Rede Assaí Atacadista quer instalar unidade na zona sul de Ilhéus.

Rede Assaí Atacadista quer unidade na zona sul de Ilhéus.

Nessa segunda (7), o radialista Vila Nova (O Tabuleiro/Conquista FM) entrevistou o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Ilhéus, José Nazal (Rede Sustentabilidade).

Entre outros assuntos, discutiram a situação da rede atacadista Assaí, que pretende montar uma unidade na zona sul de Ilhéus.

Vila Nova lembrou que o zoneamento urbano definido pela lei do plano diretor proíbe a instalação da unidade atacadista no terreno escolhido para o empreendimento, que fica próximo do Cidadelle.

Vice-prefeito José Nazal. Imagem: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

Vice-prefeito José Nazal. Imagem: Thiago Dias/Blog do Gusmão.

Nazal esclareceu que uma mudança na legislação do município pode autorizar a construção do mercado naquele local. Isso, naturalmente, dependeria do aval da Câmara de Vereadores.

O radialista questionou a pertinência de eventual mudança da lei para beneficiar um empreendedor. O vice-prefeito, por outro lado, explicou que a alteração não seria específica para o terreno da empresa, mas sim para toda a região delimitada no zoneamento. Outros projetos podem ser beneficiados.

Nazal citou o exemplo do shopping idealizado por empreendedores interessados em investir naquela área da cidade.

Vila levantou outra questão sobre o tema. Segundo o radialista, essa mudança poderia estimular outros empresários a construir empreendimentos maiores na zona sul, com mais impactos socioambientais e a possível ocupação da faixa de terra entre a BA-001 e a praia.

Em resposta, Nazal argumentou que qualquer alteração no zoneamento deverá ser orientada pelo interesse público. O vice-prefeito considera que esse é o caso da unidade atacadista, que vai trazer empregos para a cidade, com pouco impacto ambiental. Ele frisou, no entanto, que eventual mudança da lei não incluiria a faixa de terra próxima à praia.