Poluição no córrego do Condomínio Sol e Mar. Imagem: comunidade.

Moradores do Condomínio Sol e Mar, na zona sul de Ilhéus, denunciam o vazamento de esgoto oriundo de uma estação de tratamento administrada pela Embasa.

O esgoto doméstico não tratado polui um córrego em bom estado de conservação, que segundo membros da comunidade, se destacava pela água incolor e límpida muitas vezes usada no consumo humano.

Espuma e mau-cheiro no córrego do Condomínio Sol e Mar. Imagem: comunidade.

O córrego fica a cerca de 20 metros da estação de tratamento. As imagens mostram espuma em excesso e água turva.

De acordo com o decreto 113/2012 que regulamentou o Código Ambiental de Ilhéus (lei 3.510), o lançamento de esgoto “in natura” em corpos d’água é proibido e pode ser considerado como infração “gravíssima”.

Diante da gravidade do problema, o Blog do Gusmão manteve contato com a Embasa. De acordo com o gerente do escritório local da empresa, José Lavigne, o problema foi identificado e será resolvido neste sábado, dia 11, “logo cedo”. Uma equipe vai resolver a desobstrução da rede coletora que causa esse problema.

Córrego fica a poucos metros da E.T.E. Imagem: comunidade.

Segundo Lavigne, “a comunicação das comunidades é sempre muito importante para resolver as ocorrências do dia-a- dia. Se a população não avisar, a Embasa não tem como resolver de imediato”.