APAEA Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Ilhéus vai realizar nessa terça-feira (20), a partir das 15 horas, o “Arraiá dos Apaexonados, abrace esta causa”. Localizada no bairro Hernani Sá, nas proximidades da central de abastecimento, a sede da entidade vai ser o palco da festa.

O evento vai ter apresentações de quadrilhas juninas e teatro encenado por alunos da escola, comidas típicas e sorteios de balaio e micro-ondas.

De acordo com Vitória Penalva, diretora da entidade, atualmente a Apae acolhe cerca de 200 crianças, com profissionais qualificados, coordenação, supervisão e direção. A instituição recebe alimentos da prefeitura por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “Para a criança desenvolver-se tem que estar bem alimentada e bem assistida”, ressalta. A escola funciona nos dois turnos, com turmas das 7h40min às 11h40min e das 13h20min às 17h20min.

“Passamos por momento difícil, principalmente de dívidas deixadas por gestões anteriores. Seus parcelamentos têm dificultado a direção de obter verbas do governo federal. Hoje, possuímos cinco professores (que geram custos), antes contávamos mais de 20. Houve permuta e três professores foram para o Centro de Referência à Inclusão Escolar  (Crie) e outros três entraram graças à intervenção da secretaria municipal de Educação (Seduc) e do prefeito Mário Alexandre (PSD)”, disse a diretora.