Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste.

Pelo menos vinte pessoas foram atendidas no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, no início da noite de ontem (quarta-feira, 05), após serem atacadas por um enxame de abelhas na Avenida Coronel Santos, entrada da BA-262.

As abelhas estavam alojadas em um veículo, numa oficina mecânica da região. No momento em que o mecânico pretendia iniciar os reparos de manutenção, os insetos sobrevoaram a via e atacaram pedestres e condutores de veículos. Apavorados, os populares corriam desnorteados em busca de abrigo contra as abelhas, o que por pouco não provocou acidentes.

O ataque durou cerca de 20 minutos, o suficiente para causar ferimentos e levar vários atingidos à unidade de saúde. As abelhas se dispersaram pouco depois.

Desequilíbrio ambiental

O caso de Brumado é emblemático, pois estudos científicos apontam a diminuição das populações de abelhas no mundo, principalmente na Europa. Esses insetos polinizadores são fundamentais para a reprodução de inúmeras espécies vegetais.

O declínio das abelhas vem ocorrendo por inúmeros motivos, dentre eles: a destruição dos seus habitats; uso abusivo de pesticidas; invasão de espécies exóticas, como a vespa asiática que ataca as colmeias, o ácaro Varroa que chupa seus líquidos internos, o parasita Nosema apis que afeta seu aparelho digestivo; e a mudança climática. Contudo, ainda faltam dados conclusivos, precariedade que impede a ciência de afirmar o que está ocorrendo realmente.

Com informações do Achei Sudoeste e do El Pais.