Falta de energia na estação de tratamento da Embasa deixa zona sul de Ilhéus sem água.
A falta de energia no Rio do Engenho (distrito de Ilhéus) parou a Estação de Tratamento de Água do Pontal. O problema deixou toda a zona sul da cidade sem água, informa a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A coordenação local da Coelba explicou que os fortes ventos de ontem (3) derrubaram uma árvore sobre a rede elétrica da área e técnicos da concessionária passaram a noite trabalhando para restabelecer o serviço.
A Coelba informou a este blog que a Embasa deveria ter geradores na estação para remediar as quedas de energia no distrito. A companhia argumenta que a exigência dos aparelhos em redes de serviços essenciais está na legislação.
Chefe da Embasa em Ilhéus, José Lavigne afirmou que a sugestão da Coelba é inviável, pois seriam necessários vinte geradores para os sistemas de captação, tratamento e distribuição da água. O investimento seria altíssimo.
Conforme a Coelba, o reparo da rede elétrica provavelmente será concluído até o final dessa manhã. Para restabelecer o fornecimento de água, a Embasa precisa captá-la e tratá-la antes de distribui-la. Isso significa que o abastecimento dos bairros vai ser retomado de modo gradativo após a volta da energia.
Os locais abastecidos pela estação do Rio do Engenho são: Couto, Santo Antônio, Nossa Senhora da Vitória, Rodovia Ilhéus/Olivença, Ilhéus II, Pontal, Jardim Atlântico, Barreira, Hernani Sá, Mambape, Nelson Costa e bairros adjacentes.
Atualizado às 9:56h.
A Coelba informa que já restabeleceu o fornecimento de energia para a estação de tratamento da Embasa no Rio do Engenho.