de trabalho, disse que jamais o veriamos fazer politica dentro da trabalho, que a unica coisa que iria exigir era que fizessemos a nossa parte,honrar o pagamento que recebemos,foi honesto com o grupo, mostrou a todos os requerimentos que fez a sec. de saúde em relação ao pagamento da nossa insalubridade com carimbo de recebido e mostrou varios,mostrou o requerimento para todo nosso grupo em relação a prorrogação de contrato, e isso aconteceu, faço parte de um grupo de 17 aprovados em um procwsso seletivo feito pelo estado, e foi Orlando, no apagar das luzes quando todas as portas se fecharam, sendo que algumas não chegaram nem a abris que consegui autenticar nosso certificado mesmo o forum estando em greve, que nos colocou a frente de outros selecionadas, a ultima reuniao que o grupo teve com ele , ele perguntou se alguem se sentia prejuidicado por algo que ele tenha feito e todos disseram que não, e alguns ainda riram dizendo que se tivewssem ido pela cabeça do grupo que coordenava antigamente nem falariam com ele, os que escrevem se dizendo dengueiros, são é despeitados com Orlando, pois ele tem conhecimento do trabalho,e bons contatos dentro da secretaria, disse em alto e bom som que sexo femenino não sob a coordenação dele não trabalha em aréa de risco e é isso que acontece de verdade, antes não, minha familia é agradecida a ele pois eu mesmo prescisando do trabalho já estava a ponto de pedir as contas, e foi muinto triste saber que o problema de saúde que ele teve foi provocado por alguem que não gosta dele, isto sim, para a classe de agentes se é que foi alguem do nosso grupo é uma vergonha.

  • maria fror disse:

    VOCE DEVE SER UM DESSES PUXA SACO. ORLANDO NÃO DA PONTO SEM NÓ. QUER DIZER QUE VOCE GOSTOU DA ENROLAÇÃO DELE A RESPEITO DA INSALUBRIDADE. DE TER RENOVADO O CONTRATO SEM CARIMBAR A CARTEIRA E DE VER SEUS COLEGAS SENDO PERSEGUIDOS. TOME VERGONHA SEU DERROTADO.

  • E. disse:

    DERROTADA(O)DEVE SER VC, NÃO ADIANTA, JÁ ENXERGAMOS QUE INCOMPETENTE É O GRUPINHO DO QUAL VC FAZ PARTE, POR TRÊS VEZES TIVERAM O CONTROLE E DEIXARAM AMOSTRA A INCOMPETENCIA QUE GIRA EM TORNO DESSE GRUPO QUE VC FAZ PARTE, UM DETALHE, O CARA MOSTROU OS DOCUMENTOS SOLICITANDO O PAGAMENTO,SE NÃO SAI QUE CULPA O CARA TEM?

  • maria fror disse:

    não faço parte de grupinho, apenas trabalho com produto que me dá direito de receber insalubridade por isso. quanto a ele ter mostrado documentos que teria enviado, ninguem acredita voce sabe que aquilo foi só um enrola trouxa
    um beijo querida nada contra voce

  • gloria disse:

    também não faço parte de grupinho por isso que a dengue é uma bagunça porque hora um manda hora outro, sou neutra na parada mas sabia que uma hora ele (orlando) iria jogar na nossa cara que conseguimos enviar os titulos atraves dele cara comentei até com uma colega que por sinal confiava tanto nele e hoje está decepcionada (tolinha)

  • dira disse:

    essa dengue é uma bagunça mesmo, cada dia é um coordenador. já ouvir dizer que quem tá mandando agora é andreia vê se pode,só tem incompetente (é zumba mesmo).

  • DENGUEIRA INSATISFEIA disse:

    só rindo mesmo!Pra não chorar!

  • guerreira disse:

    vai pra, lá vem pra cá, sobe, cai pra bolsa na dengue é assim e se vc não tiver padrinho pobre dengueiro tá fudido.

  • monica disse:

    quem é daqui vai pra lá quem é de lá vem pra cá hoje tá lá em cima, amanhã embaixo geral daqui geral de lá, super vem pra cá, vai pra lá, cai pra bolsa e acabou da bolsa não tem pra onde cair. voce já tá no chão. que deus nos ajude loucura loucura loucura

  • Fausto Fontes disse:

    Envenenamento por anfetamina? Oh casinho mal contado!! Ou o “assassino” é um imbecil completo (com organofosforado sendo vendido em qualquer boteco, ele vai escolher justo anfetamina? Por favor!!!) ou……… deixa pra lá……. o melhor é buscar no google quais “filhinhos” se originam do grupo das anfetaminas!

    Sei que estou atrasado por aqui…… mas é a distância! Passarei por aqui a menudo!

Deixe uma resposta





Carga Pesada






Editorias
Funk do Valentão
Busca por Data
julho 2010
D S T Q Q S S
« jun   ago »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

wordpress stats plugin