A produção do projeto Memórias do Rio Cachoeira (MRC) está a todo vapor. Às vésperas dos 101 anos de emancipação de Itabuna, o MRC se prepara para registrar a memória cultural da cidade, especialmente a sua relação com o rio. Para isso, une poesia, música e cinema. O projeto passa por algumas etapas, são elas:

• A gravação de um CD com 12 faixas, que trará poemas de diversos autores itabunenses, musicados pela Banda Manzuá. Os poemas selecionados conferem a essência das memórias dos escritores/poetas relacionadas ao Rio Cachoeira. Sem contar a musicalidade distinta dessa banda sul baiana, que traz em sua proposta um universo sonoro misturado, o que a enquadra e destaca no cenário musical da região.

• A filmagem de um DVD documentário sobre aspectos da história do Cachoeira com o povo itabunense. Aqui, serão utilizados como elementos narrativos os poemas musicados pela Banda Manzuá, gerando, assim, uma trilha sonora original e inédita.

Neste momento, a banda Manzuá está em estúdio gravando as músicas, depois de meses de um belo trabalho de composição. A filmagem do documentário está prevista para agosto. A produção está em fase de pesquisa e também busca por pessoas que queiram contar a sua história e relação com o Cachoeira.

O Memórias do Rio Cachoeira visa contribuir para o enriquecimento do acervo áudio e visual local. É uma realização do Núcleo de Produções Artísticas (NúProArt), da Panorâmica Produções e da banda Manzuá.  É vencedor do edital nº 05/2009 de Apoio a Produção de conteúdo em música no Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura – SECULT, Fundo de Cultura da Bahia e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB.

Festa de lançamento – você pode colaborar com a produção deste evento

Em Novembro, serão lançados o CD e o DVD do projeto Memórias do Rio Cachoeira, verdadeiros presentes a Itabuna. São necessários R$ 5.000,00 para arcar com os custos para promover uma festa de lançamento inesquecível, em um evento aberto e gratuito, para que todos possam ter acesso.

Para que esse objetivo se torne realidade, qualquer pessoa pode colaborar doando pequenos valores em dinheiro. É possível escolher pagar com boleto, todo tipo de cartão, débito online de todos os bancos.

Veja como é fácil colaborar:

Acesse o link: http://catarse.me/pt/projects/219-memorias-do-rio-cachoeira e selecione o valor com o qual deseja colaborar e o prêmio correspondente.